Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 21 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 22 de julho de 2019


Produtividade e eficiência são duas palavras-chave para o profissional que trabalha com Marketing Digital atualmente. Afinal, a exigência é tão grande que, para ter sucesso, é fundamental utilizar as finanças aplicadas ao Marketing e, assim, otimizar ainda mais as suas estratégias de comunicação.

Quando falamos em Marketing Digital, números e métricas são peças importantes na busca por melhores resultados para uma empresa. Porém, não é o suficiente para alcançar metas a longo prazo. Portanto, se torna necessário utilizar finanças aplicadas ao Marketing para ter certeza de que as suas estratégias são, de fato, as melhores.

O acompanhamento dos indicadores até a revisão periódica do planejamento são algumas práticas que devem ser aplicadas, por exemplo. Por isso, as duas áreas precisam se aproximar e, é claro, utilizar conceitos de um setor no outro e vice-versa. Dessa forma, a tendência é que o seu planejamento se torne mais eficiente.

Que tal, então, saber mais sobre como aplicar as finanças ao Marketing e, assim, gerar melhores resultados para as suas estratégias? Basta continuar a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, da importância da gestão correta dos recursos até ações para se colocar em prática. Confira!

Qual a importância das finanças aplicadas ao Marketing?

Com a transformação digital, muitas profissões passaram por diversas mudanças em suas rotinas de trabalho. É o caso do Marketing, em que os profissionais precisam, cada vez mais, se preocupar com a questão financeira das suas estratégias. Com a criação de métricas e indicadores, por exemplo, isso se tornou ainda mais necessário.

Acompanhar cada detalhe é fundamental não só para saber se uma tática está funcionando corretamente, mas também saber se aquele esforço é viável financeiramente. Afinal, não adianta atrair mais leads com uma campanha de anúncios pagos, por exemplo, se os recursos não estão retornando como o esperado.

Calcular o Retorno Sobre o Investimento (ROI) é um exemplo de como é possível usar as finanças aplicadas ao Marketing. Ou seja, calculando quanto foi recebido em relação investimento feito inicial com uma campanha ou ação. Dessa forma, se torna possível identificar a viabilidade de uma estratégia, por exemplo.

Além disso, o mercado é cada vez mais competitivo, não importa se você administra um e-commerce ou apenas usa a plataforma digital para divulgar os seus serviços, a concorrência é enorme e exige mais das empresas. Ficar atento a utilização dos recursos da maneira mais eficiente pode ser um diferencial competitivo.

Portanto, aquela imagem de que o profissional de Marketing apenas gasta os recursos de uma empresa sem se preocupar com a produtividade e a eficiência das suas estratégias deve ser substituída. Hoje, quem trabalha na área só consegue ter sucesso ao utilizar as finanças aplicadas ao Marketing.

Com a necessidade de anunciar e divulgar as suas marcas, mesmo as menores empresas do mercado precisam pensar, por exemplo, em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e, consequentemente, uma verba destinada para o setor. Portanto, Marketing e finanças precisam andar cada vez mais próximos.

A gestão correta das finanças acaba sendo uma outra forma de avaliar o trabalho realizado pelo Marketing. Afinal, de nada adianta produzir um anúncio fantástico visualmente, mas que não traga mais visitantes para as suas páginas ou conversões para a sua equipe de vendas, por exemplo.

Para conseguir gerir a sua equipe de forma que vocês entreguem os resultados esperados pela organização, é preciso, cada vez mais, se preocupar com os números.

Quais as vantagens ao aplicar conceitos financeiros ao Marketing?

Utilizar as finanças aplicadas ao Marketing se torna cada vez mais uma necessidade dentro do mercado. Para que você não tenha dúvidas em aplicar esses conceitos, listamos algumas razões para incentivar você e a sua equipe a pensarem no assunto. Confira!

Melhor utilização dos recursos

Uma das justificativas para não investir em Marketing de Conteúdo, de acordo com o Content Trends 2018, é a falta de budget ou equipe disponível. É preciso, portanto, utilizar melhor os recursos disponíveis, justamente o que alguns conceitos de finanças podem fornecer.

Para ter resultados positivos no Marketing, o fator mais importante é a utilização correta dos recursos disponíveis, especialmente quando eles são escassos. Saber utilizar o que está disponível para conseguir o melhor retorno possível, o que pode ser facilitado com algumas práticas do setor financeiro.

Resultados otimizados

Anúncios precisam ser pensados e analisados na parte estética, porém, não pode ser o único caminho. Saber o que eles oferecem em retorno é ainda mais fundamental atualmente. Ao aplicar o ROI, por exemplo, você consegue identificar quais campanhas e ações são, de fato, eficientes.

Aumento da produtividade

Com o acompanhamento próximo do desempenho das suas ações de Marketing e uma visão mais analítica colocada em prática, a sua equipe tende a se tornar mais produtiva e eficiente. Afinal, vai poder se concentrar em realizar as atividades que geram os melhores resultados para o seu negócio.

Você pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 Como montar uma planilha de controle financeiro que organize os gastos
👉 Plano de Marketing: o guia completo para criar o seu [TEMPLATE]
👉 Maiores fintechs: as 13 maiores no Brasil e no mundo
👉 Como reduzir custos para SaaS: entenda como potencializar as finanças

Quais as ações mais fundamentais para se colocar em prática?

Agora que você já sabe quais são as vantagens, é fundamental colocar algumas ações em prática dentro da rotina da sua equipe para colher esses benefícios. Por isso, separamos os conceitos mais importantes que você deve levar em consideração na hora de utilizar as finanças aplicadas ao Marketing. Confira!

Estipule metas e objetivos

O primeiro passo para aplicar conceitos de finanças ao Marketing é estipulando metas e objetivos a serem alcançados. Se a equipe de Vendas trabalha com objetivos, por que o Marketing não deveria? Portanto, determine quais números devem ser atingidos ao final de um período para poder saber se a estratégia funcionou ou não.

Revise o planejamento regularmente

Em seguida, é hora de realizar o planejamento para escolher quais vão ser as ações a serem tomadas. Quais estratégias aplicar para conseguir, por exemplo, aumentar o número de leads gerados ou a taxa de cliques dos seus anúncios? Um planejamento que deve ser revisado regularmente para alterar o que for necessário.

Acompanhe os indicadores de resultados

As métricas já fazem parte da realidade de quem trabalha com Marketing Digital. É preciso, porém, tomar cuidado com as métricas da vaidade, que não mostram toda a realidade das suas estratégias. Por isso, fique de olho em indicadores como o ROI e o ROAS (Return on Advertising Spend) para saber quais das suas estratégias estão realmente funcionando. 

Faça uma análise periódica do desempenho

Outra das técnicas de finanças aplicadas ao Marketing que deve ser levada em consideração é o monitoramento do desempenho das suas estratégias. Ou seja, acompanhar regularmente o que cada estratégia está gerando para a sua empresa e, é claro, o que pode ser feito para melhorar o desempenho.

Ao acompanhar os indicadores, você consegue evitar que um pequeno erro mude os resultados obtidos pela sua empresa. Assim, se torna mais fácil identificar quais estratégias precisam ser aprimoradas e aquelas que estão de acordo com o esperado.

Utilize a tecnologia a seu favor

A transformação digital permite que as empresas se tornem ainda mais eficientes e produtivas no seu dia a dia. Quando pensamos no Marketing, o comportamento deve ser o mesmo e, por isso, utilizar as ferramentas disponíveis para, por exemplo, automatizar sua estratégia de email marketing é uma solução.

Utilizar programas e softwares que tornem o trabalho menos burocráticos e mais estratégico também pode ser um diferencial. Permitindo que você e a sua equipe tenham acesso aos números e desempenho das suas ações e campanhas. Ou mesmo dados confiáveis de diferentes fontes e setores.

Qual a relevância do controle de orçamento para o Marketing?

Tudo o que for investido no setor de Marketing deve ser planejado previamente, para que você consiga saber exatamente quais ações podem ser tomadas para alcançar os objetivos traçados pela empresa. Portanto, é fundamental ter um controle do orçamento para o setor e, assim, garantir os melhores resultados.

Com o orçamento em mãos, você consegue identificar a origem e o destino dos recursos para o setor. Assim, você consegue definir quais ações devem ser executadas para chegar ao objetivo traçado, evitando desperdícios e garantindo os recursos para que cada uma das ações possa ser executada corretamente.

O controle do orçamento, portanto, é fundamental para que o seu planejamento de Marketing seja, de fato, eficiente. Só assim é possível destinar os recursos que vão para uma campanha ou outra, sempre em busca dos melhores retornos para a sua empresa.

 As finanças aplicadas ao Marketing são, portanto, uma tendência cada vez maior para quem quer se destacar no mercado. Controlar o desempenho e o retorno dos seus investimentos é uma maneira de garantir maior produtividade e eficiência das suas estratégias de Marketing Digital.

Para começar a colocar esses conceitos em prática, o primeiro passo deve ser pensar no orçamento destinado para o setor. Então, que tal conferir um material produzido para que você tenha maior controle das suas ações e campanhas? Então baixe agora o kit planilhas de orçamento de Marketing e otimize os seus resultados!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *