Alcance suas metas e objetivos com a gestão por resultados

Focar no desempenho da agência é essencial para conquistar os seus objetivos. Continue lendo e fique por dentro do que é como usar a gestão por resultados a seu favor!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

confira o que é a gestão por resultados

Aderir a um modelo de administração é fundamental para determinar se as suas metas serão ou não atingidas. Certamente, você já se perguntou se a sua equipe está conquistando os objetivos estabelecidos e se isso tem sido feito de forma eficiente, não é mesmo? Para responder a essa questão, muitas empresas utilizam a gestão por resultados, que é focada no aumento da produtividade.

Esse conceito prioriza os resultados em todas as ações desempenhadas pelo time, tendo como finalidade otimizar a performance da companhia, independentemente da sua área de atuação ou porte.

Quer potencializar a conquista dos seus objetivos? Confira, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre a gestão por resultados e os seus benefícios para a agência de comunicação!

O que é gestão por resultados e suas características?

A gestão por resultados é definida como um modelo de administração de empresa que requer muito comprometimento da equipe, principalmente porque não é focado na quantidade de horas trabalhadas, mas sim no empenho para o alcance das metas.

Diferente de uma gestão tradicional, ela é voltada para os processos, enfatizando os objetivos estipulados e os valores disseminados pela organização.

A sua finalidade é dar prioridade para os resultados em todas as ações, de modo a otimizar o desempenho da equipe e da empresa como um todo, não importando qual é o seu tamanho ou atividade.

O modelo se baseia em três pilares: planejar, organizar e controlar. Trata-se de uma abordagem que descentraliza os processos de tomada de decisões e definição de objetivos, já que inclui os colaboradores nessas tarefas. Com isso, as prioridades da companhia são definidas em conjunto e com a participação ativa de todos.

Características

Para adotar esse tipo de gestão é necessário saber como realmente funciona e se é adequado para atingir os seus objetivos. As características desse modelo ajudam a compreender melhor como ele acontecerá dentro da agência. Veja quais são elas:

  • a chave para a condução do processo é o foco no alcance dos resultados e não nos procedimentos;
  • a responsabilidade pela conquista ou não dos resultados é de todos;
  • a liderança torna-se mais participativa;
  • todas as unidades da empresa trabalham em conjunto e integradas para obter o resultado almejado. Cada setor contribui com as suas tarefas.

Como surgiu a gestão por resultados?

O conceito de gestão por resultados surgiu em 1950, no livro ‘’The Practice of Management’’, escrito pelo austríaco Peter Drucker, que é chamado de ‘’o pai da administração moderna’’.

A obra aborda a definição de objetivos em organizações, de maneira que todos os envolvidos trabalhem para atingi-los. Para o autor, esse modelo de administração possibilita que os gestores e as suas equipes atuem de forma mais organizada, dando um passo de cada vez, mas continuamente, para que o ambiente de trabalho seja sempre produtivo.

No Brasil, essa alternativa de gestão começou a ser aplicada pelas empresas multinacionais. Posteriormente chegou até a iniciativa privada e tem crescido rapidamente entre os negócios que focam em resultados

Quais são as vantagens da gestão por resultados?

Ao adotar a modalidade de gestão por resultados, a tendência é que os seus colaboradores se sintam mais motivados, uma vez que estarão diretamente envolvidos em todo o processo, ficando cientes de que a sua participação realmente faz a diferença para o bom desempenho da empresa.

Além disso, há uma sensível melhora na comunicação, pois os membros do time passam a interagir mais — fator indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento.

Diante dessas mudanças, o comprometimento da equipe e a sua produtividade aumentam, o que se deve ao fato de cada integrante entender qual é o seu papel para conquistar as metas estabelecidas. Portanto, a sensação de pertencimento é maior e, consequentemente, o engajamento e produção melhoram.

Quais são seus pontos negativos?

Conforme já dissemos, esse tipo de gestão requer a participação não só dos gestores, mas também de todos os colaboradores. Isso significa que se um funcionário não estiver engajado, o resultado final pode ser afetado.

Por isso, é importante que os gestores analisem se o ambiente da empresa é propício para a implementação desse tipo de administração. Caso sejam identificados aspectos que possam comprometer o seu desenvolvimento, corrija-as quanto antes.

Como aplicar a gestão por resultados?

Para ser bem-sucedido na implementação da gestão por resultados, é imprescindível seguir um conjunto de medidas. Acompanhe, a seguir, o nosso passo a passo para fazer o procedimento da forma correta.

1. Revise os objetivos da empresa

Antes de qualquer coisa, os gestores devem ter uma visão ampla e aprofundada dos negócios, conhecendo todas as características e metas da empresa no mercado. É necessário que reflitam sobre esses pontos e fiquem seguros a respeito dos objetivos, tanto a curto quanto a longo prazo.

2. Defina os objetivos do seu time

As lideranças e liderados precisam definir em conjunto os objetivos e resultados a serem alcançados a partir das suas tarefas. Ambas as partes devem estar de acordo com tais metas, que devem apresentar os prazos em que serão alcançados.

3. Monitore o processo

Acompanhar o processo para atingir os resultados projetados é de suma importância. Sendo assim, periodicamente, é recomendado reunir os líderes de equipe e os colaboradores para avaliarem juntos as tarefas executadas até o momento e compará-las com as metas determinadas anteriormente.

Durante essa etapa, você consegue detectar e executar mudanças, quando houver necessidade, podendo evitar que as falhas interfiram no seu planejamento.

4. Faça avaliação de desempenho

Mais do que monitorar o processo, você também deve avaliar o desempenho do grupo como um tudo e dos colaboradores de forma individual. Verifique se os objetivos determinados foram atingidos ou não.

Com base nisso, você pode rever se os objetivos traçados estão de acordo com a realidade e capacidade do negócio e, assim, continuar trabalhando da mesma maneira ou repensar as suas estratégias.

5. Recompense

Por último, é o momento de recompensar os seus colabores pelos resultados alcançados. Essa medida motiva o seu time, fazendo com que ele continue engajado e focado em trabalhar e conquistar as metas estipuladas.

Mudar para a gestão por resultados é um processo que pode demandar tempo e ações objetivas e firmes para que não ocorram gargalos no caminho. Contudo, aos poucos, você poderá ver a transformação da sua agência e chegar a novos patamares do mercado.

Depois de saber tudo sobre a gestão por resultados, você precisa saber como saber qual tipo de liderança se encaixa melhor com seu estilo e objetivos. Fique em nosso blog e leia nosso post explicando todos os tipos de liderança!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.