15 filmes e séries para aprender a fazer marketing

Confira nesse post 15 filmes e séries sobre marketing para aprender sobre o assunto de forma divertida.

Filmes e séries para aprender marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Além da teoria, uma das melhores formas de aprender algo é vê-lo aplicado na prática. Ainda mais quando falamos de marketing, já que é muito importante estudar cases de sucesso para saber o que dá certo ou não.

Entretanto, se você não conseguiu achar bons exemplos, existe outra forma de entender como o marketing pode ser aplicado: assistindo séries e filmes. Isso mesmo!

Através de obras de ficção, que em muitos casos são inspirados em histórias reais, é possível compreender como o marketing funciona e aprender técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia.

Para te ajudar, o Marketing de Conteúdo nos convidou para fazer uma lista especial com os 15 melhores filmes e séries para aprender a fazer marketing. Confira:

1. Mad Men

Com o lema “não importa o que você é ou o que quer, mas sim como você se vende”, Mad Men é uma das maiores séries de sucesso sobre o mundo do marketing e da publicidade. A história se passa nos anos 60 e conta o dia a dia dos funcionários da Sterling Cooper, uma agência de publicidade que tenta vender a ideia do “sonho americano”.

Temporadas: 7

2. The Crazy Ones

Essa série mostra a relação entre Simon Roberts, um talentoso publicitário e dono de uma agência, e sua filha, que, ao contrário pai, é totalmente focada e a responsável por livrar a empresa das enrascadas criadas por Simon. Por ser uma série de comédia, The Crazy Ones mostra a realidade de uma moderna agência de publicidade com um tom mais leve.

Temporadas: 1

3. Selfie

Selfie conta a história de uma jovem que, após ser ter um vídeo seu viralizado na internet, contrata um publicitário para mudar a sua imagem nas redes sociais. Como você pode perceber, a série ensina sobre marketing pessoal no universo online.

Temporadas: 1

4. Obrigado Por Fumar

Esse é um dos filmes mais famosos sobre a temática e que mostra o quanto o trabalho do publicitário e do profissional de marketing podem ser usados para o “mal”. Na história, o porta-voz de uma grande empresa de cigarros precisa manipular informações para diminuir as falas sobre o risco dessa droga lícita e alavancar as vendas. Além de aprender sobre publicidade, o personagem precisa se apropriar de algumas práticas do marketing para que o seu plano vingue.

Duração: 92 minutos

5. Do Que As Mulheres Gostam

Após sofrer um grave acidente, um publicitário começa a ouvir o pensamento das mulheres ao seu redor e utiliza dessa “vantagem” para se destacar no seu cargo. Um dos grandes ensinamentos desse filme é sobre entender o ponto de vista de outras pessoas, sejam elas colegas de trabalho ou clientes, para melhorar a sua prática de marketing.

Duração: 127 minutos

6. Clube da Luta

O Clube da Luta é um dos filmes mais famosos da história do cinema. Nele, um homem deprimido e viciado em fazer compras conhece um vendedor desconhecido. Após um tempo, os dois começam um clube em que homens lutam um contra os outros. Esse filme é importante para que profissionais de marketing aprendam o quanto o consumismo pode ser prejudicial e, por isso, agir com consciência em seu trabalho.

Duração: 139 minutos

7. Amor Por Contrato

Uma empresa de marketing invisível envia para uma pequena cidade uma “família perfeita”. Com o tempo, essa família começa a servir de exemplo para todas as outras, influenciando o consumo de todos na cidade. Esse filme mostra o poder da estratégia de marketing e que o “boca a boca” ainda sobrevive e funciona em alguns casos.

Duração: 96 minutos

8. Jerry Maguire: A Grande Virada

Depois de perder o emprego por defender que agentes esportivos cuidem da carreira de seus atletas de forma mais humana, Jerry Maguire perdeu todos os seus clientes exceto um jogador de futebol americano. O filme aborda a importância da gestão de marca, formas de cativar o cliente e também o quão relevante é o marketing de relacionamentos.

Duração: 138 minutos

9. Scandal

A série de Shonda Rhimes conta a história pessoal de Olivia Pope e também o dia a dia na sua agência de gestão de crise, a “Pope & Associates”. Apesar dos meios pouco ortodoxos, a série mostra como é ter que lidar com crises políticas e empresariais, ocultando tudo que não pode cair na boca da mídia.

Temporadas: 6 (até o momento)

10. O Lobo de Wall Street

Estrelado por Leonardo Dicaprio, o filme conta a história de vida de Jordan Belfort, um dos corretores da bolsa de valores dos Estados Unidos. Apesar de não expor situações vividas por um profissional de marketing, a história mostra estratégias de vendas e como trabalhar com metas e sob muita pressão.

Duração: 180 minutos

11. Lemonade

Esse documentário mostra a vida de um publicitário recém-desempregado. Esse filme pode um choque de realidade para aqueles que idealizam que publicitários e profissionais do marketing vivem apenas no glamour.

Duração: 35 minutos

12. Cidadão Kane

Cidadão Kane é um filme obrigatório para todos que trabalham com comunicação. Apesar de ter sido feito em 1941, a história ainda é referência como um ótimo exemplo de storytelling e de como construir uma narrativa convincente.

Duração: 119 minutos

13. O Homem que Mudou o Jogo

O filme conta a história do gerente geral do Oakland A’s, time de basebol norte-americano. Após a equipe perder um jogo importante e vários de seus jogadores, o gerente decide montar uma estratégia analítica para criar um time de sucesso. É uma ótima inspiração para gerentes de produto e profissionais de marketing.

Duração: 113 minutos

14. O Chef

Um chef de cozinha tenta uma recolocação no mercado de trabalho após um desentendimento com um crítico de gastronomia que viralizou na internet. Mostrando os altos e baixos na carreira do chef, o filme mostra como lidar com gerenciamento de crise, marketing digital e também sobre relacionamento com o consumidor.

Duração: 115 minutos

15. O Senhor das Armas

Após ficar desiludido com a vida e com o trabalho, um jovem ucraniano, com residência nos Estados Unidos, decide começar a trabalhar no tráfico de armas. Apesar de não ser um bom exemplo, o filme mostra como selecionar um nicho e desenvolver um trabalho de “sucesso” nele.

Duração: 123 minutos.

Gostou das séries e dos filmes escolhidos e está a fim de aprender mais sobre marketing?

Sabe de mais alguma série ou filme que possa ajudar a entender o mundo do marketing e que não está na lista? Conte aqui nos comentários! 😉

Esse post foi escrito pela Isabela Giordan, jornalista da Revista QB. A Quero Bolsa é uma empresa de bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação no Brasil.

 

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.