Por Ivan Nunes de Castro

Gerente de Vendas Sênior Small e E-commerce na Rock Content.

Publicado em 11 de julho de 2019. | Atualizado em 21 de janeiro de 2020


Para muitas empresas, é caro e pouco prático criar um servidor próprio. Nesses casos, a melhor opção é usar sistemas em nuvem para facilitar o serviço. Se ainda estiver na dúvida, o Google Cloud Platform é uma boa opção para começar.

Provavelmente, você já ouviu falar do termo cloud computing em algum momento. Ele pode ser traduzido como computação em nuvem, que é quando utilizamos certas ferramentas ou armazenamento de dados em servidores remotos e, possivelmente, compartilhados. Isso torna o uso desses sistemas mais prático e flexível.

Atualmente, é esperado que a maioria das empresas conte com algum serviço de computação em nuvem, independente de seu porte. Para ver um negócio se desenvolver, é praticamente obrigatório usar esse tipo de solução. E um dos provedores de maior prestígio nessa área é o Google Cloud Platform.

Mas, antes de decidir fazer esse investimento, é importante conhecer bem a plataforma como um todo. Por isso, trouxemos todas as informações de que você precisa a respeito.

Neste artigo, você verá:

Acompanhe e aprenda!

O que é o Google Cloud Platform?

Como o nome já deixa a entender, esse é o serviço de computação na nuvem provido pela Google. Por meio de sua plataforma, você pode administrar todos os softwares, armazenamento e serviços que você utiliza.

Dessa forma, pode acessar todos esses recursos com maior segurança e performance, além da possibilidade de personalização do seu uso.

Quais são suas funcionalidades?

Para atender melhor às demandas das empresas, o Google Cloud Platform torna várias tarefas mais simples, como criar um site ou gerenciar os processos internos. Isso é possível devido a suas principais funcionalidades. Veja agora!

Criação de máquinas virtuais

Uma máquina virtual é um computador emulado em outra máquina. Nesse caso, o servidor em nuvem executa vários sistemas operacionais em diversas outras máquinas, em vez de cada computador ter um sistema operacional próprio.

Isso permite um controle de acesso mais eficiente, compartilhamento rápido de arquivos e uma preparação rápida de novos computadores dentro da empresa.

Amplo armazenamento de dados em nuvem

A ideia de Plataforma como um Serviço (PaaS) já é bem difundida em muitos setores, especialmente no que diz respeito à gestão e ao armazenamento de dados.

Como você já deve saber bem, uma das maiores utilidades da computação em nuvem é armazenar grandes quantidades de dados em um servidor remoto.

É similar ao Google Drive, porém, em escala bem maior, o que permite a você armazenar e organizar todos os arquivos da empresa e acessá-los a partir de qualquer máquina com permissão de acesso. É ótimo para evitar a perda de documentos e para minimizar o uso do espaço físico em seu negócio.

Big Data

Quando precisamos tomar uma decisão importante para a empresa, é importante ter dados que deem suporte a essa escolha. Ainda mais, atualmente, em um mercado cada vez mais complexo e volátil.

O Google Analytics é uma ferramenta quase indispensável nesse processo, pois provê uma quantidade extensa de dados para serem analisados, ou Big Data, como também é chamado. A ideia aqui é simples: quanto mais informação você tem, mais certeiras tendem a ser suas decisões.

Aplicativos de gestão e produtividade

Você já deve ter ouvido falar de Software as a Service (Software como um Serviço ou a sigla SaaS). Basicamente, isso significa que, em vez de adquirir uma cópia de um aplicativo, você o contrata, recebendo suas funcionalidades atuais e quaisquer atualizações, à medida que forem disponibilizadas.

O serviço de computação em nuvem do Google, além de suas outras funcionalidades, também oferece ferramentas adicionais para facilitar a gestão de produtividade no seu sistema. Já que são apresentados como serviços, em vez de produtos, você pode contratá-los separadamente, de acordo com sua necessidade.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 AWS hospedagem: tudo sobre a solução em cloud da Amazon!
👉 Hospedagem cloud: o que é, como funciona e suas vantagens
👉 12 melhores criadores de site do mercado

Qual é a importância de trabalhar com o Google Cloud Platform?

O Cloud Computing já é um componente fundamental para o crescimento de qualquer empresa, auxiliando em várias tarefas, como criar um blog e gerir suas plataformas. Veja aqui alguns dos principais benefícios que ele oferece.

Otimização de custos

Armazenamento de dados, aquisição de softwares e ferramentas de gestão podem apresentar elevados custos para o negócio, especialmente quando são adquiridos em paralelo.

Ter todos esses recursos contratados como um serviço e integrados sob a mesma plataforma ajuda você a economizar bastante. Além, claro, de melhorar o trabalho de gestão dentro da sua empresa e, por consequência, a sua rentabilidade.

Melhor uso do tempo

Tempo e informação são os recursos mais importantes em qualquer negócio. Mas, enquanto informações podem ser acumuladas, tempo é algo que está sempre se esvaindo e precisa ser economizado.

Contar com softwares que ajudam a tornar o tempo da empresa mais rentável é fundamental para manter sua relevância.

Alta escalabilidade

Um sistema mais escalável é, basicamente, aquele que pode ser aumentado em escala, sem ter que passar por uma grande reestruturação.

Os serviços do Google Cloud Platform apresentam alta escalabilidade, fazendo com que eles acompanhem mais facilmente o crescimento da sua empresa sem ter que fazer um grande reinvestimento tão cedo.

Acompanhar o desenvolvimento do mercado

Falando em acompanhar, é sempre bom lembrar que, para poder se destacar dos concorrentes, uma empresa precisa estar à frente do mercado. Isso inclui usar as melhores ferramentas, ter processos mais eficientes e conhecer bem a demanda de seu público.

Essa plataforma de cloud computing é um bom caminho para cumprir todos esses requisitos e não ser ultrapassado.

Que planos o Google Cloud Platform oferece?

Para atender às demandas do público, a Google oferece diferentes preços e planos para seus serviços de cloud computing. Porém, todos eles podem ser divididos em duas categorias:

  • gratuito: uma série de serviços que podem ser usados sem que haja cobrança, até o limite estabelecido. Você pode conferir os detalhes em sua página de serviços gratuitos;
  • personalizado: para outras demandas, é possível escolher os serviços que deseja utilizar, em que volume, e fazer o cálculo do seu custo. Basta acessar a calculadora de preços e inserir os dados para receber uma estimativa do valor.

Com todas essas informações, já está clara a importância do Google Cloud Platform para o desempenho da sua empresa. Mas saiba que esse é apenas um dos primeiros passos para que alcance um novo patamar na era digital.

Quer entender melhor esse tema e se preparar para dar os próximos passos? Então, veja também nosso ebook sobre a transformação digital 360º e quais devem ser seus impactos.

Ebook Transformação Digital 360Powered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *