Por Autor Convidado

pela Rock Content.

Publicado em 23 de abril de 2020. | Atualizado em 24 de abril de 2020


Fazer a gestão de equipes é um desafio constante. Ainda mais em agências, visto que muitos times trabalham remotamente. Veja dicas para fazer um gerenciamento eficiente!

*Este artigo foi criado por Bruna Occhi Agostini, analista de conteúdo da Ahgora, para uso exclusivo do blog iClips.

A gestão de equipes que trabalham em agências de comunicação traz desafios constantes. Isso porque quem atua nessa área precisa estar sempre usando a criatividade para dar vida às melhores campanhas. E quando não há motivação e engajamento, a criação pode sofrer consequências (bem) negativas.

Outro fator importante a se pensar na gestão de equipes de agência é que muitos times trabalham no formato remoto. Sendo assim, o processo operacional precisa estar bem alinhado entre gestores e colaboradores para que não hajam efeitos danosos em função da distância do home office.   

Neste artigo, você verá, gestor, como facilitar a gestão de equipes de agência. Para isso, daremos algumas dicas de boas práticas para que o gerenciamento do seu time aconteça da melhor forma e a sua liderança contribua com o desenvolvimento dos colaboradores. Vamos lá!

Gestão de equipes: por que é importante?

O gerenciamento de qualquer time é algo que precisa ser tratado com muita atenção. Tanto em agências quanto em outros ambientes empresariais, é importante que a equipe de trabalho tenha uma boa liderança à frente para tomar como exemplo. Um líder eficaz motiva, engaja e faz com que o time trabalhe de forma comprometida com as aspirações do negócio. Tudo isso, sem dúvidas, gera resultados de melhora na performance dos colaboradores.

Um gestor atento ao que está acontecendo com a equipe da agência têm mais insights para se tornar um aliado no desenvolvimento dos profissionais. Além disso, dá para identificar as habilidades do colaborador e direcioná-lo para determinada atividade, estimulando o que há de melhor em sua atuação.

É preciso dizer que, quando o time se sente amparado e sabe que pode contar com seu gestor para que a sua prática seja cada vez melhor, a gestão de equipes está acontecendo de forma eficaz. Estar próximo e manter a comunicação é um fator bem importante nesse processo. E para equipes remotas, esse item merece ainda mais importância, como veremos a seguir. 

Home office: e a gestão de equipes remotas?

O trabalho remoto não é novidade para equipes de agência. Por mais que o home office esteja em alta em função desse momento crítico, trabalhar fora do ambiente físico já era uma realidade bem presente no universo das agências. 

Permitir que os colaboradores trabalhem de casa – ou de onde preferirem – pode ser algo muito benéfico para empregadores e colaboradores. Se bem implementado, o modelo remoto traz muitas vantagens. Enquanto a empresa reduz os custos fixos em manter uma estrutura física para o trabalho, os profissionais encontram na flexibilidade e autonomia grandes benefícios do trabalho remoto.

Mas, e a gestão? Você deve estar se perguntando se é possível fazer a gestão de equipes de agência, mesmo à distância. E a resposta é sim! Graças aos avanços tecnológicos, já existem softwares que podem facilitar – e muito – o gerenciamento de colaboradores remotos. 

A principal dica para quem lidera times remotos é: mantenha uma comunicação ainda mais presente nesse contexto para evitar os prejuízos do distanciamento físico. Com foco e disciplina, o home office pode trazer grandes resultados no desempenho das equipes. É claro que tudo isso demanda algumas adaptações, mas dá para fazer o trabalho remoto dar certo.

Para isso, uma sugestão é que a gestão oriente sobre a melhor conduta aos colaboradores remotos. Sem dúvidas, isso fará a diferença para que o home office tenha bons efeitos. 

Boas práticas para a gestão de equipes 

Antes de falarmos sobre orientações de boas práticas para aumentar a eficiência na gestão de equipes, é imprescindível lembrarmos que um time é feito de pessoas. Com perfis, habilidades e experiências. E isso enriquece ainda mais a atuação da equipe. 

Dito isso, faz-se mais do que importante que o gestor tenha em mente que a condução do time deve acontecer no coletivo, mas também de forma individual. E considerando as características de cada um para que a condução da equipe seja realmente efetiva. Agora, vamos às dicas!

Implemente um plano de carreira

A motivação e o engajamento dos colaboradores perpassam diversos fatores. E um deles é saber o caminho que se está trilhando dentro da agência. Para uma gestão de equipes eficiente, é preciso implantar planos de carreira transparentes. Isso faz com que o profissional se sinta parte do negócio, saiba até onde pode chegar e mantenha um alto nível de dedicação para isso. 

Esse item também auxiliar o gestor a orientar o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores, possíveis treinamentos e melhorias em sua atuação. Programas de carreira ainda contribuem para a retenção de talentos, diminuindo as taxas de turnover

Estimule um ambiente agradável

Outra dica para a gestão de equipes de agência é a promoção de um bom ambiente de trabalho. Já é de praxe que esses locais sejam sinônimos de total pressão pelas melhores ideias e prazos apertados. Por isso, é importante que o local seja agradável e estimulante – e para saber se está correspondendo com as necessidades e desejos da equipe, fazer pesquisas de clima organizacional é uma boa estratégia. 

Caso o time esteja em home office, é interessante incentivar que o colaborador encontre o melhor lugar para trabalhar. Iluminação, mesa e cadeira são itens que parecem simples mas precisam estar adequados para um bom desempenho. A flexibilidade é um dos maiores benefícios deste modelo. Mas, pode se tornar uma grande vilã caso não sejam impostos limites e uma boa conduta para profissionais e líderes. 

Estabeleça metas e objetivos 

Um time deve trabalhar em sintonia – isso quer dizer que cada um faz suas tarefas específicas mas com um propósito em comum. Portanto, é dever da gestão de equipes fazer com que essa finalidade esteja bem estruturada para que todos andem no mesmo compasso. 

Quando cada colaborador entende qual o seu papel individual e consegue perceber a sua importância no coletivo, a equipe desempenha sua função com maior estímulo. E isso se reflete em maior produtividade. 

Faça a gestão do tempo

O tempo é um recurso precioso para qualquer time. Independente da atuação da equipe ou das tarefas e serem executadas, fazer a gestão do tempo é fundamental para manter a produtividade do time em alta. 

Ao utilizar um software para o apontamento de tarefas e o tempo investido em cada uma, o profissional precisa lidar com possíveis distrações e saber administrar as atividades, elencando as prioridades. 

Com o auxílio da tecnologia, fica bem mais fácil fazer a gestão e o atendimento das contas da agência priorizando os jobs com deadlines mais curtos e clientes que exigem maior dedicação do time. Tendo esses dados em mãos, o gestor consegue ter uma visualização clara da produtividade da sua equipe, tomando decisões mais assertivas e baseadas em informações geradas em tempo real. 

E aí, gostou do nosso conteúdo? Aproveite para comentar como é feita a gestão de equipes na sua agência ou para tirar dúvidas sobre o assunto. Até mais!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *