Gestão de ativos digitais: entenda o que é Digital Asset Management (DAM)

Digital Asset Management (Gerenciamento de Recursos Digitais, em português) nada mais é do que um sistema voltado para a gestão de conteúdo virtual da empresa.

gestão de ativos digitais

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

A transformação digital é um fenômeno já experimentado em diversos níveis da sociedade.

Seja em ações rotineiras, seja em atividades corporativas, a tecnologia tem sido a precursora de inúmeras mudanças. E a digitalização dos serviços se tornou uma realidade.

Cada vez mais, os ativos digitais — como sites, aplicativos e documentos — compõem o inventário das empresas.

Ou seja, a noção de que a patrimônio de uma organização é composto apenas por ativos físicos foi superada. Hoje, o acervo virtual também tem um grande valor.

Nesse contexto, um conceito vem ganhando mais notoriedade: o Digital Asset Management (DAM).

Você sabe como esse termo pode ajudar sua empresa se relacionar melhor com seus ativos digitais?

Não? Então este post pode ser muito útil. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é Digital Asset Management?

De maneira bem direta, Digital Asset Management (gerenciamento de recursos digitais, em português) nada mais é do que um sistema voltado para a gestão de conteúdo virtual da empresa.

A partir desse sistema, organizações conseguem não só armazenar e gerenciar, mas centralizar as atividades envolvendo a manipulação de todos os seus arquivos digitais produzidos.

Isto é, o DAM permite que uma determinada empresa centralize o gerenciamento de conteúdo ou dados digitais acessados ​​ou compartilhados pelos membros da equipe ou por usuários externos.

O software

Indo um pouco mais a fundo nesse conceito, um software DAM funciona como um diretório de arquivos, no qual os recursos de dados digitais são interligados e organizados de forma a se manterem acessíveis a qualquer momento.

Uma ferramenta DAM é como um sistema dinâmico de armazenamento e entrega que pode ser hospedado em um site ou mesmo na nuvem.

Desse modo, toda a manipulação de ativos digitais do negócio é facilmente realizada.

Isso ocorre porque o DAM organiza, centraliza e integra os mais diferentes materiais digitais já produzidos e utilizados, tornando-os acessíveis onde e quando necessário.

No contexto de ativos digitais, podemos incluir como exemplos dos mais comuns os seguintes:

  • arquivos de vídeo;
  • áudio;
  • imagens;
  • apresentações;
  • planilhas;
  • documentos digitais; e
  • qualquer outro formato de dado digital que tenha algum valor para a empresa.

Quais são os tipos de DAM?

Dentro do universo do gerenciamento de ativos digitais, vale destacar que um sistema DAM possui algumas classificações.

Elas variam de acordo com o tipo de ativo digital gerenciado pela ferramenta.

Vejamos quais são essas classificações:

  • gerenciamento de ativos de marca: auxilia com a gestão estratégica de dados relacionados ao marketing e à publicidade e das informações voltadas para as vendas;
  • gerenciamento de ativos de produção: inclui ativos de dados digitais específicos da produção e da execução de projetos da empresa, ou seja, todo o aparato necessário para planejar as atividades; e
  • gerenciamento de ativos de biblioteca: é responsável pela organização dos ativos, reunindo-os de forma sistemática e lógica para facilitar a navegação na ferramenta.

Como esse conceito beneficia as empresas?

A gestão de ativos digitais por meio de um software DAM pode otimizar diferentes processos dentro da empresa, revolucionando a maneira como se realiza suas campanhas de marketing e desenvolve seus negócios.

Podemos citar os seguintes benefícios da implantação de um sistema DAM:

Agilidade no trabalho

O software de gerenciamento de ativos digitais permite aos usuários acessar os recursos de maneira mais simples e ágil.

Isso pode ser percebido na hora de pesquisar, baixar, visualizar ou carregar o determinado arquivo em um site externo, por exemplo.

As soluções DAM oferecem diferentes maneiras de navegar pelos seus recursos digitais.

A mais tradicional delas é por meio de um sistema de pastas. Cada ativo é colocado em uma pasta específica que facilita a organização e o acesso posterior.

Porém, vale mencionar que o sistema de filtros também contribui para tornar o trabalho mais ágil, pois o usuário consegue encontrar o que precisa por meio de inferências-chave para a busca.

Isso economiza um tempo valioso na execução dos projetos e nas publicações de conteúdos, tornando as campanhas de marketing de conteúdo mais eficazes.

Maior controle no acesso às informações

Ao trabalhar com conteúdo ligado à marca da empresa, é muito importante garantir que o acesso seja feito por quem realmente seja o responsável pela tarefa.

Mesmo não se tratando de dados sigilosos, o acesso descuidado por outros usuários pode ensejar erros, como alterações ou até mesmo exclusões acidentais de arquivos.

Nesse sentido, o DAM pode ser empregado para controlar o acesso dos usuários. Assim, determinados projetos e recursos só poderão ser acessados por profissionais com as credenciais.

Compartilhamento de arquivos

Em empresas, é muito comum que diferentes pessoas se envolvam em um mesmo projeto.

Esse trabalho conjunto é fundamental para a qualidade e agilidade do marketing, principalmente.

Nesse ponto, o software DAM também traz uma série de benefícios.

A partir da ferramenta, equipes inteiras podem acessar, modificar e salvar materiais a partir de diferentes estações de trabalho.

Todas essas modificações são compartilhadas automaticamente, permitindo que outros profissionais retomem o trabalho a partir do ponto em que foi deixado.

Economia de tempo

Em vez de a equipe perder um tempo preciso buscando ativos utilizados no passado, com o DAM esse esforço pode ser melhor direcionado para o reaproveitamento de materiais.

De maneira direta, isso impacta não só a produtividade, mas o custos com marketing, já que a reutilização poupa o retrabalho.

Melhor aproveitamento das equipes

Além de todos os benefícios apresentados, um software de gestão de ativos digitais permite que as equipes se concentrem em trabalhos mais relevantes e enriquecedores para o negócio.

Isso é ótimo, pois se trata de uma nova oportunidade em vez de lidar com tarefas burocráticas e manuais que pouco agregam aos resultados práticos da empresa.

Como realizar sua implementação?

A implementação do DAM na empresa é um processo gradativo, o qual depende de uma série de análises para que seja o mais eficiente possível.

Confira algumas medidas para garantir o sucesso da implementação:

Escolha da ferramenta ideal

Inicialmente, é necessário encontrar um software que corresponda às reais necessidades da organização.

Hoje, com a virtualização dos serviços, diversas são as opções de softwares disponíveis para as empresas de diferentes portes e áreas de atuação.

Assim, é preciso definir a solução ideal para a sua empresa, buscando as funcionalidades específicas para suas demandas.

Nesse contexto, ao definir um software DAM, é essencial focar em soluções mais modernas, com boa conectividade e segurança (afinal, ativos valiosos serão manipulados nesse ambiente).

Um software SaaS, por exemplo, além de trazer mais economia para a empresa, garante uma maior disponibilidade e segurança das informações.

Isso porque as prestadoras de serviços na nuvem têm toda a infraestrutura necessária para manter a regularidade do sistema.

Preparar os usuários para a mudança

Inicialmente, operar o software de gerenciamento de ativos digitais pode ser uma tarefa complexa.

Por isso, educar os usuários sobre o funcionamento da ferramenta é de suma importância para o bom proveito dela.

O esforço de adaptação exigido dependerá basicamente do nível de familiaridade dos usuários com softwares e ferramentas de automação.

Quanto mais habituados eles estiverem com a utilização desse tipo de solução, mais ágil será a adaptação com o software DAM.

Nesse momento, é fundamental fornecer informações detalhadas sobre o funcionamento do sistema de gerenciamento de ativos digitais, demonstrando, sempre que possível, como os seus recursos são utilizados.

Para tornar esse processo mais dinâmico e fluido, crie um banco de informações sobre o DAM.

Assim os usuários podem acessá-lo em caso de dúvida e encontrar lições teóricas e práticas. E isso pode reduzir bastante o tempo de aprendizado.

Como o DAM impacta na estratégia de marketing digital?

Atualmente, é impossível dissociar o marketing digital e o conteúdo visual de uma empresa.

A realidade é que as campanhas de marketing também têm a finalidade de fortalecer a imagem do negócio, popularizando sua marca e identidade.

Nesse contexto, fica fácil imaginar como o conceito de Digital Asset Management pode agregar valor às campanhas de marketing.

Um software DAM pode operacionalizar esse trabalho, garantindo a utilização correta de todos os recursos visuais necessários.

Por exemplo:

Uma empresa que possui um blog precisa planejar o uso de imagens, ilustrações e outros recursos visuais para tornar o conteúdo mais alinhado a proposta da empresa, além de seguir um certo padrão com as publicações.

Nesse ponto, o software pode servir como norte para essa tarefa, ajudando o setor de marketing a definir, com base nos materiais já utilizados anteriormente, quais os mais indicados.

Mas não para por aí.

O uso do DAM pode gerar um diferencial competitivo para o marketing ao promover os seguintes aspectos:

  • maior controle sobre a marca e sua consistência global;
  • melhor revisão, aprovação e participação das equipes nos projetos;
  • redução de erros e de tempo de execução do marketing;
  • aumento da produtividade na hora de encontrar e compartilhar um conteúdo.

Como vimos, a gestão de ativos digitais tem um papel decisivo nas ações que envolvem a marca e a presença do negócio no mercado.

A partir desse sistema, profissionais podem gerir com maior eficiência todo o inventário virtual da empresa, totalmente digitalizado e focado na web.

A boa notícia é que já existem softwares especializados no assunto, permitindo uma melhor administração das informações da empresa. Por meio dessas ferramentas, é possível cadastrar clientes, colaboradores, fornecedores e até talentos externos.

Além da gestão de projetos, em algumas delas é possível integrá-los ao financeiro. Quando se trata de agências de comunicação e marketing, o Studio é uma boa opção se você busca por um sistema completo.

Se interessou em conhecer mais? Crie uma conta gratuita e comece agora a gerenciar os seus projetos em um único lugar!

 

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.