Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 22 de março de 2019. | Atualizado em 22 de março de 2019


O Google Ad Manager promete simplificar a criação dos seus anúncios, oferecendo uma melhor experiência aos usuários, com alcance em diferentes plataformas e momentos. Se você deseja começar a monetizar as suas páginas, precisa conhecer essa novidade.

Investir em anúncios na internet é uma ação bastante conhecida e adotada por empresas de diferentes setores. O investimento é capaz de atrair novos clientes e aumentar as vendas, além de expandir rapidamente o conhecimento da marca.

Agora, estamos diante de uma novidade que promete simplificar a criação da publicidade e gerar mais resultados para as marcas: o Google Ad Manager.

Trata-se de uma plataforma capaz de vincular os anúncios em canais de comunicação onde as pessoas assistem, jogam ou interagem, com a promessa de uma melhor experiência aos usuários!

Para quem deseja monetizar suas páginas ou blog, os recursos dessa nova ferramenta prometem ajudar bastante e gerar uma melhor rentabilidade.

Quer saber como essa nova ferramenta funciona e todos os seus diferenciais? Então, confira este conteúdo e fique por dentro dessa novidade para alcançar todos os benefícios!

O que é o Google Ad Manager?

O Google Ad Manager é uma plataforma criada pelo Google para um melhor gerenciamento dos anúncios veiculados na internet. A promessa dessa novidade é oferecer melhores retornos para os anunciantes, junto de uma experiência agradável ao público.

Uma das reclamações dos profissionais de marketing é a complexidade de gerir todas as campanhas de anúncios e garantir bons resultados.

Mesmo as pessoas que detêm um conhecimento avançado sobre as ferramentas podem ter dificuldades com a gestão e identificação das melhores práticas — por exemplo, saber onde colocar os anúncios e os valores.

Além disso, estamos vivendo na era da experiência dos clientes. O público se tornou bastante exigente e não gosta de ser interrompido quando está em uma atividade, como navegar na internet. Por isso, os anúncios tradicionais entram em confronto com essa mudança.

Uma prova disso é o grande crescimento do Inbound Marketing, modelo que investe no compartilhamento de conhecimento e boa experiência ao público.

Então, uma das premissas do Google Ad Manager é justamente trabalhar junto com os usuários para oferecer uma experiência mais agradável, usando a rede de publicidade, mas mantendo o perfil nativo nos anúncios.

Como essa plataforma funciona?

A plataforma de gerenciamento de anúncios funciona como uma central que reúne os investimentos da empresa, os quais são mostrados de forma simplificada e de fácil utilização.

A ferramenta tem recursos para direcionar o tipo de anúncio mais apropriado para o usuário, aumentando a possibilidade de conversão e o retorno sobre o investimento.

O painel central apresenta os dados de tráfego do site, rede de anúncios, aplicativos, jogos e outras possibilidades da marca. É também mostrada uma previsão de quantas impressões podem ser geradas com as ações.

Além disso, com a plataforma é possível trabalhar a rede de Google AdSense e Google Ad Exchange para a otimização dos anúncios, gerando a maior receita possível para cada impressão de anúncio.

Quais são os recursos que ela apresenta?

Agora, vamos mostrar todos os recursos oferecidos dentro da plataforma do Google Ad Manager. Acompanhe!

Formatos

Com o aumento da variedade de dispositivos para acessar a internet, tornou-se fundamental que os anúncios sejam adaptáveis a qualquer dispositivo usado pelos usuários.

Um tipo de anúncio que não seja responsivo certamente não terá sucesso em um mundo em que o acesso pelos celulares e outros dispositivos móveis só tende a crescer.

Então, o Google Ad Manager permite que a publicidade seja veiculada em diferentes formatos de forma imersiva, seja em dispositivos móveis, seja em desktop.

Com mais formatos possíveis, os anúncios se tornam mais harmônicos com a atividade do público, sendo considerados como anúncios nativos. Eles apresentam uma performance muito melhor que a dos tradicionais, justamente por não terem a cara daqueles anúncios invasivos e interruptivos.

Vídeo

Os vídeos representam uma grande tendência no marketing digital. O número de empresas que estão investindo nesse tipo de mídia só aumenta.

Para se ter uma ideia, segundo pesquisas, até 2020 a expectativa é que o tráfego da internet por meio de vídeos represente cerca de 80%.

Pesquisas também mostram que 72% das empresas que adotaram o vídeo marketing como estratégia verificaram um aumento nos resultados. Ou seja, se você ainda não está criando vídeos, não pode perder mais tempo!

Nesse sentido, a plataforma do Google Ad Manager promete ajudá-lo. Com diferentes formatos possíveis para os vídeos, a plataforma direciona o conteúdo ideal para o usuário, levando em consideração o local em que ele está assistindo.

O recurso de vídeo ajuda a monetizar o conteúdo e gera uma receita bem atrativa!

Gerenciamento de rendimento

O gerenciamento de rendimento é um recurso para otimizar o seu investimento e agregar um maior retorno.

A ferramenta utiliza o conceito de machine learning para oferecer uma experiência mais agradável aos usuários e, ao mesmo tempo, direcionar melhor os seus investimentos.

Hoje, com os anúncios tradicionais, muitas vezes a receita é gerada em detrimento da experiência do usuário, mas isso não precisa acontecer! É possível alinhar uma boa utilização da página com a exposição dos anúncios, criando peças de alta performance.

Por isso, esse recurso é um dos mais interessantes e promete aumentar bastante o ROI de suas campanhas.

Dados e insights

Mais uma vez, o algoritmo do Google promete ajudar as empresas em busca de aumentar as vendas. O aprendizado de máquina consegue mostrar dados para basear as decisões e torná-las mais certeiras.

Todos os dados relativos ao seu negócio podem ser reunidos e gerar insights poderosos e altamente lucrativos!

Brand safety

Não podemos nos esquecer da proteção de dados. Com o Google Ad Manager, suas plataformas, seus sites e seus aplicativos estarão seguros.

O sistema é capaz de evitar fraudes, pirataria e malwares. Além disso, a plataforma exige do anunciante que sejam tomadas medidas de prevenção, como certificados de segurança, protocolo HTTPS e exibição de anúncios em SafeFrames.

Também é possível revisar todos os seus anúncios em uma só plataforma. Isso, com certeza, faz muita diferença e otimiza o trabalho dos profissionais de marketing.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS

👉 Google AdWords: o que é, como funciona e como você pode utilizá-lo a seu favor

👉 Google Analytics: um guia para usar essa ferramenta

👉 Google Search Console: o guia definitivo

Quais são os principais termos e conceitos mostrados?

Para utilizar a ferramenta do Google Ad Manager, você precisa estar familiarizado com os principais termos e conceitos. Confira a lista a seguir.

Inventário

O inventário compreende todos os espaços possíveis para que você faça a vinculação dos anúncios. Dentro da plataforma, o inventário é composto por blocos de anúncios e estes podem ser agrupados por canais.

Tags do editor do Google

As tags do editor do Google são utilizadas para mapear as atividades dos usuários. São snippets de códigos que devem ser colocados nas páginas em que se deseja fazer o monitoramento.

Programação

O conceito de programação dentro da plataforma compreende o processo de configuração e gerenciamento das campanhas de anúncios.

Dentro do Ad Manager, o anunciante cria as peças publicitárias e toda a segmentação do público-alvo para direcionar melhor o seu investimento.

Previsão

A previsão mostra a quantidade de inventário que estará disponível no futuro. Essa previsão gera uma inteligência para antecipar as demandas e utilizar o investimento de forma mais inteligente.

Relatórios

Os relatórios são os painéis que você utilizará para acompanhar o desempenho das campanhas ativas ou concluídas.

Os relatórios dentro da plataforma são bem personalizáveis, de acordo com a necessidade do anunciante.

Administração de conta

A administração de conta, também chamada de admin, representa o conjunto de ferramentas e tarefas necessárias para administrar a rede. Essas atividades podem ser a inclusão de novos usuários ou até mesmo a ativação de recursos.

Como o Google Ad Manager mostra os anúncios?

Para entender como a ferramenta mostra os anúncios, precisamos analisar alguns conceitos adicionais.

Os blocos de anúncios são as partes dos inventários criados. Esses blocos são os espaços em que você deseja adicionar os anúncios dentro de suas páginas.

Para cada um dos blocos, você deverá adicionar as tags, tanto em páginas da web como em aplicativos para dispositivos móveis.

Quando o usuário visualiza o seu conteúdo, o Google faz a interpretação pela tag e direciona o anúncio do Ad Manager.

Para otimizar o seu investimento, a cada vez que um anúncio é solicitado ao Ad Manager, a ferramenta utiliza a inteligência de máquina para escolher o anúncio de maior chance de conversão. Isso aumenta a taxa de cliques e de conversão.

Quais são as diferenças para o Google AdSense?

As plataformas do Google Ad Manager e Google AdSense apresentam diferenças bem significativas.

Dentro do Ad Manager, é possível gerir todo o tráfego de diferentes redes de publicidade ou anúncios vendidos diretamente, enquanto isso não é possível no AdSense.

No Google AdSense, você só precisa inserir as tags dentro das páginas para ver os anúncios. No Ad Manager você também consegue isso, desde que permita que o AdSense faça a exibição por meio do Manager.

Outra diferença marcante entre as plataformas é a possibilidade de gerar a competição dos anúncios do AdSense com outras redes de anúncios para, assim, maximizar as conversões. Isso só é possível no Ad Manager.

Outro recurso exclusivo do Manager é a criação dos relatórios com todas as atividades de veiculação dos anúncios, juntamente do desempenho alcançado.

Por fim, a forma de monetização também é diferente. Enquanto no Google AdSense você é pago diretamente pelo Google, no Manager o pagamento é feito pelos anunciantes ou rede de anúncios.

Como montar uma peça pela plataforma?

O bloco de anúncio é a unidade básica do relatório no Google Ad Manager. Para criá-lo, basta seguir o passo a passo que destacamos:

  • faça login na sua conta do Google Ad Manager ou cadastre-se;
  • clique em “Inventário” e, então, em “Bloco de anúncios”;
  • é possível criar o inventário com até cinco níveis hierárquicos. Então, selecione o bloco para escolher a hierarquia;
  • clique em “Novo bloco de anúncios” para adicionar um bloco logo abaixo dos selecionados ou, então, clique em “Nível atual” para um bloco no mesmo nível do presente;
  • insira o código para identificar o bloco. Para isso, crie um código de fácil identificação, uma vez que esse termo não poderá ser alterado posteriormente. Você poderá reutilizar os códigos, desde que estejam em níveis de blocos de anúncios diferentes;
  • insira um nome e descrição para o bloco de anúncios;
  • determine o tamanho para o bloco de anúncio;
  • depois disso, clique em “Salvar”.

Ao seguir esse passo a passo, você criará o bloco de anúncio para seu site, blog ou app e começará a utilizar a ferramenta.

É muito importante contar com a ajuda de um desenvolvedor profissional ou de uma agência capacitada para trabalhar com essa ferramenta, uma vez que ainda se trata de uma novidade que o Google está oferecendo e, por isso, pode gerar algumas dúvidas.

Para quem é o Google Ad Manager?

Essa nova ferramenta não está disponível livremente. Existe um processo de convite e aprovação para os editores.

Devemos lembrar que o Google Ad Manager inclui o servidor de anúncios SSP do Google, que é o antigo DFP, além do AdX. Esses serviços normalmente são limitados, por isso o Ad Manager tem algumas restrições.

Para os editores que possuem o selo de Certified Publishing Partner, o serviço está disponível. Já empresas que desejam acessar os recursos dessa ferramenta e não contam com um desenvolvedor com esse certificado devem procurar uma agência com tal capacitação.

Neste guia completo, vimos muitas informações sobre a nova plataforma do Google Ad Manager. Essa solução do Google promete mais inteligência e eficiência para a gestão de anúncios, além de uma experiência mais agradável aos usuários.

Analise cada um dos recursos para entender como a sua empresa pode se beneficiar e como essa ferramenta pode ajudar.

Além disso, estude bem cada um dos principais termos que destacamos para se familiarizar com a ferramenta, que é de simples operação, mas que tem algumas restrições, como mostramos neste guia.

Agora que você já viu tudo sobre o Google Ad Manager, baixe o nosso e-book especial sobre como dominar o Google e descubra como o maior mecanismo de busca do mundo pode ajudar a sua estratégia de marketing!

CTA de download para o kit: Domine o GooglePowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *