Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 13 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 13 de março de 2020


O Gerenciador de Negócios do Facebook foi criado para facilitar o trabalho de agências e empreendedores que precisam administrar diferentes perfis e contas de anúncio. Por meio dessa ferramenta, esses profissionais podem criar publicações orgânicas, gerenciar bibliotecas de mídia, criar anúncios pagos e mensurar resultados.

O Facebook revolucionou a maneira de fazer publicidade online por meio do Facebook Ads. Porém, mesmo quem já atua na área ainda costuma ter algumas dificuldades em lidar com todas as ferramentas disponibilizadas pela plataforma. Como e onde fazer um anúncio? Como e onde acompanhar os resultados?

Pois saiba que é para isso que existe o Gerenciador de Negócios do Facebook. Trata-se de uma plataforma que engloba todas as outras ferramentas do Facebook. Por meio dela é possível gerenciar anúncios e publicações orgânicas, assim como atuar com diferentes contas de anúncio simultaneamente.

Em outras palavras, o Gerenciador de Negócios do Facebook permite a otimização de todo o seu trabalho de Marketing Digital nessa rede. Quer saber mais sobre o tema? Então vem com a gente! Neste texto, você vai descobrir:

  • o que é o Gerenciador de Negócios do Facebook?
  • Para que serve o Gerenciador de Negócios do Facebook?
  • Como usar o Gerenciador de Negócios do Facebook?
  • Como mensurar resultados por meio do gerenciador de negócios do Facebook?

O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook?

O Gerenciador de Negócios do Facebook, também conhecido como Business Manager, é a plataforma que permite o gerenciamento e a criação de publicações orgânicas e pagas para as redes sociais da marca — o próprio Facebook e o Instagram. Ele foi desenvolvido com o intuito principal de auxiliar agências e empreendedores que precisam administrar perfis e contas de anúncios de diferentes clientes.

Por meio dele, é possível agendar peças a serem publicadas, segmentar a audiência a ser impactada por um anúncio, assim como estipular o prazo de duração e o orçamento a ser investido em cada campanha. Além disso, a ferramenta permite a organização de tudo aquilo que foi publicado (organicamente ou não), o que facilita a mensuração de resultados posteriormente.

Para que serve o gerenciador de negócios do Facebook?

O Gerenciador de Negócios do Facebook tem diversas funcionalidades. A ferramenta já passou por algumas transformações ao longo dos anos e o Facebook sempre implementa novidades para aprimorar o trabalho de seus clientes.

Atualmente, ele está dividido justamente de acordo com as etapas de produção de uma campanha: planejamento, criação e gerenciamento e mensuração de resultados (além de ter abas específicas para administração de peças e para informações de pagamento.

Plano

Na aba de planejamento é possível acompanhar insights sobre a audiência da sua página, além de criar modelos de anúncios. A ferramenta “Central de Criativos” é especialmente utilizada para facilitar a aprovação interna de campanhas.

Criar e gerenciar

A segunda aba é onde você faz o upload dos seus anúncios e também dos posts orgânicos:

  • o Gerenciador de Negócios traz um panorama de toda a atividade da conta;
  • o Gerenciador de Anúncios permite a criação e a análise do desempenho dos anúncios;
  • o Gerenciador de Comércio integra os resultados e pedidos recebidos em anúncios específicos voltados à venda.

Mensurar e relatar

Talvez uma das abas mais importantes do Gerenciador de Negócios do Facebook. Nela, você pode extrair relatórios dos anúncios feitos, assim como ter acesso ao Analytics, que permite uma análise mais ampla sobre acesso por meio de diferentes dispositivos. É aqui que você adiciona o pixel do Facebook, por exemplo, para monitorar o tráfego ao seu site a partir da rede.

Configurações

Na última aba é possível gerenciar informações de cobrança da sua conta (como você pagará pelos anúncios feitos) e também definir as pessoas que trabalham nesse perfil. É possível delimitar funções e acessos, de acordo com as responsabilidades de cada integrante da sua equipe.

Como usar o gerenciador de negócios do Facebook?

Quando o Business Managerestá configurado corretamente você não precisa mais pedir permissão para acessar páginas de clientes, evita ter que compartilhar com frequência senhas e logins entre a sua equipe e dispensa ferramentas de terceiros para agendar e gerenciar suas publicações.

São só vantagens ao seu negócio! Quer saber como fazer isso? Então acompanhe o passo a passo a seguir.

Crie uma conta

O primeiro passo é criar uma conta no site do Gerenciador de Negócios do Facebook. Perceba que é possível selecionar “Fazer Login” e, assim, já associar o seu perfil a uma conta do Business Manager. De qualquer forma, é obrigatório ter uma conta pessoal no Facebook.

Associe uma página ao Gerenciador de Negócios

Após o login, a tela seguinte mostra os negócios que já estão associados ao seu perfil. Portanto, você já deve ter sido incluído entre os administradores de uma página antes de criar o Gerenciador de Negócios para esse cliente em questão.

Inclua uma conta de Anúncios

A etapa seguinte envolve associar uma Conta de Anúncios àquele Gerenciador de Negócios. Um Gerenciador de Negócios pode comportar diferentes Contas de Anúncio. Veja o que as opções para essa etapa de configuração incluem!

Adicionar uma conta de anúncios já existente

Algumas agências optam por ter uma única conta de anúncios para sua carta de clientes. Nesse processo, é como se você levasse a conta até o perfil do cliente.

Adicionar uma conta de anúncios de outra pessoa

É necessário solicitar a permissão. Essa é a opção mais utilizada quando o cliente já tinha uma Conta de Anúncios antes mesmo de contratar um consultor ou uma agência.

Criar uma conta de anúncios

Opção para o caso de aquele perfil nunca ter feito um anúncio. Aqui, a Conta de Anúncios precisa ser configurada do zero e informações de pagamento devem ser incluídas (as opções oferecidas pelo Facebook são: cartões de crédito e débito, PayPal, boleto bancário e cartão local do Banco do Brasil).

Determine responsabilidades

O passo seguinte é atribuir responsabilidades. Você pode criar funções como: administrador, editor, analista financeiro e editor financeiro. Cada uma delas tem acesso a diferentes funcionalidades e informações da ferramenta. Os convites são feitos pelo próprio Facebook, portanto todas as pessoas envolvidas também devem ter um perfil pessoal na rede.

Lembre-se que os acessos em questão nessa etapa dizem respeito ao Gerenciador de Negócios, não necessariamente ao gerenciamento da página em si.

Inclua uma conta do Instagram

Para tornar a utilização do seu Gerenciador de Negócios do Facebook ainda mais efetiva, é possível incluir a conta do Instagram no perfil. Isso facilita especialmente a criação de anúncios que serão veiculados em ambas as redes e permite a mensuração dos resultados da mesma forma.

Em “Configurações do Negócio”, acesse “Contas do Instagram” e inclua o perfil a ser associado. Até hoje, com exceção do modelo recém-criado “em parceria paga com”, a maioria dos anúncios do Instagram acontecem no modelo de dark post — o que significa que não necessariamente estarão visíveis de forma orgânica aos seus seguidores.

Ter a conta do Instagram associada ao Business Manager permite a sobreposição dos públicos e uma aproximação entre o conteúdo pago e orgânico (uma vez que apenas quando as contas estão associadas é possível ir diretamente do anúncio ao perfil da marca).

Como mensurar resultados por meio do gerenciador de negócios do Facebook?

A mensuração de resultados do Facebook é feita por meio do Gerenciador de Anúncios. A ferramenta permite acompanhar o desenvolvimento de uma campanha durante toda sua execução e não somente no seu término. Assim, é possível editar a campanha em prol de melhorias enquanto ela ainda estiver no ar.

Além disso, outra possibilidade é a realização de testes A/B. Essa metodologia prevê a criação de duas campanhas semelhantes, apenas com pequenas alterações — mais comumente aplicadas em títulos, CTAs, URL ou imagens.

O anúncio é direcionado ao mesmo público com o mesmo orçamento e é feita uma avaliação parcial (antes do término da campanha) para identificar qual das opções apresentou melhor resultado. Assim, um dos anúncios é pausado e apenas o que trouxe mais conversão permanece no ar até o fim da campanha.

Por fim, mas não menos importante, o Business Manager também permite a extração de um relatório de anúncios. É possível selecionar o que você deseja avaliar e, assim, gerar relatórios específicos e de acordo com o que precisa ser avaliado. Nessa mesma aba, também é possível ter uma visão geral da conta, com informações como: alcance, impressões, frequência e valor gasto já na primeira tela.

Como você viu, o Gerenciador de Negócios do Facebook é uma ferramenta extremamente útil e prática a quem administra diferentes clientes e atua simultaneamente com mais de uma Conta de Anúncio na plataforma. Ele facilita o upload de publicações pagas e orgânicas, além de permitir a criação de testes A/B e a mensuração do resultado dessas campanhas.

Quer continuar no tema e se aprofundar ainda mais no Facebook? Então continue com a gente e baixe agora mesmo o nosso ebook sobre como otimizar conversões com o Facebook Ads. Boa leitura e até a próxima!

Como otimizar conversões do Facebook AdsPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *