Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 12 de novembro de 2019. | Atualizado em 12 de novembro de 2019


Os filtros avançados no Google Analytics permitem personalizar ainda mais os dados gerados pela ferramenta. Assim, em vez de visualizar informações referentes ao total de acessos ao seu site, é possível definir termos para analisar estatísticas mais específicas sobre os visitantes.

Para quem trabalha com Marketing Digital, a segmentação é um termo muito utilizado e aplicável em diversas situações.

Afinal, em um momento marcado pela transformação digital e o empoderamento do consumidor, é essencial utilizar os recursos e ferramentas disponíveis para tornar as suas ações e estratégias de comunicação ainda mais eficientes.

Uma dessas técnicas consiste em utilizar os filtros avançados no Google Analytics para ter acesso a dados mais segmentados sobre, por exemplo, quem tem visitado as suas páginas.

No fim, a ideia é uma só: oferecer uma experiência ainda mais satisfatória ao usuário, potencializando o alcance e a efetividade das campanhas e ações online.

Que tal, então, saber como fazer a segmentação avançada dentro da ferramenta do Google? Continue a leitura deste artigo para entender como é possível aplicar essa técnica e, é claro, quais são os benefícios para o seu negócio ao fazer essa análise ainda mais filtrada.

Vamos abordar:

Confira!

 

Qual é a importância da segmentação no Marketing Digital?

Na publicidade tradicional, a segmentação já era um conceito que se fazia presente.

Afinal, era possível anunciar apenas em determinada revista que era consumida pelo seu público-alvo ou comprar espaços nos horários mais interessantes da programação de um canal de televisão. Dentro do Marketing Digital, porém, ela se tornou vital.

Em um momento marcado pela competição acirrada entre os concorrentes e consumidores extremamente exigentes, as empresas precisam adotar estratégias que realmente sejam eficientes.

O desperdício de recursos com campanhas mal direcionadas, por exemplo, pode significar a perda de leads ou até mesmo de clientes para a concorrência.

Dentro desse cenário, portanto, a segmentação pode ser uma excelente aliada para quem quer tornar suas campanhas e ações de marketing mais eficientes, personalizadas e precisas na hora de impactar o consumidor.

A partir da análise de métricas e indicadores que são gerados diariamente, é possível conhecer melhor cada usuário.

Destrinchando o comportamento de quem você quer que se torne seu cliente — ou mesmo em busca de fidelização —, as chances de causar um impacto positivo com um anúncio pago ou post no blog são muito maiores.

Afinal, você pode direcionar o conteúdo dessas ações para exatamente o que aquele consumidor tem como demanda.

Portanto, a segmentação é fundamental para que o seu plano de marketing se torne ainda mais eficiente e preciso. Juntando essa estratégia com as ferramentas disponíveis no mercado — como o próprio Google Analytics —, você vai ter um conhecimento ainda maior sobre o comportamento e o perfil de quem pode se transformar em cliente da sua empresa.

 

O que são filtros avançados no Google Analytics?

Que tal, então, entender mais sobre os filtros avançados no Google Analytics? Na prática, é uma forma de personalizar ainda mais os dados gerados pela ferramenta.

Em vez de visualizar as informações referentes ao total de acessos ao seu site, você consegue definir certos termos para visualizar as estatísticas mais específicas sobre os visitantes.

Em geral, essa segmentação avançada é feita, por exemplo, por meio de dados demográficos ou geográficos, bem como dispositivos de acesso. Mas é possível fazer muito mais do que isso com essa ferramenta, potencializando a utilização dos dados coletados.

Os mínimos detalhes podem ser colocados em análise para filtrar melhor essas informações.

segmentação do google analyitcs

Em resumo, os filtros avançados no Google Analytics permitem que você colete dados ainda mais personalizados sobre o comportamento dos usuários.

Enquanto a maioria das empresas já utiliza essa ferramenta, é importante saber extrair o máximo do que ela tem a oferecer, sendo que a segmentação avançada é um desses recursos.

Afinal, o Google Analytics é muito utilizado para entender melhor o desempenho de uma página ou um site, certo? Os filtros permitem que você colete mais insights sobre o que funciona, o que precisa melhorar e, é claro, quais são as tendências entre os consumidores. Tudo isso com um único objetivo: oferecer uma experiência melhor ao usuário.

Quer ver um exemplo? Em vez de conferir a taxa de rejeição do seu site contabilizando todos os usuários que a visitaram, você pode descobrir essa mesma métrica em relação aos acessos via mobile.

Se esse número for ainda maior, o que significa? Que talvez o seu site não seja mobile friendly e isso é um problema a ser corrigido.

exemplo google analyitcs

Os filtros avançados vão fatiar ainda mais as informações coletadas pelo Google Analytics. É possível, por exemplo, identificar e analisar o comportamento apenas dos usuários que fizeram uma compra ou daqueles que entraram, selecionaram produtos e não finalizaram a transação. Enfim, você pode detalhar ainda mais essas métricas tão importantes.

Esses recursos servem, portanto, para auxiliar os profissionais de marketing a tornarem suas campanhas ainda mais precisas e de acordo com as demandas e expectativas dos usuários.

No fim, o objetivo é tornar a experiência do visitante a mais agradável possível e, assim, potencializar, por exemplo, as chances de conversão.

 

Quais são as vantagens de utilizar esses recursos?

Adotar a segmentação avançada pode potencializar as suas ações e campanhas de marketing, certo? Mas isso você já sabe e, portanto, separamos os principais benefícios de utilizar esse recurso dentro do Google Analytics. Confira!

Maior precisão nas suas campanhas

A principal vantagem da segmentação avançada é gerar insumos para que as suas estratégias de comunicação e marketing se tornem ainda mais eficientes.

Isso envolve, por exemplo, a criação de um site voltado aos desejos e às demandas do usuário, bem como uma melhor compreensão do comportamento do cliente em potencial, visando à produção de anúncios que realmente gerem algum impacto.

Melhor aproveitamento dos recursos

Imagine o seguinte cenário: você está investindo em campanhas de links patrocinados e está conseguindo atrair um bom número de visitantes, porém, o tempo de permanência nas páginas está baixo e a taxa de rejeição alta. Na prática, isso desperdiça recursos, mas, com essas informações, você pode corrigir a situação e aproveitar melhor o orçamento.

Insights sobre o comportamento do consumidor

Os filtros avançados no Google Analytics acabam contribuindo para a análise do comportamento do consumidor. O uso da persona não é comum para decifrar melhor o que o usuário procura? Essa segmentação vai destrinchar ainda mais o perfil de quem você quer que se transforme em um cliente da sua empresa.

Identificação de pontos de melhoria

Com o maior entendimento do que o consumidor está procurando e esse acompanhamento próximo do desempenho das suas páginas, você consegue identificar pontos de melhoria com maior facilidade.

Afinal, a ideia é sempre melhorar, certo? Esses filtros podem mostrar o que você precisa aprimorar para, por exemplo, converter mais usuários mobile.

Melhor experiência para o usuário

No fim, tudo se resume ao nível de satisfação do usuário e é exatamente isso que os filtros avançados no Google Analytics vão fornecer.

Na prática, o objetivo é conseguir colher o máximo de dados relevantes sobre o desempenho das suas páginas e o comportamento do usuário para conseguir fornecer uma experiência cada vez melhor e satisfatória.

 

O que os filtros avançados podem ajudar a descobrir?

Apesar do auxílio que as informações básicas do Google Analytics já fornecem, é possível potencializar esses resultados com os filtros avançados.

Alguns, porém, se destacam e são importantes de serem verificados por qualquer profissional que trabalhe com Marketing Digital. Por isso, separamos algumas dicas de segmentação que você pode utilizar.

Conteúdos mais eficientes

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito utilizada para gerar tráfego e criar engajamento com o seu público-alvo, certo?

A segmentação avançada no Google Analytics permite que você identifique quais são os conteúdos mais eficientes, ou seja, que atraem aqueles consumidores dedicados para que finalizem uma compra, por exemplo.

Com isso, fica mais fácil identificar qual formato de landing page converte mais ou até mesmo quais publicações no blog servem mais de incentivo para uma conversão.

Tudo pode ser refinado por meio desses filtros, permitindo que você identifique exatamente o que procura para realizar uma análise mais completa do desempenho das suas ações.

Origem do tráfego

Esse ponto é muito importante para entender quais são as suas fontes que mais estão levando usuários às suas páginas.

Com as customizações, é possível entender, por exemplo, quais são as redes sociais que geram mais engajamento e cliques dos usuários, ou, então, descobrir se a campanha de email marketing funciona bem ou não na versão mobile.

segmentação por redes sociais

Rejeição

Entender o que não está funcionando nas suas páginas é um processo importante para melhorar o que está sendo oferecido ao usuário. Os filtros avançados podem ser utilizados para identificar exatamente, por exemplo, qual é a fonte de uma alta taxa de rejeição. Afinal, muitas vezes o número global é alto, porém, não é preciso modificar tudo.

Os filtros mostram a fonte exata desse número. Se o que o eleva são os acessos via mobile, isso significa que é hora de repensar se o design da sua página é responsivo ou não.

É possível identificar também, por exemplo, se a rejeição vem de usuários oriundos do Facebook, o que mostra que aquele conteúdo não está atendendo àquele público.

 

Como criar a segmentação avançada no Google Analytics?

Como um dos objetivos do Google é facilitar a vida de quem está utilizando seus produtos, existem diversas segmentações já predefinidas pela ferramenta.

Porém, a maioria delas são genéricas e talvez não sejam tão úteis para aprimorar as suas campanhas. Além disso, se o Google oferece, por que não explorar melhor esses recursos?

Por isso, separamos um passo a passo simples de como criar filtros avançados no Google Analytics e potencializar a eficiência das suas ações de marketing. Confira!

1º passo: ao acessar a sua conta no Google Analytics, selecione “Público-alvo” na aba no canto esquerdo da tela e clique em “Visão geral”. Nesse momento, você vai visualizar as estatísticas referentes a todos os usuários que acessaram a sua página.

filtros avançados no analytics

2º passo: agora é hora de colocar a mão na massa. Selecione “adicionar segmento” ao lado de “todos os usuários” e se prepare para explorar esses recursos.

3º passo: selecionando essa opção, uma nova aba vai abrir com alguns segmentos já predefinidos pelo Google e que já podem ser úteis para o seu negócio. Caso não seja o suficiente, basta clicar em “novo segmento” para começar a customização.

montagem de filtros avançados no google analyitcs

4º passo: que tal seguirmos no exemplo dos acessos e da experiência que o usuário está tendo na versão mobile do seu site? Por isso, vamos criar um filtro avançado que vai indicar o tempo de permanência na página para todos aqueles usuários que a acessaram via mobile.

Clique em “Tecnologia” e escreva “mobile” no item categoria do dispositivo. Note que é possível realizar inúmeras configurações nesse filtro, trabalhando com o sistema operacional, por exemplo, ou mesmo com o navegador utilizado.

A customização permite que você encontre o filtro ideal para o seu objetivo com aquela análise.

montagem de filtros avançados no google analyitcs

5º passo. Em seguida, é hora de estabelecer as condições. Ou seja, quais são as especificidades do usuário mobile que você quer destrinchar? Seguindo com o nosso exemplo, basta procurar por “tempo na página” e preencher na caixa ao lado o tempo mínimo que você quer descobrir. 

Quer saber qual é a porcentagem dos usuários mobile que ficaram mais de um minuto na sua página? Utilize os sinais de igual, maior ou menor para modificar as variáveis e conseguir a informação exata que você procura.

montagem de filtros avançados no google analyitcs

Os filtros avançados no Google Analytics são simples de serem aplicados e extremamente úteis para quem quer informações ainda mais precisas e detalhadas sobre o perfil e o comportamento dos usuários.

Sendo assim, evite perder muito tempo e aplique a segmentação avançada para tirar o máximo das suas estratégias de Marketing Digital.

Esses dados, porém, só vão ter utilidade se forem acompanhados de perto, certo? Apenas a partir da análise é possível identificar maneiras de otimizar as suas ações. Que tal, então, conferir um material especial que produzimos para ajudar você nessa tarefa? Baixe o nosso Dashboard de Métricas e simplifique o monitoramento dos principais dados!

planilha dashboard de métricas

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *