Como fazer uma ótima gestão de equipes a distância

Aplicar uma gestão de equipes a distância eficiente é indispensável para dar flexibilidade para os seus colaboradores, sem que isso gere queda na produtividade.

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

É fundamental para o bom andamento dos processos que o gestor acompanhe todas as situações e atividades dentro da empresa. No entanto, seja em decorrência de uma viagem a trabalho ou por causa do home office, nem sempre será possível monitorar os colaboradores continuamente. Diante disso, é necessário estar preparado para fazer uma boa gestão de equipes a distância para manter o nível de produtividade e qualidade das atividades.

Embora não seja algo impossível, muitos líderes sentem dificuldades para comandar o seu time a distância, pois acabam achando essa tarefa complexa e ineficiente. Porém, quando bem planejada, pode-se obter bons resultados. Basta adotar as estratégias adequadas.

Quer garantir os resultados do seu time no trabalho remoto? Acompanhe, a seguir, as melhores dicas para um gerenciamento eficiente!

Como fazer uma boa gestão de equipes a distância?

Com a adoção das práticas adequadas você pode gerenciar melhor a sua equipe. Veja como proceder para uma performance efetiva a distância.

Defina objetivos claros

O sucesso no gerenciamento de qualquer time requer objetivos bem definidos. Por isso, deixe claro para todos quais são os objetivos a serem alcançados, bem como as metas individuais e coletivas. Assim, os colaboradores saberão quais tarefas priorizar, e o gestor terá mais facilidade na avaliação de desempenho.

Estabeleça uma rotina

O excesso de liberdade pode comprometer o nível de produtividade da equipe. Para que isso não aconteça, estabeleça uma rotina a ser seguida por todos. Ela deve apontar quais são os resultados desejados pela empresa e dê flexibilidade para que os profissionais trabalhem da melhor forma possível.

Planeje-se para imprevistos

Adotar e seguir um planejamento é imprescindível para o gerenciamento de equipes a distância. É importante que o gestor também apresente a capacidade de resolução de problemas, definindo antecipadamente ações para eventuais problemas, pois não é considerada uma boa prática convocar os seus profissionais sempre que aparecer uma questão inesperada e urgente.

Se o time segue uma rotina, é preciso que o gestor faça o mesmo. E interrompê-la para solucionar os seus problemas pode prejudicar a produtividade coletiva.

Tenha encontros periódicos

Mesmo que o trabalho remoto funcione plenamente, é recomendado fazer encontros presenciais periodicamente. Essa relação é indispensável para fortalecer o laço entre o gestor e a sua equipe, e para avaliar se tudo está correndo de acordo com o planejado.

Sem falar que essas reuniões também ajudam a aumentar a interação entre os membros do time, fazer avaliações de feedback e conceder premiações para quem obter os melhores resultados.

Determine os meios de comunicação

Os processos e meios de comunicação devem estar muito bem definidos no gerenciamento do trabalho remoto, do contrário pode haver falhas de comunicação, erros nas tarefas e queda na produtividade.

Levando isso em consideração, todos precisam saber como contatar o gestor e como documentar o trabalho realizado. Nesse sentido, pode-se utilizar ferramentas que facilitem a interação, como e-mail ou um comunicador instantâneo.

Seja um gestor presente

Gerenciar a distância não significa ser um gestor ausente. Esteja sempre presente, pois a equipe tem que saber que existe um profissional à sua disposição que vai facilitar o seu trabalho, determinar ações e promover o alinhamento de estratégias.

Use um controle de ponto

É recomendado contar com o máximo de processos e ferramentas que deixem o trabalho mais simples e seguro. Para tanto, uma boa alternativa é usar um controle de ponto eletrônico, que traz mobilidade para a empresa, garantindo que ela cumpra a legislação trabalhista.

Apenas uma equipe assídua e dedicada às suas atividades diárias poderá gerar bons resultados.

Exija qualidade

No papel de líder, você deve determinar padrões de qualidade das entregas. Com parâmetros claros de como deve ser o resultado final, os colaboradores passam a trabalhar mais focados e respeitando os limites previstos.

Invista em tecnologia

Em se tratando de gestão de pessoas, a tecnologia é indispensável para uma performance de excelência. Sendo assim, pesquise e adquira sistemas que te ajudem a liderar com precisão, mesmo a distância.

O uso de um sistema de gestão completo permite o rastreamento dos colaboradores, saber onde cada um está e qual atividade está fazendo. Isso viabiliza a mensuração da produtividade da equipe, a realocação de colaboradores para suprir uma demanda, e até mesmo a supressão de custos com aumento de staff.

Quais ferramentas podem ajudar na gestão de equipes a distância?

Uma boa comunicação é um dos principais pilares da gestão a distância. Para isso, há diversas ferramentas tecnológicas que permitem mais interação com o seu time. Conheça as melhores opções para usar no seu dia a dia.

Skype

skype
Fonte: Skype

Trata-se de uma ferramenta de comunicação para a realização de chats e chamadas gratuitas, que possibilita a comunicação por meio da internet com conexões de voz e vídeo.

Google Hangouts

Fonte: Google

Essa plataforma de mensagens instantâneas e chat de vídeo está associada ao seu email. As conversas podem ser entre duas pessoas ou em grupo. A sua vantagem é permitir a integração de números de telefone e não apenas com a conta do Google.

WebEx

Fonte: BT Conferencing

Criado especificamente para o ambiente corporativo, o aplicativo pode ser usado para demandas, reuniões online com a sua equipe, webconferência, bate-papo e compartilhamento de tela.

Slack

Fonte: Slack

O Slack é uma ótima alternativa para manter o fluxo de trabalho, já que integra informações, agiliza as atividades e contribui com a organização de times.

Whatsapp

Fonte: TechCrunch

Para uma comunicação rápida para solucionar pequenas questões, você pode utilizar o Whatsapp para trocar textos e áudios, enviar arquivos e fazer videochamadas.

Messenger

screenshot do messenger

Similar a ferramenta anterior, o Messenger também é indicado para a troca de mensagens instantâneas. Nesse caso, o seu leque de contatos é maior, visto que não é necessário ter o número da pessoa para se comunicar, é só buscar o seu perfil no aplicativo, vinculado ao Facebook. 

Studio

studio rock content

Considerado uma plataforma completa para a sua equipe, o software de gestão Studio tem ferramentas que ajudam a acompanhar as atividades que estão sendo executadas pelos colaboradores e até mesmo o tempo gasto em cada atividade, como o gráfico de gantt e timesheet, além de tornar a sua comunicação mais eficiente e objetiva e gerar relatórios para a análise de produtividade e avaliação de desempenho.

Quais são as vantagens de uma boa gestão de equipes a distância?

A partir de uma boa gestão do trabalho remoto, é possível dar mais flexibilidade para o seu time, pois os seus colaboradores poderão trabalhar em home office ou durante uma viagem a trabalho, sem que isso atrapalhe os seus resultados.

Além disso, o gestor consegue manter tudo sob controle, garantindo que a equipe vai continuar realizando entregas com a quantidade, prazo e qualidade exigidos, tal como faria se o trabalho fosse feito presencialmente.

À primeira vista, a gestão de equipes a distância pode parecer algo extremamente complexo. Mas, aprimorando a sua liderança e usando as ferramentas certas, você pode manter a organização do time, das tarefas e assegurar a conquistas dos seus objetivos.

Quer ser um gestor de excelência e fazer uma ótima gestão de equipes a distância? Então baixe o ebook Gestão para Agência e descubra tudo o que você precisa saber para alcançar resultados ainda melhores! 

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.