Gary Vaynerchuk: conheça esse influenciador digital, o que ele faz e sua trajetória!

Gary Vaynerchuk

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Tornar-se um influenciador em uma área tão disputada quanto o marketing digital é um grande feito. Mas, algumas pessoas, como Gary Vaynerchuk, conseguem chegar em outro nível.

Um dos especialistas de marketing mais reconhecidos e respeitados do mundo, Gary tem uma trajetória impressionante.

Cheio de realizações profissionais — e de críticas por seu estilo agressivo de promoção pessoal — , ele certamente é um daqueles empreendedores que merecem atenção.

Então, se inspire e aprenda lições valiosas por conhecer tudo sobre esse verdadeiro gênio do marketing e ver como tem sido a evolução de sua carreira!

Quem é Gary Vaynerchuk?

Gary Vaynerchuk

Gary Vaynerchuk, ou Gary Vee, é um dos especialistas em marketing digital mais conhecidos da atualidade, fundador da VaynerMedia, agência digital que possui como clientes empresas como General Electric, Toyota e Unilever.

Mas não se engane: Gary Vaynerchuk também é uma marca por conta própria! Só para te dar uma noção da popularidade dele, veja a quantidade de seguidores nas redes sociais:

Além de empreendedor, ele também é autor de livros sobre marketing e realiza palestras para audiências de todos os nichos de mercado. Só em 2016, foram mais de 60 palestras!

Porém, apesar de todo esse sucesso ele ainda é bastante criticado por muitos, devido ao seu status de celebridade e sua forma convencida de se promover online.

O que eles talvez não saibam é que a jornada empreendedora de Gary começou bem antes do surgimento das redes sociais ou mesmo da internet.

Empreendedor desde cedo

Algo que Gary Vee conseguiu fazer desde a adolescência foi alinhar uma paixão pessoal com o faro para os negócios. Como?

Ele era fã incondicional de beisebol — é até hoje, tanto que não esconde o sonho de um dia comprar o New York Jets, time do coração —, por isso colecionava cartões.

Com seu olhar atento, conseguia faturar milhares de dólares aos fins de semana realizando trocas e vendendo cartões por preços melhores.

Aos 14 anos ele começou a trabalhar na loja de vinhos do pai, negócio que ele levaria ao mundo digital e ampliaria em larga escala anos à frente.

A trajetória de sucesso nos negócios

Depois de terminar a faculdade, Gary continuou exercitando seu lado empreendedor, obviamente em uma escala ainda maior do que quando era criança.

O mais notável é que mesmo numa época em que mal se compreendia o que era a internet, ele percebeu que esse poderia ser o caminho para ter sucesso nos negócios.

Veja os dois negócios que ele liderou, e o que podemos aprender com isso:

Negócio de família

A loja de vinhos da família já estava bem, gerando 4 milhões de dólares por ano de receita, mas quando ainda estava cursando a faculdade Vaynerchuk percebeu a oportunidade de expandir o negócio.

A solução não seria abrir novas unidades ou aumentar o tamanho da loja física. Em vez disso, a ideia era usar a internet para vender as bebidas.

A partir daí, Gary recebeu de seu pai uma verba para gastar com publicidade e liberdade total para criar o que seria o Wine Library, uma das primeiras lojas virtuais, lançada em 1997.

Juntando as novas ferramentas que Gary havia descoberto (como o Google Adwords) às formas mais tradicionais de publicidade, o projeto deu certo e as receitas chegaram a 45 milhões de dólares em 2003.

VaynerMedia

Em 2009, Gary e seu irmão fundaram juntos a VaynerMedia, agência digital voltada para grandes empresas e focada principalmente em social media.

Atualmente a empresa conta com mais de 500 empregados e representa empresas mundialmente famosas, como Pepsico e Johnson’s.

A rápida escala da agência sem dúvida se deu pela influência que Gary possuía nas redes sociais, mas também por sua habilidade em conquistar clientes importantes logo de cara, como a NHL.

Calando os críticos, que esperavam ver o fracasso de Vaynerchuk ao competir num mercado tão concorrido, ele se mostrou mais uma vez capaz de se sobressair e criar um negócio de sucesso.

Participação em negócios de sucesso

Como já vimos, Gary Vaynerchuk não está para brincadeira quando o assunto é gerar receita, não é mesmo?

Pois fique sabendo que além dos 2 negócios principais que consideramos, ele ainda tem participações importantes em diversos outros empreendimentos importantes.

Separamos alguns empreendimentos em que Vaynerchuk teve (ou ainda tem) participação:

Investidor anjo

Vamos começar falando sobre a atuação nada tímida que Gary Vaynerchuk tem tido como investidor anjo ao longo dos anos. As empresas nas quais ele investiu incluem:

  • Twitter;
  • Facebook;
  • Tumblr;
  • Medium;
  • Uber;
  • e mais de 40 outros investimentos.

Isso mostra o quanto Gary é ativo em observar o que há de novo no mercado, e muitas vezes acertou em cheio ao apostar em startups que acabaram se tornando verdadeiros fenômenos.

Vayner/RSE

Em 2014, Vaynerchuk resolveu colocar todo a sua experiência como empreendedor e investidor anjo em um mesmo projeto.

Então, se juntou com Matt Higgins, da RSE Ventures, num projeto que passaria a ser chamado de Vayner/RSE.

Trata-se de um fundo de investimentos de 25 milhões de dólares, que já fez aportes em mais de 30 empresas até agora.

O foco principal é oferecer a primeira rodada de investimento financeiro, bem como acesso a informações e ajuda de outras empresas incubadas pelo fundo.

VaynerSports

Em junho de 2016, chegou o momento de Gary se aventurar por um nicho totalmente novo de mercado, mas ainda utilizando suas antigas habilidades e ferramentas.

Em mais uma parceria com seu irmão AJ, além de outros aliados estratégicos, nasceu a VaynerSports, uma agência de representação de atletas.

A empresa tem como foco mudar a forma como os agentes se comunicam com os atletas, os tratam no dia a dia e, acima de tudo, criam valor para os seus representados, dentro e fora de campo.

Resy

Ainda em 2014, um dos investimentos da Vayner/RSE foi no Resy, um app voltado para facilitar as reservas em restaurantes nos EUA.

A ideia do Resy é bem simples: basta abrir o app e buscar os restaurantes próximos com mesas disponíveis, escolher um, informar quantas pessoas vão e pagar.

Isso serve para clientes que não querem saber de reservar mesas em horários inconvenientes ou esperar na fila em lugares movimentados.

Para os restaurantes, é uma importante fonte de renda e fidelização do público, que de outra forma talvez não tivesse acesso a uma mesa.

BRaVe Ventures

Outra empresa inovadora na qual Gary Vaynerchuk se envolveu é a Brave, junto com Jesse Redniss e David Beck, profissionais fortes no ramo da televisão.

O foco da Brave é justamente ajudar emissoras de TV e startups a colaborarem entre si, e também realiza investimentos em startups com soluções de experiência em segunda tela.

Emissoras como CNN, Cartoon Network, TNT, CBS e TBS estão entre os clientes da BRaVe, que oferece diversos serviços e se envolve profundamente no desenvolvimento de estratégias criativas e iniciativas de negócios.

Reconhecimento e produção de conteúdo

Sim, além de tantos negócios de sucesso, Vaynerchuk ainda tem tempo para palestrar, produzir conteúdo em diferentes formatos e até se tornar alvo de matérias em veículos especializados.

Ele já foi assunto de reportagens do NY Times, The Wall Street Journal, GQ, da revista Time e apareceu na TV em programas de grande público, como dos apresentadores Conan O’brien e Ellen DeGeneres.

E com tanto material de qualidade espalhado pelos mais diversos canais da web, uma presença forte nas redes sociais e em eventos importantes mundo afora, dá para entender tanto reconhecimento.

Aliás, esse é um dos pilares do sucesso de Gary, tanto pessoalmente quanto em suas empresas. O princípio é gerar valor primeiro e tentar vender depois.

E qual a melhor forma de fazer isso? Bem, Gary Vaynerchuk encontrou várias maneiras de gerar valor espalhando seu conteúdo por aí.

Veja as principais:

Best-sellers sobre negócios

Em 2009 Gary levou todo o seu conhecimento ao mundo literário, quando assinou um contrato na casa dos 7 dígitos para escrever 10 livros sobre marketing.

O primeiro deles se chama “Vai Fundo!”, e se tornou rapidamente um dos mais vendidos nos rankings da Amazon, NY Times e Wall Street Journal!

Depois disso, Gary escreveu ainda outros 3 livros: Gratidão, Nocaute e AskGaryVee, este último baseado no programa homônimo do autor no Youtube. Todos os livros entraram na lista de mais vendidos do NY Times.

Planet of the apps

Quando a Apple decidiu promover um reality show que mostra desenvolvedores de aplicativos tentando demonstrar suas criações a fim de conseguir investimento, adivinha quem foi chamado para participar?

Gary Vaynerchuk é um dos jurados do programa, ao lado de celebridades como Will.i.am, Gwyneth Paltrow e Jessica Alba.

Palestras em eventos

Vaynerchuk também está bastante acostumado aos palcos, já que um de seus serviços — e formas de se promover como guru de marketing — são as palestras.

Entre os eventos nos quais ele já palestrou pelo menos uma vez estão o Web Summit, Icon Conference, SXSW e The Next Web, alguns dos mais famosos do mundo.

Um dos motivadores para tanta demanda é que ele é um apresentador entusiasmado e carismático, que sabe divertir e persuadir a plateia.

Blog pessoal

Como todo especialista de marketing, era de esperar que Gary Vaynerchuk também tivesse um blog pessoal, não é mesmo?

Ele compartilha pensamentos práticos sobre marketing, redes sociais e branding, além dos últimos vídeos lançados em seu canal do Youtube.

Além disso, Gary também usa seu blog como canal para promover seus materiais e realizar promoções que ajudem a fidelizar cada vez mais sua audiência.

Medium

Além do blog pessoal, ele também aposta forte no uso do Medium, não apenas por ser uma das empresas nas quais investiu, mas também por ser uma excelente plataforma de exposição e troca de ideias.

Com mais de 238 mil seguidores atualmente, ele mantém duas publicações — como se fossem blogs separados dentro da plataforma.

Alguns dos conteúdos que publica no Medium são reciclados do blog pessoal, enquanto outros são exclusivos.

#DailyVee

A esta altura já deu para perceber que Gary Vaynerchuk é uma daquelas pessoas que nunca para, certo? Ele sempre tem algo importante que requer sua atenção.

Sendo assim, ele resolveu documentar sua jornada empreendedora e publicar no Youtube um vlog diário, chamado de #DailyVee.

Já são mais de 220 episódios, que vão de menos de 5 até mais de 45 minutos de duração, e falam sobre os mais diversos tópicos (assim como é a carreira de Gary!).

The #AskGaryVee Show

Depois de passar um bom tempo montando uma equipe de produção de conteúdo, Gary decidiu lançar o The #AskGaryVee Show, um programa no qual ele responde a perguntas enviadas pelos espectadores nas redes sociais.

O interessante é que apesar de serem selecionadas com antecedência pela equipe, as perguntas são vistas por Vaynerchuk apenas na hora de gravar.

Isso garante que a autenticidade do guru, com suas respostas cheias de personalidade, seja mantida intacta.

#60SecClub

Com tantos canais de produção de conteúdo e interação com os usuários, é natural que Gary tenha conquistado alguns fãs mais apaixonados.

Recentemente ele criou uma forma de recompensar esses fãs — e claro, se promover mais um pouco enquanto faz isso —, e deu a esse projeto o nome de #60SecClub.

Funciona assim: aleatoriamente, Gary vai publicar um post no Instagram e quem curtir e comentar dentro do primeiro minuto da publicação pode ganhar um prêmio (que inclui desde brindes até viagens com Gary).

Entrepreneur.com

Por último, Gary tem vários artigos publicados no site da revista Entrepreneur.com, todos sobre marketing e produção de conteúdo voltada para vendas.

Isso mostra mais uma vez a influência que esse gênio do marketing possui e como ele se destaca no que diz respeito a manter um posicionamento de liderança e geração de valor.

Gary Vaynerchuk pode ser criticado por muitos, mas é impossível contestar que ele é um dos maiores especialistas de marketing do mundo. Seus negócios de sucesso, sua audiência incrível nas redes sociais e seu conteúdo amplamente consumido e compartilhado falam por si.

Ainda não tem certeza se investir no marketing pessoal é uma boa estratégia? Veja por que isso é tão importante para a sua carreira e se tornar um líder como Gary Vaynerchuk!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.