Descubra 6 formas de aproveitar o conteúdo da sua empresa e reciclar sua estratégia de Marketing!

Formas de aproveitar o conteúdo

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Muitas empresas têm dificuldade em desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo sólida ao longo do tempo por diversas razões, como falta de equipe e recursos.

A produção de novos materiais, nesses casos, pode ficar prejudicada e, por vezes, é posta de lado.

Desenvolver conteúdo, principalmente materiais ricos, leva tempo e exige dedicação e preparo do redator. Mas existem algumas formas de aproveitar melhor os conteúdos já existentes.

Primeiramente, o empresário deve entender que tanto o Marketing de Conteúdo quanto o Inbound Marketing são estratégias de longo prazo.

Mas, para que essa estratégia não seja prejudicada pela falta de novos materiais, separamos 6 dicas para reaproveitar o conteúdo que a empresa já tem e, às vezes, nem sabe.

1. Republicar os posts nas mídias sociais

Os posts antigos muitas vezes ficam “perdidos” no blog, mesmo aqueles que foram populares quando criados.

Normalmente, o caminho mais comum para acessar esses conteúdos é quando eles ficam bem posicionados nos mecanismos de buscas, mas as marcas podem aproveitar melhor esses recursos.

As redes sociais são oportunidades reais de atrair tráfego para o site, tornando-as mais interessantes para os seguidores e também movimentando conteúdos mais antigos do blog.

Repostar o conteúdo ao longo do tempo é uma tática que beneficia tanto o tráfego do site quanto as próprias redes sociais.

Separe as publicações que foram mais acessadas ao longo do tempo (verifique se as informações ainda são válidas) e crie um calendário de publicação intercalando conteúdos recentes e outros mais antigos.

Dessa forma, não irão faltar materiais para alimentar as redes sociais e o site manterá o tráfego elevado.

2. Utilizar links internos em seus novos posts

Ao criar novos conteúdos, uma forma de aproveitar os materiais mais antigos é criando links internos, que ajudam tanto no SEO da publicação quanto no tráfego para os materiais já postados.

Os links internos são usados de forma a permitir que o leitor se aprofunde na leitura, ou mesmo que entenda conceitos que, em um determinado texto, não estão explicados.

Assim, em vez de ter que sair do post e pesquisar no Google, por exemplo, o leitor acessa um outro conteúdo explicando aquele conceito, aumentando o engajamento.

Para o SEO, esse tipo de recurso também é benéfico, pois indica às ferramentas de busca que o site tem uma lógica na criação dos conteúdos e eles conversam, tornando-os mais relevantes.

3. Recomendar a leitura de posts relacionados

Normalmente um recurso subestimado pelos profissionais, o plugin de posts relacionados proporciona diversas oportunidades de interação com o usuário, aumentando a taxa de engajamento.

Por exemplo, se um usuário acessou e está lendo um conteúdo sobre Inbound Marketing, quer dizer que ele possui interesse no tema. Então, é relevante para ele que, ao término da leitura, outros materiais relacionados sejam indicados.

Assim, ele pode aprofundar o conhecimento em um tema no qual já demonstrou interesse sem precisar realizar uma nova pesquisa.

O widget de posts relacionados pode ser adicionado na sidebar, na lateral da página ou no fim do post, levando o usuário para os demais conteúdos relevantes sobre o tema de acordo com as tags selecionadas para cada texto.

4. Transformar palestras/treinamentos em materiais

A sua empresa tem participado de palestras ou realizado treinamentos para o público? Não desperdice esse material deixando-o inutilizado!

Afinal, todo o preparo para apresentar uma palestra ou treinamento só mostra o quanto a empresa é relevante para o tema.

Esse conteúdo pode ser aproveitado de diferentes formas, como:

  • Disponibilizado em vídeo no site, por meio de uma Landing Page que, além de trazer mais tráfego para o site, pode ser muito relevante para aumentar a geração de Leads com conteúdo;
  • Utilizar os dados do conteúdo para criação de ofertas ricas, como eBooks, whitepapers, guias, checklists e outros, visto que esse tipo de apresentação exige pesquisa e muitas informações reunidas;
  • O material também pode embasar um post no blog ou uma série de publicações que envolvam o tema da palestra ou treinamento.

O importante quando se desenvolve materiais ricos, como as próprias palestras e treinamentos, é utilizá-los para atrair mais visitantes e mostrar que a empresa tem domínio sobre o tema, visando tornar-se uma referência.

5. Criar conteúdos ricos

Uma dificuldade comum de empresas que querem desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo mais sólida é a elaboração de materiais mais ricos.

Muitas delas conseguem desenvolver o material para o blog da empresa, mas enfrentam limitações para criar um plano de conteúdo que envolve eBooks, estudos de caso, whitepapers e outros.

Neste caso, uma forma de aproveitar o conteúdo que a empresa já tem é reunir diversos posts em blog sobre um mesmo assunto e criar um e-book, por exemplo.

Assim, posts que abordavam um tema específico e alguns desdobramentos podem ser utilizados para criar um material rico e que pode ser disponibilizado por meio de uma Landing Page, sendo usado para recolher informações de leads e auxiliar na estratégia de Inbound Marketing e Marketing Digital da empresa.

Os posts podem ser reunidos como capítulos do eBook, mas lembre-se de que é necessário editá-lo para que as partes não fiquem sem padrão e com linguagens distintas.

Esse trabalho de sistematizar os conteúdos irá ocupar bem menos tempo do que criar um novo conteúdo e poderá ser usado para atrair um tráfego qualificado ao site.

6. Atualizar posts e materiais antigos

Uma outra estratégia para aproveitar o conteúdo que sua empresa já tem é atualizar posts e materiais antigos. Isso porque, muitas vezes, é mais rápido pesquisar informações para atualizar um material que já está pronto do que começá-lo do zero.

Aqui na RD, utilizamos essa dica em posts que estão defasados, mal otimizados para SEO, incompletos ou superficiais.

Quando aproveitar conteúdos que a empresa já tem?

Essas estratégias de reaproveitamento de conteúdos já existentes podem ser utilizadas mesmo por empresas que possuem um Marketing de Conteúdo já solidificado e com criação frequente de novos materiais.

Elas permitem que você se beneficie de posts antigos, aumentando as chances do usuário encontrar a empresa ou se interessar pelo que ela tem a oferecer.

Entretanto, a estratégia pode ser ainda mais vantajosa para empresas que estão com dificuldades de desenvolver novos materiais e estão perdendo engajamento dos usuários, seja nas buscas orgânicas, nas mídias sociais ou mesmo dentro do site.

Com esses recursos, incentiva-se o usuário a continuar navegando e interagir mais nos posts, aprofundando o conhecimento dele.

Quer aprimorar sua estratégia de Marketing de Conteúdo e conferir mais dicas de como otimizar o tempo e os recursos com soluções mais eficazes? Faça download do eBook “Marketing de Conteúdo para Resultados: alinhando conteúdo ao funil de vendas” e otimize sua estratégia!

 

*Conteúdo produzido pela equipe da Resultados Digitais .

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.