Google Keyword Planner: como utilizá-lo e garantir os melhores resultados!

Você sabe como utilizar o Google Keyword Planner? Aprenda com a gente nesse guia especial como usar a ferramenta da melhor forma!

Google Keyword Planner

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Para qualquer estrategista de SEO (Search Engine Optimization) – seja ele novato ou expert – o uso de ferramentas para pesquisa de palavras-chave é uma verdadeira mão na roda para alcançar melhores resultados em projetos que buscam obter maior visibilidade nas buscas orgânicas.

Durante muitos anos, o Google disponibilizou a Keyword Tool, uma plataforma gratuita que rapidamente conquistou a confiança de seus usuários.

Isso não foi apenas por conta de sua eficiência, mas também porque as informações vinham diretamente da fonte: o próprio Google.

Durante anos, quem trabalhava com SEO pôde desfrutar de um manancial de dados que permitiam melhorar o rankeamento de suas páginas.

Mas, nessa época também houve o crescimento exponencial da venda de anúncios por meio do Google Adwords.

A fim de atender a demanda dos compradores foi desenvolvido o Google Keyword Planner, ou Planejador de Palavras Chave do Google.

Agora, integrado ao Adwords, ele poupa tempo no padrão das configurações, que já vêm de acordo com a conta do seu site, além de outras funcionalidades que certamente vão ajudar a focar seus esforços nas palavras-chave que te interessam.

Quer conhecer como ele funciona? Venha conosco!

Aprenda tudo sobre Marketing Digital

Este guia completo vai ensinar para você tudo sobre marketing digital e como aplicá-lo.

Explicando conceitos: SEO

Em primeiro lugar é importante lembrar o que é SEO. A sigla em português é entendida como a otimização de sites, ou seja, a otimização deles para os mecanismos de busca.

Isso significa trabalhar o conteúdo de forma a melhorar o rankeamento do site nas pesquisas dos mecanismos de busca.

Afinal, vamos ser realistas: quando temos buscas com 1 milhão de resultados ou mais quase ninguém fica navegando muito por essas páginas para encontrar o que precisa.

A importância das palavras-chave

É nesse contexto que as palavras-chave (ou keywords) adquiriram imensa importância para empresas e empreitadas.

Afinal de contas, em terra de milhões de resultados, quem tem as palavras corretas para atrair seu público é rei.

Um bom planejamento para criar e incluir no seu site palavras-chave matadoras é a diferença entre aparecer nas primeiras páginas do mecanismo de busca ou ser esquecido após as reticências.

O Google percebeu o potencial desse mercado e tratou de criar o Adwords, uma ferramenta para criar anúncios a partir das palavras-chave de interesse do administrador do site e permitindo que empresas que estejam dispostas paguem para aparecer no topo dos resultados.

Uma das grandes vantagens é que o pagamento só se dá após o clique no anúncio.

O sucesso foi tanto que logo o Google Adwords passou a ser parte de outra ferramenta vastamente utilizada: o Analytics.

A partir de então foi possível unir os vários objetivos de administrar o tráfego, criar metas e criar campanhas para melhorar – ainda mais – as visitas no site.

Como uma resposta leva, invariavelmente, a outra pergunta, a dúvida que persistiu nas mentes dos administradores foi: como saber quais as palavras-chave certas? Como medir minhas campanhas de Adwords?

Como usar o Keyword Planner para pesquisa de palavras-chave

Eis que surge o Google Keyword Planner. Para ter acesso a ela é necessário que você já tenha uma conta no Google Adwords (clique aqui para logar ou criar sua conta).

Mas, esteja atento! Na fase de cadastramento é fundamental que você pule a etapa de tutorial (leia todas as informações antes de prosseguir em cada tela!).

Caso contrário, o site pedirá que você cadastre um cartão de crédito e simule uma campanha.

Mesmo que, no final das contas, você não precise mesmo gastar algum dinheiro, saltar essa etapa economiza bastante tempo no cadastro e já te leva direto para a área de pesquisa de palavras chave.

Outra alternativa é ter uma conta de gerente, usada para gerenciar outras contas em vez de ter uma para campanha, especificamente.

Não entendeu? Não tem problema, vamos mostrar o passo a passo:

  1. Acesse o endereço linkado aqui e prossiga para seu cadastramento.
  2. Na próxima tela você será levado a uma área para preencher seus dados pessoais (começando pelo e-mail).
  3. O passo mais importante está aqui. Na hora de selecionar o tipo de conta, opte pela segunda alternativa “To manage other people’s accounts.”.
    google adwords
  4. Termine de preencher as informações e, assim que confirmar, você será levado ao dashboard da conta de gestão.
  5. Ali, clique em “+Account” ou “adicionar nova conta” e então coloque um nome de sua preferência. Lembre-se de preencher com os dados de fuso horário e valores corretamente, uma vez que essas informações não podem ser alteradas no futuro.
  6. Pronto, você já pode usar a conta e não precisará inserir nenhuma informação de cartão de crédito.

Voltando, já dentro da página do Adwords, no menu superior, acesse a área de ferramentas e dentro dele encontre o Planejador de palavras-chave, conforme mostramos na imagem abaixo:

google adwords

Você será encaminhado para a página da ferramenta, onde será possível planejar uma nova campanha de sucesso.

google adwords

Escolha a primeira alternativa “Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria”, e uma aba aparecerá para que você a preencha.

Na verdade, esse será o local em que você poderá colocar qual o seu negócio (em formato de keywords), sua landing page e qual a categoria do seu produto ou serviço.

google adwords

Se você não entende muito bem a parte de selecionar o país e a língua (ouvimos tantas vezes que na internet não há fronteiras), seja simples, objetivo e direto: público brasileiro e a sua língua natal, o bom e velho português. É sempre melhor começar pelo básico no geotargeting.

O próprio Google já costuma salvar as preferências de acordo com as configurações da sua conta. E, com o tempo, você poderá criar filtros cada vez mais elaborados para cidades e áreas dentro de um mesmo município.

Isso é ótimo para negócios locais, que têm a necessidade de saber de onde vem o seu público (a resposta para a pergunta: será que alguém atravessaria a cidade para comer no seu food truck?).

Então, vamos exemplificar:

google adwords

Primeiro, você deverá colocar as palavras-chave que dizem respeito ao seu negócio e clicar em obter ideias, um botão azul no final do campo (veja imagem abaixo).

google adwords

Keyword Ideas – um universo de informações

Depois de inserir sua palavra chave desejada e clicar em “obter ideias”, você será levado a uma nova página com os resultados médios de buscas mensais no Google.

Note que existem duas abas logo abaixo da média de pesquisas do grupo de palavras chave indicando a possibilidade de acessar ideias de grupos de anuncio e ideias de palavra-chave.

google adwords

Na aba de ideias de palavra-chave (usaremos só essa por enquanto) a palavra utilizada para a pesquisa foi “Marketing de Conteúdo”.

Observe que, desde a última atualização do Google, não temos mais acesso ao número exato de pesquisas mensais (que também não era tão exato, já que mudava de tempos em tempos), mas sim a um intervalo de pesquisas.

google adwords

No caso de “Marketing de Conteúdo” (como você poderá observar na imagem acima), temos uma média de mil a 10 mil de pesquisas mensais no Google, enquanto que o grupo de palavras relacionadas a “Marketing de Conteúdo” recebe uma média de 100 mil a 1 milhão de pesquisas mensais.

Esse grupo inclui outras variações como “o que é marketing de conteúdo”, “Curso de marketing”, “Marketing digital”, “conteúdo para blog” dentre outros.

Para entender as melhores opções de palavra-chave, preste muita atenção às áreas que separamos para análise de cada keyword encontrada pelo Google Keyword Planner.

Mas não se preocupe: essas alternativas são uteis para quem pretende mexer com anúncios pagos.

Se você só quer fazer a pesquisa de palavra-chave, atenha-se à média de pesquisas mensais e sugestões de palavras relacionadas.

  • Concorrência: Essa opção mostra a respeito do número de anunciantes que exibiram anúncios para cada palavra chave em comparação com as outras utilizadas no Google. São três níveis: baixa, média e alta. Quanto mais baixa, menos utilizada essa palavra chave é na montagem de anúncios.
  • Lance Sugerido: Esse é o valor sugerido com base no CPC utilizado por outros anunciantes na mesma área e palavra-chave selecionada.

Observe também que, na esquerda, há as opções de segmentação, período e personalização, que podem tornar sua pesquisa de palavra-chave muito mais específicas.

google adwords

Na primeira área há a possibilidade de segmentar por localidade, idioma, pesquisas no Google e seus parceiros (ou apenas no Google) e a inserção de palavras-chave negativas, aquelas que você não quer que entrem na sua busca.

google adwords

Na segunda e terceira área você pode definir o período de pesquisa, filtros de palavra e definir palavras que devem ser sempre incluídas ou excluídas de sua busca.

Navegue por essas opções e descubra o que é melhor para seu negócio e os resultados da sua empresa.

Guia do SEO 2.0

6 Dicas para você usar o Planejador de Palavra Chave com toda a sua capacidade

Mesmo se a concorrência de um termo em específico for baixa, verifique as razões para tal e se ela vale o investimento.

Talvez por ela se referir a uma procura em obter maiores informações sobre o assunto, isso pode não ser do interesse de clientes do Adwords – que, na maioria das vezes, focam na venda ao comprar anúncios – mas para o Marketing de Conteúdo podem funcionar com perfeição.

As ideias de grupos de anúncio também são ótimos exercícios para montar diferentes estratégias de SEO.

Como?

Por meio deles, é possível encontrar e criar termos de pesquisa contendo um maior número de keywords. Ou seja, mais possibilidades de cliques!

1. Utilizando a concorrência para referências

Outra forma de usar o Google Keyword Planner para obter vantagens competitivas é através do estudo dos competidores e dos seus referenciais. Lembra quando falamos sobre criar ideias de palavras-chave para você utilizar?

Partindo do pressuposto de que você e seu concorrente estão no mesmo mercado – sabemos que isso é óbvio, mas é melhor mencionar – você pode colocar no campo da “página de destino” o site do concorrente e clicar em obter ideias.

Então, o Google vai ‘estudar’ o site e, a partir do conteúdo dele, mostrar as palavras chave e respectivas referências de análise.

google adwords

Olha que maravilha: sem gastar nem um centavo, você terá um manancial de propostas de ideias para o site da sua empresa, direto do concorrente e sem espionagem industrial.

google adwords

Aproveite dessas ideias para começar a montar seu conteúdo e concorrer no Google pelo primeiro lugar!

2. Utilizando a Wikipedia

Sim, tem gente que torce o nariz para a maior enciclopédia coletiva online. Essa é a maior fonte de informações organizadas em tópicos e palavras-chave do planeta.

Mas, sejamos honestos: quem nunca utilizou essa página para encontrar dados específicos e informações para começar a pesquisa?

Pois saiba que o Google confia muito na Wikipedia para o seu Knowledge Graph.  Ou seja, vale a pena utilizá-lo.

Uma boa forma de começar é pesquisando no Google a principal palavra-chave relacionada ao seu negócio (não pesquise especificamente pelo wiki; o importante é que o resultado seja rankeado na pesquisa orgânica).

Nas páginas de resultado, encontre a ‘wiki page’ dele.

Então, copie a página e volte ao Google Keyword Planner e cole a URL no campo página de destino. Clique mais uma vez em obter ideias.

Em um primeiro momento você pode pensar que nós enlouquecemos. Os resultados são muitos e não parecem muito promissores. São muitos termos para se pesquisar. É nessa hora que entram em cena os filtros.

Acesse as opções de customização de busca e indique o que você quer do seu tráfego. Um volume maior e lances maiores? Essa seria uma boa saída para monetizar a partir dos seus cliques.

Você vai perceber que ao utilizar os filtros, o Google fez uma nova pesquisa e descobriu palavras-chave novas, mas de acordo com o que você está buscando.

3. Plano de Análise

Então, você usou e abusou dos filtros e pesquisas e chegou a um grupo promissor de ideias para conteúdos no futuro.

Então você pode usar mais uma ferramenta do Google Keyword Planner: a área “Plano de Análise” onde é possível guardar temporariamente termos e grupos de keywords para estudo posterior.

Isso permite que você possa continuar aprimorando suas buscas sem perder o que já foi conquistado até o momento e sem precisar ficar copiando e colando em editores de texto e afins (o que poupa tempo e trabalho).

No final, é possível, ainda, fazer estimativas de custo, caso deseje adquirir um plano no Adwords.

Mas, lembre-se: sua pesquisa só ficará disponível enquanto você estiver em sessão. Então, não se esqueça de fazer o download do seu plano (atualmente é possível fazer isso em formato CSV para o próprio Adwords ou para o Excel).

Cuidado para não perder o seu trabalho!

Guia Completo do Google Adwords

4. Pesquisa múltipla

Para economizar tempo e acelerar o processo de montagem de sua estratégia, é possível fazer a pesquisa de múltiplos termos ao mesmo tempo.

Para isso, digite no campo de pesquisa os termos desejados e separe-os por vírgula. Clique no botão de “obter ideias” e logo você terá um novo resultado.

Mas atenção para o modo de exibição desse modelo:

google adwords

Quando você realiza uma pesquisa múltipla, o Planejador de Palavras Chave as reorganiza em ordem de mais popular para a menos popular. Pelo exemplo acima, utilizamos as palavras Marketing de Conteúdo, Automação e Facebook.

Facebook é a mais popular, com 1 milhão a 10 milhões de buscas mensais, enquanto que Marketing de Conteúdo tem um menor volume de busca, com mil a 10 mil buscas mensais.

Logo na parte inferior, onde são mostradas as sugestões de palavras-chave semelhantes, temos alguns termos como “app facebook” e “Automação comercial” listados, como sugestões para pessoas que queiram trabalhar com variações dentro do seu texto e ainda garantir bons resultados para o seu SEO.

A pesquisa múltipla é ótima para conseguir insights e combinações de palavras chave. Pesquisando termos que estejam relacionados dentro de um mesmo universo você pode descobrir palavras que jamais havia imaginado antes, e garantir ainda mais chances de rankeamento no Google!

5. Resultado específico

Apesar do Adwords haver mudado o seu modo de exibição e, hoje, apenas mostrar palavras chave dentro de uma faixa de busca (em lugar do número exato de pesquisas mensais), é possível usar um truque para conseguir esses valores.

Para isso, faça sua pesquisa normalmente e observe os resultados trazidos. Coloque o mouse no canto direito dos dados da palavra e clique em Adicionar ao plano.

google adwords

Uma coluna aparecerá na direita. Nela, clique na área de plano de análise.

google adwords

Nessa nova tela, coloque um valor bem alto para o lance (na área “Insira um lance”). Pode ser algo em torno de 500 reais. Com isso, o Google entenderá que você está disposto a cobrir todo e qualquer clique para essa palavra.

Na área de impressões você terá um valor (para “Facebook” é 117mil a 143mil), que é o mais próximo da quantidade de pesquisas realizadas por dia utilizando essa palavra.

google adwords

Pronto, agora você tem uma previsão muito mais acertada para a palavra chave pesquisada, com valores diários de pesquisas no próprio Google.

6. Pesquisa por categoria

Acessando o planejador de palavra-chave pela aba de ferramentas, você pode ainda fazer a pesquisa de palavras por categoria de produto. Essa é uma ótima alternativa para quem está começando com o SEO do blog ou site, e que ainda está incerto de quais palavras priorizar.

google adwords

Digamos, por exemplo, que você trabalha com refrigeradores de cerveja (bem específico, certo?). Basta selecionar as opções de categoria que abrirão em uma janela drop-down e selecionar o que melhor aplicar ao seu negócio.

Nesse caso, o próprio Adwords já tem a opção de refrigerador de cerveja.

google adwords

Basta selecionar e clicar em obter ideias.

google adwords

Assim, o planejador de palavras-chave selecionará termos que mais se aproximam daquela categoria, facilitando, e muito, na hora de definir seus primeiros termos.

Para produtos dentro da categoria de “refrigeradores de cerveja”, por exemplo, as recomendações incluem “chopeira”, “Chopeira Heineken”, “cooler para cerveja” e “barril de chopp” – todas relacionadas ao produto.

Cuidados ao usar o Google Keyword Planner

É lógico que nem tudo são flores nesse universo. Esse foco estratégico do Google nos ads a partir de palavras-chave prova que o grupo está querendo continuar a investir pesado no PPC (Pay-Per-Click) marketing, ao invés de dar uma força às buscas orgânicas e aos planos de SEO.

Então, cabe ao profissional ou ao grupo buscar as informações nele para colocá-las em prática em projetos que tragam resultados sem ads ou PPC. O marketing de conteúdo é uma dessas propostas.

Ele também ainda não é uma boa ferramenta para descobrir os trending topics (assuntos em alta), já que as pesquisas se concentram nos últimos doze meses. Para saber o que está em voga, o melhor ainda é utilizar o Google Trends.

Por ser uma ferramenta relativamente nova (ele foi lançado em 2013, para substituir o Google Keywords Tool), o Google Keyword Planner ainda enfrenta as dificuldades de qualquer produto em fase de maturidade.

Por isso ele ainda divide opiniões principalmente no que se refere a inserção e exclusão de ferramentas dentro da plataforma.

O importante é saber que o Google Keyword Planner chegou cheio de ferramentas que suportam vários formatos de pesquisa.

Para quem utilizava o Keywords Tool, a princípio, isso pode não ser ideal. Afinal, acostumar-se com mudanças requer um novo processo de aprendizagem.

Use o que essa plataforma tem de melhor para criar um conteúdo matador para o seu site e rankear cada vez melhor nos resultados das buscas orgânicas.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS
O Guia Completo do Google Analytics
O Guia Completo do Google Adwords
[EBOOK GRATUITO]: Google Search Console
[KIT GRATUITO]: Domine o Google
Relatório completo: SEO Trends 2018
SEO: O Guia Definitivo da Rock Content

Se você quer aprender como, baixe o ebook Os Segredos do Tráfego Orgânico.

Segredos do Tráfego Orgânico

Lembre-se de que os resultados são intimamente ligados aos seus esforços. Portanto, arregace as mangas e lute pelo seu sucesso!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.