Go-to-market: não lance nenhum produto sem essa estratégia!

Entenda o que é a estratégia Go-to-market e como o posicionamento correto do seu produto ou serviço é essencial para a geração de lucros.

Go-to-market

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Encontrar um lugar no mercado e se destacar é uma tarefa cada vez mais difícil, especialmente para empresas iniciantes. Por isso, é preciso identificar e aplicar uma estratégia que combine com o negócio e que seja útil ao crescimento.

Nesse sentido, é preciso conhecer a estratégia Go-to-market. O método relaciona o mercado de atuação, os consumidores e produtos comercializados. Assim, consegue definir quais produtos devem ser trabalhados de acordo com cada categoria de cliente.

Simplificando: a estratégia Go-to-market foca em como a empresa colocará seu produto (bem ou serviço) em um mercado específico para atingir a penetração desejada, maior receita e lucratividade. Logo, é possível crescer o seu negócio.

Conhecemos a importância do assunto, por isso criamos esse artigo. Hoje, você vai entender melhor o que é Go-to-market, suas perguntas-chave e como construir um plano eficaz.

Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

1. Uma visão macro do Go-to-market e sua aplicação no negócio

Imagine as maiores empresas do mercado. Elas parecem inabaláveis, certo? — mas não são! Uma recente pesquisa mostra que apenas 12% das listadas na Fortune 500 de 1955 continuam até hoje, as outras faliram, foram adquiridas ou perderam mercado.

Não importa se é uma empresa centenária ou recém-criada: seu sucesso depende da venda de produtos, plena satisfação dos clientes e adequada participação no mercado.

Para tanto, não basta “atirar para todo lado”. É preciso conhecer o público-alvo, entender o mix de produtos oferecidos e como as vendas podem ser otimizadas. Logo, é possível atuar com foco e obter, com diligência, os resultados progressivos.

Para tal fim, é preciso fazer 5 perguntas-chave:

  • para quem você está vendendo?
  • que produto oferecer a esse público?
  • como irá atingir o público desejado?
  • qual será o preço e o posicionamento do produto?
  • qual será o canal usado para vender?

Finalizando, será preciso colocar a estratégia Go-to-market no papel. Nesse momento, as perguntas-chave serão estabelecidas, assim como os objetivos genéricos e as métricas de desempenho que serão usadas — o que será estudado adiante.

Entendida a abrangência do assunto, também é possível conceituar o Go-to-market como uma estratégia de mercado. A metodologia permite que as empresas atinjam um público em específico, alcancem maior market share e lucro nas suas operações.

2. As perguntas-chave para aplicação do Go-to-market

Como dito no tópico anterior, existem 5 principais perguntas para desenvolver a estratégia de mercado. Elas relacionam o produto, o mercado e os clientes para construir uma visão sistêmica e consistente sobre o que deve ser feito. Confira!

2.1. Para quem está vendendo (público-alvo e persona)?

O conceito de público-alvo é bastante conhecido e há muito tempo estudado. Consiste, na verdade, em um segmento de consumidores, relevantes à empresa, com determinadas características em comum — como sexo, idade ou estado civil.

O entendimento do público-alvo é útil para o negócio, afinal, possibilita a criação de uma série de estratégias e táticas eficazes. É possível classificá-lo por aspectos:

  • geográficos: cidade, estado, país, etc.;
  • demográficos: idade, sexo, raça, classe social, etc.;
  • psicográficos: estilo de vida, valores sociais, visão de mundo;
  • comportamentais: atitudes, benefícios buscados, etc.

Para o Go-to-Market, outra noção importante é a de buyer persona. Representa um perfil semificcional do cliente da empresa. Assim, torna-se possível entender melhor quem é o cliente, suas necessidades e expectativas.

Confira um resumo de persona:

  • Paulo possui 33 anos, é casado e possui um único filho. Formou-se em engenharia. É empreendedor há 6 anos, dono de uma loja de roupas de médio porte. Seus problemas são: orçamento apertado e falta de tempo.

Defina o público-alvo para a empresa em geral, depois estabeleça uma persona — com detalhes — para os bens ou serviços comercializados. Logo, entenderá melhor seus clientes, poderá criar estratégias eficazes e potencializar a participação no mercado.

2.2. Que produto oferecer a esse público?

Há uma grande confusão quando se fala em produto. É comum que a palavra seja associada estritamente aos bens tangíveis que são vendidos — o que não é verdade.

De acordo com o dicionário, produto é o resultado da atividade humana. Em outros termos, é tudo o que, de alguma forma, é produzido. Além dos bens tangíveis, serviços, lugares e até ideias podem ser considerados produtos em uma empresa.

Então busque conhecer melhor o produto — ou o mix de produtos — oferecido aos clientes. Reflita sobre as seguintes questões:

  • qual o nome e o tipo de necessidade que o produto busca suprir?
  • o que o diferencia dos demais disponíveis no mercado?
  • quais características do produto — embalagem, cheiro, design, tamanho — mais engajam a decisão de compra dos clientes?
  • os custos de produção são competitivos?

Se ainda não possui um produto em específico, é preciso desenvolvê-lo. Para isso, crie um mínimo produto viável (MVP). Consiste em desenvolver uma espécie de versão mais básica: eficaz para testes e que pode ser aprimorado, havendo demanda.

Ao conhecer profundamente o produto, será possível estabelecer estratégias de posicionamento e diferenciação e, por fim, engajar a persona no processo de compra.

2.3. Como atingirá o público-alvo desejado?

Após definir com clareza o público-alvo e entender com profundidade o produto que será comercializado, é preciso estabelecer como os clientes serão impactados.

Há diversas estratégias de marketing para chamar a atenção dos clientes, engajando-os em decisões de compra. De modo geral, elas podem ser divididas em dois grandes blocos: Outbound Marketing e Inbound Marketing — então é preciso conhecê-las.

Como o nome sugere, Outbound Marketing é uma ação de saída. Significa empregar uma série de ações — como mídias televisivas, panfletagem, telemarketing — para chegar até o público desejado. Nesse caso, a empresa vai até o cliente.

O Inbound Marketing parte de uma premissa diferente, fazer com que o cliente chegue até a empresa. A metodologia é dividida em quatro principais etapas: atrair, converter, fechar a venda e encantar. Para isso, se usa o marketing de conteúdo.

A verdade é que a transição do marketing de saída (Outbound) para o de atração (Inbound) será cada vez mais importante. Isso é reflexo da transição digital e de um novo contexto mercadológico, chamado por Philip Kotler de Marketing 4.0.

2.4. Qual o preço e o posicionamento do produto?

O preço adequado deve considerar algumas variáveis, sendo as principais: o custo de produção, o valor praticado pela concorrência e a percepção de valor dos clientes. É uma espécie de tripé que deve estar bem estabelecido para a etapa de comercialização.

Além de garantir o lucro, o preço ideal influencia na saída do produto, na conquista de participação no mercado e na satisfação dos clientes. Por essa razão, é preciso planejá-lo com calma, considerando as variáveis e o posicionamento que deseja estabelecer.

Aqui, outro assunto importantíssimo é o posicionamento. Pense rapidamente: como os clientes enxergam o seu produto? Que posição o produto ofertado ocupa na mente e no coração do público-alvo? O correto posicionamento é crucial ao sucesso!

Há três estratégias genéricas de posicionamento:

  • liderança de baixo custo: assumindo a posição de “produto popular”;
  • diferenciação: posicionando-se pela “qualidade”;
  • foco: apresentando-se pela “exclusividade”, como um produto de nicho.

Resumindo: o posicionamento é a ideia que o produto ou mesmo a empresa deixa na mente dos consumidores — algo popular, de luxo, divertido, sério, etc. Para se posicionar com eficácia, é preciso conhecer com clareza os interesses dos clientes.

2.5. Qual canal será usado para vender o produto?

Por fim, é o momento de desenvolver a visão operacional da estratégia. Lembre-se que não basta posicionar o produto e encantar o cliente, é preciso efetivar a venda. Somente assim, o empreendimento poderá lucrar e penetrar no mercado.

Existem diversos canais, online ou offline, pelos quais uma venda pode ser fechada. Dentre os principais, é possível destacar:

  • plataforma de venda (e-commerce);
  • loja física própria;
  • venda direta;
  • parceria com terceiros;
  • feiras e eventos;
  • call-center (telemarketing);
  • franquias.

A definição do canal ideal varia de acordo com: o perfil do cliente, o produto vendido, as condições do mercado, o lucro e o posicionamento desejado. Ao escolher bem, será possível otimizar os pontos de contato e potencializar a jornada do cliente.

Como se pode observar, as cinco perguntas citadas são essenciais para a formulação da estratégia Go-to-market. Então é preciso colocá-las no papel, além de definir o objetivo e as métricas que serão usadas — assunto do próximo tópico.

3. Os objetivos e as métricas que devem ser usadas na estratégia

Como em toda estratégia, a Go-to-market precisa de objetivos e métricas bem estabelecidas. Somente assim, é possível saber se os resultados desejados estão sendo alcançados ou se precisam de ajustes. Confira!

3.1. Definição de objetivos no formato OKR

Quando se fala em objetivos e metas, uma das primeiras coisas que se pensa é o modelo SMART. Nele, as metas precisam ser: específicas, mensuráveis, atribuíveis, realizáveis e com tempo bem definido. Logo, é possível atuar com maior eficácia.

Há, no entanto, modelos ainda mais eficazes e que contribuem para o desdobramento do objetivo genérico entre os departamentos, áreas e equipes de uma empresa.

Uma importante variação de metas e objetivos é a OKR (um acrônimo de Objectives and Key Results). Sua aplicação é muito simples: consiste em definir um objetivo maior e, depois, fragmentá-lo em pequenos resultados que devem ser atingidos.

Imagine uma loja de roupas que deseja obter maior participação em determinado mercado. Tudo deve começar com a definição do objetivo, que pode ser: “tornar-se a maior loja de roupas do shopping”. Depois, deverá estabelecer os resultados-chave:

  • aumentar o market share em 30%;
  • otimizar a efetividade da venda em 40%.
  • reduzir a evasão de clientes em 12,5%.

Como se pode observar, há um objetivo genérico: “tornar-se a maior loja”. O mesmo foi dividido em resultados menores e quantitativos, potencializando as chances de sucesso.

A definição de objetivos deve ser algo comum às empresas, afinal, contribui para que todo o trabalho seja realizado de forma alinhada e organizada. Assim, é possível otimizar o entusiasmo da equipe, a produtividade e os resultados alcançados.

3.2. Métricas de desempenho

Há inúmeras métricas que podem ser usadas nas organizações. Elas variam bastante de acordo com o objetivo desejado ou departamento da organização. Contudo, é importante conhecer as métricas que mais se relacionam com a estratégia de mercado.

3.2.1. Market Share

Primeiramente, é preciso entender o que é market share e como utilizar essa métrica na firma. O nome vem do inglês e define a participação de mercado que uma empresa possui. Em outros termos, representa a “fatia de mercado” pertencente à firma.

O cálculo pode ser feito com base no número de clientes, faturamento da empresa ou, ainda, volume de vendas em um determinado período. Basta usar a seguinte fórmula:

  • Market Share (%) = (resultado da empresa / resultado do mercado) x 100

Imagine que uma loja de sapatos faturou R$300.000,00 em janeiro, sendo que o faturamento total do mercado de sapatos, no mesmo período, foi R$2.250.000,00 em sua região. Ao utilizar o cálculo, saberá que o Market share foi de 13,3%.

Agora, imagine que no mês de maio foram realizados 900 casamentos na cidade de São Paulo, sendo que apenas uma empresa de cerimonial realizou 75 uniões. Ao aplicar o mesmo cálculo, observará que a empresa teve Market Share de 8,3%.

3.2.2. Efetividade das vendas realizadas

Ainda é importante conhecer e aplicar a métrica de efetividade das vendas. Como o nome sugere, o objetivo é avaliar o quanto o time comercial é efetivo e potencializa a saída de bens/serviços da organização. Quanto maior a efetividade, melhor!

É muito simples acompanhar essa métrica, basta relacionar o número de vendas ou negociações fechadas pelo número de clientes atendidos. Confira:

  • Efetividade de vendas (em %) = (vendas fechadas / total de atendimentos) x 100

Imagine que 963 clientes foram atendidos em uma pequena loja de óculos no mês de fevereiro. No mesmo mês, apenas 115 vendas foram efetivadas. Ao usar o cálculo, é possível verificar uma efetividade de 11,9%.

Veja, agora você entende as perguntas-chave que devem ser respondidas para construir uma estratégia Go-to-market bem-sucedida, assim como entende a importância da definição do objetivo e acompanhamento das principais métricas de desempenho. Aproveite para colocar tudo em prática e potencializar o seu negócio.

Gostou do artigo? Aproveite para continuar aprendendo. Baixe nosso ebook “Marketing e vendas de alta performance”. Vamos lá!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.