Por Raphael Pires

Publicado em 30 de dezembro de 2018. | Atualizado em 28 de fevereiro de 2020


Focar no desempenho da agência é essencial para conquistar os seus objetivos. Continue lendo e fique por dentro do que é como usar a gestão por resultados a seu favor!

confira o que é a gestão por resultados

Aderir a um modelo de administração é fundamental para determinar se as suas metas serão ou não atingidas. Certamente, você já se perguntou se a sua equipe está conquistando os objetivos estabelecidos e se isso tem sido feito de forma eficiente, não é mesmo? Para responder a essa questão, muitas empresas utilizam a gestão por resultados, que é focada no aumento da produtividade.

Esse conceito prioriza os resultados em todas as ações desempenhadas pelo time, tendo como finalidade otimizar a performance da companhia, independentemente da sua área de atuação ou porte.

Quer potencializar a conquista dos seus objetivos? Confira, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre a gestão por resultados e os seus benefícios para a agência de comunicação!

O que é gestão por resultados e suas características?

A gestão por resultados é definida como um modelo de administração de empresa que requer muito comprometimento da equipe, principalmente porque não é focado na quantidade de horas trabalhadas, mas sim no empenho para o alcance das metas.

Diferente de uma gestão tradicional, ela é voltada para os processos, enfatizando os objetivos estipulados e os valores disseminados pela organização.

A sua finalidade é dar prioridade para os resultados em todas as ações, de modo a otimizar o desempenho da equipe e da empresa como um todo, não importando qual é o seu tamanho ou atividade.

O modelo se baseia em três pilares: planejar, organizar e controlar. Trata-se de uma abordagem que descentraliza os processos de tomada de decisões e definição de objetivos, já que inclui os colaboradores nessas tarefas. Com isso, as prioridades da companhia são definidas em conjunto e com a participação ativa de todos.

Características

Para adotar esse tipo de gestão é necessário saber como realmente funciona e se é adequado para atingir os seus objetivos. As características desse modelo ajudam a compreender melhor como ele acontecerá dentro da agência. Veja quais são elas:

  • a chave para a condução do processo é o foco no alcance dos resultados e não nos procedimentos;
  • a responsabilidade pela conquista ou não dos resultados é de todos;
  • a liderança torna-se mais participativa;
  • todas as unidades da empresa trabalham em conjunto e integradas para obter o resultado almejado. Cada setor contribui com as suas tarefas.

Como surgiu a gestão por resultados?

O conceito de gestão por resultados surgiu em 1950, no livro ‘’The Practice of Management’’, escrito pelo austríaco Peter Drucker, que é chamado de ‘’o pai da administração moderna’’.

A obra aborda a definição de objetivos em organizações, de maneira que todos os envolvidos trabalhem para atingi-los. Para o autor, esse modelo de administração possibilita que os gestores e as suas equipes atuem de forma mais organizada, dando um passo de cada vez, mas continuamente, para que o ambiente de trabalho seja sempre produtivo.

No Brasil, essa alternativa de gestão começou a ser aplicada pelas empresas multinacionais. Posteriormente chegou até a iniciativa privada e tem crescido rapidamente entre os negócios que focam em resultados

Quais são as vantagens da gestão por resultados?

Ao adotar a modalidade de gestão por resultados, a tendência é que os seus colaboradores se sintam mais motivados, uma vez que estarão diretamente envolvidos em todo o processo, ficando cientes de que a sua participação realmente faz a diferença para o bom desempenho da empresa.

Além disso, há uma sensível melhora na comunicação, pois os membros do time passam a interagir mais — fator indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento.

Diante dessas mudanças, o comprometimento da equipe e a sua produtividade aumentam, o que se deve ao fato de cada integrante entender qual é o seu papel para conquistar as metas estabelecidas. Portanto, a sensação de pertencimento é maior e, consequentemente, o engajamento e produção melhoram.

Quais são seus pontos negativos?

Conforme já dissemos, esse tipo de gestão requer a participação não só dos gestores, mas também de todos os colaboradores. Isso significa que se um funcionário não estiver engajado, o resultado final pode ser afetado.

Por isso, é importante que os gestores analisem se o ambiente da empresa é propício para a implementação desse tipo de administração. Caso sejam identificados aspectos que possam comprometer o seu desenvolvimento, corrija-as quanto antes.

Como aplicar a gestão por resultados?

Para ser bem-sucedido na implementação da gestão por resultados, é imprescindível seguir um conjunto de medidas. Acompanhe, a seguir, o nosso passo a passo para fazer o procedimento da forma correta.

1. Revise os objetivos da empresa

Antes de qualquer coisa, os gestores devem ter uma visão ampla e aprofundada dos negócios, conhecendo todas as características e metas da empresa no mercado. É necessário que reflitam sobre esses pontos e fiquem seguros a respeito dos objetivos, tanto a curto quanto a longo prazo.

2. Defina os objetivos do seu time

As lideranças e liderados precisam definir em conjunto os objetivos e resultados a serem alcançados a partir das suas tarefas. Ambas as partes devem estar de acordo com tais metas, que devem apresentar os prazos em que serão alcançados.

3. Monitore o processo

Acompanhar o processo para atingir os resultados projetados é de suma importância. Sendo assim, periodicamente, é recomendado reunir os líderes de equipe e os colaboradores para avaliarem juntos as tarefas executadas até o momento e compará-las com as metas determinadas anteriormente.

Durante essa etapa, você consegue detectar e executar mudanças, quando houver necessidade, podendo evitar que as falhas interfiram no seu planejamento.

4. Faça avaliação de desempenho

Mais do que monitorar o processo, você também deve avaliar o desempenho do grupo como um tudo e dos colaboradores de forma individual. Verifique se os objetivos determinados foram atingidos ou não.

Com base nisso, você pode rever se os objetivos traçados estão de acordo com a realidade e capacidade do negócio e, assim, continuar trabalhando da mesma maneira ou repensar as suas estratégias.

5. Recompense

Por último, é o momento de recompensar os seus colabores pelos resultados alcançados. Essa medida motiva o seu time, fazendo com que ele continue engajado e focado em trabalhar e conquistar as metas estipuladas.

Mudar para a gestão por resultados é um processo que pode demandar tempo e ações objetivas e firmes para que não ocorram gargalos no caminho. Contudo, aos poucos, você poderá ver a transformação da sua agência e chegar a novos patamares do mercado.

Depois de saber tudo sobre a gestão por resultados, você precisa saber como saber qual tipo de liderança se encaixa melhor com seu estilo e objetivos. Fique em nosso blog e leia nosso post explicando todos os tipos de liderança!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *