Por Raphael Pires

Publicado em 2 de fevereiro de 2020. | Atualizado em 28 de fevereiro de 2020


Quer elevar sua agência a um novo patamar? Para isso, é preciso investir em uma boa gestão de equipes criativas. Leia este artigo que preparamos e conheça as 7 melhores práticas para potencializar os resultados de seu time agora mesmo.

ilustração sobre gestão de equipes criativas
Como anda a gestão dos criativos na sua agência?

Uma boa gestão de equipes criativas é essencial para atingir a alta performance, aumentar o comprometimento e ter bons resultados individuais e coletivos dos colaboradores. Esse fator é capaz de diferenciar a agência de comunicação entre a concorrência, assegurando uma posição de destaque entre clientes e profissionais. Afinal, criatividade é tudo.

Mas, para que isso seja possível, é necessário que haja uma liderança inspiradora, que esteja atenta desde a contratação dos funcionário até a condução dos processos de trabalho.

É importante ter em mente que um grupo só se transforma em uma equipe de elevada competência se os propósitos dos membros que a compõem estiverem devidamente alinhados, com visão, valores e objetivos em comum. Quer saber como isso é possível? Confira, neste post, as 7 melhores práticas para uma gestão de sucesso!

Dicas para uma boa gestão de equipes criativas

1. Defina metas inteligentes com antecedência

Lidar com desafios é visto como um combustível para aqueles profissionais que estão sempre em busca de aperfeiçoamento. Diante disso, defina metas e objetivos inteligentes com antecedência para que a equipe se prepare para os novos projetos e alcance a superação.

O processo requer um planejamento realista. Afinal, de nada adianta estabelecer metas que estão além da capacidade de produtividade do time, pois não poderão ser alcançadas e só vão gerar frustração.

No decorrer do caminho, pode ser que o gestor tenha que fazer revisões e adequações das metas de acordo com a competência dos colaboradores e fatores do mercado. Não hesite em efetuar tais alterações, porque elas são fundamentais para deixar os objetivos mais realistas e possíveis de serem conquistados.

2. Saiba as qualidades e dificuldades de cada membro da equipe

Uma equipe de alta performance é formada por profissionais com habilidades e talentos distintos. É papel do líder identificar, monitorar e avaliar a evolução dos membros do time. Assim, há mais facilidade para delegar as tarefas, distribuindo-as conforme as pessoas mais adequadas para desenvolvê-las.

Procure saber quais são as qualidades e dificuldades de cada membro da equipe. Nesse aspecto, você pode aplicar liderança e motivação a fim de ajudar os profissionais a manterem seus pontos fortes e desenvolver os fracos. Por meio do conhecimento dos integrantes do time, o líder pode, inclusive, ajustar as funções de alguns, caso entenda que isso vai auxiliar a gerar resultados de maneira mais eficiente e ágil.

3. Capacite o time

Muitas vezes, os gestores optam por delegar as tarefas mais importantes somente para os profissionais com maior tempo de experiência. Contudo, os novos colaboradores também merecem ter a chance de realizar essas atividades e, para tal, precisam ser capacitados.

Ao fazer isso, você pode descobrir um grande talento. Nesse contexto, é altamente recomendado investir em treinamentos de caráter prático para analisar melhor quem já apresenta inclinações para determina tarefa e sua respectiva rotina. O processo ajuda na formação de líderes da agência, por exemplo.

A capacitação do time contribui para a atualização dos conhecimentos, fazendo com que os colaboradores acompanhem as tendências do mercado e as necessidades específicas dos clientes.

4. Acompanhe o cumprimento das tarefas

O acompanhamento do líder é indispensável para que os resultados da equipe evoluam constantemente. Lembre-se de que a confiança mútua e diálogo são as bases para promover o engajamento da equipe.

Portanto, não seja o tipo de gestor que só aparece para dar ordens e cobrar resultados. Crie o hábito de estar perto do time, acompanhando o desenvolvimento das tarefas. Mostre-se à disposição para ajudar quando houver necessidade.

5. Respeite o momento criativo do time

Geralmente, uma agência tem contrato com vários clientes e, consequentemente, desenvolve projetos simultaneamente — sendo que cada um deles fica em uma fase diferente de realização. Para que tudo transcorra bem, os setores devem atuar paralelamente e de forma interdependente para que seja viável suprir as demandas.

Perante essa situação, o gestor tem que correr contra o tempo para garantir que todas as etapas sejam finalizadas. Porém, o período de criação é de suma importância para o sucesso de um projeto de publicidade. O líder nunca deve confundir os momentos de sprint, brainstorms, pesquisas da equipe de criação e reuniões com falta de produtividade e comprometimento.

Estabeleça prazos que sejam ágeis, mas que também levem em consideração o tempo hábil necessário para que o time tenha um desenvolvimento criativo de qualidade. A medida faz com que a agência não só realize entregas satisfatórias e cumpra as expectativas dos clientes, mas que também seja reconhecida pelo mercado da indústria criativa. 

6. Foque nos resultados

Nem sempre a presença diária do colaborador na empresa significa altos índices de produtividade. Em algumas situações, ele pode ser mais produtivo trabalhando remotamente. Da mesma forma que não é eficaz determinar o preenchimento de diversos relatórios que são arquivados sem serem analisados.

Para alavancar a agência, é necessário focar os resultados. Isso consiste em eliminar ou reduzir ao máximo as burocracias que não acrescentam em nada. Há que se ter uma visão estratégica e estar consciente de que um time de alto rendimento tende a se motivar quando percebe que os objetivos estão sendo alcançados.

7. Invista em um software de gestão

Promover uma gestão 360 é uma excelente forma de ter mais controle sobre a empresa e seus processos, haja vista que ela possibilita o domínio do desempenho de todos os setores. Esse modelo de gestão permite que o gestor saiba o que está acontecendo em cada departamento, além de assegurar uma tomada de decisão mais embasada.

Para tanto, é imprescindível recorrer a uma ferramenta de gestão para agências, como o software de gestão, que ajuda na integração dos departamentos. A solução tem recursos que auxiliam no monitoramento do andamento dos projetos, controle financeiro, contato com cliente, planejamento e análise de dados, por exemplo. Ou seja, traz muito mais praticidade para os gestores.

A gestão de equipes criativas é um desafio. Mas, com as práticas certas, pode-se conduzir o time na direção certa. Com a dedicação do gestor em criar um ambiente de trabalho estimulante, a agência tem mais facilidade para realizar entregas dentro do prazo e com excelência.

Que tal impulsionar os resultados de sua equipe agora mesmo? Use o iClips Free e tenha agora mesmo os benefícios de nosso software de gestão!

Nova call to action

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *