Glossário de SEO: 82 termos que você precisa saber!

Separamos todos os termos de SEO que você precisa saber no nosso Glossário de SEO. Não deixe de conferir e tirar suas dúvidas!

Glossário de SEO

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

SEO é, definitivamente, um assunto quase inesgotável. Podemos falar de otimizações, fatores de rankeamento, penalizações, cases de sucesso e vários outros tópicos sobre este assunto, que é parte da rotina de qualquer empresa que está investindo em digital.

Pensando a ajudar você, nosso caro leitor, resolvemos criar um dos glossários mais completos da língua portuguesa sobre SEO.

Confira!

Utilize o índice alfabético abaixo para se guiar e tirar suas principais dúvidas sobre os termos usados por quem mais entende do assunto.

0-9

200

Status OK – O número 200 representa que o arquivo foi encontrado ou uma página foi carregada. Durante uma análise mais a fundo, sabemos que este número representa que um site está ok em relação a links, imagens e páginas que estão sendo indexados

301

Movido permanentemente –  Este status representa que uma página foi movida permanentemente para um novo local.

Também conhecido como redirect 301, esta indicação é utilizada quando queremos redirecionar o tráfego de uma página específica para uma nova URL. Esta modificação normalmente é utilizada quando estamos criando uma nova página e temos o objetivo de não perder o tráfico de uma página antiga. Também pode ser utilizada para correção de URL e alterações de domínio.

302

Encontrado –  o arquivo foi encontrado, mas está em outra URL.

O redirect 302 normalmente deve ser evitado, já que alguns motores de busca têm dificuldades para lidar com esse redirecionamento.

404

Não encontrado – O servidor não conseguiu encontrar a URL que você deseja.

Este erro normalmente aparece quando estamos tentando encontrar uma página com uma URL errada.  Algumas empresas utilizam a página 404 para criar brincadeiras ou auxiliar o usuário a encontrar a página que eles gostariam.

A

AdSense

Programa de mídias pagas do Google onde webmasters podem utilizar de propagandas em seus domínios.  O tipo de cobrança realizada em Adsense é o custo por clique (CPC).

AdWords

Outra modalidade de mídia paga digital. Neste caso, a plataforma permite que empresários e profissionais de marketing paguem por CPC para serem encontrados quando uma determinada palavra-chave é buscada. Podem ser anunciados tanto produtos como serviços.

Afiliado

Programa de afiliação muito comum no meio digital. Esta modalidade permite que afiliados utilizem suas páginas, sites ou mídias sociais para promover produtos e serviços de terceiros, a fim de realizar vendas e lucrar sobre o valor deste produto.

Algoritmo

Um programa utilizado pelos motores de busca para  indexar, catalogar e exibir as melhores páginas para um usuário após a busca. O algoritmo do Google foi o que diferenciou este motor de busca dos demais quando foi criado e nos anos que vieram a seguir tornando-o algoritmo do Google uma das ferramentas mais incríveis de buscas já criadas.

Anchor Text

Texto utilizado para criar um link.  O texto âncora é o que identifica qual a principal palavra que leva um usuário para um determinado site.  Este é um fator de rankeamento que possui um peso considerável para motores de busca.

Analytics

Uma das ferramentas gratuitas criadas pelo Google para auxiliar gestores de sites e blogs a entender suas fontes de tráfego, volume de tráfego  e  várias outras informações relevantes para compreender quais resultados o seu site está obtendo.

Alt Text

O texto alternativo das imagens é uma das otimizações On Page utilizadas para identificar aos buscadores  o que uma determinada imagem está exibindo.  Esta descrição também serve para que softwares de leitura consigam exibir o que a imagem mostra.

Autoridade

Em SEO,  autoridade significa o quanto um domínio é relevante comparado aos outros.  Um site com autoridade, normalmente, possui facilidades de rankemaento e também costuma ter melhores resultados com tráfego orgânico.

B

Backlink

Os backlinks são a principal preocupação de qualquer profissional de SEO.  Os backlinks nada mais são que links que estão direcionando um site para o outro. O objetivo desses links é indicar o quão relevante uma página é ao passar autoridade de um domínio para outro.

Bing

Motor de busca criado pela empresa Microsoft.

Bing Ads

Plataforma de anúncios pagos que é utilizado pelo motor de busca da Microsoft. Assim como o Google, esta é a forma como profissionais conseguem anunciar através de palavras-chaves.

BlackHat SEO

Um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar rankeamento de página e obter resultados mais expressivos de SEO em menos tempo. Normalmente, as técnicas de SEO Black Hat vão contra as diretrizes de webmasters do Google. Black Hat SEO é considerado desonesto, por promover atitudes e estratégias que fogem às normas padrões do motor de busca.

Blog

Um blog nada mais é que a página de uma pessoa ou empresa que tem o objetivo de auxiliar os usuários a encontrar informações preciosas sobre um determinado assunto. Blogs possuem os mais diversos objetivos:

  • Pessoal
  • Entretenimento
  • Empresarial

Bot

Um dos nomes dados ao crawler  do Google.  É um programa que realiza ações de forma autônoma em mecanismos de busca. Seu objetivo é indexar o maior número de páginas em uma busca. Também é conhecido como crawler, robot ou spider.

Bounce Rate

Métrica do Google Analytics que permite compreender qual é  a porcentagem de visitantes que entram em uma determinada página do seu site ou blog e saem imediatamente.  Nesta métrica, é possível observar o quão efetivo estão sendo seus esforços de linkagem interna.  Além disso, o Bounce Rate também é um número que permite ao profissional identificar algum erro no seu site, caso exista alguma variação muito absurda.

Branded Keywords

Essas palavras-chaves estão diretamente ligadas à uma marca. Branded Keywords  normalmente são buscadas por prospectos e pessoas em etapas mais avançadas da jornada do cliente.  Para uma empresa, este tipo de palavra-chave é extremamente essencial,  já que  buscas por palavras-chave como esta determinam uma tendência muito grande de um determinado usuário a realizar uma conversão.

C

Clickthrough – CTR

Ação de clicar em um link e chegar em uma determinada página de destino. Esta ação pode ser realizada em um anúncio de mídia paga,  em uma das páginas exibidas na busca orgânica ou até mesmo tem um link interno direcionado para outro site dentro de uma página específica.

Cloaking

Cloaking é uma das principais penalizações do Google. Neste caso, um site é penalizado quando exibe conteúdos diferentes para motor de busca e usuário.  Quando falamos em SEO Black Hat,  o Cloaking é muito comum. Esta é uma das mais severas penalizações do Google, chegando a exclusão de um site dos resultados de pesquisa orgânica por tempo indeterminado.

CMS – Content Management System

Estes sistemas são utilizados para gerenciamento de conteúdo.  Podem ser utilizados por usuários leigos e até mesmo por usuários avançados que consigam customizá-los de forma mais complexa e avançada. Estas plataformas podem ser utilizadas para criação de sites, blogs e outros tipos de página. Entre os CMSs  mais famosos, podemos citar o WordPress.

Conteúdo

Não se assuste por encontrar conteúdo neste glossário.  O conteúdo nada mais é do que a parte de texto de uma página. Atualmente,  o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo se tornado um dos principais fatores de rankeamento para o Google. Seu objetivo é ajudar um usuário a compreender e resolver um problema.

Conversão

A conversão é uma das principais ações do usuário em uma página. Quando pensamos em resultados, tráfego sem conversão não é nada.  Então, quando falamos em conversão de SEO, estamos falando sobre qualquer ação que faça com que um usuário realize uma ação previamente determinada por um site ou blog. Neste caso,  a conversão pode ser desde a assinatura de uma newsletter,  download de um ebook  ou até mesmo a realização de uma compra.  São as conversões que vão justificar o investimento em SEO para a sua equipe.

CPA – Custo por Ação

Custo por ação é uma das formas de monetização e cobrança de publicidade online onde o que é mensurado é uma determinada ação.  Esta ação pode ser a visualização de um vídeo,  compra de um produto ou qualquer outra ação que o dono da campanha espera que seja realizada com o seu anúncio. A cobrança, neste caso, será sempre realizada quando  a ação previamente determinada for realizada.

CPC – Custo por clique

O custo por clique é o valor pago para cada clique em um anúncio de campanhas de PPC (Pay Per Click). Este é um dos métodos mais comuns para cobrança de campanhas de mídia paga digital.

Crawler

Como listado acima, o crawler, também conhecido como Bot, é um robô utilizado pelos motores de busca para indexar as páginas de um site.

CTR – Clickthrough rate

O CTR é uma métrica que mensura a porcentagem de cliques realizados a cada 100 impressões de um anúncio ou página no motor de busca.  Este número é essencial para compreender o quão relevante um anúncio ou título está para um motor de busca. Testes com o CTR  são essenciais para obter melhores resultados em campanhas.

CTA – Call to action

O CTA É uma das formas utilizadas em sites e blogs para induzir um visitante a tomar uma determinada ação. Este CTA  pode ser utilizado em forma de imagem ou texto, e seu objetivo é sempre realizar uma conversão de um usuário ou incentivá-lo a interagir com algum outro tipo e formato de conteúdo.

D

Densidade de palavra-chave

Antigamente esta métrica possuía um enorme peso em qualquer conteúdo. A densidade de palavra-chave é uma porcentagem que analisa quantas vezes o termo do texto se repete, baseando-se no tamanho total do conteúdo. Um exemplo: em um conteúdo de 100 palavras, onde a principal palavra-chave é repetida 10 vezes, a densidade de palavra-chave desse artigo é de 10%. Atualmente esta métrica já é irrelevante para o buscador.

Disavow

Esta é uma técnica realizada para tirar e remover links ruins que estejam linkando para o seu  domínio. Dar disavow em links ruins é extremamente necessário para que o seu site continue obtendo bons resultados com SEO. O Google Search Console é a ferramenta utilizada para tirar a permissão deste domínios de linkar para o seu site.

Domínio

O domínio é a parte principal de um site, ou seja, seu endereço principal.

DNS

O Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Sem o DNS, você precisaria digitar o IP completo de um domínio para acessá-lo, ao invés de utilizar apenas uma URL.

G

Gizmo

Nome dado a aplicativos que são utilizados dentro de sites e blogs para melhorar a experiência do usuário. Entre estes, podemos citar contadores de social media, número de visualizações, entre outros.

Googlebot

Googlebot é o nome mais comum e utilizado para referir ao bot ou crawler do Google.

Google Keyword Tool

Ferramenta gratuita utilizada por profissionais que realizam campanhas de mídia paga e estão em busca de palavras-chave para suas campanhas. Também pode ser utilizada para encontrar variações de palavras chaves para outros fins, como blogs e sites.

Google Search Console – Webmaster Tools

O Search Console, antigo Webmaster Tools, é uma ferramenta que auxilia profissionais de Marketing a compreenderem tendências de crescimento de tráfego, variações  de posicionamento de palavras-chave e outras informações relevantes para o domínio. Além disso, com esta ferramenta, é possível identificar links que seu site recebe, penalizações do Google — através de notificações dentro da ferramenta — e quaisquer outros problemas que seu site tenha.

Google Trends

Ferramenta que possibilita um usuário compreender o volume de buscas de uma determinada palavra-chave e suas tendências de crescimento e queda ao longo de um determinado período.

Gray Hat SEO

Diferente do Black Hat e White Hat SEO, o Gray é exatamente o meio termo entre as duas estratégias. Ele utiliza técnicas convencionais que estão dentro das diretrizes do Google e algumas que não estão.

H

Headings tags

Elementos que dão a estrutura perfeita para um conteúdo, tanto para o usuário quanto para o motor de busca. As heading tags  são responsáveis pela estruturação em HTML de um site e também auxiliam na escaneabilidade de um conteúdo para um usuário. Dentre as principais heading tags, temos H1, H2, H3 e assim por diante.

HTML (Hyper Text Markup Language)

A estrutura principal de um site vista por dentro. Tirando toda a parte visual ou de HTML,  pode ser considerado como o esqueleto de qualquer site na internet. O crawler dos buscadores realiza a leitura de qualquer site através do HTML.

Hummingbird update

Uma das últimas atualizações primordiais do Google que teve como objetivo tornar a busca mais semântica.  Agora,  os usuários conseguem realizar buscas de forma mais simples e encontrar resultados mais precisos, de acordo com a palavra chave pesquisada. Ao invés de se preocupar apenas com os termos utilizados na busca, o algoritmo do Google passa a considerar a intenção da busca na hora de mostrar os resultados.

Head Tail

Um dos tipos de palavra-chave existentes. As palavras-chave head tail são aquelas que possuem um grande volume de busca, muita concorrência e dezenas de milhares de resultados. Normalmente, estas palavras-chave são extremamente difíceis de rankear, mas quando isso acontece, os resultados podem ser incríveis. Diferente das long tail, estas palavras-chave possuem a característica de serem mais abrangentes e genéricas. Ex: Marketing, Camisa, Televisão.

I

Inbound link

São links para um site enviados por outro site. Estes links são extremamente importantes para uma estratégia, já que são eles que vão passar a autoridade e relevância de um domínio para o outro.

Indexar

A ação de possuir uma página indexada no Google significa que você passa a ter uma determinada URL dentro dos arquivos do Google, para que outras pessoas possam encontrá-la através das buscas. O tempo de indexação de uma página pode variar por diversos fatores.

K

Keyword Stuffing

Uma das antigas práticas utilizadas nos tempos em que o algoritmo do Google ainda não era capaz de pegar alguns espertinhos.

Keyword Stuffing é escrever um conteúdo utilizando a mesma palavra-chave de forma excessiva. Até hoje você consegue encontrar alguns conteúdos que utilizam esta técnica nada agradável. Facilmente perceptível, parece que o conteúdo foi escrito de um robô para outro. Atualmente, páginas assim já não possuem um bom rankeamento e sumiram nos últimos anos.

L

Link

Um elemento em uma página que direciona o usuário a outra url ou domínio. O link é o elemento de maior autoridade para SEO.

Link bait

Uma página que possui uma característica muito única: aquisição do maior número de links possíveis. Assim como os click baits — conteúdos com objetivo de trazer tráfego — os link baits são páginas com o objetivo de receber um enorme fluxo de links.

Link Building

A principal estratégia de SEO off page, que tem como objetivo a aquisição de novos links para ganho de autoridade no buscador. Sempre focando em links de alta qualidade, vindos de domínios que são referência, confiáveis e que tragam valor para o seu domínio.

Link externo

Um dos tipos de link que podem ser utilizados em qualquer página. Neste caso, os links externos são aqueles que direcionam o usuário para um domínio diferente do seu. Em uma estratégia de Link Building, estes links são os mais importantes.

Link farm

Um grupo de sites que está conectado através de uma rede de links. Na maioria das vezes, essa rede de links não é bem vista pelo buscador, já que foge das práticas convencionais de aquisição de links de forma natural.

Link interno

Outro tipo de link que pode ser encontrado em uma página. Diferente dos externos, os links internos são aqueles que têm como objetivo guiar o usuário para outras páginas dentro do seu próprio domínio.

Long tail

As palavras-chave long tail são o ouro do Marketing de Conteúdo. Diferente das head tails, estas palavras-chave possuem um objetivo muito mais específico e, por isso, a chance de conversão de usuários é muito maior. Apesar do seu baixo volume de buscas, as long tails normalmente possuem um menor número de concorrentes. Exemplo: “Marketing de Conteúdo”.

LSI (Latent Semantic Indexing)

LSI significa que os motores de busca passaram a indexar palavras-chave de acordo com o seu uso. Apesar de não identificar que o seu conteúdo possui uma palavra-chave específica, o buscador consegue identificar qual é o principal termo do seu conteúdo, baseado em todas as outras palavras-chave utilizadas nele.

M

Meta Description

A meta description é uma descrição que toda página possui. Ela é uma das responsáveis por melhorar o CTR das páginas no buscador. Ela é exibida apenas na SERP e tem como objetivo explicar ao usuário qual é seu objetivo.

Meta Tags

São parte do conteúdo de uma página em HTML. com o objetivo de orientar o crawler do buscador a encontrar os títulos, conteúdo e palavras-chave de uma página.

Motor de busca

Como o próprio nome diz, são ferramentas criadas com o objetivo de auxiliar os usuários a realizarem buscas para solucionarem seus problemas. Atualmente, existem uma infinidade de motores de buscas para os mais variados fins: Google, Itunes, Youtube, Google Play, e assim por diante.

N

NoIndex

Um comando utilizado dentro do HTML de uma página que define se ela será ou não indexada pelo buscador. O NoIndex é um código que instrui os robôs do Google sobre a necessidade ou não de crawlear uma determinada página.

NoFollow

Um atributo utilizado em links externos que define se um link está mandando ou não autoridade para o domínio de destino.

O

Off Page SEO

Otimizações realizadas com o foco externo. As técnicas de Off page têm como objetivo ampliar a relevância de um domínio.

On Page SEO

Otimizações realizadas dentro de uma página com o objetivo de torná-la mais apta a ser encontrada pelos usuários.

P

Pagerank

Antiga métrica utilizada pelo algoritmo do Google, que qualificava páginas entre 0 e 1 para identificar quais eram os melhores resultados.

Page title

O título de qualquer página que é exibido para os usuários uma vez que ele esteja dentro do domínio.

Pageviews

Número de visualizações de uma determinada página.

Palavra-chave

O principal instrumento do SEO que os usuários utilizam para encontrar soluções para seus problemas.

Panda Update

Uma das atualizações do Google que penalizou milhões de sites que possuíam conteúdo de baixa qualidade, raso e que não auxiliava o usuário.

Penalidade do buscador

Assim como o próprio nome diz, são ações realizadas manualmente e algoritmicamente, onde os buscadores penalizam páginas que fogem de suas diretrizes de boas práticas.

Penguin Update

Atualização do Google que penalizou muitos sites que infringiram as diretrizes do Google em relação à aquisição de links de forma natural.

PPC (Pay Per Click)

Nome dado aos anúncios digitais que possuem uma forma de cobrança baseada no clique de um usuário. PPC também é a forma de dizer que alguém trabalha com mídia paga.

Q

Query

Ação realizada pelo usuário ao utilizar uma palavra-chave para iniciar uma busca.

R

Rankbrain

Umas das atualizações do algoritmo do Google em 2016, que tornou ainda mais relevante o comportamento do usuário no buscador. O RankBrain é uma inteligência artificial que aprende com o tempo e acompanha o comportamento do usuário para entregar os melhores resultados baseados em cliques, permanência em página, bounce rate e outras métricas.

Redirect

Mesma definição do 301 – também chamado de redirect 301.

Robots.txt

Um arquivo que contém todas as informações de um site para o buscador. Basicamente, o seu objetivo é identificar e guiar o crawler, indicando o que ele deve analisar e o que ele deve ignorar. .

S

SEO

Search Engine Optimization é uma série de técnicas de otimização de páginas, sites e blogs, com o foco de obter os melhores resultados de tráfego orgânico possíveis.

SEM

Search Engine Marketing, também conhecido como Search Marketing, é uma série de técnicas que têm como objetivo otimizar páginas e anúncios para os mais diversos buscadores.

SERP

Search Engine Results Page é nada mais, nada menos, que a própria página onde são exibidos os resultados de uma busca. Seja ela no Google, Youtube, Itunes ou qualquer outro motor de busca.

Site Map

Um documento que exibe ao buscador um guia de navegação do seu site e o orienta, mostrando a ordem correta de navegação em suas páginas.

Spider

Como listado acima, também conhecido como Bot e Crawler, um Spider é um robô utilizado pelos motores de busca para indexar as páginas de um site.

T

Tag

São elementos presentes dentro do HTML de qualquer página. Podem ser uma Title Tag, Heading Tag, ou outros possíveis elementos.

Title Tag

Junto com o H1, o Title tag é o mais importante elemento de uma página para o buscador. Ele será o primeiro contato do crawler com suas páginas.

W

White Hat SEO

Técnicas de Search Engine Optimization aprovadas pelos motores de busca.


Gostou do nosso Glossário de SEO? Este é o seu guia definitivo com os termos e conceitos da área (vamos atualizá-lo sempre que necessário). Então fique à vontade para salvar esta página nos favoritos e voltar aqui toda vez que precisar.

Agora que você já conhece todos os termos de SEO, é hora de estruturar sua equipe para colocar esses conceitos em prática. Leia o post “Entenda os 3 estágios dos times de marketing digital de alta performance“.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.