investir em Marketing de Conteúdo

Freelancer de Marketing Digital: saiba como se tornar um agora mesmo!

Trabalhar como freelancer de marketing digital é hoje uma das melhores formas de se especializar em todos os pontos-chave do mundo digital.

A migração do público para o mundo digital torna difícil encontrar alguém que não use, de uma forma ou outra, a tecnologia para realizar atividades do dia a dia.

Isso faz aumentar bastante a necessidade de profissionais altamente qualificados, que sejam capazes de conversar com o público nos canais digitais e suprir toda a demanda que se apresenta por produtos e serviços.

Com o dinamismo do mercado digital e a nova relação dos profissionais com o trabalho, a modalidade de trabalho freelancer tem ganhado atenção especial.

Para quem deseja ter uma renda extra, se especializar no marketing digital ou mesmo trabalhar integralmente de forma digital, essa pode ser a oportunidade certa.

Mas o mercado é exigente, e se você quer ser freelancer de marketing digital precisa se preparar. Quer saber o que é necessário para isso? Então vem que nós vamos te mostrar!

O cenário atual do mercado para profissionais freelancers

Basta pensar um pouco para ver que há grandes vantagens de trabalhar como freelancer.

Entre elas, a quantidade de oportunidades em várias áreas, a possibilidade de atuar em um segmento diferente da própria formação e as opções de evolução que isso apresenta para a carreira do profissional.

Veja alguns dos principais aspectos do cenário atual para quem quer ser freelancer de marketing digital:

Alta demanda de trabalho em várias atividades

Segundo o relatório da Rock sobre o mercado freelancer em 2017, as atividades mais comuns de marketing digital, somadas, compõem mais de 61% da atuação de freelas no Brasil.

Isso indica que o mercado digital tem muita necessidade, nas mais variadas atividades, desde produção de conteúdo até SEO e mídias sociais.

Necessidade crescente de especialização

Um dos conceitos difundidos internamente na Rock Content é de que você pode estar preparado para realizar o trabalho hoje, mas não para realizar o mesmo trabalho daqui a um ano. O que isso quer dizer?

Que é vital (sim, VITAL!) continuar aprendendo, testando, estudando e se adaptar às novidades com rapidez para acompanhar o comportamento do consumidor. Nada de comodismo.

Processos seletivos mais criteriosos

Você sabia que a maioria dos freelancers de marketing digital hoje são Millennials? O relatório da Rock, já citado, aponta que eles são hoje 79,4% dos profissionais.

Se contarmos que a chamada Geração Z (nascida a partir de 1997) está entrando no mercado de trabalho sabendo tudo sobre o digital, a concorrência entre quem entende do assunto tende a ser cada vez maior.

Por sua vez, os processos seletivos também se intensificam. Sai a busca incondicional por diplomas (empresas como o Google já não os exigem mais) e entram pontos como conhecimento e experiência prática.

curso de gestão de midias sociais

5 passos para você virar freelancer o mais rápido possível

Muitas oportunidades, mas uma concorrência feroz e a necessidade de constante adaptação fazem parte da rotina de um freela, isso você já conseguiu perceber.

Mas o principal vem agora: como se tornar freelancer de marketing digital e aproveitar os benefícios desse mercado que tende a continuar crescendo conforme a nova economia progride?

Montamos um passo a passo com 5 dicas práticas que vão ajudar você a entrar no mercado de trabalho e conseguir boas oportunidades sem demora:

1. Consuma conteúdo das fontes certas

Existe muito conteúdo sobre marketing digital na internet. Esse material sem fim está disponível nos mais variados formatos:

  • blogs;
  • vídeos;
  • cursos;
  • podcasts;
  • infográficos;
  • e assim por diante.

É muito fácil se perder em meio a tantas informações — muitas das quais se contradizem. Então, escolha boas fontes das quais aprender. Mas o que faz uma boa fonte? Basicamente, é o seguinte:

  • quem foge de promessas milagrosas e mostra casos reais, comprovados;
  • quem cita referências estatísticas e não apenas motivação barata;
  • quem ensina conceitos de marketing e não só fórmulas e hacks.

curso de gestão de midias sociais

2. Invista em certificações específicas

Essa dica serve como uma extensão da primeira dica. Certificações sobre assuntos específicos do marketing digital, criadas por empresas confiáveis e respeitadas no mercado, são ótimas fontes de aprendizado.

A Universidade Rock Content tem vários cursos que são usados para treinar profissionais em empresas que são referência em suas áreas de atuação.

Entre elas, quatro certificações gratuitas, sobre:

3. Tenha um projeto pessoal

Ter um projeto pessoal vai aumentar muito as suas chances de conseguir clientes, pois você terá algo concreto para mostrar.

O que os contratantes mais buscam em um freelancer é a capacidade de entregar resultados práticos.

Um projeto pessoal relacionado à sua área de escolha pode ser a forma certa de deixar isso claro. Criar um blog, uma marca pessoal nas redes sociais e até criar um produto digital são algumas boas ideias para executar.

4. Converse com especialistas

Os especialistas de marketing digital se colocam à disposição para tirar dúvidas e oferecer ajuda o tempo todo. Por que não aproveitar essas oportunidades?

Não se trata de fazer spam e muito menos de enviar mensagens pedindo trabalho.

É só entrar em contato e tirar alguma dúvida. Pode até ser sobre o seu projeto pessoal. Também vale fazer um elogio sincero, oferecer ajuda prática de alguma forma (sem interesse), etc.

Tudo isso pode ajudar você a aprender com os melhores, sem contar o valor imenso do networking para o futuro.

5. Não estude só marketing, mas também sobre a rotina de freelancer

A vida de freelancer vai muito além do que saber desempenhar bem sua função específica. É preciso se organizar com horários, local de trabalho e finanças pessoais.

Pesquise sobre tudo isso para não ter surpresas que atrapalhem seu desempenho e, consequentemente, a qualidade do que vai entregar para os clientes.

Trabalhar como freelancer de marketing digital é hoje uma das melhores formas de se especializar em todos os pontos-chave do mundo digital. Isso vai te dar uma experiência prática sem igual para desenvolver projetos próprios ou construir uma carreira de sucesso na área. Agora, basta seguir essas dicas!

Gostou dessas dicas para se tornar freelancer? Que tal aplicar essas dicas enquanto se junta ao time de freelas da Rock? Veja as oportunidades que te esperam!

universidade rock content

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo