A gestão de uma agência de publicidade baseada em planilha é ineficaz?

Entenda o porquê a Gestão de uma Agência de Publicidade pautada em Planilhas é ineficaz!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

De uma fora geral, a gestão de uma agência de publicidade é realizada ou por profissionais técnicos que, por suas habilidades específicas, são promovidos ou são publicitários formados e apaixonados pela profissão com alguma experiência na área que mergulham no desafio de montar sua própria agência.

E um primeiro olhar, nenhum dos dois públicos têm alguma familiaridade além de gerir uma agência ou um departamento. No entanto, eles têm sim. Ambos têm os mesmos problemas: não se familiarizam com os conceitos básicos de gestão de empresas.

Quais as necessidades dos gestores?

Uma agência de publicidade detém vários departamentos diferentes, com culturas distintas e tudo isso precisa estar interligado para que a empresa funcione da maneira adequada, entregando seus jobs com qualidade e dentro dos prazos, evitando equívocos financeiros e mantendo seu pessoal interno alinhado. Afinal, o que seria do Atendimento sem a Criação?

E o que seria do Social Media sem o Redator? Imagine se um dia a Criação não entrega uma arte com deadline apertado para o Atendimento por erro de comunicação? Ou se um profissional recentemente contratado só entende completamente suas funções depois de três ou quatro meses observando os demais por não existirem processos claros de organização de tarefas? Seria um caos, não seria? Ops, seria não! É! Quando a gestão é pautada somente em planilhas!

A questão é que para a agência funcionar, os colaboradores precisam estar alinhados com os procedimentos da empresa e esta, por sua vez, deve oferecer um ambiente organizado a seus colaboradores e um serviço que cumpra as expectativas de seus clientes.


Como é uma gestão baseada em planilhas?

Para isso, hoje, os gestores das agências administram suas empresas beando-se em planilhas preenchidas por este, em dez minutos durante a organização do tráfego dos jobs, reuniões e happy hour’s, ou por funcionários que, de forma geral, acumulam funções e realizam a tarefa de forma desatenta, o que prejudica diretamente a precisão dos dados. 

Além da imprecisão dos dados, a gestão pautada em planilhas é questionável devido a dificuldade de relacionar as informações de uma planilha com a outra. Mesmo um gestor com nível avançado de Excel sofre dificuldades em relacionar os dados desses documentos e de se basear na tomada de decisões nestes documentos.

Afinal, imagine relacionar a planilha de entrada e saída do fluxo de caixa com a planilha de pagamento de pessoal com a planilha de repasse com a planilha de faturamento líquido e bruto com a DRE com a planilha de gastos extras e com a… E assim vai! Você entendeu, não é?

A partir deste caos de planilhas que não se relacionam, com dados que não se completam e muitas “não batem” os gestores precisam tomar suas decisões.

No entanto, sem essas informações, essas decisões são pautadas no senso comum, no que ele acredita ser o melhor para sua agência. E talvez por isso muitas agência morram em seus primeiros anos de funcionamento, por simplesmente se beasearem no “achismo” de um gestor. 

Mas e então? Qual a solução?

Gerir uma agência de publicidade se baseando em planilhas não é o ideal, portanto. Para tal, é preciso implementar um processo de gestão integrada e automatizada que absorva todo o tempo gasto em tarefas operacionais, como a relação de um relatório com o outro.

No mercado já existem soluções para auxiliar esses gestores. Para as agências, o contexto é ainda melhor visto que existem softwares para gestão integrada específicos para o seu segmento. A seguir, deixo uma lista de conteúdos sobre softwares voltados para agência de publicidade que podem ajudar você.

Saiba mais sobre softwares de Gestão Integrada

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.