Por Raphael Pires

Publicado em 10 de julho de 2019. | Atualizado em 20 de março de 2020


Publicar conteúdos de qualidade para o público dos seus clientes é o melhor marketing nas redes sociais para você adotar em sua agência!

Se a sua agência publica conteúdos digitais para os seus clientes você já deve ter se deparado com alguns desses problemas: falta ou atraso nas postagens, conteúdos prontos que jamais foram publicados e perderam o timing, ausência de ideias para novos posts, entre outros. Gerenciar o fluxo de postagens de diversos clientes ao mesmo tempo requer enfrentar diversos desafios, entre eles cumprir prazos curtos, manter o conteúdo relevante e de alta qualidade, além de organizar uma equipe de criadores, redatores, revisores e gerentes de projeto que façam tudo isso funcionar para criar um bom marketing nas redes sociais.

Um dos principais objetivos de qualquer agência é ser um meio pelo qual os clientes possam transformar suas ideias em realidade, minimizando o tempo e a energia que o cliente gastaria se estivesse fazendo tudo por conta própria, o que requer muita criatividade e escuta ativa.

Quando se fala da criação de conteúdo, é preciso ainda muita organização para manter a cadência de publicações orientadas pela voz e objetivos do cliente. Ter uma estratégia e um plano de execução bem definidos garante bons resultados para a agência e seus clientes.

Criar um planejamento e ter controle sobre o processo editorial de seus clientes é mais fácil do que você imagina. Com a infraestrutura certa e organizando o fluxo de trabalho de sua equipe é possível publicar conteúdos de alto nível com frequência, além de garantir a variedade de assuntos e o cumprimento de prazos. Trouxemos algumas dicas pra te ajudar no marketing de redes sociais.

Conheça o que o cliente já fez até hoje no marketing de redes sociais

Quando um cliente entra na agência, é muito comum que tudo o que já foi feito por ele tenda a ser descartado ou ignorado. Mas criar um marketing de publicações eficaz para o seu cliente é muito mais do que somente começar do zero. Você precisa ouvir a sua voz e garantir que cada conteúdo publicado permaneça fiel à sua marca e aos seus objetivos.

Por isso é importante acrescentar ao fluxo de trabalho uma etapa de pesquisa, que irá incentivar o time a entender as pessoas que eles representam, conhecendo o que eles gostam, quais os seus objetivos, referências e o que já foi feito no passado. Lembre-se também que muitos clientes gostam de compartilhar ideias e recomendar temas para postagens, por isso deixe o espaço aberto pra que ele se sinta livre para isso.

Tenha um fluxo de trabalho personalizado e automatizado

A criação de conteúdos, principalmente digitais, requer workflows automatizados para que sejam obtidos os melhores resultados. Por ser uma tarefa recorrente e normalmente de alto volume nas agências, ter fluxos de trabalho é essencial para que tudo seja entregue no prazo com qualidade.

Garanta que, ao desenhar o seu processo, você responda às seguintes perguntas:

  • Quais são os serviços que eu ofereço?
  • Que etapas eu preciso para executar cada um deles?
  • Em que ponto uma tarefa transita para a próxima?
  • Quem são as pessoas responsáveis por cada atividade?

Normalmente o processo de produção de conteúdo vai seguir as seguintes etapas:

  1. Planejamento (envolvendo definição de datas e conteúdos);
  2. Avaliação do atendimento e em seguida do cliente se a estratégia está de acordo com os objetivos;
  3. Distribuição das atividades pelo gestor de projetos;
  4. Produção do conteúdo escrito;
  5. Design;
  6. Revisão;
  7. Aprovação do cliente;
  8. Publicação;
  9. Impulsionamento (de acordo com a estratégia de marketing nas redes sociais);
  10. Monitoramento ou SAC.

Sabemos que esse processo pode mudar de acordo com o cliente ou com a estruturação de sua equipe, por isso no iClips você pode personalizar o fluxo de trabalho para que ele se adapte de acordo com o projeto, cliente ou serviço realizado.

As etapas podem ser facilmente renomeadas, excluídas ou trocadas de lugar. O fluxo é totalmente automatizado, ou seja, conforme uma atividade é concluída o sistema já leva o fluxo para a próxima etapa, notificando os responsáveis para que comecem a trabalhar.

Além disso, todos os envolvidos no processo possuem acesso ao briefing completo do job, do cliente e da atividade em questão, aumentando a responsabilização e diminuindo os riscos de atrasos. É possível também criar recorrência de tarefas e replicar peças e jobs para outros meses e clientes, aproveitando a mesma estrutura inicial.

Veja no gráfico abaixo quais as redes sociais mais usadas no Brasil para ajudar na criação da sua estratégia de marketing de redes sociais.

Faça um calendário editorial para sua estratégia de marketing nas redes sociais

Você provavelmente já usou post-its em uma parede para desenhar o seu fluxo de trabalho. Depois você pode ter evoluído para planilhas e emails. Porém, quando se fala de conteúdos digitais, é preciso ir além. Com o alto volume e a mudança constante, fazer cronogramas de postagens precisa ser algo bem mais dinâmico. É aí que entra o calendário editorial, que te dá a oportunidade de ver com clareza o que você já publicou, o que já está programado e o que falta criar para manter a quantidade de publicações em dia, visualizando melhor as informações e possibilitando controle e alterações de forma fácil.

Algumas vantagens do calendário editorial via iClips:

  • Monitoração visual do fluxo de trabalho e garantia de que todas as atividades estejam seguindo seu cronograma de acordo com o planejado
  • Filtrar por cliente, rede social ou job específico
  • Gerar um PDF com todo o cronograma para apresentar ao cliente
  • Adicionar novos posts facilmente a qualquer dia
  • Visualizar fluxo de postagens ainda sem data de publicação e arrastá-las para o calendário
  • Preview dos textos e layouts de acordo com a rede social
  • Integrar postagens diretamente no Facebook, Twitter e Linkedin

É primordial lembrar que mesmo desejando a postagem diária ou até mesmo duas vezes por dia, a qualidade é mais importante do que a quantidade. Não comprometa a sua programação se a qualidade dos posts for afetada. Talvez possa ser melhor postar conteúdos inéditos três vezes na semana do que inundar a timeline do público com posts repetidos que não acrescentam em nada.

Mantenha uma rotina de aprovação do seu fluxo de postagens com o cliente 

Por mais que você queira reduzir os esforços de seus clientes, é importante que eles estejam envolvidos no processo de aprovação das postagens. Por isso é essencial que, ao definir como será o seu fluxo de postagens, você insira o cliente para que ele possa validar o que está sendo feito.

Através do iJob, uma ferramenta do iClips que faz a integração do cliente com a agência,  ele é notificado de que precisa aprovar um conteúdo quando ele chega na etapa que necessita de sua aprovação. Assim, o cliente pode ficar tranquilo e se despreocupar das minúcias de um processo criativo e se concentrar apenas em validar o que foi feito pela agência.

E fique frio, caso o cliente solicite alguma alteração, ela não volta diretamente para o criativo, mas sim para o atendimento que faz a validação e aí sim passa para o responsável pela alteração.

Acompanhe os projetos de marketing dentro da agência

Por mais que os gestores de projeto saibam como a perda de um prazo pode atrapalhar o calendário editorial, é importante que eles tenham visibilidade do andamento das atividades e deixem claras suas expectativas para a equipe.

Esse alinhamento mostra a importância do planejamento das publicações e diminui as chances de que o social media fique sem conteúdo para postar no último minuto. No iClips, através da visualização do tráfego em Kanban é possível identificar o que ainda não está planejado, ou seja, não tem data nem responsável marcado para executar a ação, o que já está planejado, mas ainda não começou a ser executado, o que está em andamento, aguardando aprovação e finalizado. Assim nenhuma informação se perde, pois você monitora o andamento de todos os projetos e controla o tempo gasto com cada um.

Quando você tem um fluxo de trabalho bem definido, melhora a eficiência de todos os seus processos. Além de sua estrutura simplificar as atividades, você elimina gargalos, mantém a transparência, acaba com tarefas redundantes e aumenta os lucros e a qualidade de suas entregas.

Elaborar conteúdos para redes sociais pode parecer uma tarefa fácil, mas gerenciar todo o processo por trás disso requer um estratégia bem estruturada, que garanta uma produção constante que seja estável e ao mesmo tempo flexível.

Para ter um bom marketing de redes sociais e manter um fluxo de postagens interessantes para o cliente, a boa produtividade do time é essencial. Então que tal baixar nosso kit de produtividade e melhorar cada vez mais suas entregas?

Baixe o Kit de Produtividade!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *