Google Adwords Express: entenda o que é, como usar e quais as diferenças em relação ao Google Ads

O Google Adwords Express é uma das plataformas mais importantes para o pequeno empreendedor que quer ter destaque e aproveitar os benefícios do marketing digital. Simples e intuitiva, a ferramenta cria campanhas capazes de aumentar sua lucratividade, a quantidade de clientes e a relevância da sua empresa.

Marketing de Busca

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Uma coisa é certa: investir em Marketing Digital não é mais uma opção para as empresas que querem ter competitividade no mercado.

Os consumidores estão mudando a todo momento, e os novos hábitos de compra passam pela internet: hoje, é comum que eles façam pesquisas antes de comprar um produto ou contratar um serviço, seja para ter uma noção de preços e encontrar as melhores opções do mercado, seja para finalmente efetivar a compra quando a decisão já foi tomada.

Essa realidade é inegável e, por isso, realizar o investimento em marketing digital e anúncios pagos se torna fundamental.

Com isso em mente, neste post, vamos falar sobre o Google Adwords Express e explicar como a ferramenta pode auxiliar no dia a dia da sua empresa. Siga conosco para saber tudo sobre ela!

O que é Google Adwords Express?

O Google Adwords Express é uma ferramenta de publicidade online criada pelo próprio Google, em que os usuários podem fazer anúncios de seus produtos e serviços, permitindo que a empresa seja encontrada nos resultados de busca quando o usuário faz uma pesquisa com palavras-chave específicas.

Muitas pessoas conhecem, no entanto, o Google Ads, a ferramenta mais tradicional disponibilizada pelo Google. A empresa decidiu criar essa segunda versão, Express, para aquelas pessoas que estão com dificuldades de entender a ferramenta tradicional.

O Google Adwords Express é uma opção mais simples, intuitiva e rápida, permitindo a criação de anúncios para aquelas pessoas que ainda não dominam a ferramenta avançada.

Por que o Google Adwords Express é uma excelente alternativa?

Para as empresas que querem investir em anúncios no Google e não sabem por onde começar, o Google Adwords Express é uma excelente ferramenta.

Além de ser muito intuitivo e ter a possibilidade de criar anúncios tendo apenas um telefone de contato, ele garante outras vantagens para os empresários. A praticidade do recurso tem ganhado cada vez mais adeptos.

Não é preciso ter um website

Nem toda empresa tem um site, e os pequenos empreendedores nem sempre possuem verba para investir nessa estratégia em um primeiro momento.

Claro que, se analisarmos de modo geral, criar um site é fundamental, mas o Google Adwords Express permite que você comece a fazer seus anúncios sem a necessidade de uma página. É possível usar apenas o telefone de contato para criar um anúncio nessa ferramenta e gerar conversões.

Mas não se esqueça: o investimento em canais digitais é fundamental. Sabemos que nem todas as empresas possuem caixa suficiente para um investimento logo no início, porém, não deixe de considerá-lo, ok?

É possível realizar uma configuração rápida de anúncios

Ao contrário da plataforma tradicional e completa, o Google Adwords Express permite que os usuários criem anúncios de forma rápida e simples, configurando-os em até 15 minutos.

Essa praticidade é possível graças a um passo a passo didático e intuitivo presente na plataforma, permitindo que você:

  • configure a sua campanha selecionando apenas o seu público-alvo;
  • crie a descrição com apenas 3 linhas;
  • defina qual será o investimento em cada um dos anúncios.

Essa praticidade é excelente para as pessoas que ainda não se adaptaram à complexidade do Google Ads, permitindo que todas as empresas sejam capazes de criar anúncios nos resultados de busca no Google.

Ajuda na conquista e fidelização de clientes

Uma das vantagens dos anúncios do Google Adwords Express é a sua funcionalidade de anúncios locais. A ferramenta foi pensada para pequenas empresas, como lojas de bairro, que precisam atrair pessoas que estão próximas do estabelecimento.

Dessa forma, o Google Adwords Express permite a criação de anúncios para o público local, sendo possível exibir o conteúdo da campanha para pessoas que estão a um raio de 25 a 65 km do endereço cadastrado no anúncio.

Quando um usuário fizer uma pesquisa pelas soluções oferecidas pela sua empresa, você aparecerá como uma opção próxima, o que contribui para aumentar a quantidade de novos clientes.

Junto a isso, vem a possibilidade de fidelizá-los. Essa fidelização de clientes acontece em razão da descoberta de uma nova empresa que, graças aos anúncios, aparecerá frequentemente nos resultados de busca dessas pessoas.

Com a atração de novos clientes, é preciso garantir um atendimento de qualidade, que manterá os novos consumidores satisfeitos e engajados com a sua empresa, levando a uma frequência de compras satisfatória e aumento da lucratividade.

Permite o pagamento por clique

Ao contrário da plataforma tradicional, o Google Adwords Express permite apenas uma modalidade de cobrança: o CPC, conhecido como “custo por clique”. Nesse sentido, você só pagará pela exibição do seu anúncio quando ele for capaz de gerar alguma interação com o usuário, por meio de cliques no anúncio.

Uma vantagem marcante dessa modalidade de cobrança é o controle absoluto do orçamento que foi estipulado para a campanha.

Isso permite que os anúncios sejam ajustados sempre que houver necessidade, além da possibilidade de cancelar cada uma das campanhas caso julgue que o ROI do Adwords não está dentro do que foi esperado durante o planejamento.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre Google Ads!
Reduzir custos no Adwords: veja as 9 melhores estratégias
Google Academy for Ads: conheça o curso gratuito do Google!
Rede de Display: o que é e como anunciar em diferentes sites?
Google Ad Manager: como usar a plataforma para gerenciar anúncios

Que tipo de empresa pode usufruir dos benefícios do Google Adwords Express?

Quando pensamos nos anúncios de mídia paga, é preciso entender que todas as empresas que querem ter visibilidade no mercado devem estar presentes nessas plataformas.

Independentemente do tamanho da empresa, desde uma pequena loja de bairro até uma multinacional, os anúncios são fundamentais, seja nas redes sociais, seja no Google. No caso do Google Adwords Express, por exemplo, todos os segmentos de negócios podem usufruir da plataforma.

O grande cuidado aqui é que, caso a sua empresa já tenha conhecimento e domínio da plataforma tradicional, Google Ads, é interessante manter esse investimento, uma vez que ela permite ações mais completas e complexas, que podem, inclusive, ajudar a aumentar as taxas de conversão.

O ideal é que as empresas comecem pelo Google Adwords Express e, com o tempo, desenvolvam habilidades suficientes para migrar para a outra plataforma, otimizando os anúncios e criando campanhas mais robustas.

Quais as diferenças entre o Google Ads e o Google Adwords Express?

As duas ferramentas disponibilizadas pelo Google têm algumas diferenças sutis que precisam ser compreendidas.

Dessa forma, é possível descobrir qual delas é a mais indicada para a sua empresa, considerando a sua familiaridade com a plataforma, as capacidades e necessidades de investimento e, claro, garantir que você tem todos os pré-requisitos para se cadastrar em cada uma delas.

Complexidade da plataforma

A primeira grande diferença é a complexidade da ferramenta. O Google Ads é uma ferramenta mais completa, complexa e que permite a criação de anúncios avançados, muito segmentados e com cobranças diferenciadas.

Por outro lado, o Google Adwords Express permite uma experiência mais simples e intuitiva. Ideal para iniciantes, a ferramenta tem funcionalidades limitadas, mas que atendem às empresas de pequeno porte que estão começando os investimentos em marketing e ainda não têm muitos recursos e um bom entendimento da plataforma tradicional.

Abrangência da localidade

A ferramenta Express tem uma pequena abrangência de localidade. Os anúncios criados dentro dessa plataforma serão locais, permitindo apenas um alcance regional, com a limitação de até 65 km de distância do endereço que foi cadastrado para a loja.

Essa restrição não é algo ruim. Ela permite que você atraia clientes que estão próximos do seu empreendimento, podendo ter uma boa conversão. O Google Ads, por sua vez, possibilita anúncios mais completos, com opções diferenciadas de localidade e segmentação.

Pré-requisitos para iniciar o investimento

Uma outra grande diferença entre as duas plataformas são os pré-requisitos. Como o Google Ads é uma ferramenta mais completa, necessita de informações mais avançadas sobre a sua empresa, como um site.

Nem toda pequena empresa tem um site ou o orçamento de marketing necessário para investir prontamente em um. Por isso, o Google Adwords Express permite que as empresas façam seus anúncios apenas com um telefone de contato, o que já possibilita garantir uma conversão.

No entanto, como dito anteriormente, o ideal é criar um caixa para poder investir em um site assim que possível, pois ter uma página online é fundamental para aumentar o alcance da sua marca.

Afinal, as duas ferramentas do Google vão ou não ser vinculadas?

Confirmando boatos de que as ferramentas Google Ads e Google Adwords Express serão vinculadas, chegou a Smart Campaigns. Essa nova modalidade dentro do Google Ads é o que seria a plataforma Express.

Nesse sentido, a única grande mudança é o acesso. Antes, eram ferramentas diferentes. Agora, a ferramenta permite duas modalidades: Smart e Google Ads.

Para as empresas que queriam investir no Google Adwords Express, não se preocupem: a ferramenta tem as mesmas funcionalidades, mesmo após a vinculação com a plataforma tradicional.

Investir em anúncios nos mecanismos de busca é uma excelente maneira de ampliar a rentabilidade do seu negócio por meio da aquisição de novos clientes e o aumento da abrangência da sua empresa.

Com a plataforma do Google Adwords Express, agora Smart Campaigns, é possível usufruir desses benefícios de forma simples e intuitiva, sem precisar do entendimento técnico e complexo da ferramenta tradicional.

Quer aprender mais sobre anúncios e como fazer a sua empresa aparecer nos resultados do Google? Confira o nosso ebook gratuito sobre Google Ads!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.