Glossário de Design Gráfico: para saber pedir o job da forma certa!

glossário de design gráfico

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Necessários para qualquer estratégia de marketing, os designers gráficos são seres excêntricos e muitas vezes se comunicam usando aparentemente uma língua própria, que só eles compreendem.

Logo, se você quer se comunicar bem com um designer, é bom ficar por dentro de alguns termos que fazem parte do universo do design.

Um fato curioso é que, por serem termos completamente comuns no dia a dia de um designer, alguns destes profissionais simplesmente não entendem que algumas pessoas “leigas” no assunto não sabem o que significam certos termos.

Então aqui vai um completo glossário de design gráfico com uma lista com os termos mais recorrentes no dia a dia destas criaturas tão pitorescas!

Índice:

A

A2/A3/A4/A5

São formatos de papel.

  • A4 é o famoso formato ofício (chamado em alguns lugares de papel/folha sulfite).
  • A3 é o dobro de um A4.
  • A5 é a metade de um A4.
  • A2 é o dobro de um A3.

E assim sucessivamente.

Adobe

Empresa líder em softwares gráficos. Desenvolve os famosos Photoshop, Illustrator, InDesign, Premiere, Illustrator, entre outros.

After Effects

Software de animação/manipulação de vídeo da empresa Adobe. Com ele você pode fazer desde textos deslizando na tela até helicópteros sendo destruídos por meteoritos em chamas vindo do espaço.

Alinhamento

Organização dos objetos em uma tela (canvas).

Objetos podem ser alinhados à direita, esquerda ou centralizados. Objetos podem ser alinhados também usando outros objetos como referencial.

glossário de design gráfico

Alpha

É um canal “extra” (além dos canais de vermelho, verde e azul) nas imagens digitais que representam transparência. Isso significa que uma imagem com canal alpha pode ter partes onde o que houver atrás dela fica aparente.

Os formatos mais comuns que suportam essa camada são GIF e PNG.

Altura “X”

É a medida que representa a altura (eixo X) de um elemento gráfico (imagem, fonte, objeto, etc).

Pode ser dado em diversas unidades de medidas, como centímetros, milímetros, polegadas, pixels, etc.

Arial

Família de fontes sem serifa criada em 1982 pelos designers Robin Nicholas e Patricia Saunders. Essa fonte está disponível para qualquer usuário de Windows desde sua versão 3.1 e foi criada para que não remetesse a nenhuma emoção, completamente neutra.

Muito parecida com a consagrada fonte Helvetica.

glossário de design gráfico

Art Noveau

Movimento artístico muito importante no design gráfico, pois implementou a xilogravura (impressão utilizando uma matriz feita de pedra) que permitiu que cartazes com ilustrações detalhadas fossem impressos em grandes tiragens pela primeira vez.

glossário de design gráfico
Cartaz de um dos expoentes da Art Noveau, Alphonse Mucha

Animação

Técnica onde imagens são exibidas em velocidade rápida em um curto espaço de tempo para darem noção de movimento a elementos gráficos.

Autodesk

Empresa que desenvolve diversos softwares gráficos como a poderosa ferramenta 3D Maya, a também ferramenta 3D 3Ds Max e o famosíssimo software para arquitetura e engenharia AutoCad.

B

Base

Base é a parte de baixo de um objeto, fonte ou layout.

Bevel and Emboss

Efeito que pode ser aplicado em fontes ou objetos, dando a impressão de que são tridimensionais. A maioria dos softwares gráficos (como Photoshop) gera esse efeito automaticamente.

Pela facilidade com o que é aplicado, acabou sendo mal usado nos anos 90 e hoje em dia o seu uso exacerbado pode ser visto como mau design, logo, seja cuidadoso ao usar esse efeito.

glossário de design gráfico

Bitmap (BMP)

Traduzindo literalmente: mapa de bits. Que é exatamente o que uma imagem digital é!

Quando temos uma imagem digital, se ampliarmos (zoom) a imagem bastante, teremos vários quadrados, certo? Esses quadrados são chamados de pixels.

Esses pixels são organizados em linhas e colunas para formarem uma imagem coerente.

E é isso que chamamos de bitmap: uma série de pequenos quadradinhos organizados em um grande espaço, como se fosse um mapa onde cada quadrado tem o seu lugar pré estabelecido para, no fim, gerar uma imagem coerente.

Blender

Poderosa ferramenta 3D completamente gratuita e de código livre. Faça download no site oficial clicando aqui.

Blur

Efeito de desfoque.

Existem diversos tipos diferentes de desfoque, como o desfoque gaussiano (gaussian blur) ou o desfoque de movimento (motion blur).

Bold (negrito)

Alteração da fonte original que deixa a letra mais espessa. Usado para destacar parte mais importantes do texto.

Brand

Não é o logotipo, símbolo ou marca gráfica. Brand é a essência da marca. Está mais relacionado ao sentido lúdico  e conceitual representado por uma marca,

Por exemplo, a Coca Cola não representa refrigerantes, sucos, e outras bebidas industrializadas. A coca cola representa um estilo de vida feliz e otimista.

Briefing

É um documento usado como guia de um projeto de design. Neste documento são especificados pontos básicos sobre o projeto, otimizando o tempo e reduzindo a chance de erros e refações.

Saiba mais sobre o assunto e aprenda a criar um briefing incrível clicando aqui.

Brush

Ferramenta encontrada em diversos softwares gráficos, o brush geralmente simula pincéis.

Programas como o Photoshop e Illustrator permitem a customização de brushes, onde é possível usar qualquer grafismo como um brush, gerando a repetição do mesmo e adicionando texturas ao trabalho final.

C

Canvas

É o nome dado a área de trabalho em um software gráfico. Pode também ser chamado de tela (tradução literal) ou palco.

CMYK

Escala de cores utilizada para impressão.

Sempre que vamos trabalhar com uma imagem que será impressa (e não apenas usada digitalmente), devemos trabalhar com a escala CMYK

CMYK significa: ciano, magenta, amarelo e preto.

Quando vamos imprimir uma imagem — se não forem utilizadas cores especiais como dourado, prateado, cores fluorescentes, etc — todas as cores vistas no impresso são resultado da mistura destas quatro cores.

glossário de design gráfico

Cinema 4D

Mais um poderoso software 3D. A Adobe disponibiliza a versão light deste software junto com o seu software de animação, o After Effects.

Circulo Cromático

É uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano.

glossário de design gráfico

Código hexadecimal

É o código da cor para os padrões web, escrito com o sinal de sustenido (#) seguido de seis dígitos. Exemplo:

glossário de design gráfico

Conceito

Quando estamos falando de design, falamos imediatamente de conceito.

Uma peça gráfica sem conceito é apenas arte. Sendo assim, conceito é o que dá ao grafismo uma significância, um motivo.

O conceito é desenvolvido e estabelecido antes da criação da peça gráfica, pois é o conceito que vai guiar toda essa criação.

Através do conceito, podemos saber que cores usaremos, que tipo de fonte, que tipo de ilustração, quais as melhores referências.

Conformidade/Coesão

Harmonização entre os elementos de uma peça gráfica de forma consciente. As coisas fazem sentido e possuem uma relação dentro de um layout.

Cores Complementares

São cores que apresentam o maior contraste entre si. Ficam em lados opostos no círculo cromático.

Pela definição de Michel Eugene Chevreul, no século XIX, a cor complementar de uma matriz é aquela que mais absorve seu espectro.

glossário de design gráfico

Cropar

Verbo neológico baseado na ferramenta “crop”, presente na maioria dos softwares gráficos.

Essa ferramenta serve para recortar um pedaço específico de uma imagem, onde perde-se toda informação fora da seleção dessa ferramenta.

Sendo assim, cropar nada mais é do que “cortar uma imagem”.

Curvas

Quando dizemos que queremos um logo em curvas, isso significa que queremos o logo vetorizado.

D

DPI

Do inglês “dot per inch”, traduz-se literalmente como “ponto por polegada”.

Logo, essa propriedade de uma imagem bitmap determina a quantidade de pontos presente em uma polegada. Isso está diretamente relacionado à resolução da imagem.

Uma imagem, para ser impressa em uma qualidade aceitável, deve estar em 300dpi.

Para uso digital, 72dpi são o bastante.

Design

Resolução e criação de soluções para problemas que necessitam de um projeto onde o resultado final será um produto dotado de conceito, forma e utilidade.

O Design tem diversas vertentes.

Se o problema a ser resolvido demanda uma solução gráfica, como, por exemplo, existe um evento e necessita-se de uma peça de divulgação, o design a ser aplicado é o design gráfico.

Se o problema a ser resolvido demanda um objeto que vai auxiliar em uma atividade, como, por exemplo, uma cadeira com especificidades especiais para atender uma necessidade ergonômica e ainda agregar valores estéticos em sua forma e cor para que participe da composição de um ambiente, então temos aplicado o design de produto.

Se o problema a ser resolvido envolve uma área espacial interna de uma edificação, como, por exemplo, uma sala de estar que precisa ser bem iluminada pela luz natural, precisa ser arejada, precisa alocar uma mesa de 6 lugares e um suporte para livros, então temos aplicado o design de ambientes.

Para problemas relacionados a vestuários, temos o design de moda.

Para problemas relacionados a internet, temos o web designer.

Etc.

Designer

Profissional que estuda e aplica o design.

Diagramação

Atividade que consiste na organização e distribuição de informações textuais e imagens em uma página pré estabelecida.

Uma boa diagramação resulta em uma página com boa legibilidade — independente da quantidade de texto -, bem estruturada e equilibrada visualmente.

Drop shadow

Efeito visual que simula um sombreado automatizado pela maioria dos softwares gráficos.

Ele funciona de forma simples, apenas duplicando a forma original com um deslocamento (que pode ser configurado) e um efeito de desfoque para dar a impressão de sombreamento.

glossário de design gráfico


E

Entrelinhas

Espaço entre duas linhas de texto.

Extensão (de arquivo)

Tipo de arquivo. Geralmente é representado por uma sigla que vem logo depois do nome do arquivo.

F

Fibonacci

Número de Fibonacci fazem parte da sequência de Fibonacci, que é uma sequência numérica onde o próximo número da sequência é a soma dos dois últimos números: 1, 1, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144…

Essa sequência é conhecida como a lei de proporção encontrada na natureza, proporção essa chamada de proporção áurea ou proporção de ouro.

Entenda melhor vendo o vídeo abaixo:

Flat design

É um design mais simplista que utiliza formas com cores chapadas, sem sombreamentos e degradês.

glossário de design gráfico

Fonte

São diferentes tipos de letras.

Encontre os melhores sites para fazer download de fontes grátis clicando aqui.

Formato

  1. Tamanho de um arquivo.
  2. Extensão de um arquivo.

Frame

A tradução literal do inglês é “moldura”, mas em design existe outro significado.

Quando trabalhamos com vídeos/animações, o que vemos é uma grande quantidade de imagens em sequência com pequenas variações entre elas, dando a sensação de movimento. Cada uma dessas imagens é chamada de frame.

Assim sendo, frame é a menor parte de um vídeo/animação.

FPS

Sigla que significa “frame per second” (frame por segundo) é a propriedade de um vídeo/animação que determina a quantidade de imagens que vão variar a cada segundo de um vídeo/animação.

Essa propriedade também pode ser chamada de “frame rate”.

Veja abaixo um comparativo entre animações em 15 frames por segundo, 30 fps e 60 fps.

Futura

Desenvolvida em 1927 por Paul Renner, Futura é uma das mais consagradas e influentes famílias de fonte existentes. Ela é geométrica e sem serifa.

glossário de design gráfico


G

Gestalt

Termo em alemão que significa “forma”. Contudo, no design gestalt é um complexo estudo psicológico onde, resumidamente, percebemos a unidade de vários elementos através de 6 leis básicas:

  1. Semelhança
  1. Proximidade
  1. Continuidade
  1. Pregnância
  1. Fechamento
  2. Unidade

Geração de alternativas

Etapa do projeto de design onde o designer rascunha ideias variadas para chegar em algo que possa ser “lapidado” para vir a ser o produto final.

Geralmente essas alternativas são aprovadas com o cliente para que não se perca tempo trabalhando no refinamento de um projeto que desagrade o solicitante.

GIF

A sigla significa “Graphic Interchange Format”. É um famoso tipo de arquivo que pode ser animado e possui canal alpha (transparência).

glossário de design gráfico
Meu próprio auto-retrato animado no formato GIF

Gotham

Família de fonte desenvolvida em 2000 pelo designer americano Tobias Frere-Jones. Ficou famosa por ter sido por alguns anos a fonte oficial usada nas campanhas da Coca-Cola. É uma fonte geométrica e sem serifas.

glossário de design gráfico

Gráfico

  1. Imagem de qualquer espécie.
  2. Forma de representação de dados numéricos com o suporte de imagens a fim de facilitar a interpretação/compreensão destes dados.
Você também pode se interessar por este conteúdo!
Mapa conceitual: o que é e 5 passos simples para fazer um!

Gradiente

É quando temos a transição gradativa e suave entre cores. Degradê.

glossário de design gráfico

Grid

Malha dividida em linhas e colunas utilizada para organizar e delimitar um espaço gráfico.

Ajuda a organizar e harmonizar peças gráficas, principalmente em casos onde grandes blocos de texto devem ser distribuídos pela página.

glossário de design gráfico
Pode clicar para ver maior 🙂

H

Helvetica

Possivelmente a mais importante, mais utilizada e mais cultuada família de fontes já criada.

Foi desenvolvida em 1957 pelo suíço Max Miedinger e é uma fonte sem serifas.

Veja abaixo alguns logotipos onde a Helvetica foi aplicada.

glossário de design gráfico

HTML

HyperText Markup Language.

Linguagem de programação básica usada na internet.

HTML 5.0

Upgrade mais recente do HTML que permite funções de interação avançadas, como animações geradas por códigos.

Illustrator

Software de imagens vetoriais líder de mercado desenvolvido pela Adobe.

InDesign

Software de diagramação líder de mercado desenvolvido pela Adobe.

Infográfico

É um produto gráfico destinado à explicação de dados de forma clara e simplificada.

Saiba mais sobre infográficos clicando aqui.

Itálico

Forma estilizada de uma fonte, onde as letras ficam ligeiramente inclinadas.

glossário de design gráfico


J

Java

Uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo possibilita diversas funcionalidades de interação.

JPG/JPEG

A sigla significa Joint Photographic Experts Group.

Essa extensão possibilita salvar imagens bitmap com alta resolução em tamanhos mais compactos. Esse formato não possui camada alpha (um dos motivos que garante um tamanho de arquivo menor).

K

Kerning

É o ajuste da distância entre duas letras.

glossário de design gráfico


L

Largura Y

É a largura de um objeto, texto ou documento.

Layer

Em português, camada.

Layers possibilitam aos designers trabalhar com imagens sobrepostas, facilitando na edição e manipulação de imagens.

A grande maioria de softwares gráficos tem suporte para layers.

glossário de design gráfico

Layout

Layout é um termo amplamente usado no design gráfico pois “criar layouts” é uma das maiores funções de um designer. Layout é nada além do produto final de um design gráfico. É a arte.

Linha do tempo

Também muito chamada por sua tradução em inglês — timeline —, a linha do tempo é utilizada em vídeos e animações. É na linha do tempo que as cenas são organizadas ou objetos são animados.

A linha do tempo é um espaço horizontal onde você consegue visualizar, editar e manipular diferentes objetos ou clipes, conseguindo visualizar as suas variações no tempo.

glossário de design gráfico

Linhas guia

Também chamadas pelo nome em inglês (guidelines), são linhas “imaginárias” que você cria no seu layout para ter referenciais de alinhamento. Essas linhas geralmente são de cores bem destacadas, para que não se confundam com o seu layout e que não aparecem no resultado final.

glossário de design gráfico

Logo

Em sua essência, a palavra logo vem do grego logos, que traduzindo para o português é “significado”.

Em comunicação/design, logo é o símbolo pelo qual a sua marca/empresa/negócio é reconhecida.

glossário de design gráfico
Logomarca

Muito embora possa ser encontrado nos dicionários da língua portuguesa, o termo não é usado nas línguas que criaram o ofício/ciência do design. Logo e marca tem o mesmo significado e serem utilizadas juntas geram uma redundância.

O termo é amplamente utilizado entre publicitários, mas não é nada bem visto entre os designers.

Logotipo

Quando um logo possui um suporte de texto, chamamos o símbolo total de logotipo. É a união de um logo e um texto. Veja no exemplo abaixo o logotipo do Facebook.

glossário de design gráfico


M

Marca de corte

Em produtos gráficos impressos, as marcas de corte são pequenas linhas criadas para delimitar onde o layout vai ser cortado para evitar aquela moldura branca em volta do papel.

Maya

Poderosa ferramenta de modelagem e animação 3D desenvolvida pela AutoDesk.

Montagem

É a sobreposição de imagens recortadas com o fim de gerar um resultado diferente através da fusão de imagens originais.

glossário de design gráfico

Motion graphics

É uma categoria específica de animação que anima gráficos. É um tipo de animação bastante simples, que manipula os objetos de forma mais limitada, onde os movimentos baseiam-se em rotações, escalagem, reposicionamento etc.

N

Negrito

Forma estilizada de uma fonte onde elas são mais espessas. São usadas em caso onde necessitam maior destaque.

Em inglês o termo equivalente é “bold”.

O

Opacidade

É a propriedade que objetos possuem de ter transparência. Sendo assim, um objeto pode ter transparências variadas, podendo ficar parcialmente visível em um layout através do controle de opacidade.

glossário de design gráfico


P

Pantone

Empresa que detém o sistema de cores mais utilizado e mais confiável do mundo.

A escala de cores Pantone dá códigos a mínimas variações tonais entre cores e garante que, uma vez você escolhendo certo código, a cor escolhida será impressa sempre com a mesma tonalidade.

glossário de design gráfico

Path

São as linhas criadas pela pen tool.

Pathfinder

Opção encontrada em softwares vetoriais, permite que você force interações entre dois objetos. Com essa ferramenta, você pode soldar duas formas, cortar uma forma em relação a outra, fatiar formas etc.

glossário de design gráfico

Pen Tool

Uma das maiores amigas do designer — encontrada na maioria dos softwares gráficos — a pen tool (ou simplesmente caneta) permite ao profissional desenhar ponto a ponto. Você clica em um ponto inicial e o ponto seguinte vai se comportar de acordo com o ponto inicial.

Essa ferramenta é muito utilizada também para fazer o recorte preciso de fotos.

glossário de design gráfico

Photoshop

Mais tradicional e mais utilizado software gráfico do planeta. Desenvolvido pela Adobe.

Pixel

É a menor unidade de uma imagem digital.

Pixelado/pixelizado

É quando uma imagem excede a sua resolução e deixa os pixels aparentes.

glossário de design gráfico
PNG

A sigla significa Portable Network Graphics. É um tipo de imagem bitmap com uma excelente taxa de compressão apresentando uma ótima resolução final.

É uma espécie de evolução do formato GIF (sem a opção de animação) pois mantém a opção da camada alpha.

Premiere

Ferramenta de edição de vídeos da Adobe.

Proporção Áurea

É a proporção que usa a sequência de fibonacci. Essa proporção foi batizada assim pois pode ser facilmente encontrada na natureza.

Entenda melhor assistindo o vídeo abaixo.

PSD

Arquivos nativos do programa Photoshop.

R

Raster

O mesmo que bitmap.

Rasterização

A conversão de imagens vetoriais em bitmap.

Refile

É o ato de cortar um impresso nas marcas de corte a fim de dar acabamento ao produto final.

Resolução

A qualidade de uma imagem, geralmente estabelecida pela quantidade de pixels contidas em cada polegada.

Respiro

É o espaço deixado entre os elementos em um layout, para deixarem a arte mais limpa e equilibrada.

S

Sangria

Quando o designer trabalha com um layout para fins de impressão, ele deve fazer a arte com um tamanho levemente maior que o produto final.

As marcas de corte delimitam o tamanho final da arte, mas essa sobra existe para evitar que haja um espaço de papel em branco em um dos lados da arte caso o refile não seja preciso.

glossário de design gráfico
Sans serif

Tipos de fonte que não possuem serifa.

Serifa

Característica principal de fontes serifadas. É uma pequena extensão nas extremidades das letras.

glossário de design gráfico

Stroke

Linha ao redor de um objeto ou fonte.

Dica: evite usar stroke em fontes.

glossário de design gráfico

T

Template

Layout pré-definido e muitas vezes customizável.

Thumbnail

Versão em miniatura de uma imagem ou vídeo.

glossário de design gráfico

TIF

Formato de imagem raster geralmente utilizado em casos onde necessita-se de uma imagem com resolução alta devido a sua baixa compressão.

Timeline

Vide linha do tempo.

Tratamento de imagem

O ato de corrigir detalhes em uma imagem. Um tratamento pode ser uma simples correção de cores e luminosidade, até um retoque de pele, retirando marcas, imperfeições, clareando dentes etc.

glossário de design gráfico

Topo

A parte de cima de um layout ou objeto.

U

UX

Sigla que significa User Experience (experiência do usuário). Um designer UX é o responsável pela usabilidade de plataformas de interação como sites e aplicativos.

glossário de design gráfico


V

Vetor

Um vetor nada mais é do que um ponto. Esse ponto é visto pelo software gráfico como uma coordenada. Se você liga vários pontos, no fim você terá uma forma. O computador processa apenas estes pontos, o que consome muito menos memória do computador, consequentemente gerando um arquivo muito mais leve.

Por serem pontos distribuídos em um espaço, isso faz com que imagens vetoriais sejam infinitamente escaláveis sem perder resolução, uma vez que não importa o quanto você estique uma imagem vetorial, o computador continua analisando os pontos, apenas aumentando a distância entre eles.

Imagens vetoriais geralmente tem uma aparência mais simplificada, flat.

Vetorizar

É o ato de redesenhar manualmente uma imagem raster em um software vetorial.

glossário de design gráfico

Certamente vários termos ficaram de fora deste glossário.

Se você é designer, deixe nos comentários qual ou quais termos você sentiu falta!

Se você não é designer e tem dúvida em relação a um dos termos citados ou a respeito de algum que não foi listado, conta pra gente também!

Se quiser saber mais sobre design gráfico, clique aqui e saiba tudo sobre o assunto!

Até a próxima!

Primeiros passos no marketing digital
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.