Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 1 de maio de 2019. | Atualizado em 13 de setembro de 2019


O Game Marketing é uma estratégia focada na divulgação de uma empresa, produto ou serviço por meio de jogos. Assim como é feito em filmes e séries de TV, a promoção por meio dos populares videogames pode ser extremamente vantajosa para as marcas.

O mercado está cada vez mais disputado e o consumidor já não recebe tão bem os anúncios e campanhas tradicionais e comuns dentro do marketing. Dessa forma, é preciso saber explorar o que o mercado tem a oferecer e inovar nas suas estratégias, sempre com o objetivo de criar ações que gerem melhores retornos para a sua empresa.

Em uma sociedade altamente conectada, graças ao processo acelerado de transformação digital, os videogames deixaram de ser uma exclusividade de um nicho muito específico da população. Hoje, são extremamente populares e, por isso, o Game Marketing pode ser uma excelente estratégia para divulgação e popularização da sua marca.

Que tal, então, saber mais sobre o que é Game Marketing, quais são suas principais características e como utilizar essa estratégia? Continue a leitura deste artigo para saber como é possível montar um plano de marketing para tirar proveito dos jogos de videogame e promover a sua marca de forma eficiente. Confira!

Qual a importância de diversificar suas estratégias de Marketing?

Antes de aprofundarmos no conceito de Game Marketing, é fundamental compreender a importância de utilizar diferentes estratégias de Marketing para a divulgação de uma empresa. Um exemplo? Por mais que links patrocinados sejam eficientes — especialmente no curto prazo —, o Marketing de Conteúdo, por exemplo, não pode ser descartado.

Afinal, é preciso pensar em ações que destaquem a sua empresa rapidamente, mas também naquelas em que a relevância e a autoridade aumentem ou que ajudem na fidelização de clientes. Com o Marketing Digital, é possível — e mais fácil — investir em diferentes frentes para garantir o maior sucesso das suas ações e campanhas.

Os videogames são cada vez mais populares e fáceis de serem adquiridos: podem ser jogados em computadores, notebooks, tablets e até mesmo smartphones. Ou seja, é uma oportunidade para que as empresas divulguem as suas marcas mesmo em um período de lazer e divertimento, resultando em uma experiência mais natural para o usuário.

O que é Game Marketing?

As organizações divulgam seus produtos em filmes e séries de TV, certo? Além disso, costumam patrocinar ou anunciar suas marcas em diferentes eventos e equipes esportivos. O Game Marketing é, portanto, uma extensão dessa visão para o universo dos games, utilizando essas plataformas para a promoção de uma empresa.

Na prática, a estratégia consiste em aproveitar esse cenário e os seus diversos canais para promover uma marca. Pode ser por meio de um jogo próprio, uma inserção natural ou mesmo uma mais convencional. A vantagem do Game Marketing é a variedade de opções de divulgação, permitindo que você encontre a mais adequada para o seu objetivo.

Para que fique mais claro como funciona o Game Marketing e quais são as possibilidades de exploração dentro dessa estratégia, separamos as principais características, do objetivo até as ações que podem ser mais eficientes. Confira!

Divulgação natural e menos invasiva

A publicidade tradicional vem perdendo espaço para estratégias e técnicas que impactem o consumidor de maneira mais natural. O Game Marketing é um exemplo disso, inserindo uma marca dentro do universo de um jogo. Assim, é possível aprimorar, por exemplo, o brand awareness, ou seja, a consciência de marca.

Diversas aplicações

As aplicações são variadas e podem ser das mais sutis até as mais incisivas. O jogo Splinter Cell: Chaos Theory, por exemplo, é um excelente exemplo: a Nokia colocou a sua marca nos aparelhos de tecnologia utilizadas no jogo, inserindo a empresa de maneira natural no universo do jogo.

Além disso, jogos de corridas ficam ainda mais reais com modelos de carros e motos reais, certo? As marcas se aproveitam disso e disponibilizam as suas criações para que os usuários tenham uma experiência mais satisfatória e, consequentemente, consigam fortalecer a marca.

Simuladores de futebol e outros esportes, por exemplo, têm placas de publicidades exclusivas para as suas plataformas, permitindo uma experiência mais próxima da realidade e conseguindo expor marcas, empresas e serviços nesses espaços. As opções são diversas para que as organizações encontrem o modelo ideal para os seus objetivos.

Ações mais precisas

Outra característica importante do Game Marketing é a precisão que as ações e campanhas podem ter. Afinal, a segmentação do público é muito clara em relação aos jogos e plataformas. Sendo assim, é possível apostar em ativações nos jogos que mais tenham a ver com o seu público-alvo, por exemplo.

É um comportamento que está de acordo com as principais tendências do Marketing Digital, focando na criação de estratégias certeiras e precisas. Por exemplo, no mesmo jogo que a Nokia comprou um espaço, a Axe, empresa de desodorantes masculinos, também inseriu a sua marca por conta da audiência do jogo: homens entre 18 e 34 anos.

Você também pode se interessar em descobrir essas diferentes formas de fazer marketing!
👉 Real Time Marketing: como usar o Marketing em Tempo Real? 👉 Marketing de Utilidade: o que é e como aplicar essa estratégia?
👉 O que é marketing de nicho e por que você deveria se importar?
👉 Marketing de recomendação: por que ele é tão importante?

Qual a relação entre eSports e Game Marketing?

Muitas das possibilidades que oferecem excelentes retornos para as empresas apareceram principalmente nos últimos anos. As razões são muitas, indo dos avanços tecnológicos à popularização dos eSports. O Game Marketing, portanto, se tornou ainda mais atrativo para as marcas justamente pelo crescimento desse mercado.

Portanto, dentro desse universo avaliado em 1 bilhão de dólares em 2019, crescem também as diversas oportunidades de investimento no setor. O Game Marketing é uma dessas consequências do crescimento recente, potencializando ainda mais os retornos possíveis com patrocínios, anúncios e ações de marketing no cenário virtual.

O Game Marketing é, portanto, uma excelente estratégia a ser analisada por qualquer empresa que busca um diferencial competitivo para se destacar em um mercado cada vez mais disputado. Com as estratégias adequadas, é possível utilizar um ambiente tão popular nos dias de hoje para promover a sua marca com precisão e eficiência.

Neste artigo, falamos também sobre a relação entre eSports e Game Marketing, certo? A realidade de um mudou completamente com o crescimento da popularidade e relevância do outro. Sendo assim, que tal se aprofundar no universo dos eSports e as estratégias de marketing que levaram os games ao patamar mundial?

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *