Por André Mousinho

Especialista em Marketing de Conteúdo na Rock Content.

Publicado em 19 de julho de 2018. | Atualizado em 15 de outubro de 2019


Descubra dicas profissionais sobre a melhor frequência de postagem para o seu blog, de acordo com os seus objetivos e o tamanho da sua equipe.

Uma das dúvidas mais comuns que recebo de muitas pessoas que estão começando uma estratégia de Marketing de Conteúdo é em relação a frequência de postagem.

Existe uma frequência ideal de postagem de conteúdos por mês?

Qual o peso isso realmente tem no SEO?

A dúvida é muito comum e a resposta para ela não é tão simples quanto parece.

A frequência de postagem influencia sim no seu SEO. Mas isso não quer dizer que quanto mais você postar, melhor vai rankear.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia cada vez mais usada e, com o crescimento, muitos mitos surgiram. Um deles é a necessidade de ter uma frequência alta ou exata de postagens. O que não é verdade.

Blogs que são referência para mim, como Ahrefs e Backlinko, postam 1 ou 2 vezes por mês e possuem rankings incríveis no mercado americano.

Qual o seu objetivo?

A frequência terá uma relação direta com seus objetivos.

Se você quiser ranquear para um alto volume de palavras-chave, ter muitos conteúdos para divulgar e gerar brand awareness no menor tempo possível, é sim ideal que você tenha um alto volume.

Além disso, rankear para um alto volume de palavras-chave long tail pode fortalecer os seus conteúdos principais, facilitando o seu ranqueamento.

Eu explico essa estratégia nesse vídeo:

Se o seu objetivo, porém, é criar conteúdos incríveis para serem referência no seu mercado e/ou rankear em primeiro para palavras altamente disputadas, você não precisa postar em alto volume.

A grande questão é em relação ao foco da sua estratégia. O número de conteúdos que você postar não é o que vai te levar ao topo.

O rankeamento está muito mais relacionado à divulgação, responder a dúvida do usuário (qualidade) e uma boa estratégia de link building.

Quantidade ou qualidade?

Dito isso, é hora de você determinar qual será o foco da sua estratégia.

Ambos têm os seus benefícios e eu não aconselho você a focar em nenhum dos dois exclusivamente. Só um conteúdo bom não é suficiente para conquistar sua audiência.

Por outro lado, um alto volume pode comprometer a qualidade dos seus conteúdos, prejudicando o seu rankeamento e a confiança do seu público.

O ideal para mim é: postar o máximo de conteúdos possível, sem afetar a qualidade.

Talvez você consiga postar 30 vezes por mês, talvez 2. Isso pouco importa.

Se você resolver o problema da sua persona e fizer um bom trabalho de divulgação você com certeza terá bons resultados.

Aprenda mais sobre produção de conteúdos e SEO!
👉 Está dando seus primeiros passos? Confira nosso guia de Marketing de Conteúdo para iniciantes!
👉 12 hacks avançados de conteúdo para começar a usar agora mesmo e virar um expert
👉 Descubra quem são seus concorrentes digitais e como ultrapassá-los

Como definir o ritmo ideal

Como foi exposto, não existe uma frequência ideal de postagem pré-definida, que é sinônimo de sucesso na certa. E por que? Porque depende.

Resumindo: não há fórmula pronta para o sucesso. Cada negócio é diferente e a frequência de postagem ideal de cada um vai depender de uma série de fatores, como:

  • Segmento de atuação;
  • Concorrência;
  • Recursos disponíveis;
  • Público-alvo;
  • Buyer personas;
  • Diversos outros elementos contextuais.

Se o seu blog conta com muitos colaboradores, então mais de uma postagem por dia pode ser o ideal, mas não é uma regra.

Empresas que contam com uma equipe reduzida, podem diminuir esta frequência, de acordo com seus próprios recursos e tempo disponível para pesquisar e produzir um conteúdo de melhor qualidade.

No final, a frequência de postagem deverá ser guiada pelos seus objetivos e pelo grau de esforço que você tem à disposição para colocar na construção de uma comunidade online e de novos relacionamentos e clientes.

Vale lembrar que as expectativas dos consumidores importam e muito. Então, se você está em dúvida, é melhor começar com uma frequência menor e ir aumentando gradualmente que o contrário.

Ritmo de publicações sempre constante

Antes de dar o próximo passo, é importante ter em mente que você deverá ser fiel ao seu público e nunca frustar suas expectativas em relação à produção de conteúdo.

Começar com uma certa frequência de postagem e ir diminuindo ao longo do tempo, ou mesmo deixando de postar, é um verdadeiro tiro no pé.

Isto retira toda sua autoridade no assunto e mina todos os seus esforços gastos na criação de uma comunidade online.

A relação deve ser de confiança sempre, e esta não pode ser quebrada. A frequência dos posts tem de ser estabelecida logo no início e mantida.

Pode ser aumentada, mas nunca diminuída.

Conteúdo para um público diversificado

Algumas pessoas voltarão sempre ao seu blog para se informarem e educarem sobre a sua área de expertise.

Outras desembarcarão por ali ao clicar em um link de um tweet ou post no Facebook, matar a curiosidade no momento e talvez ir embora para nunca mais voltar.

Ao programar seus posts, tenham em mente que você estará escrevendo e criando para públicos diferentes, com expectativas e comportamentos diversos.

Adapte sua estratégia de conteúdo e frequência de postagens de acordo, para encantar e atrair todos que forem relevantes para você.

Regras de ouro das postagens para blog

Antes de partir para a publicação do seu conteúdo, compartilhamos com você algumas regras de ouro que afetam o timing as publicações e poderão ajudá-lo a impulsionar o alcance e resultado do seu blog corporativo:

  • Repetição de conteúdo: Não repita o mesmo tópico diversas vezes só para obedecer manter sua taxa de frequência em um patamar alto. Assuntos repetitivos podem cansar o seu leitor e trazer resultados negativos;
  • Produtores de posts: Analise seu público interno e também externo para identificar possíveis colaboradores para o blog, como funcionários e especialistas convidados. Visões diferentes sobre sua área de atuação trarão um ar renovado para o seu blog e ajudarão a manter um bom nível de frequência;
  • Seja consistente: Você pode aumentar a frequência de suas postagens tendo em conta o crescimento do seu negócio, mudanças na sua área de atuação e assuntos de interesse do seu público, mas seja sempre constante e nunca deixe de entregar menos que o prometido.
  • Ouça o seu público: Monitore os comentários e comportamentos dos usuários em relação aos seus posts. Fique atento às conversas online e use as críticas para melhorar e enriquecer o seu trabalho.
  • Entenda o seu negócio: Algumas empresas têm necessidades diferentes das outras e isto se reflete na frequência da publicação de conteúdos. Uma multinacional com uma gama diversificada de produtos e soluções pode requerer mais atualizações em seu blog que um negócio local que presta um tipo de serviço apenas, por exemplo.
  • Fuja do esgotamento: A mesma fórmula não funciona para sempre. Entenda o seu público e a evolução do comportamento dele para adaptar o seu conteúdo e sua frequência de acordo, e nunca pare no tempo!

Mensuração e análise

Não espere para medir seus resultados e analisar o que foi feito, para ter uma ideia se sua estratégia está surtindo efeito ou se precisa ser adaptada.

Ouvir seus leitores, pelos comentários no blog, redes sociais e grupos no LinkedIn é uma boa forma de entender se eles estão gostando do seu conteúdo, da quantidade e qualidade dos posts, e do que gostariam que fosse diferente.

Parte de linha de frequência tende em mente a expectativa do seu público e seus recursos disponíveis para conteúdo, mas não deixe de medir e analisar sempre. Assim você terá a certeza do que está funcionando e do que precisa ser mudado. Vá testando até achar a fórmula que melhor funciona para você!

Pronto para montar sua estratégia de frequência de postagem para o blog da sua empresa? Se gostou do nosso post, não deixe de aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre Marketing Digital e de conteúdo dando uma olhada no nosso artigo Conteúdo para blog: como produzir os melhores textos da internet.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *