Por Cayo Woebcken

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 13 de fevereiro de 2020. | Atualizado em 4 de junho de 2020


Ganhar seguidores no TikTok é o objetivo de qualquer um que esteja investindo na rede, que é grande sucesso entre jovens. Mas, afinal, como fazer isso? Esqueça qualquer intenção de comprar seguidores — o ideal é atraí-los de forma orgânica!

Você já conhece o TikTok? Se a resposta for não, é hora de mudar isso. Trata-se da grande novidade no mundo das redes sociais que, como você já sabe, são canais de comunicação muito efetivos na comunicação e nutrição da sua audiência.

Em qualquer uma dessas redes, saber como ganhar seguidores é uma das chaves para o sucesso.

Dito isso, ressaltamos a diferença entre conquistar essa audiência e comprar seguidores. Quando a lista de pessoas que acompanham sua página é majoritariamente composta por perfis comprados, vai ser muito difícil gerar engajamento real.

Em vez disso, é preciso agir estrategicamente para chamar a atenção dos que se encaixam em sua definição de persona.

Não há fórmula mágica. O sucesso em qualquer canal depende da aplicação de boas práticas e do conhecimento sobre seus recursos. Quer explorar melhor essa oportunidade e ganhar seguidores no TikTok?

Então, continue lendo este texto. Nele, você vai descobrir:

Por que é importante ganhar seguidores no TikTok?

Logo na introdução, descartamos a ideia de comprar seguidores. É importante ressaltar isso porque, na ansiedade de aumentar o alcance, muitas empresas ou influencers acabam investindo nesse tipo de prática. Contudo, os resultados dificilmente são os esperados.

Quando se compra uma lista, não há poder sobre as características dos usuários que passarão a seguir seu perfil. Assim, você enfraquece uma das técnicas mais fundamentais para o sucesso do Marketing Digital: a segmentação. Mais importante do que alcançar um grande público é atrair uma audiência com potencial real de iniciar uma relação duradoura.

Desse modo, por meio de uma estratégia orgânica bem elaborada, é possível colocar o seu perfil em uma posição de destaque, atraindo cada vez mais interessados. Se a sua produção de conteúdos for qualificada, essas pessoas se tornarão visitantes, depois seguidores e, com sorte, consumidores.

Embora o foco aqui seja no TikTok, tudo o que você leu nos últimos parágrafos pode ser aplicado em qualquer rede social. Então, o que há de tão especial nessa rede, que já registra mais de 1,9 bilhões de downloads?

Para começar, o público é bastante segmentado: a faixa etária dominante é de pessoas entre 16 e 24 anos, o que representa enorme potencial para quem se comunica com jovens. Além disso, o próprio formato da rede estimula o engajamento dos usuários, facilitando seu relacionamento com eles.

A imagem abaixo mostra a porcentagem de usuários que tomaram determinadas ações no período de um mês.

Como ganhar seguidores no TikTok em 7 passos?

Diante do que vimos até agora, como atrair pessoas para seguir sua página e engajá-las aos seus conteúdos? Confira as principais dicas!

1. Publique conteúdo original

Essa é a primeira regra em qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo. Seus posts no TikTok devem ser originais, de modo a gerar relevância e credibilidade para a marca.

Aliás, não considerar essa regra pode gerar efeitos bem negativos para você. Se os seguidores notam sinais de plágio ou se deparam com conteúdos repetitivos, rapidamente perdem o interesse.

A boa notícia é que os recursos do TikTok o fazem um ambiente propício à originalidade, mesmo que você pegue emprestado outros conteúdos. Exemplo?

É muito comum notar vídeos em que o participante utiliza uma música/dublagem no fundo, enquanto faz algum tipo de performance. É comum também, que esses virais ganhem certas releituras.

Quando isso acontece, o nível de engajamento é enorme, já que os usuários adoram correntes de desafio. Para entrar na onda, basta clicar no nome do áudio e usá-lo em seu conteúdo. Esse nome fica localizado na parte inferior da tela, conforme mostramos na imagem abaixo.

Música no TikTok
Fonte: Later

2. Utilize músicas populares 

No exemplo que você viu na imagem, pode notar que está escrito “original sound”. Isso quer dizer que o som foi criado por um usuário do TikTok especialmente para a produção de conteúdo.

Embora esse tipo de material seja muito interessante, é preciso ir além e se beneficiar de músicas populares, já conhecidas pelo público.

Para fazer com que a performance seja ainda mais elevada, escolha a música de acordo com o seu público-alvo, ou melhor, sua persona. Com base nos dados levantados, busque identificar suas preferências e gostos, de modo a aproximar o seguidor da sua marca.

Para encontrar um som e utilizá-lo em seu conteúdo, basta digitar o nome do artista ou da música na barra de pesquisas e selecionar a opção “sons”.

3. Busque parcerias

Parcerias são importantes em qualquer estratégia. Quando falamos em TikTok, elas geralmente vem em formato de duetos. A ideia é produzir um conteúdo em que ambas as contas participam ativamente, com a tela dividida na metade. Além disso aumentar o escopo de conteúdos originais que você pode criar aumenta sua visibilidade.

Afinal, pode ser que os seguidores da conta que você fez parceria não conheçam você. Do mesmo modo, seus seguidores podem conhecer uma conta nova. Tudo isso contribui para o engajamento dos dois parceiros e, ainda, gera uma excelente experiência para o usuário.

4. Interaja com outras contas

Você não vai conseguir sucesso no TikTok focando apenas ações dentro do seu perfil. É preciso se tornar um membro ativo da comunidade da rede social, começando por seguir contas relevantes dentro do seu nicho.

Essa é uma maneira muito simples de acompanhar o comportamento dos usuários. Se a conta que você segue tem um perfil de público semelhante ao que você quer alcançar, pode observar suas ações e compreender melhor como impactar sua persona. Não se trata de copiar as boas práticas, mas de entender o motivo de elas funcionarem.

Além disso, lembre-se de deixar comentários em posts que chamem sua atenção. É importante reforçar que você não dá valor apenas aos seus conteúdos, mas também está atento aos demais. Além disso, alguém pode ver seus comentários e chegar pela primeira vez no seu perfil.

5. Preencha seu perfil

Quando alguém novo chega em seu perfil, você tem pouquíssimos instantes para se mostrar digno de atenção. Se a sua página inicial é incompleta e não traz informações relevantes, você vai enfrentar uma perda inestimável de oportunidades. Portanto, antes de tudo, preencha o seu perfil.

É importante inserir seu nome e criar um nome de usuário, que deve ser curto, chamativo e não muito diferente do que você usa em outras redes sociais.

Vale lembrar que, caso você queira compartilhar o link para o seu perfil, o nome de usuário será incluso na URL, o que reforça a importância de uma escolha inteligente.

A foto de perfil deve ser condizente com a identidade visual de suas outras redes sociais. Se você está criando um perfil empresarial, esse é o local para exibir sua logo.

Se achar válido, é possível adicionar um vídeo de até 3 segundos para ser exibido no lugar da foto de perfil. Seus canais no Instagram e YouTube também podem ser linkados.

Confira o perfil do clube Barcelona, exemplo de perfil com hashtags, boa descrição, foto e link para o Instagram.

Barcelona no TikTok

6. Utilize boas hashtags

Assim como no Instagram, as hashtags são elementos fundamentais para a sua estratégia no TikTok. Lembra-se de que falamos sobre os vídeos que se tornam desafios virais?

Pois bem, para entrar na brincadeira é fundamental utilizar a hashtag, de modo que pessoas interessadas nesse tipo de conteúdo possam encontrá-lo com facilidade.

Fora isso, as hashtags podem ser incluídas em qualquer tipo de conteúdo com a mesma finalidade de atrair interessados. Podem, também, ser apresentadas em seu perfil, como no exemplo do Barcelona que acabamos de mostrar.

7. Mantenha um bom nível de atividade

Por fim, é preciso manter um nível de atividade consistente. Isso é importante para que sua conta seja reconhecida como um usuário ativo e, com isso, seja exposta para mais pessoas. Quanto maior sua visibilidade, maior a chance de atrair mais seguidores.

Sua regularidade no TikTok é importante, também para as pessoas que já seguem o seu perfil. Se você fica muito tempo sem postar, seus seguidores podem começar a se esquecer do motivo pelo qual o seguiram. Sendo assim, a manutenção de um bom nível de atividade é importante tanto na atração quanto na retenção de seguidores.

Quais os benefícios de ter muitos seguidores no TikTok?

A relevância da sua marca nas redes sociais não pode ficar limitada ao Instagram ou ao Facebook. Quanto mais canais você conseguir alcançar, desde que com uma abordagem efetiva, maiores serão as vantagens para o seu negócio. Portanto, ter muitos seguidores no TikTok contribui para a construção da imagem da sua marca na internet.

Como a plataforma gera grande engajamento, você já pode imaginar outros benefícios que pode tirar de um grande número de seguidores, não é? Pessoas engajadas com a sua marca são mais propícias a consumir outros tipos de conteúdo, como seus blogs e webinars.

O TikTok ainda é uma rede que pode ser considerada relativamente nova. Muitas marcas sequer estão presentes lá. Outras, já garantiram seus perfis, mas ainda não publicaram nenhum conteúdo. É o caso da Adidas.

Adidas no TikTok

Para bom entendedor, a mensagem é clara: em um futuro próximo, TikTok tem grandes chances de se tornar uma ferramenta indispensável no Marketing Digital. Quanto antes você marcar presença por lá, mais vantagem terá sobre seus competidores.

Ganhar seguidores no TikTok é crucial para você aumentar a relevância da sua marca na internet e, assim, colher mais frutos para sua estratégia de marketing. Explore os diversos recursos da rede social e se comunique com um público segmentado e com alto índice de engajamento.

Que tal continuar aprimorando sua estratégia na internet? Confira este kit e acesse guias completos para o marketing nas diferentes redes sociais!

Kit Marketing nas Redes SociaisPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *