Como otimizar o funil de vendas com o chat online

Oferecer um bom atendimento aos visitantes da página da sua empresa é essencial para convertê-los em leads. Confira os benefícios do chat online para sua estratégia de vendas!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

O funil de vendas é um modelo estratégico amplamente utilizado no mercado digital, seja em lojas virtuais, em empresas SaaS (Software as a Service) ou mesmo nos ecommerces B2B (Business-to-Business).

Ele otimiza o desenvolvimento de estratégias e campanhas de marketing digital ao dividir a jornada do cliente em etapas e também auxilia no processo de qualificação de leads.

Entretanto, sozinho o funil de vendas não atinge o seu potencial máximo, afinal, ele é apenas um modelo para que você possa empregar suas próprias soluções, sistemas e ferramentas para conseguir atrair, converter e fidelizar.

Pensando nisso, hoje vamos apresentar como você pode otimizar seu funil de vendas com um chat online na página de seu negócio.


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    As etapas do funil de vendas

    Como você provavelmente já sabe, o funil de vendas é dividido em três principais etapas, sendo elas o topo do funil (ToFu), o meio do funil (MoFu) e o fundo do funil (BoFu), onde cada uma destas siglas vêm da nomenclatura em inglês, para top, middle e bottom of the funnel, respectivamente.

    Utilizando o funil como representação gráfica do modelo, fica fácil visualizar que as primeiras etapas têm maior abrangência, ou seja, visam atingir um maior número de consumidores, enquanto as etapas ao fundo do funil trabalham com aqueles que passaram por um processo de qualificação e chegaram no fechamento, o momento da compra.

    A partir disso, sabemos que as estratégias para o ToFu envolvem campanhas de Inbound e Outbound Marketing, como a produção de vídeos, artigos para blog, webinários, e-books e outras mídias para educar o mercado e fazer com que o consumidor reconheça o problema e descubra a solução, assim como o investimento em anúncios pagos e direcionados através de plataformas como o Google Ads ou redes sociais.

    No meio do funil, agora que você já conseguiu trazer tráfego à sua página e possui visitantes, é necessário engajá-los através de diferentes ações e estratégias para que possa convertê-los em leads, ou seja, clientes em potencial que já demonstraram interesse em suas ofertas e interagiram com seu negócio.

    Já no fundo do funil, como mencionamos, é a hora que você precisa convencer ou dar um “empurrãozinho” extra para que o lead qualificado tome a decisão de compra.

    Aqui, o consumidor já sabe que possui um problema e já reconhece a solução, entretanto, nada garante que ele comprará de você.

    Portanto, é importante atuar de forma a reter leads e apresentar benefícios que agregam valor à aquisição de seus serviços.

    Otimizando o funil de vendas com o chat online

    Tendo em vista que o topo do funil depende fortemente de suas ações de marketing, realmente não há muito como uma solução de chat online ajudá-lo nesta etapa, entretanto, vale lembrar que este primeiro momento é mais abrangente, enquanto os meio e fundo do funil requerem mais cuidado.

    Por outro lado, a partir do meio do funil — a etapa de conversão — até a concretização da venda no BoFu e continuando até o pós-venda, o chat online realmente pode fazer toda a diferença em sua estratégia.

    Auxilia a nutrição de leads

    O chat online é um canal de atendimento presente dentro da página de seu negócio, ele faz parte da estrutura de seu website e, inclusive, pode até mesmo ajudá-lo a conquistar a confiança de novos visitantes por demonstrar que seu negócio realmente valoriza o tempo do cliente.

    A partir do meio do funil, o próximo passo é transformar visitantes em leads, cadastrando-os em sua base para que seja possível colocar em prática estratégias de vendas. Para isso, nada melhor que nutrir visitantes através de uma sessão de atendimento em tempo real, onde sua equipe consegue ajudá-los a identificar exatamente qual é o produto ou serviço que atende suas necessidades.

    Hoje, 42% dos consumidores afirmam que o chat é o melhor canal para se repassar informações de contato e, além disso, ele permite que sua equipe entenda realmente as dores, preferências e interesses de cada visitante para que possam otimizar o processo de qualificação e segmentar sua base de leads.

    Possibilita a abordagem na página

    As melhores soluções de chat online permitem que você monitore visitantes enquanto navegam pelas páginas em seu website. A partir disso, é possível abordá-los proativamente através de mensagens automáticas enviadas através de um pop-up da janela de chat.

    Se você já acessou uma página com um chat e recebeu uma mensagem chamando para uma sessão, você já tem uma ideia de como funcionam os convites proativos.

    Os convites te ajudam a otimizar o funil de vendas desde o primeiro momento em que o visitante chega ao seu negócio. É importante considerar que, no ambiente digital, a interação entre representantes e clientes em potencial não é tão fluida quanto em uma loja física, por exemplo.

    Por isso, colocar-se à disposição e enviar mensagens como “Olá, como posso ajudá-lo?” faz toda a diferença na experiência de compra online do consumidor moderno.

    Além disso, estes convites também podem ser personalizados para chamar atenção para seus diferenciais, como programas de fidelidades, cupons de desconto, frete bonificado, entre outras ações.

    Impulsiona oportunidades de vendas

    Oferecer um atendimento ao cliente profissional pode fazer toda a diferença na experiência de compra e jornada do consumidor e, inclusive, também ajuda a gerar mais oportunidades de vendas. Não deixe de aproveitar o chat online para colocar em prática estratégias de upsell e cross sell.

    Além disso, de acordo com estatísticas apresentadas pela 99firms, 63% dos consumidores que utilizam um chat online tendem a retornar à página no futuro, o que também significa que o chat online pode ser utilizado em conjunto com suas campanhas de remarketing no Google Ads, por exemplo.

    Clientes satisfeitos com o atendimento tem muito mais chances de escolher seu negócio, especialmente para empresas que vendem serviços, como no B2B ou SaaS, onde comumente o relacionamento com o cliente é constante.

    Está na hora de otimizar seu funil de vendas

    Se você gostou dos diferenciais apresentados pelo chat online para otimizar seu funil de vendas, não deixe de conferir como escolher o melhor chat para seu negócio e descobrir na prática porque ele é considerado o canal de atendimento favorito do consumidor online.

    Para uma opção realmente completa e robusta, dedicada a ajudá-lo a converter mais e transformar visitantes em clientes, não deixe de conferir todos os recursos do JivoChat e aproveite suas integrações para alavancar o atendimento ao cliente e transformá-lo em um de seus maiores diferenciais competitivos.

    Quais os benefícios do funil de vendas utilizando um chatbot?

    Os robôs têm sido cada vez mais utilizados por diversas áreas da empresa como marketing, vendas, cobrança etc. A seguir, apresentamos alguns dos seus principais benefícios do uso de chatbots para o funil de vendas. Acompanhe!

    Aumento da eficiência no atendimento

    Você já entrou em contato com uma empresa e perdeu a paciência devido ao longo tempo de espera para conseguir falar com um atendente? Saiba que essa costuma ser uma reclamação recorrente dos consumidores e, inclusive, pode fazer com que o negócio perca oportunidades de vendas.

    Ao investir em um chatbot, a sua empresa não tem mais esse problema. Isso porque é possível esclarecer diversas dúvidas dos potenciais clientes em qualquer horário do dia, garantindo maior eficiência no atendimento.

    Experiência personalizada

    Ao usar um chatbot, você pode armazenar as informações obtidas em uma interação e oferecer um atendimento personalizado ao cliente da próxima vez que ele entrar em contato com a sua empresa. Isso contribui para o aumento do nível de satisfação do consumidor com o seu negócio e com a maior fidelização de clientes.

    Crescimento das vendas

    Muitas pessoas deixam de fazer uma compra na internet porque ficam com alguma dúvida em relação ao produto ou serviço do seu interesse. Se esse questionamento surgir fora do horário comercial, ela pode desistir da compra porque não tem todas as informações necessárias para efetuá-la.

    Quando você investe em um chatbot, o seu negócio não terá mais esse problema. Afinal, esse recurso estará disponível para o consumidor todos os dias da semana e em qualquer horário.

    Com isso, os clientes podem esclarecer as suas dúvidas com maior facilidade, o que contribui para o aumento das vendas de um negócio.

    Redução de custos

    Ao investir nessa tecnologia, os times de marketing e vendas conseguem identificar contatos mais qualificados e aptos para realizar uma compra, o que contribui para a otimização do trabalho desses colaboradores.

    Com isso, a empresa não precisa investir um elevado montante de recursos com estratégias pouco efetivas, o que ajuda na redução de custos do negócio e para o alcance de melhores resultados.

    Como o funil no chatbot pode ajudar o time de vendas?

    Quando um cliente conversa com um chatbot, ele pode ser direcionado corretamente para as diferentes etapas do funil de vendas. Afinal, o robô pode fornecer respostas automáticas de acordo com o público-alvo do seu negócio e, assim, esclarecer dúvidas, nutrir e converter leads.

    Porém, nem todos os problemas dos consumidores podem ser resolvidos pelos chatbots. Afinal, existem situações específicas que não foram mapeadas pela equipe de TI e que acabaram ficando de fora da programação dos bots.

    Nesses casos, o atendimento deve ser direcionado para um atendente, que conseguirá visualizar o histórico do cliente e oferecer um atendimento mais personalizado.

    Dessa forma, os chatbots oferecem maior facilidade e praticidade para o time de vendas. Afinal, os consumidores são direcionados para a etapa do funil adequada e os atendentes já sabem o que podem oferecer de acordo com o estágio em que cada um se encontra.

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.