Como a gestão empresarial ajuda a melhorar a produtividade das agências

Você sabe como a gestão empresarial pode ajudar na produtividade da sua agência? Saiba mais no post!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

O mercado da publicidade e propaganda é um setor de grande importância na comunicação. Isso porque elas trabalham na criação, redação, revisão e produção dos anúncios em meios de comunicação como TV, rádio, e internet. E sem gestão empresarial, nada disso seria possível.

Só em 2018, os investimentos em publicidade no Brasil chegaram a R$ 7,67 bilhões, sendo 61,8% do montante investido na TV aberta e 14,4% na internet, segundo pesquisa do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão).

Mesmo com alto valor investido em publicidade, muitas agências têm dificuldades de gestão, principalmente na identificação de falhas processuais, envolvendo desde a equipe de criação, até a administração da agência.

Para melhorar os processos e evitar falhas na empresa, saiba como a gestão empresarial ajuda a melhorar a produtividade das agências de publicidade.

O que é gestão empresarial?

Algo fundamental para a agência de publicidade é a gestão. A gestão é responsável por realizar todas as ações de uma companhia, desde administração, fluxo de caixa, processo criativo, até o planejamento estratégico.

Sem uma gestão empresarial o dono ou gestor não consegue ter controle do que passa na agência, o que pode ser uma dor de cabeça no longo prazo.

Um problema muito comum em agências de publicidade que não tem gestão eficiente é a falta de padrão no Briefing dos anúncios.

A criação de briefings incompletos e despadronizados podem causar falhas na produção das campanhas, algo que pode gerar retrabalho e constantes correções, algo que vai prejudicar a produtividade da empresa.

Outro problema comum da falta de gerenciamento empresarial são as falhas na área de operação. Sem a possibilidade clara de delegar tarefas para os funcionários, os processos da empresa são fortemente prejudicados.

Os processos indefinidos geram duplicação de tarefas, trabalhos inacabados, profissionais estressados e desmotivados, contribuindo para improdutividade da equipe e da empresa.

Por isso, a gestão é algo indispensável para qualquer empresa, pois com esse modelo de administração é possível delegar tarefas, criar briefings eficientes das campanhas e deixar a empresa mais próxima da liderança.

Como melhorar a produtividade da equipe

O primeiro passo para melhorar a produtividade da equipe é a escolha da liderança. Além das atribuições voltadas a gestão, ele deve motivar a equipe, dar feedbacks positivos e negativos que vão ajudar a equipe a ser mais eficiente.

Outra atribuição importante do líder é sugerir ideias para otimizar os processos da empresa. Essas ideias ajudam a agência a ser mais produtiva e deixam os colaboradores mais satisfeitos.

Mas existem outros fatores nos quais a gestão ajuda na produtividade da agência, como:

Foco na entrega para o cliente

A falta de gestão empresarial ocasiona atrasos na entrega de produtos, que ocorrem por falhas processuais ou por excesso de detalhes na criação de uma peça.

Para evitar atrasos é necessário que os gestores trabalhem com prazos bem definidos, sem deixar de lado a qualidade na produção.

Dessa forma, o foco da empresa passa a ser os resultados. E com a definição de quem deverá fazer as tarefas, a equipe terá independência para encontrar soluções e resolver os problemas da agência com rapidez.

Definição das prioridades

Antes de colocar tudo em prática é necessário que os gestores planejem tudo com antecedência. Isso permite que os colaboradores realizem as tarefas mais importantes primeiro.

Realizar as tarefas prioritárias faz a equipe ser mais produtiva, pois elas serão feitas com maior cuidado e facilitando a realização das atividades secundárias.

Definir as principais atividades é importante, pois o gestor ajuda a equipe a se organizar e escolher o momento mais adequado para desenvolvê-las.

Padronização dos processos

A publicidade reúne vários elementos de criatividade e flexibilidade no desenvolvimento de suas peças. Mas também precisam de processos burocráticos na realização das tarefas.

Essas atividades burocráticas são importantes devido à necessidade de evitar falhas e reduzir ao máximo o número de erros nesses processos, podendo atrapalhar as atividades produtivas.

Para descomplicar esse tipo de processo a solução é padronizá-los, no intuito de diminuir o tempo na realização dessas tarefas e otimizando para realização de outras atividades de produção.

Softwares de gestão empresarial

Caso o gestor tenha dificuldades em fazer a gestão da agência e integrar as informações, a tecnologia pode ser uma grande aliada, graças a criação de softwares específicos para essa tarefa.

Uma alternativa de ferramenta para redação, produção e criação das peças é o Google Drive. O software do Google permite o compartilhamento de arquivos na nuvem e permite a edição simultânea dos documentos.

Essa ferramenta é bastante versátil, possibilitando a criação de textos, planilhas, apresentações em monitores e televisores e o compartilhamento de imagens de forma fácil e rápida.

Isso permite que a equipe tenha uma ferramenta abrangente que agiliza a comunicação com a equipe.

Outra ferramenta que auxilia na gestão das agências são os softwares integrados como o Studio. Eles auxiliam no acesso e gerenciamento de todos os recursos e processos da agência.

Com os softwares integrados fica mais fácil acessar as informações de atendimento, criação, vendas, tráfego, despesas e obrigações com os funcionários, além de dar agilidade e eficiência na tomada de decisões da empresa.

Além disso, a tecnologia na gestão também permite conhecer todos os clientes, graças ao CRM (Customer Relationship Management).

Esse sistema permite que o gestor tenha todas as informações das necessidades dos clientes, agilizando a criação do briefing e de outras atividades produtivas.

Além disso, o CRM permite a agência saber como vender mais e melhor para os clientes, auxiliando em novas vendas e na fidelização dos mesmos.

Melhore a gestão da sua empresa

O mercado publicitário é altamente rentável, porém muitas empresas sofrem com a falta de gestão.

Esse problema pode gerar problemas na criação do briefing, em delegar tarefas aos funcionários e no controle do fluxo de caixa, fatores que vão prejudicar no crescimento da agência.

Por esse motivo é necessário investir na gestão, começando pela liderança. Ela deve não só realizar as tarefas burocráticas da função, mas também motivar e dar feedbacks para a equipe ser mais eficiente.

Outras tarefas necessárias para uma gestão eficiente é a definição de tarefas prioritárias, ajudando a equipe a alocar mais tempo para a realização dessas atividades de forma padronizada e fazendo com que a equipe se organize para desempenhar tudo.

Dessa forma, a gestão permite aos líderes e ao próprio dono da agência a ficar mais próximo da empresa, encontrando soluções para deixar a equipe mais produtiva e crescer de forma regular e constante.

Esse artigo sobre gestão empresarial e produtividade foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.