Gestão de equipes criativas: 7 dicas de boas práticas

Quer elevar sua agência a um novo patamar? Para isso, é preciso investir em uma boa gestão de equipes criativas. Leia este artigo que preparamos e conheça as 7 melhores práticas para potencializar os resultados de seu time agora mesmo.

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

ilustração sobre gestão de equipes criativas
Como anda a gestão dos criativos na sua agência?

Uma boa gestão de equipes criativas é essencial para atingir a alta performance, aumentar o comprometimento e ter bons resultados individuais e coletivos dos colaboradores. Esse fator é capaz de diferenciar a agência de comunicação entre a concorrência, assegurando uma posição de destaque entre clientes e profissionais. Afinal, criatividade é tudo.

Mas, para que isso seja possível, é necessário que haja uma liderança inspiradora, que esteja atenta desde a contratação dos funcionário até a condução dos processos de trabalho.

É importante ter em mente que um grupo só se transforma em uma equipe de elevada competência se os propósitos dos membros que a compõem estiverem devidamente alinhados, com visão, valores e objetivos em comum. Quer saber como isso é possível? Confira, neste post, as 7 melhores práticas para uma gestão de sucesso!

Dicas para uma boa gestão de equipes criativas

1. Defina metas inteligentes com antecedência

Lidar com desafios é visto como um combustível para aqueles profissionais que estão sempre em busca de aperfeiçoamento. Diante disso, defina metas e objetivos inteligentes com antecedência para que a equipe se prepare para os novos projetos e alcance a superação.

O processo requer um planejamento realista. Afinal, de nada adianta estabelecer metas que estão além da capacidade de produtividade do time, pois não poderão ser alcançadas e só vão gerar frustração.

No decorrer do caminho, pode ser que o gestor tenha que fazer revisões e adequações das metas de acordo com a competência dos colaboradores e fatores do mercado. Não hesite em efetuar tais alterações, porque elas são fundamentais para deixar os objetivos mais realistas e possíveis de serem conquistados.

2. Saiba as qualidades e dificuldades de cada membro da equipe

Uma equipe de alta performance é formada por profissionais com habilidades e talentos distintos. É papel do líder identificar, monitorar e avaliar a evolução dos membros do time. Assim, há mais facilidade para delegar as tarefas, distribuindo-as conforme as pessoas mais adequadas para desenvolvê-las.

Procure saber quais são as qualidades e dificuldades de cada membro da equipe. Nesse aspecto, você pode aplicar liderança e motivação a fim de ajudar os profissionais a manterem seus pontos fortes e desenvolver os fracos. Por meio do conhecimento dos integrantes do time, o líder pode, inclusive, ajustar as funções de alguns, caso entenda que isso vai auxiliar a gerar resultados de maneira mais eficiente e ágil.

3. Capacite o time

Muitas vezes, os gestores optam por delegar as tarefas mais importantes somente para os profissionais com maior tempo de experiência. Contudo, os novos colaboradores também merecem ter a chance de realizar essas atividades e, para tal, precisam ser capacitados.

Ao fazer isso, você pode descobrir um grande talento. Nesse contexto, é altamente recomendado investir em treinamentos de caráter prático para analisar melhor quem já apresenta inclinações para determina tarefa e sua respectiva rotina. O processo ajuda na formação de líderes da agência, por exemplo.

A capacitação do time contribui para a atualização dos conhecimentos, fazendo com que os colaboradores acompanhem as tendências do mercado e as necessidades específicas dos clientes.

4. Acompanhe o cumprimento das tarefas

O acompanhamento do líder é indispensável para que os resultados da equipe evoluam constantemente. Lembre-se de que a confiança mútua e diálogo são as bases para promover o engajamento da equipe.

Portanto, não seja o tipo de gestor que só aparece para dar ordens e cobrar resultados. Crie o hábito de estar perto do time, acompanhando o desenvolvimento das tarefas. Mostre-se à disposição para ajudar quando houver necessidade.

5. Respeite o momento criativo do time

Geralmente, uma agência tem contrato com vários clientes e, consequentemente, desenvolve projetos simultaneamente — sendo que cada um deles fica em uma fase diferente de realização. Para que tudo transcorra bem, os setores devem atuar paralelamente e de forma interdependente para que seja viável suprir as demandas.

Perante essa situação, o gestor tem que correr contra o tempo para garantir que todas as etapas sejam finalizadas. Porém, o período de criação é de suma importância para o sucesso de um projeto de publicidade. O líder nunca deve confundir os momentos de sprint, brainstorms, pesquisas da equipe de criação e reuniões com falta de produtividade e comprometimento.

Estabeleça prazos que sejam ágeis, mas que também levem em consideração o tempo hábil necessário para que o time tenha um desenvolvimento criativo de qualidade. A medida faz com que a agência não só realize entregas satisfatórias e cumpra as expectativas dos clientes, mas que também seja reconhecida pelo mercado da indústria criativa. 

6. Foque nos resultados

Nem sempre a presença diária do colaborador na empresa significa altos índices de produtividade. Em algumas situações, ele pode ser mais produtivo trabalhando remotamente. Da mesma forma que não é eficaz determinar o preenchimento de diversos relatórios que são arquivados sem serem analisados.

Para alavancar a agência, é necessário focar os resultados. Isso consiste em eliminar ou reduzir ao máximo as burocracias que não acrescentam em nada. Há que se ter uma visão estratégica e estar consciente de que um time de alto rendimento tende a se motivar quando percebe que os objetivos estão sendo alcançados.

7. Invista em um software de gestão

Promover uma gestão 360 é uma excelente forma de ter mais controle sobre a empresa e seus processos, haja vista que ela possibilita o domínio do desempenho de todos os setores. Esse modelo de gestão permite que o gestor saiba o que está acontecendo em cada departamento, além de assegurar uma tomada de decisão mais embasada.

Para tanto, é imprescindível recorrer a uma ferramenta de gestão para agências, como o software de gestão, que ajuda na integração dos departamentos. A solução tem recursos que auxiliam no monitoramento do andamento dos projetos, controle financeiro, contato com cliente, planejamento e análise de dados, por exemplo. Ou seja, traz muito mais praticidade para os gestores.

A gestão de equipes criativas é um desafio. Mas, com as práticas certas, pode-se conduzir o time na direção certa. Com a dedicação do gestor em criar um ambiente de trabalho estimulante, a agência tem mais facilidade para realizar entregas dentro do prazo e com excelência.

Que tal impulsionar os resultados de sua equipe agora mesmo? Teste o Studio gratuitamente e tenha agora mesmo os benefícios de nosso software de gestão!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.