[Webinar] Conheça o case de sucesso da agência Finco

A crise traz incertezas para todas as empresas. Nesses momentos, é preciso adaptar ações e mudar estratégias. A agência Finco é um case de sucesso da Studio, por conseguir se superar em muitos obstáculos, mesmo diante de uma pandemia. Confira a história!

finco

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Manter a agência produzindo bem, em momentos turbulentos, é sempre um desafio. De modo geral, as dicas para enfrentar crises consistem em ampliar os nichos de atendimentos, já que assim a atuação é menos arriscada. Mas como fazer isso quando se tem uma empresa bastante nichada? A agência Finco é um dos nossos cases de sucesso nesse sentido!

Focada em trabalhar com comunicação de agronegócio e acostumada a realizar feiras e exposições, a Finco se viu em um grande problema assim que a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil. Cancelamentos de eventos foram inevitáveis. Contudo, com algumas mudanças estratégicas, a empresa tem conseguido se sair muito bem.

A história foi toda detalhada no webinar realizado pela Karina Vasconcellos, da Studio, juntamente do Daniel Pauli, da agência Finco, na tarde do dia 7 de abril. Para você ficar por dentro dos assuntos debatidos, fizemos um resumo das principais implementações e seus resultados. Confira a seguir!

O início do cenário

A agência Finco conta com mais de 10 anos de experiência em comunicação, tendo como nicho o agronegócio. A promoção de feiras é um dos principais trabalhos e meios de faturamento. 

Em nosso webinar, Daniel contou que recebeu a notícia sobre a pandemia durante a montagem dos stands para uma grande exposição. A quarentena havia sido imposta e eles se viram obrigados a fazer o cancelamento não só desse evento, mas de todos os outros que viriam.

A preocupação era imensa, já que a empresa era acostumada a trabalhar nesse tipo de divulgação para que seus clientes ganhassem notoriedade. Foi então que ele começou a se perguntar o que fazer para minimizar o impacto pelos cancelamentos e adiamentos das exposições, de modo a melhorar esse cenário tanto para a agência quanto para os clientes.

As mudanças na estratégia

Não havia dúvidas de que a ressignificação na forma de agir era necessária. Ainda que não tivessem o mesmo fluxo de caixa de antes, parar completamente o trabalho seria pior. Dessa forma, a agência Finco adotou as seguintes ações!

Adaptação na comunicação

Daniel conta que teve a ideia de investir em conteúdo digital para orientar os clientes nessa nova fase. Ele gravou um vídeo individual e nominal a cada um deles, enunciando que os serviços ainda estavam sendo prestados e que poderiam usar a internet para isso. Avisou que enviaria mais informações no dia seguinte, em uma newsletter. 

O resultado foi positivo. Além de várias pessoas interessadas, a agência conseguiu fechar um contrato que estava em andamento, mas o cliente havia pedido uma pausa, devido à crise.

Mais foco na gestão de equipes

Toda a equipe precisou mudar o mindset e se adaptar ao home office. Contudo, no início, a produtividade de todos passou a ser outro desafio. 

A agência Finco já era cliente da Studio. Aproveitou o software para ajudar na comunicação, na alocação de tarefas, no planejamento das atividades e no controle o nível da produção. O design no estilo kanban facilita essa organização, pois oferece uma visão sobre as obrigações e o andamento das tarefas de cada um.

Equipes que não estão acostumadas a trabalhar com ferramentas digitais podem sentir resistência ao uso, inicialmente. Para isso, Karina e Daniel mostraram que a mudança na cultura é necessária. É importante todos entenderem que essa novidade não tem o objetivo de controlar, mas sim de automatizar e perceber o que pode ser otimizado nas tarefas. 

Implementação do timesheet

O timesheet é uma ferramenta de inteligência de negócios. Ele ajuda a ter visão mais clara sobre a produtividade e o tempo da equipe despendido em uma tarefa. Essa percepção é muito proveitosa, pois ajuda a dar mais clareza sobre: 

  • os motivos por trás dos pedidos de refação: quais os gargalos?
  • a adequação na precificação do job: o projeto tem valido a pena para a agência ou tem sido muito custoso?
  • a organização na gestão: uma pessoa tem ficado mais sobrecarregada que a outra?

Organização das finanças

Em situações de crise, o caixa da agência é um dos primeiros afetados. Contudo, quanto mais gestão houver, mais suave será passar pelo momento. Um software também é promissor nesse quesito, ajudando a controlar o fluxo de caixa e fazer uma projeção a médio e longo prazo, de modo a saber, por exemplo:

  • o que tem para entrar e sair;
  • clientes inadimplentes;
  • contas atrasadas.

Insights trazidos pela crise

Daniel e Karina também comentaram sobre algumas percepções trazidas pela crise. Algumas são relatas a seguir.

A necessidade da tecnologia

A agência Finco, até uns anos atrás, ainda tinha servidor físico, no qual salvava vários dados importantes. Apesar de praticarem o backup, ele não era atualizado com frequência. Em uma situação problemática, tiveram muitas informações perdidas. Depois disso, entenderam a importância de ter uma solução na nuvem, pelo fato proporcionar mais segurança. Hoje, esse investimento tem sido ainda mais válido, com a necessidade do trabalho remoto.

A importância do relacionamento mais próximo com o cliente

O cliente precisa ver a relação como um recurso indispensável. A geração de valor na parceria é imprescindível, e ela é construída no dia a dia, a partir de conversas e alinhamento de projetos.

A adaptação no relacionamento e na forma de oferecer o serviço é necessária, às vezes. Se os eventos presenciais não são possíveis, investir nos digitais é uma opção. Conteúdos escritos, vídeos, webinares são apenas alguns dos exemplos. 

Quem nunca fez isso antes pode encontrar várias orientações relevantes pela internet. A Karina deu a dica que a Rock Content está com vários cursos liberados que ajudam a investir na presença digital.

O software da Studio também auxilia nessa questão. Um dos módulos tem como objetivo, inclusive, facilitar o contato com o cliente. Na interface, ele recebe tudo o precisa aprovar e tem uma visão de como ficará o projeto, podendo já sugerir melhorias, evitando muitos ajustes, por exemplo.

O valor da comunicação

Comunicação é investimento. O cliente precisa ter clareza nisso e, por mais que seja algo óbvio para agências, pode não ser para ele. Nesse sentido, é necessário ajudá-lo a encontrar meios diferentes de transmitir informações ao leads dele. Investir em e-commerce ou no próprio WhatsApp é um caminho para quem está impedido de vender pela loja física. 

A comunicação também deve ser voltada para dentro da empresa, com os colaboradores. O endomarketing é uma forma de engajá-los. Com isso, ainda se sentem empenhados em melhorar, mesmo diante de muitas dificuldades.

Em momentos de crise, é difícil não ser atingido em algum ponto. Contudo, assim como a agência Finco, é importante entender que o período será passageiro e é preciso continuar gerando valor no mercado. Além disso, os obstáculos podem ser oportunidades para mudanças que deixem a empresa ainda mais desenvolvida. 

Gostou de ficar por dentro do que aconteceu? O Studio tem uma versão gratuita e liberamos uma edição especial para ajudar você durante essa fase! Baixe o software e deixe sua agência mais bem gerida!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.