Conheça os principais tipos de gerenciador de redes sociais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

É muito comum que pequenos empresários façam o Marketing Digital por conta própria ou monitorem o trabalho quando feito por algum colaborador ou freelancer. Porém, isso consome boa parte do maior ativo de qualquer empreendedor: o tempo. Por isso, a importância de um gerenciador de redes sociais.

Por meio dele, você pode fazer a gestão das suas redes sociais de modo a otimizar o seu tempo e se certificar de que as ações nas redes estão de acordo com os seus objetivos de negócio. 

Para saber quais são os principais tipos, suas funcionalidades, planos oferecidos e como escolher o mais adequado para você, redigimos este post e lhe convidamos a lê-lo até o final. Vamos lá?

Quais são os tipos de gerenciador de redes sociais?

Vejamos agora quais são as plataformas mais conhecidas e adotadas pelas empresas.

Hootsuite

O Hootsuite é um dos gerenciadores mais utilizados por profissionais de marketing digital. Afinal, além de a plataforma ser bem intuitiva, seu formato freemium ainda permite inserir até 3 contas das principais redes sociais gratuitamente.

No painel principal do Hootsuite, você pode escolher quais redes você quer e ainda acompanhar em tempo real as publicações e as interações que ocorrem nelas. Além disso, também é possível acompanhar outras contas (como as da concorrência, por exemplo), termos e hashtags. Isso é importante para acompanhar o comportamento do seu público nas redes sociais.

O Hootsuite conta também com métricas e relatórios das redes, o que pode lhe ajudar na tomada de decisões do seu negócio.

MLabs

O MLabs é conhecido por contar com uma várias formas de gerenciamento de redes sociais. Afinal, ele permite agendar publicações, responder mensagens, além de gerar relatórios. 

No painel principal você pode gerir as redes sociais selecionadas e também convidar colaboradores da empresa a fazerem ajustes nas postagens se necessário.

É possível testar o MLabs gratuitamente por sete dias. Após esse período, é necessário escolher um dos planos cujos preços variam de acordo com a quantidade de contas de redes sociais a serem trabalhadas, entre outras funcionalidades.

Uma das vantagens do MLabs é a capacidade de gerir mensagens diretas do Instagram, do Facebook Messenger e também do WhatsApp.

Postgrain

O Postgrain era conhecido como Instamizer por ser um gerenciador totalmente dedicado ao Instagram. Por meio dele, você pode gerir a publicação e envio de:

  • posts;
  • carrossel;
  • stories;
  • IGTV;
  • repost;
  • mensagens diretas.

Seu painel também conta com notificações, interações e relatórios que mostram o crescimento dos números de seguidores, visualizações do perfil, impressões e alcance. 

Portanto, o Postgrain é uma ferramenta útil àqueles que têm o Instagram como uma das ferramentas principais na estratégia de Marketing Digital. Ele possui uma versão de teste gratuita e planos cujos preços variam de acordo com a quantidade de contas a serem inseridas.

Buffer

O Buffer tem uma similaridade com o Hootsuite por oferecer tanto uma versão premium quanto gratuita, sendo que esta já disponibiliza excelentes opções para a gestão de até três redes sociais.

Seu layout é bem intuitivo, o que o diferencia das demais ferramentas e permite trabalhar redes como o Facebook, Instagram e LinkedIn.

O Buffer também traz relatórios de desempenho, métricas e KPIs. Por ter um layout simples, mesmo os donos de negócio acostumados a colocar a mão na massa na parte digital não terão dificuldades em manusear o Buffer.

Cyfe

O Cyfe é conhecido por ser uma das mais robustas ferramentas de gestão de mídias sociais. Você pode começar nele com um plano gratuito que permite customização das publicações e entrega de métricas.

Um dos seus diferenciais é uma opção chamada modo TV que lhe permite instalar uma televisão ou retroprojetor para que as pessoas presentes numa reunião, por exemplo, possam acompanhar os dados em tempo real. É uma boa opção àqueles que não possuam ou tenham esquecido o cabo HDMI.

IFTTT

O IFTTT (sigla de If This, Then That), na realidade, é um serviço gratuito que dá acesso a aplicativos que você pode escolher na sua gestão online. E claro que isso inclui redes como, por exemplo, Gmail, Facebook, Telegram, Instagram e Pinterest.

Assim, por meio dele, é possível executar ações como, por exemplo, enviar uma mensagem a quem publicou um tweet usando alguma hashtag específica ou para alguém que tenha marcado a sua empresa numa foto do Instagram ou Facebook.

O IFTTT também é executado em dispositivos iOS e Android. Por conta de sua capacidade de gerir diversos tipos de redes, ele é visto por alguns profissionais como a mais eficaz ferramenta de gestão de redes sociais.

Agora Pulse

O Agora Pulse permite programar conteúdos em redes sociais, gera relatórios de performance, além de gerir a interação com seus seguidores. 

Você pode fazer um teste grátis para conhecer como funciona a ferramenta. Os planos premium têm preços que variam de acordo com o número de redes a serem inseridas e também a quantidade de usuários que terão acesso.

Suas funcionalidades são:

  • inbox para gestão simplificada de comentários;
  • programação de postagens;
  • busca e resultados dentro das redes;
  • monitoramento das ações dos seus colaboradores;
  • relatórios para otimizar a sua estratégia;
  • informações sobre fãs e seguidores mais engajados.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
 Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Qual é o melhor gerenciador de redes sociais?

Para escolher o melhor gerenciador, é preciso levar em conta a sua estratégia de redes sociais. Conforme você pôde ver neste post, algumas ferramentas oferecem opções gratuitas àqueles que ainda não possuem um orçamento elevado assim como outras cujos planos premium permitem a inserção de diversas contas caso você conte com muitas redes.

Ao definir qual lhe atende melhor, o próximo passo é desenvolver a estratégia. Afinal, para tirar o melhor proveito da plataforma, é preciso ter uma estratégia de redes sociais bem estruturada e conectada aos objetivos do seu negócio.

E para aprender a fazê-la e geri-la por meio de um gerenciador de redes sociais, conheça o curso de Gestão de Mídias Sociais da Rock University

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.