Fórmula de Lançamento

Fórmula de Lançamento: entenda do que se trata e quem é Erico Rocha

Já imaginou gerar valor, construir autoridade e concluir um ano de vendas em 7 dias? Esses são os resultados que a famosa Fórmula de Lançamento promete entregar ao seu negócio por meio da produção de conteúdo e da construção de relacionamento com a audiência.

Erico Rocha é considerado o maior especialista em lançamentos digitais do país. Se tornou amplamente reconhecido devido ao seu curso online “Fórmula de Lançamento” e seu brilhante trabalho de Marketing de Conteúdo, desenvolvido majoritariamente no YouTube.

O brasileiro, que trocou uma carreira promissora em bancos de investimentos internacionais pelo empreendedorismo online, é um dos responsáveis por popularizar o Marketing Digital no Brasil.

Seu treinamento é uma versão homônima do programa americano “Product Launch Formula” adaptada para o mercado brasileiro, e é um dos produtos digitais mais bem-sucedidos do país. O conteúdo produzido por Erico e sua equipe é tão vasto que dificilmente uma pessoa que se interessa por estratégias de marketing na internet não tenha se deparado com algum.

Neste post, desvendamos tudo por trás desse fenômeno dos negócios online, desde a sua origem até os seus resultados e aplicações. Continue a leitura e mate a sua curiosidade de uma vez por todas!

O que é Fórmula de Lançamento?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que a Fórmula de Lançamento nada mais é do que uma metodologia de vendas baseada na publicação de conteúdos, construção de relacionamento com a audiência e vendas sazonais. Difícil entender? Explicamos melhor.

Você provavelmente já deve ter acompanhado o lançamento de um filme famoso no cinema. É comum que os primeiros rumores e entrevistas sobre a produção comecem a ganhar destaque na mídia anos antes da estreia.

A venda de livros sobre a história (se houver) é promovida, roteiristas e diretores revelam detalhes do projeto em revistas e talk shows, cenas são “vazadas” na internet, até que os primeiros anúncios oficiais são apresentados como teasers ou trailers, e a grande estreia é anunciada.

O interessante é que há um imenso investimento em publicidade muito antes do produto — nesse caso, o filme — ser, de fato, comercializado nos cinemas. Somente durante esse período final é que os produtores têm a oportunidade de fazer grandes lucros.

Esse processo elaborado de divulgação e distribuição é muito semelhante à proposta oferecida pela Fórmula, embora não seja exatamente a mesma coisa. No coração das estratégias de lançamento online, há sempre um Inbound Marketing muito bem executado somado a técnicas de persuasão e vendas extremamente eficazes.

Como a Fórmula funciona na prática?

Felizmente, não é preciso ser um grande produtor cinematográfico para usufruir dos benefícios da Fórmula de Lançamento. O que essa metodologia sugere é a construção de uma relação sólida com a audiência com base na disponibilização de conteúdo relevante.

Existem diversos tipos de lançamento de produto dentro do Fórmula — relâmpago, afiliado, semente, perpétuo, interno e espartano. Entretanto, a sua execução pode ser dividida em 3 fases principais: relacionamento, lançamento e entrega.

Relacionamento

O público é o princípio de toda a estratégia. Estudar o mercado e o negócio com cuidado é fundamental para construir personas e produzir um conteúdo que seja realmente relevante para essas pessoas.

O Erico Rocha, em particular, obteve excelentes resultados com seus vídeos no YouTube, mas existem cases de sucesso em outros canais, como blogs, redes sociais e até na mídia tradicional. O mais importante nessa fase é a construção gradual de autoridade e valor para sua marca pessoal ou empresa.

Guia para criação de personasPowered by Rock Convert

Lançamento

Tal como a estreia de um filme no cinema, o lançamento de produtos dentro dessa metodologia se caracteriza por uma oferta exclusiva disponibilizada em um período limitado. Após se certificar de que o seu relacionamento com a audiência foi consolidado — o que pode exigir meses ou até anos —, é chegada a hora de colocar o seu produto à venda.

É nesse momento crucial que os famosos “6 em 7” ou “7 em 7” (1 milhão em 7 dias) acontecem, porém, claro, após um longo e árduo trabalho anterior. O sucesso de um lançamento não está apenas relacionado ao valor construído sobre o produto, mas também à sua expectativa e escassez, sendo esse e outros gatilhos mentais alguns dos princípios da estratégia.

Entrega

O relacionamento foi construído, sua audiência acreditou em você e apostou no seu produto. Agora, é hora de entregar o que foi prometido. Ainda que você seja um produtor que comercializa produtos digitais como e-books ou videoaulas, o pós-venda é fundamental.

Desaparecer após a venda é um erro fatal, capaz de pôr em xeque todo o trabalho desenvolvido anteriormente. Por isso, a Fórmula de Lançamento também engloba o relacionamento desenvolvido com os clientes após a compra. Lembre-se de que os seus cases de sucesso poderão se tornar os futuros promotores do seu trabalho.

Quem está por trás da Fórmula de Lançamento?

Embora o programa Fórmula de Lançamento no Brasil esteja atrelado ao Erico Rocha, seu criador é o norte-americano Jeff Walker, que começou a desenvolver o método a partir de uma pequena lista de email, na qual compartilhava informações sobre investimentos.

Rocha teve seu primeiro contato com as ideias de Walker da mesma forma que muitos dos seus alunos tiveram com ele: por meio de vídeos na internet. A essa altura, Erico já havia abandonado seu emprego no banco JPMorgan em Londres para empreender, mas seus resultados ainda deixavam muito a desejar.

Ainda assim, no seu primeiro lançamento realizado com as técnicas do curso de Walker, ele conseguiu faturar mais R$100.000 em apenas 7 dias. O que mais chamou a atenção de Erico não foi o dinheiro, mas o seu achado: “eu percebi que tinha descoberto a fórmula para vender”.

Isso o motivou a negociar o licenciamento do curso “Product Launch Formula” e assumir a empreitada de trazer esse conhecimento para o Brasil em uma época em que o Marketing Digital ainda era muito pouco falado no país.

Erico também está por trás das ferramentas Klickpages (para criação de landing pages) e Klickmail (email marketing), e comanda a Ignição Digital, empresa responsável pela comercialização da Fórmula de Lançamento.

Quais os benefícios prometidos?

Nos Estados Unidos, o Product Launch Formula atende profissionais de centenas de mercados, incluindo grandes nomes internacionais, como Oprah Winfrey, Brendon Burchard, Arianna Huffington e Tony Robbins.

No Brasil, a Fórmula de Lançamento se tornou um verdadeiro divisor de águas para empreendedores de pequenos negócios online, com alguns deles só firmando uma operação lucrativa após o contato com o treinamento.

O perfil dos alunos do Erico se estende de músicos e outros artistas a professores e empresários dos mais variados ramos, dentro e fora da internet. Entre os principais benefícios propostos pela fórmula, podemos citar alguns muito interessantes.

Criação e aprimoramento do produto

Sem dúvida, um dos pontos que mais chamam a atenção na metodologia de Jeff Walker é a possibilidade de iniciar o processo sem um produto de antemão e, caso tenha, o produtor tem a oportunidade de aprimorá-lo de acordo com o feedback obtido a partir da interação com sua audiência.

Construção de autoridade e valor

Um dos principais motivos (se não o maior) para que a Fórmula de Lançamento registre tantos resultados é o seu potencial para promover pessoas, marcas e produtos. Isso só é possível por meio da criação de um conteúdo realmente eficaz.

Um ano de vendas em uma semana

Os famosos jargões dos influenciadores da área — “6 em 7”, “7 em 7” etc. — são plausíveis e estão presentes na história de vários empreendedores que aplicaram a Fórmula, inclusive, o Erico Rocha.

É um resultado surpreendente, mas que se deve ao modelo de vendas capaz de garantir um faturamento mais alto em vendas sazonais do que em um ano de vendas perpétuas.

Evento ao vivo

Além do curso online, o participante também tem a possibilidade de participar do evento ao vivo, que reúne diversas personalidades importantes do mercado, além de viabilizar o networking com alunos e ex-alunos do treinamento.

Quem leu este conteúdo também se interessou por:
👉 Lançamento afiliado: passo a passo para um lançamento de sucesso
👉 Checklist completo para fazer um lançamento de produto de sucesso
👉 Marketing de produto: o que é e quais são os estágios?
👉 Estratégias de vendas: conheça as 12 melhores para o seu negócio
👉 Ciclo de vida de um produto: como estar à frente da concorrência

O que mais eu preciso saber sobre a Fórmula de Lançamento?

A Fórmula de Lançamento reúne diferentes conhecimentos do Marketing Digital, como tráfego, geração de leads, criação de páginas, além de técnicas de venda e produção de conteúdo baseados em gatilhos mentais.

Em geral, o curso é indicado para empreendedores que pretendem vender produtos baseados em conhecimento e informação de maneira escalável.

Como a principal ideia por trás da metodologia é vender o máximo possível dentro de um curto período de tempo, tentar comercializar produtos físicos dessa forma pode demandar um esforço em logística inviável para pequenos negócios, mas essa não é uma regra.

O que muitas empresas tradicionais apostaram foi na criação de produtos digitais derivados da sua área de atuação, o que também pode funcionar. Se a sua empresa vende doces, por exemplo, é possível trabalhar em um curso para preparo e venda desse tipo de produto.

Por fim, lembre-se de que, por si só, nenhum processo de venda é capaz de garantir resultados equivalentes para todos os seus usuários. O modelo de negócio ofertado, a situação do mercado, o perfil do público e as características do produto também têm um impacto no desempenho geral das estratégias.

Sendo assim, a Fórmula de Lançamento surge como mais uma ferramenta para auxiliar e promover negócios, e que, agora, se encontra em um momento de grande relevância, no qual as iniciativas digitais ganham cada vez mais abertura e importância no mercado.

Gostou do conteúdo e quer aprender mais? Então, continue no blog e confira agora o nosso material completo sobre Marketing de Conteúdo!

marketing de conteudo primeiros passosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo