Qual será o futuro da publicidade?

O futuro da publicidade reúne novos desafios e oportunidades para agências de publicidade em todo o mundo. Confira como tecnologias de automação, comandos por voz e análise de dados estão transformando o mercado e prepare-se!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

A tecnologia transformou os parâmetros do marketing e da publicidade. Se, antes, as pessoas mantinham uma relação quase passiva com os anúncios exibidos a elas, hoje, graças aos mecanismos de segmentação e análise de dados, os usuários se deparam com peças publicitárias e de marketing muito bem direcionadas. As tendências desafiam o mercado a cada dia e impactam o futuro da publicidade. 

Segundo o The Verge, a Amazon, por exemplo, já vendeu mais de 100 milhões de dispositivos compatíveis com a Alexa, a assistente virtual por voz da empresa de Bezos. A Amazon, assim como outros players do mercado, aposta no comando de voz e na inteligência artificial como uma forma eficiente de capturar as necessidades do momento. 

Embora seja uma tecnologia recente, estima-se que as compras por voz atinjam o número de 40 bilhões de dólares em 2021 nos EUA e no Reino Unido. Haja pique para acompanhar, não é mesmo? 

Sua agência está atenta às tendências do mercado para oferecer campanhas publicitárias e de marketing cada vez mais eficientes? Reunimos alguns fenômenos imperdíveis para você acompanhar e entender qual é o futuro da publicidade. Boa leitura!  

Tendências na publicidade e a teoria da caixa-preta

Para acompanhar um mercado tão competitivo, é preciso desenvolver um olhar interdisciplinar para os fenômenos que nos cercam. Mesmo que você não seja um expert em matemática e tecnologia, vale ficar atento aos conceitos do campo da informação e dos dados, como a “caixa preta”.

No campo das ciências da computação e engenharia, conhecemos como “caixa preta” um sistema fechado de complexidade alta. Mas por que isso nos ajuda a entender o contexto que estamos vivendo hoje e compreender um pouco mais sobre o futuro da publicidade?

Usamos esse termo quando a estrutura interna de um sistema fechado é desconhecida ou não levada em consideração em seu estudo, de forma que ele se limita a medidas das relações de entrada e saída. Dessa forma, não assumimos causalidades: o importante é compreender, mesmo que de forma simples, o funcionamento do todo e obter uma visão clara do conjunto. 

Embora essa teoria tenha sido publicada em 1983, hoje, milhares de pessoas ainda recorrem a ela para entender as relações entre tecnologia, ciência, economia e política e suas tendências. 

Tomemos, como exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os demais mecanismos de segurança de dados que estão ganhando o mundo. Você não precisa ser um perito em direito para compreender que a LGPD irá transformar a maneira como a sua agência lida com os dados de seus clientes e seus planejamentos de mídia

O importante, assim, é ter uma visão holística desses processos, conte com o auxílio de especialistas e ferramentas para conduzi-los e possa, assim, gerenciá-los de uma maneira responsável e alinhada com as demandas do mercado. 

Quais são as maiores tendências para o futuro da publicidade?

Manter-se atento às tendências de mercado permite não só que você esteja à frente da concorrência, mas também tenha mais chances de se planejar campanhas de marketing e publicidade que surpreendam seus clientes. Acompanhe o que separamos para você a seguir. 

Publicidade programática

A publicidade programática é aquela que se baseia na automação. Hoje, ela é o principal método de aquisição de mídia digital e, segundo uma pesquisa da eMarketer, citada em um portal especializado, quase 88% da verba em utilizada em anúncios digitais nos EUA seria feita de forma programática até 2021. E por falar em aquisição de mídia digital, vale ficar de olho nas novas plataformas. 

Embora o Google e o Facebook se mantenham como principais meios de publicidade digital — a mesma pesquisa da eMarketer mostra que 35,1% dos anúncios pagos são programados no Google e 20,8%, no Facebook —, o TikTok deve receber maior atenção de quem elabora os orçamentos de campanha. Uma pesquisa da Fast Company citada pela Aberje apontou que o usuário médio gasta cerca de 45 minutos por dia na rede social

Inteligência Artificial

A inteligência artificial e o aprendizado de máquina são as melhores formas para personalizar campanhas. Afinal, elas ajudam a filtrar grandes quantidades de dados em tempo real e, com o auxílio de profissionais especializado em análise e mineração de dados, encontrar padrões, prever resultados e sugerir melhores procedimentos para os clientes. 

Com isso, suas estratégias de marketing e publicidade ganham mais velocidade, escala e precisão. 

Digital Out of Home – DOOH

Também conhecidas como campanhas digitais externas, as DOOH são aplicadas em pontos de ônibus e relógios digitais de grandes cidades. Segundo o Mapa OOH, citado por um portal especializado, 88% da população economicamente ativa está exposta ao OOH (Out of Home). A Forbes apontou que o retorno para cada dólar investido em OOH é de US$5,97 em receita

times square a a DOOH
A Times Square é o principal exemplo de DOOH. Fonte: Media Marketing

Diante desses benefícios, a variação digital do Out of Home deve ganhar um mercado de 5 bilhões de dólares até 2022, segundo a Global Digital Out of Home Market

Para as agências de comunicação, esse tipo de mídia tornou-se mais vantajoso pois, agora, é possível saber em que ambiente o ponto se localiza, qual é o tipo de iluminação, como ele se posiciona, quais são as ruas impactadas, entre outros dados, com grande rapidez. Isso fornece mais credibilidade para as campanhas e traz mais recursos para que os clientes acompanhem os resultados de seus investimentos.  

Busca por comando de voz

Facebook, Google e Amazon estão em uma verdadeira corrida para se destacar nos recursos de busca por voz. Segundo uma pesquisa do Google citada na Business2Community, 20% de todas as buscas são feitas por voz e 55% das pessoas entrevistadas pretendem ter um assistente virtual por voz

Proteção e gerenciamento de dados

Em todo o mundo, leis estabelecem mecanismos para o uso seguro de dados dos usuários, oferecendo a eles maior transparência quanto ao uso e destino de suas informações. Um exemplo é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Somado a isso, vale considerar também os mecanismo de bloqueio de anúncios e os receios dos usuários quanto à privacidade. Como oferecer uma experiência acolhedora, que conquiste o engajamento e a segurança da sua audiência? 

Atender os requisitos de legislações como a LGPD é apenas o princípio. Entender as possibilidades de cada plataforma, o comportamento dos usuários e dos criadores de conteúdo, bem como esclarecer qual é a postura das marcas em relação aos dados coletados são apenas algumas das muitas possibilidades para que você conquiste a confiança da audiência e de seus parceiros. 

Vale também prestar atenção ao consumo holístico. Afinal, cada vez mais consumidores estão atentos à cadeia de produção dos seus produtos e serviços, requerindo informações como origem de ingrediente, condições de trabalho, entre outros. Isso significa que sua campanha não pode mais se restringir ao discurso dos produtos. Na era da transparência, a autenticidade é um valor essencial.

Como você pode perceber, as informações cumprem um papel-chave no futuro da publicidade. O gerenciamento inteligente de campanhas é o que pode conduzir a sua agência ao sucesso. Se você quer testar um software que possa auxiliá-lo nessa tarefa, venha testar gratuitamente o Studio e mantenha-se competitivo no mercado!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.