Por Thiago Xavier

Redator Freelancer na Rock Content

Publicado em 25 de julho de 2019. | Atualizado em 17 de dezembro de 2019


Para encontrar novas fontes para Instagram, abra a plataforma IGFonts.io, digite ou cole o seu texto, visualize-o em diversos estilos, copie o trecho com a fonte desejada e cole o texto no Instagram. Existem outros sites que também oferecem o serviço.

Você sabia que é possível usar diferentes fontes para Instagram quando for escrever legendas de imagens ou outros trechos de texto dentro da plataforma? Por mais que o Instagram Stories ofereça algumas possibilidades, quando escrevemos descrições, comentários ou mensagens, não há nenhuma possibilidade além da fonte padrão.

Apesar disso, há ferramentas de terceiros que oferecem opções de letras para os usuários colocarem nos posts. Continue conosco para saber mais sobre essa alternativa e aprender como aplicar fontes que deixem suas publicações mais atrativas.

Separamos este artigo em três tópicos principais:

Confira!

Como usar fontes personalizadas no Instagram?

O Instagram e outras redes sociais estabelecem a tipografia mais adequada ao design geral do sistema. Isso faz parte da uniformidade necessária para o conforto visual dos usuários que navegam nessas plataformas.

Acontece que existe uma forma de incluirmos letras estilizadas que, na verdade, são caracteres especiais, assim como emojis e outros símbolos. Na prática, eles aparecem como fontes personalizadas, mas, tecnicamente, recebem o nome de caracteres Unicode.

Como essa dica ainda é novidade para muitos, é uma ótima oportunidade de chamar a atenção na rede social e, quem sabe, ganhar seguidores no Instagram. Sem contar que as pessoas ficarão curiosas para saber como você conseguiu alterar a fonte daquela maneira.

Logo, algumas aplicações interessantes para essas fontes no Instagram podem ser customizar a biografia do perfil ou destacar partes das legendas de fotos e vídeos que você postar. São formas criativas de incrementar sua estratégia de Marketing Digital.

Lembrando que essas fontes devem ser usadas com moderação, principalmente para destacar partes importantes como o nome da sua empresa, ofertas especiais em posts para alavancar vendas, título do texto ou de uma seção, e assim por diante.

Por mais que elas sejam divertidas, usá-las em excesso pode passar a impressão de que sua conta é informal demais.

Mas usar fontes personalizadas em equilíbrio com a fonte padrão não tem nenhum problema, desde que sejam legíveis e esteticamente consistentes com a sua marca. Para isso, existe uma série de aplicativos e serviços na web que disponibilizam esses caracteres Unicode.

Listamos a seguir os principais sites com essa finalidade, que não exigem nenhuma instalação ou cadastro.

Quais são os 6 melhores sites para criar suas fontes?

Escolhemos seis dos melhores serviços gratuitos para selecionar suas fontes para Instagram. Confira!

1. IGFonts.io

O IGFonts.io tem uma página muito simples, em que você só precisa inserir o seu texto para visualizar como ele fica com as fontes customizadas. Depois, é só copiar e colar para o seu Instagram.

Caso queira mais opções de texto decorado, basta clicar em “load more fonts”. As alternativas que aparecem aqui são mais aleatórias, fugindo um pouco do padrão e misturando caracteres que têm pouco em comum, emojis e símbolos.

Não há nomes para as fontes, o que talvez dificulte o processo quando você quiser usar o mesmo tipo de letra em uma próxima vez que for postar no Instagram.

Um diferencial do site é que ele tem a funcionalidade de criar a própria fonte. Ao clicar em “design your own font”, você poderá escolher os símbolos que corresponderão a cada letra do alfabeto.

Consulte a próxima seção para conferir o tutorial completo de como usar o serviço.

2. Instagram Fonts

O Instagram Fonts conta com uma página descomplicada, seguindo o mesmo sistema de mostrar o trecho de texto com as fontes aplicadas para que o usuário possa copiar e colar.

Para quem deseja mais ideias de fontes, o botão “load more fonts” está disponível, mas os estilos também não recebem nomes. E para os que gostam de usar emojis, há uma seção com vários deles para escolher com facilidade e usar a mesma premissa de copiar e colar no Instagram.

3. Fonts For Instagram (LingoJam)

O Fonts For Instagram, mantido pelo serviço de tradutor personalizado LingoJam, talvez seja o mais simples até aqui. Em um campo você insere o seu texto e no outro já aparecem todas as fontes possíveis.

Não há botão de carregar mais fontes, nem de criar uma própria. Aqui, os estilos também não recebem nomes.

4. Fonts for Instagram — Instagram Fonts (Cool Symbol)

O Cool Symbol é uma espécie de biblioteca com símbolos, emojis e caracteres estilizados, e que oferece uma página com fontes para Instagram e outras redes sociais. Aqui, os estilos recebem nomes, diferente dos exemplos que vimos até aqui.

Ao clicar no trecho com as letras estilizadas, os caracteres já são selecionados automaticamente, o que facilita o copiar e colar. Inclusive, ao lado de cada uma das fontes há um botão “copy”, com o qual você já consegue copiar o texto, agilizando o processo.

5. IGFonts.top

O IGFonts.top segue uma linha mais divertida que os demais, oferecendo opções temáticas para enfeitar as fontes, como sequências de caracteres de festa, Natal, Ano Novo, entre outros.

As fontes têm nomes que funcionam mais como descrições do que como identificação delas em si, tanto que muitas delas têm títulos repetidos.

Elas contam com o botão “copy” ao lado, assim como ocorre no site da Cool Symbol. A lista é bastante extensa e recebe atualizações, que podemos conferir com a marcação de novidade “new”.

6. Sprezz Keyboard

O Sprezz Keyboard é outro serviço básico, em que a única funcionalidade é mesmo apresentar as opções de estilização depois que o usuário insere o texto.

O que podemos acrescentar é que o Sprezz Keyboard tem um aplicativo para smartphones com iOS, que funciona como um teclado customizado. Isso permite usar seu dispositivo para digitar os caracteres Unicode diretamente no Instagram.

Como mudar a fonte do Instagram?

Vamos mostrar o passo a passo para o IGFonts.io, mas, como vimos, todos os sites que listamos na seção anterior seguem um funcionamento similar. Por isso, é possível escolher qualquer um deles, e as diferenças em relação às etapas serão mínimas.

1. Abra o IGFonts.io

Para facilitar o processo, recomendamos que você use o Instagram Fonts no mesmo dispositivo em que você acessa o Instagram. Sendo assim, abra o seu navegador web e entre no site do serviço.

2. Digite ou cole o seu texto

O segundo passo é digitar ou colar, no Instagram Fonts, o texto em que você pretende aplicar a fonte customizada. Conforme você digita, ou assim que colar as palavras, aparecerá uma lista com o seu trecho estilizado em diversas fontes. Se quiser mais opções, é só clicar em “load more fonts”.

3. Copie o trecho com a fonte desejada

Lembre-se que o Instagram não tem a funcionalidade de editar a fonte. O que faremos é salvar uma sequência de caracteres para depois transferi-los para o campo pretendido.

Sendo assim, selecione o trecho com a fonte que você quer usar e use o comando copiar do seu dispositivo.

4. Cole o texto no Instagram

Agora que o seu texto está salvo na área de transferência do computador ou do celular, abra o Instagram e use, na bio, na descrição, no comentário ou na mensagem, o comando colar.

Vale lembrar que pode haver alguma incompatibilidade dos caracteres Unicode quando inseridos no Instagram. Por isso, confira se o fragmento aparece como o esperado e, se for o caso, ajuste-o para não causar nenhuma estranheza aos seus seguidores.

Inclusive, é importante alertar que o Instagram pode desabilitar o uso dessas fontes se considerar melhor assim. Desse modo, se uma delas funciona hoje, não significa que continuará funcionando.

Logo, tenha o hábito de sempre conferir a aparência do texto depois de publicar ou atualizar uma descrição. Além disso, é preciso ter em mente que a interpretação de certos caracteres Unicode pode ser difícil para sistemas de leitura de tela, utilizados por usuários com dificuldades de visão ou que não enxergam.

Por fim, recomendamos que você escolha uma ou duas dessas fontes para usar com frequência, de modo que elas sejam uma particularidade das suas publicações. Usar fontes diferentes sempre que for criar um novo post deixará seus seguidores confusos.

Portanto, experimente utilizar fontes para Instagram para enriquecer a aparência das legendas que você escreve para as imagens. Lembre-se que o apelo visual na rede é muito grande, e usá-lo na parte textual do conteúdo chamará mais atenção para a sua mensagem.

E não se esqueça de aplicar letras estilizadas na biografia do perfil, se achar pertinente. Use esse recurso para atrair quem ainda não é seguidor e também para incentivar quem já segue você a tomar determinada ação.

Gostou das nossas dicas sobre fontes para Instagram? Quer mais orientações sobre como reforçar os valores e os ideais da sua marca de maneira criativa na bio? Confira o nosso post sobre como criar uma biografia para Instagram capaz de impressionar os seus seguidores!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *