Google Notícias: descubra como usar essa ferramenta para aumentar o tráfego da sua página!

O Google Notícias agrupa as principais novidades noticiadas na internet em um único canal. Para utilizá-lo, é preciso entender como fazer para sua página de notícias ser listada na plataforma e como aproveitar esse recurso para aumentar o tráfego em seu site.

google noticias

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Um dos objetivos de uma estratégia de Marketing de Conteúdo é aumentar o tráfego para um site ou blog e, assim, conquistar diversos benefícios para a empresa, como melhorar a visibilidade da marca, atrair novos clientes e muito mais. Existem diversos canais que podem ser utilizados para atrair novos visitantes, e um deles é o Google Notícias.

Basicamente, trata-se de uma plataforma que exibe publicações de diversos sites que tragam conteúdos jornalísticos. Seu objetivo é compilar informações atuais e noticiosas para manter o usuário bem informado. Por isso, fazer parte desse canal pode ser uma excelente porta de entrada para o seu site.

Entretanto, é preciso seguir algumas regras para que o conteúdo seja exibido pelo Google Notícias. Para demonstrar como utilizar esse canal, preparamos este post com os seguintes tópicos:

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Vamos lá? Boa leitura!

    O que é o Google Notícias? 

    O Google Notícias é uma plataforma do Google desenvolvida para compilar e exibir conteúdos originários de diferentes editores, mas com algo em comum: são textos que trazem informações atuais e relevantes. Basicamente, esse é um canal destinado a exibir notícias interessantes sobre os mais variados temas.

    Como essa ferramenta funciona?

    O objetivo da ferramenta é manter o usuário bem informado a partir de um único lugar. Para isso, ela oferece um feed de notícias agrupadas por temas, com conteúdos de diferentes fontes e selecionados de acordo com as características de cada usuário, como a sua localização ou seus principais interesses.

    Cada pessoa pode seguir os assuntos de sua preferência e as fontes escolhidas. Dessa forma, seu feed será personalizado e trará as principais notícias sobre os temas escolhidos.

    Os sites que publicam conteúdos jornalísticos podem cadastrar os links na ferramenta Central do Editor, ou relacioná-los no sitemap enviado ao Google para que ele indexe a página pela forma tradicional. Entretanto, isso não significa que ela será indexada. Isso porque o Google faz uma avaliação criteriosa para selecionar os sites listados na plataforma.

    google notícias

    Como usar o Google Notícias para aumentar seu tráfego?

    Como mencionamos, o feed do Google Notícias é agrupado por temas específicos. Em cada um deles, há a compilação das principais postagens do momento, capturadas de diversas fontes.

    Em cada grupo de assunto, há a exibição das manchetes de cada notícia e, em alguns casos, há a publicação de um pequeno trecho do conteúdo. Dessa forma, caso o usuário queira ler a notícia completa, será redirecionado ao site que publicou o material.

    Isso significa que o Google Notícias pode funcionar como uma porta de entrada para o seu site e, portanto, contribuir para o aumento do tráfego.

    O que é preciso para aparecer no Google Notícias?

    Para fazer com que as publicações de seu site sejam listadas no Google Notícias, é preciso seguir algumas recomendações, pois há um critério de seleção analisado pelo algoritmo do Google ao indexar as páginas. Confira algumas dicas para ter o seu conteúdo publicado nessa plataforma.

    Produzir conteúdos atuais

    O principal objetivo do Google Notícias é trazer conteúdos informativos e atuais sobre os mais variados temas. Para que seu site tenha a possibilidade de ser listado, é preciso produzir materiais com essa característica. Por isso, o texto deve seguir o formato jornalístico, ou seja, trazer informações claras e objetivas ao leitor.

    Usar palavras-chave

    A utilização das principais técnicas de SEO também vale para o Google Notícias. Portanto, utilize manchetes criativas, informativas, objetivas e, claro, que tenham as palavras-chave escolhidas. Dessa forma, tanto o algoritmo do Google quanto os usuários serão atraídos para o seu conteúdo.

    Ter uma produção regular

    Uma das avaliações realizadas pelo Google ao publicar um conteúdo no Google Notícias é a verificação da data de publicação, pois seu objetivo é exibir informações atualizadas a seus usuários. Portanto, ter uma produção regular e diária ajuda a aumentar as chances de ter o material listado pela plataforma.

    Otimizar o seu site

    Ter cuidado com a parte técnica do site também é essencial, pois o Google avalia diversos fatores para que a página seja relacionada pelo Google Notícias. Por isso, tenha atenção aos seguintes critérios para otimizar o site:

    • mantenha o código HTML organizado e utilize as boas práticas de SEO técnico;
    • utilize links estáticos;
    • tenha um site responsivo para que o conteúdo possa ser acessado por diferentes dispositivos;
    • utilize imagens com pelo menos 60 x 90 pixels, ou proporcionais, e com os formatos recomendados, que são: .jpg, .jpeg ou .png;
    • disponibilize um sitemap, que é um arquivo XML com a relação de URLs a serem rastreadas pelo Google;
    • utilize e mantenha os dados estruturados atualizados, como a data e horário da publicação, manchete, autor etc.

    Qual é a importância de criar um bom conteúdo para aparecer no Google Notícias?

    Os sites presentes no Google News passam por um rigoroso critério de avaliação para ter seus conteúdos exibidos na plataforma. O algoritmo faz uma sequência de análises para classificar a publicação de acordo com as palavras-chave, a relevância do assunto e uma série de outros critérios relacionados a conteúdos noticiosos.

    Mas não é só isso. A experiência do usuário também é fundamental. Por isso, é preciso oferecer notícias com conteúdos originais e com dados obtidos a partir de fontes verdadeiras e confiáveis. Portanto, a publicação de conteúdos de qualidade é importante para que o site seja aceito pela plataforma.

    Por essa análise minuciosa, ter o site listado no Google Notícias demonstra a qualidade e o comprometimento da página em se adequar às diretrizes da plataforma e a produzir conteúdos relevantes e atuais.

    Quais benefícios isso pode trazer?

    Estar presente em diferentes canais é essencial em uma estratégia de Marketing Digital, pois aumenta a visibilidade e autoridade da marca. Além disso, o Google Notícias ajuda a trazer mais tráfego para o seu site, pois os usuários serão direcionados a ele para ler todo o conteúdo. Isso representa uma oportunidade para que ele explore o site e encontre novas oportunidades de negócios.

    O Google Notícias é um poderoso aliado para trazer novos visitantes ao site. Para aproveitar os benefícios dessa ferramenta e ter suas publicações exibidas na plataforma, é preciso seguir as diretrizes recomendadas e produzir conteúdos jornalísticos relevantes, atuais e com regularidade.

    Já que o assunto é sobre como gerar tráfego, confira nosso post com 8 boas práticas de backlink para você dominar a arte de SEO.

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.