Por Larissa Lacerda

Editora do Blog da Rock Content.

Publicado em 19 de setembro de 2019. | Atualizado em 19 de setembro de 2019


Google anuncia nova feature para vídeos: o Key Moments. Vídeos terão marcações específicas, como um índice, para otimizar a pesquisa dos usuários.

É muito fácil encontrar pela Internet conteúdos que destacam o potencial dos vídeos para as estratégias de marketing

Além do alto potencial de engajamento já se fala até mesmo sobre a possibilidade dos vídeos serem responsáveis por mais de 80% do tráfego online em 2019.

Mas, apesar de tudo isso, quais são as ações que os próprios buscadores têm feito para estimular a produção desses conteúdos?

No caso do Google, além da criação de carrosséis de vídeos nas páginas de busca, agora será possível também identificar quais são os trechos mais relevantes dos vídeos por meio de marcadores de tempo.

Quer saber mais sobre como funcionará essa nova funcionalidade? Então continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes!

Como funcionarão os destaques de vídeo no Google?

Esses destaques, ou “Key Moments” (como é chamado pelo Google), serão marcações específicas capazes de indicar quais são os temas abordados nos vídeos. 

A ideia é que eles funcionem da seguinte forma:

Google Key moments

Como é possível observar na imagem, serão apresentados diferentes frames do vídeo com breves títulos para representar do que se trata cada um desses trechos. A ideia é que essa feature seja próxima de um índice, que contém todos os intertítulos a serem abordados em um conteúdo.

Vale lembrar também que essa funcionalidade estará disponível para diferentes plataformas de vídeo, não apenas o Youtube, como havia sido especulado. 

Por que destacar trechos de vídeos no Google?

A feature, que foi testada no início do ano, será disponibilizada a partir desta semana de acordo com o pronunciamento oficial da empresa. 

Além da divulgação, seus representantes comentaram a importância da criação dessa funcionalidade, confira:

“Mas, e se o que é buscado encontra-se dentro de um vídeo? Não é possível fazer leituras dinâmicas de vídeos como nos textos, isso significa que não é fácil fazer uma leitura geral de vídeos. 

Agora, assim como nós trabalhamos para tornar diferentes tipos de informação mais acessíveis, estamos desenvolvendo novas formas para compreender e organizar os conteúdos em vídeo nas páginas de busca para torná-los mais úteis para você

Dessa forma, entende-se que os destaques de trechos de vídeo têm como objetivo principal facilitar as buscas, principalmente quando é possível encontrar respostas relevantes em vídeos longos, como: documentários, discursos e passo a passos completos.

Como fazer a marcação dos seus vídeos para o Google?

De acordo com o Google, será de responsabilidade dos próprios produtores de conteúdo fazer a marcação manual de seus vídeos. Dessa forma, os conhecimentos sobre SEO serão imprescindíveis para a determinação dos trechos mais importantes e a definição dos títulos.

E, se você está em dúvida de como fazer essa marcação, saiba que para vídeos do Youtube, basta adicionar na descrição de seus vídeos uma estrutura parecida com esta:

  • 00:05 — O que é marketing?
  • 01:15 — Quais os objetivos do marketing?
  • 03:00 — Como fazer uma estratégia?

Bem simples, não?

Entretanto, para as demais plataformas de vídeo, será um pouco mais complicado. A solução encontrada pela empresa foi a criação deste formulário para que o content creator possa solicitar a sua participação no programa de “early adopters” da feature.

Para quem produz vídeos e tem a intenção de conquistar ainda mais visualizações, os “Key Moments” podem ser grandes aliados da sua estratégia online.

Você já aposta em conteúdos de vídeo dentro da sua estratégia de marketing? Para profissionalizá-la ainda mais, baixe nosso ebook gratuito sobre Marketing no Youtube!

Marketing no YouTubePowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *