Gestão integrada

Entenda o que é a gestão integrada e como implantar em sua empresa

Conseguir que todos os setores da empresa trabalhem de forma integrada é um dos muitos desafios encontrados por gestores diariamente. A gestão integrada é a metodologia que busca facilitar essa tarefa, alinhando todas as áreas da empresa e permitindo sua visualização como um todo.

Imagine gerenciar um sistema complexo, em que diferentes setores, realizando tarefas distintas, se interligam no mesmo objetivo. Não soa como uma tarefa fácil, concorda?

Pois é exatamente esse o trabalho do responsável pela gestão de uma empresa. Seu papel é coordenar todos os setores para que trabalhem juntos para o crescimento do negócio.

A falha nessa tarefa significa um grande prejuízo para o empreendimento. Departamentos desalinhados vão, provavelmente, interferir na eficiência e na produtividade da empresa. Portanto, é essencial que todos estejam, de alguma forma, integrados.

Para nos aprofundarmos no assunto, elaboramos este texto sobre gestão integrada. Vamos explicar o conceito e apresentar seus principais benefícios. Além disso, vamos abordar como esse tipo de gestão pode ser implementado em sua empresa.

Confira!

O que é gestão integrada?

Se departamentos desalinhados são prejudiciais à empresa, qual é a solução? Integrá-los, evidentemente. E é isso que a gestão integrada tem como objetivo.

Por meio dela, o gestor tem a oportunidade de enxergar todos os setores e processos da empresa como um todo, e não como movimentos isolados.

Dessa forma, fica muito mais fácil estabelecer metas conjuntas e fazer com que os diferentes departamentos trabalhem de forma complementar, evitando situações conflitantes.

Além disso, ao permitir uma visualização geral da companhia, a gestão integrada facilita a localização de pontos fortes e fracos, otimizando toda a estratégia.

Então, o conceito pode ser entendido como um modelo de administração com uma visão sistêmica, ou seja, que busca a compreensão do todo por meio da análise integrada das partes que o formam.

Quais são seus benefícios?

Gerenciar uma empresa envolve tomar constantes decisões sobre diversos aspectos. Por mais experiente que seja o gestor, essas decisões não devem ser tomadas por pura intuição, e sim com o auxílio de algum tipo de análise.

Como a gestão integrada permite a análise geral da empresa, ela facilita demais o processo de tomada de decisões.

Além desse aspecto, existem muitos outros ganhos que sua companhia pode alcançar com a aplicação dessa abordagem à gestão da empresa. Vamos falar dos principais a seguir.

Aumento da produtividade

Gerenciar de forma integrada a empresa também significa que a comunicação será feita de um jeito muito mais eficiente. Afinal, assim é muito mais fácil alcançar cada departamento.

Dessa maneira, todos os colaboradores sabem exatamente as metas que estão perseguindo, o que evita dúvidas e questionamentos e, consequentemente, aumenta seu nível de produção.

Com uma comunicação interna mais clara e objetiva, além da possível automatização de processos, os colaboradores desenvolvem sua atividade em menos tempo, o que os torna mais produtivos.

Além disso, não utilizar esse tipo de gestão pode gerar atrasos reais no setor administrativo. Isso acontece porque, sem a integração, cada departamento gera seus próprios relatórios, planilhas e processos. Reunir todos e analisá-los separadamente demanda muito mais tempo do que tratá-los com uma visão mais geral.

Otimização do controle de estoque

O controle de estoque é uma questão essencial para a saúde de empresas de diferentes portes e segmentos.

É crucial saber os itens que entram e que saem, bem como manter um volume de material estocado que esteja pronto para atender às demandas da empresa, mas que, ao mesmo tempo, não provoque custos desnecessários.

Atingir esse equilíbrio é uma tarefa bastante árdua. Porém, por meio da implementação de uma comunicação interna mais eficiente e transparente, a gestão integrada possibilita que o controle seja realizado sem maiores problemas.

Torna-se possível prever a demanda de materiais, gerenciar produtos sazonais e registrar entradas e saídas de forma automatizada.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre gestão!
👉 Gestão de processos: saiba como implantar na sua empresa
👉 Gestão operacional: o que é e qual a importância para seu negócio
👉 Análise estratégica: saiba como fazer com estas 5 técnicas
👉 Eficiência, Eficácia e Efetividade: como estimular os 3 Es da administração
👉 Gestão de Custos: como fazer e quais os erros mais comuns

Melhoria na gestão do tempo

A gestão do tempo é, certamente, um dos atributos mais beneficiados pela implementação da gestão integrada. Se o gestor não precisa gastar seu tempo processando diversos relatórios, analisando planilhas de diferentes setores e resolvendo problemas de estoque, ele ganha tempo para realizar outras tarefas.

Em outras palavras, esse modelo de gestão reduz drasticamente as burocracias envolvidas no gerenciamento da empresa. Isso é alcançado com a padronização dos procedimentos internos e até com a implementação de um software para automatizar a realização dos processos.

Monitoramento das atividades

Monitorar tudo o que acontece dentro da empresa é essencial para encontrar erros e buscar melhorias. Com a implementação da gestão integrada, o gestor tem facilidade em reunir em um só lugar dados concretos sobre todos os setores da empresa.

Assim, é viável analisar o desempenho de suas equipes, encontrar erros e consertá-los com maior assertividade.

Ao eliminar problemas e evitar que eles se repitam, o gestor alivia os custos da empresa e abre espaço para o investimento em outras áreas. Além disso, implementar o uso de um software de gestão é uma excelente alternativa para eliminar erros humanos.

Como aplicar a gestão integrada em sua empresa?

O planejamento estratégico é o primeiro passo para a aplicação da gestão integrada em sua empresa. Se esse for o seu objetivo, faça um levantamento de informações a fim de identificar as principais urgências e metas a serem endereçadas pelo novo modelo. É imprescindível que todos os gestores e colaboradores sejam informados e instruídos sobre a novidade.

Com isso resolvido, é hora de escolher um software de gestão. Essas ferramentas são responsáveis por todo o processo de automatização de tarefas dentro da empresa. Apenas com a utilização de um sistema, é possível alcançar o nível de incorporação e comunicação proposto pela metodologia integrada.

Para encontrar o sistema certo para o seu caso, inicie pela avaliação do orçamento disponível para investimento, considerando sempre o ROI para a tomada da decisão. Depois, avaliando os objetivos traçados na primeira etapa, procure um software que atenda às suas necessidades e torne possível o alcance das metas estabelecidas.

Adotar a gestão integrada como metodologia para gerenciar o seu negócio pode ser o divisor de águas na produtividade e eficiência das ações de sua empresa.

O método, que permite a visualização de todas as áreas da empresa como um todo, facilita tomadas de decisões, melhora a gestão do tempo e torna a comunicação interna muito mais eficaz.

E aí, ficou claro o que é gestão integrada e como sua ela pode ser benéfica para sua empresa? Então, aproveite também para conferir a nossa central completa de ferramentas de gestão, marketing e vendas!

Central de ferramentas de marketing, vendas e gestãoPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo