Google Adwords para pequenas empresas: aprenda como usar

google adwords para pequenas empresas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Procurando dicas de como usar o Google Adwords para gerar resultados para sua pequena empresa? Chegou na hora certa!

Neste post vamos te ensinar um passo a passo para não ficar de fora dos famosos anúncios pagos ou links patrocinados do Google. Depois deste post, você poderá iniciar suas próprias campanhas de Google Adwords e atrair mais clientes para a sua empresa.

E por que você deve investir em Google Adwords? Porque os links patrocinados são uma ótima porta de entrada para o seu site, geram tráfego constante, atraem visitantes mais preparados para a compra e não exigem grandes investimentos. Isso mesmo, o orçamento é flexível!

Pronto para começarmos? Estamos ansiosos para te ensinar mais essa estratégia:

Planeje-se

Ação é bem mais emocionante, mas sem planejar seus objetivos com cuidado, suas campanhas no Google Adwords podem falhar.

  • Estabeleça um objetivo para cada campanha, como a venda de um produto ou serviço, a distribuição de um conteúdo exclusivo ou aumentar a visibilidade da sua empresa na internet. É a partir desse objetivo que você começa a criar sua campanha de links patrocinados.
  • Com o objetivo estabelecido, defina quem você quer atingir com seus anúncios. Qual é o perfil desse público? Como ele age na internet? Neste post você aprende como criar as personas do seu negócio, isto é, representações dos seus clientes ideais, o que vai ajudar a estabelecer quem serão as pessoas atingidas pelos seus anúncios.
  • Uma boa estratégia de links patrocinados está pautada na escolha das palavras-chave certas para atrair o público escolhido. Por exemplo, se você vende sapatos de dança em São Paulo, precisa inserir essas palavras em seus anúncios para que as pessoas encontrem sua empresa mais facilmente.
  • Defina seu orçamento para colocar a campanha de Adwords em ação. Quanto você pode investir por dia para que seus anúncios apareçam nos resultados de busca? 20, 50, 100 reais? Lembre-se que uma campanha de Adwords deve levar alguns dias ou semanas, por isso certifique-se de ter o dinheiro necessário para manter a campanha no ar.

Parta para a ação

Agora que você está preparado, chegou a hora de avançarmos para a ação. Vamos te ajudar a colocar sua primeira campanha de Google Adwords no ar!

Crie sua conta no Google Adwords

Se você já utiliza qualquer um dos serviços do Google, basta fazer login com seu nome de usuário e senha.

Configure sua campanha

página de campanha do google adwords

Oba! Aqui é que você vai colocar a mão na massa mesmo!

A primeira coisa a definir é seu budget, ou orçamento. Quanto você quer pagar por clique dado em seus anúncios? E quanto vai investir por dia para que eles apareçam? O Google oferece a opção de ele próprio definir o custo por clique para maximizar seus resultados, então se você não se sentir seguro para definir um valor máximo por clique, deixe que o Google faz isso por você, respeitando seu orçamento diário, é claro.

Em seguida, selecione a localização da sua campanha, ou seja, em que região ela será exibida.

Na sequência, você vai escolher como quer que seus anúncios sejam exibidos: se como links patrocinados nos resultados de busca orgânica ou na rede de displays do Google, isto é, em sites parceiros que exibem anúncios do programa de afiliados do Google.

Crie seus anúncios

Com as configurações de campanha definidas, você parte para a criação dos anúncios. Cada campanha pode ter vários anúncios, o que facilita na hora de atingir públicos distintos, testar a efetividade de cada mensagem e mensurar os resultados.

Na aba “criar um grupo”, dê um nome para o seu grupo de anúncios e selecione o formato que eles terão: se texto, imagem, display ou para mobile. Em seguida, crie seu primeiro anúncio preenchendo os dados de cabeçalho, mensagem e destino do anúncio, isto é, para onde ele vai direcionar quando o visitante clicar.

Então você criará uma lista de palavras-chave com as quais os internautas poderão encontrar seu anúncio. No nosso exemplo de sapatos de dança em São Paulo, algumas das palavras-chave poderiam ser: “sapato de dança masculino”, “sapato de dança feminino”, “sapato para dança de salão”, “sapato com sola de camurça”, entre outras.

Ao final, vem a seleção do custo por clique ou CPC, onde você define qual é o máximo que vai pagar para ver seus anúncios sendo exibidos nos resultados de busca ou na rede de displays do Google.

Configure o acompanhamento das suas campanhas

Neste momento você estará integrando seu Google Adwords ao Google Analytics ou qualquer outra ferramenta de análise de desempenho na web para acompanhar a evolução dos seus anúncios patrocinados e os resultados obtidos.

Siga os passos dados pela plataforma para terminar o preenchimento dos dados e então lance sua campanha de Google Adwords. Acha que terminou? Ainda não! Monitorar os dados para otimizar suas campanhas é essencial.

Monitore e otimize suas campanhas

O Google Analytics vai trazer uma série de dados e informações para te ajudar a entender o que está acontecendo com seus links patrocinados. Quantas exibições de cada anúncio, quantos cliques, quanto tempo de navegação na página de destino, quantas pessoas clicaram no link e logo fecharam a janela ou saíram do seu site.

Também dirá qual é a taxa de conversão, o custo por clique que você está pagando, quanto falta do seu orçamento para ser consumido e quantas pessoas foram atingidas com seus anúncios, entre outras coisas.

Se você acompanhar esses dados diariamente, poderá realizar ajustes nas suas campanhas, modificar anúncios, trocar palavras-chave, alterar o formato dos anúncios e até mesmo pausar a campanha para desenvolver uma nova estratégia de abordagem. Isso irá proteger o seu investimento e garantir que o retorno sobre ele seja atrativo para sua empresa, trazendo lucratividade.

Pode dar errado e não trazer retorno?

Pode, mas só se você não ficar atento ao feedback dos internautas em relação aos seus anúncios. Se durante um dia todo seus anúncios foram exibidos 20 vezes e não houve nenhum clique, é preciso repensar sua mensagem, torná-la mais atrativa ou ainda verificar se você definiu o público corretamente.

Quanto mais tempo você dedicar a entender o comportamento dos seus clientes na internet, mais eficazes serão suas campanhas no Google Adwords, pois você atingirá as pessoas certas no momento certo, quando elas estão procurando por você.

Pronto para começar a usar o Google Adwords na sua pequena empresa? Então não deixe de conferir essas 9 dicas para ter mais resultados com o Google Adwords!

Tem alguma crítica, sugestão ou dica? Deixe um comentário no campo abaixo, adoramos ouvir de você!

Quer saber mais? Baixe agora nosso ebook gratuito sobre o Adwords!

download google adwords ebook

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.