Aprenda como fazer um formulário para geração de leads de alta performance

O formulário para geração de leads tem grande eficiência, desde que seja otimizado. Isso garante que o usuário avance no preenchimento das informações e forneça seus dados em troca do conteúdo, gerando benefícios que vão desde o fortalecimento da base de leads ao aumento da taxa de conversão.

Conversão em blogs

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Estreitar relações com o seu público para educá-lo e gerar conversões é uma busca constante em estratégias de marketing. Nessa missão, o formulário para geração de leads é uma ferramenta bastante simples, mas de grande eficácia.

Quanto mais bem desenvolvido e objetivo ele for, maior será a sua capacidade de captar leads.

A otimização desses formulários é indispensável para que eles sejam cada vez mais aceitos pelo público. Isso aumenta as chances de preenchimento, ao tornar a experiência mais prática para quem navega e gerar mais contatos para quem oferece algo em troca do cadastro.

Neste post, vamos falar mais sobre como os formulários podem ser otimizados para gerar melhores resultados! Entenda como essa ferramenta pode melhorar, qual a estrutura ideal e os erros que devem ser evitados!

O que é formulário para geração de leads?

Todo usuário da Web que quis consumir um conteúdo gratuito um dia já passou por um formulário de geração de leads. A questão importante é: será que, ao se deparar com essas questões, ele foi em frente?

Esses formulários nada mais são do que espaços para preenchimento de dados que aparecem em uma landing page. Após submeter essas informações, o usuário tem o acesso liberado ao conteúdo desejado.

Essa é uma estratégia muito utilizada para oferecer e-books, vídeos e outros tipos de conteúdos ricos e diferenciados.

Nessa relação, há uma troca básica, simples e justa: o usuário consegue acessar ou baixar esse material e, em contrapartida, ele insere algumas informações de contato que serão usadas pela empresa posteriormente. Essa é uma ferramenta estratégica e que ajuda a gerar os leads importantes!

Na prática, os formulários são bem simples. Nenhum dado muito pessoal é solicitado, já que a intenção é apenas manter um canal de comunicação entre empresa e o usuário.

Afinal, se teve interesse naquela oferta, há boas chances de ele também se tornar um consumidor, especialmente, se o conteúdo ofertado for realmente enriquecedor dentro da proposta.

As informações solicitadas no formulário

Nome, sobrenome e email. Essas três informações simples e básicas são o suficiente para gerar um lead que pode ser mais detalhadamente educado e, com o passar dessa relação, convertido em cliente.

Os formulários podem solicitar mais alguns dados de acordo com a estratégia da empresa, mas esses são os que se repetem na maioria das vezes, já que são básicos.

Por mais que esses dados sejam simples e invariáveis, há sempre a dúvida sobre o quanto é possível aproveitar esse momento da landing page para coletar informações melhores.

Naturalmente, quanto maior o detalhamento, maior a possibilidade de explorar a relação com aquele usuário. No entanto, é sempre pertinente questionar o quanto mais informações podem impactar a aceitação do usuário.

Com o avanço de ferramentas como o WhatsApp, muitas empresas acreditam que fazer contato por uso do aplicativo pode ser uma boa ideia, no entanto, talvez o público possa achar pessoal demais.

estudos que comprovaram uma queda de 5% nas conversões em formulário para geração de leads que solicitam um número de telefone.

Será que é realmente relevante solicitar essa informação caso ela não seja crucial à sua estratégia? Nunca é completamente simples definir um formulário 100% efetivo e agradável ao público, mas é fácil entender que, quanto mais objetivo, melhor.

Portanto, uma estratégia segura preza por solicitar apenas os dados que são indispensáveis.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre geração de leads!
Ferramentas de vendas: as 31 essenciais para produtividade e resultados!
Custo por lead: o que é, como calcular e como precificar?
Transforme seu Instagram em uma máquina de gerar leads
Entenda o momento ideal para contactar com leads Inbound
Ferramentas de automação realmente podem gerar leads?

Quais as vantagens dessa ferramenta?

Quando otimizado e desenvolvido em bases eficazes, o formulário para geração de leads traz vantagens incríveis. Ele é capaz de melhorar muito os resultados de uma empresa e, definitivamente, oferecer avanços estratégicos no relacionamento com quem consome um conteúdo.

A seguir, entenda melhor cada uma dessas vantagens.

Fortalecer uma base de leads

Empresas precisam ter uma base de leads robusta para, a partir daí, conseguir educar e conduzir essas pessoas pelos seus conteúdos.

Esse é o primeiro passo para inserir contatos no funil e, então, levá-los até as conversões. Entretanto, uma base ampla de leads não quer dizer uma situação ideal para a estratégia.

Quantidade não será qualidade se o formulário não for otimizado, com a captação de informações precisas e que façam sentido para a estratégia.

Ter uma estrutura enxuta é fundamental, mas é preciso saber dosar isso de modo que não falte nenhum dado relevante. Essa é a garantia de que os leads serão realmente úteis e que a base poderá gerar conversões futuras.

Templates de Fluxo de Nutrição

Conhecer melhor seu público

Apesar de simples, o formulário de geração de leads é muito competente ao trazer em grande volume os dados de uma amostragem relevante de pessoas.

Quando ele é otimizado, ou seja, entrega as perguntas certas, o resultado é ter um detalhamento muito positivo acerca de quem preenche aquelas informações.

Para qualquer empresa, é fundamental conhecer bem a audiência, especialmente, dentro da segmentação de um funil. Dessa forma, o formulário possibilita fazer diferentes perguntas em cada oferta de conteúdo.

Como cada um deles está em um estágio diferente do funil, a empresa sabe exatamente qual o perfil da audiência que chegou naquela etapa e consome aquele tipo de material.

Conseguir uma troca mais rápida

É sempre importante lembrar que vivemos em uma era de imediatismo e urgência. O usuário da Web não tem muita paciência para processos demorados. Se ele quer um conteúdo, espera que o acesso seja bem rápido e, na verdade, isso representa uma troca.

Se o seu formulário é objetivo, simples e otimizado, você consegue executar esse processo de maneira muito ágil. Uma troca rápida representa menos desistências de quem deseja o conteúdo: esse usuário preenche dados simples e rápidos e consegue ter acesso ao material quase que instantaneamente.

Aumentar a taxa de conversões

É de 11% a taxa média de conversões que um formulário para geração de leads consegue alcançar. No entanto, é completamente possível ver esse número aumentar e trazer resultados ainda mais potentes. Tudo depende de como esse formulário é desenvolvido.

Por si só, ele já é uma estratégia muito eficaz para coletar leads e conduzi-los pela jornada até a conversão. Quando otimizado, ele consegue detectar mais facilmente o estágio do funil, captar dados mais detalhados e potencializar a comunicação com o usuário por email marketing.


Qual é a estrutura ideal para um formulário de alto desempenho?

O formulário para geração de leads otimizado tem uma estrutura básica e alguns parâmetros de desenvolvimento. Respeitá-los é conseguir o máximo de desempenho, ou seja, a maior aceitação por parte do público e, consequentemente, o aumento da taxa de conversão.

Veja quais são os principais elementos dessa estrutura ideal!

O design

Um layout eficaz para o formulário precisa aliar funcionalidade com beleza. Ele precisa se destacar rapidamente e chamar a atenção do usuário dentro do contexto, ao mesmo tempo que deve ter uma aparência moderna e que se comunique bem com a proposta.

layout

Retangulares e quadrados são os principais formatos, sempre envoltos em algum tipo de caixa ou moldura que dê esse destaque.

Dentro desse espaço, é necessário inserir os campos de preenchimento de maneira harmoniosa, de modo que os pedidos estejam claros, assim como o botão de CTA deve estar em destaque.

A disposição na tela

Outro ponto importante: seu usuário pode acabar desistindo se tiver que rolar a tela por muito tempo até encontrar o formulário!

O ideal é que ele encontre rapidamente a caixa com as questões, para que possa conseguir a troca rapidamente. Falamos aqui neste conteúdo sobre o senso de urgência, certo?

rolagem

Quanto ao posicionamento, é algo que pode variar: no centro, à esquerda, à direita e no cabeçalho. Desde que ele fique dentro da primeira dobra, ou seja, sem precisar de nenhuma rolagem da barra, é passível de escolha. O ideal é fazer testes A/B para entender qual posição performa melhor.

O CTA

Um bom CTA faz toda a diferença no seu formulário para geração de leads, afinal, é a última ação que o usuário vai realizar. Para isso, ele precisa ser objetivo, direto, claro e persuasivo.

Tudo isso deve estar sempre dentro de um botão chamativo e que se destaque do layout do formulário, especialmente, na cor escolhida.

CTA

A mensagem do CTA também deve ser a mais clara possível. Pense qual a melhor opção: usar um botão escrito “Enviar” ou um com “Baixe agora o seu e-book e aprenda tudo sobre “Marketing Digital”?

Ele precisa expor a intenção clara e mostrar ao público que, ao clicar ali, ele terá a entrega do que foi prometido.

CTA

O número de campos

Essa é uma questão muito decisiva para um formulário e a que mais gera questionamentos. O conceito base é: é necessário ser o mais enxuto possível.

Ninguém quer perder tempo preenchendo, e uma experiência que trave o andamento das coisas pode gerar desistência.

Gere o mínimo de campos possível dentro do que você precisa para o seu formulário. Isso vai tornar o momento mais ágil. Por isso, estude realmente quais dados você precisa, sempre pensando em qual etapa do funil o material ofertado está e, consequentemente, qual informação é relevante naquela altura.

A posição dos campos de resposta

Também é preciso pensar em como otimizar a posição dos campos de resposta. Eles devem ocupar o menor espaço possível dentro da estrutura geral do formulário, dentro da moldura utilizada no layout. Isso garante uma visão mais rápida e simples da informação, sem cansar o usuário.

Uma boa saída é evitar que o rótulo de cada título fique ao lado dos campos. Além de ocupar muito espaço, há a chance de erros que podem fazer essas palavras invadirem a área de preenchimento.

A melhor saída é colocar os rótulos dentro do próprio campo. Assim, eles se apagam automaticamente quando o usuário clica nesse espaço para inserir a informação.

rótulo

O que separa um bom formulário de um que entrega poucos resultados?

Já teve problemas com formulários que não entregaram resultados satisfatórios? Naturalmente, isso acontece quando eles não são otimizados da maneira certa.

O primeiro ponto a ser observado é se ele cumpre com todos os requisitos básicos que você viu ao longo deste conteúdo. Se faltou algum deles, já está mais claro em quais pontos pode ter acontecido algum erro.

No entanto, exitem detalhes mais específicos da construção desses formulários para geração de leads. Erros e funcionamento inadequados sempre são fatores que podem reduzir muito o potencial, transformando um formulário bom em um comum ou até abaixo da média.

Confira a seguir alguns fatores prejudiciais e bastante recorrentes.

Não adequar o formulário à sua oferta

Há recomendações importantes sobre o número de campos, por exemplo, mas nunca se esqueça de que cada empresa tem uma necessidade.

Não se prenda a isso se sentir que precisa de mais questões e souber fazê-lo de forma funcional. Limitar excessivamente pode prejudicar a estratégia direcionada à etapa do funil de vendas.

Apontar erros só após o clique no CTA

Existem alguns formulários que apontam o erro do preenchimento somente após clicar no CTA. Isso gera retrabalho e mais tempo, quando é possível automatizar esse apontamento.

Assim, os erros são mostrados em tempo real e o usuário corrige antes de submeter, assegurando a conversão.

Deixar de reforçar que spams não existirão

Por que oferecer caixas de marcação de “Não quero receber spams” quando você pode transmitir mais confiança ao usuário? Evite isso, pois pode prejudicar a confiança de quem está preenchendo esse formulário. Apenas use mensagens como “Não se preocupe, não enviaremos spam!”.

Usar botões de CTA genéricos

CTAs genéricos são um problema que, por mais que pareçam pequenos, atrapalham consideravelmente a conversão. Quanto maior for a especificidade, maior será a otimização. Use botões com mensagens como:

  • “Baixe aqui seu e-book”;
  • “Saiba agora como administrar seu dinheiro”;
  • “Quero aprender tudo sobre Marketing de Conteúdo”.

Captchas intermináveis

Captchas são importantes para reduzir o risco de robôs preenchendo formulários para obter o material, no entanto, eles devem ser breves e simples.

O seu usuário não quer passar muito tempo selecionando fachadas de loja ou placas de trânsito. Trabalhe para otimizar o captcha e torne esse processo breve e agradável!

Quais são as boas opções de formulários existentes?

Muitas empresas têm se destacado ao apresentar formulários para geração de leads eficientes, com diferentes layouts e número de campos, mas sempre com ótimo desempenho.

Como você viu neste conteúdo, não há uma receita de bolo para acertar em cheio. Por isso, veja a seguir alguns bons exemplos que podem se encaixar bem na sua estratégia!

eHarmony

formulário eHarmony

Lyft

formulário Lyft

Airbnb

fomulário Airbnb

Broadcast2world

formulário Broadcast2world

Um formulário para geração de leads pode ser otimizado e gerar excelentes resultados para a sua empresa! Considere as dicas deste post e alinhe essas ideias com a sua estratégia. Assim, você tem a melhor ferramenta voltada para o que precisa!

Quer aprender um pouco mais? Siga conosco e confira agora o nosso kit de geração, nutrição e reativação de leads!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.