Entenda o que é Google Partners e quais os benefícios de fazer parte deste programa

O Google Partners não apenas diferencia uma empresa da outra, como também traz vantagens que compensam cada minuto investido em sua certificação. Ao final deste post, você vai entender por que vale tanto a pena fazer parte dele e como proceder para garantir (e manter) o selo!

Imagem com dardo acertando um alvo. Saiba como usar o Partner do Google para sua agência ou negócio.

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

O selo do Google Partners sempre causa curiosidade e interesse em quem o visualiza em sites, blogs e outros meios de comunicação. Mas, afinal, o que ele quer dizer exatamente? Essa pergunta passa pela cabeça de profissionais do marketing digital, e claro, de seu público-alvo, o que torna extremamente necessária a conscientização de todos.

Muitos clientes já entendem as vantagens de investir nessa modalidade de marketing, principalmente quando se deparam com números e relatórios como o Content Trends 2018. Segundo a pesquisa, 86,7% dos respondentes encontram conteúdos e informações pelos buscadores.

Se esse número é sedutor, a tentativa de administrar internamente as campanhas de anúncios no Google Ads para economizar também flerta com as estratégias dos clientes.

A grande questão, como já se pode concluir, é que os resultados quase sempre ficam bem aquém do esperado, e é aí que entram as agências de publicidade e suas abordagens que prometem melhores resultados.

Porém, na hora de comparar autoridades, a referência de um parceiro do Google pode fazer toda a diferença, não é mesmo? E essa é apenas uma de suas vantagens. Mostraremos as demais nos tópicos seguintes, assim como as etapas e os requisitos para se tornar um partner. 

Também vamos apresentar as principais mudanças trazidas pelo Guia do Google para a obtenção do selo Partner em 2023.

Neste conteúdo você vai encontrar os seguintes tópicos:


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Vamos lá?

    O que é e como funciona o Google Partners?

    Qualquer agência ou profissional da área de marketing digital pode oferecer consultorias ou operacionalizar campanhas no Google Ads, mas apenas aqueles que participam do programa de parceiros do buscador recebem sua certificação, que garante que têm credibilidade e domínio da ferramenta.

    Dessa maneira, é uma forma de educar os agentes do mercado para o uso de boas práticas em suas campanhas de anúncios, seguindo diretrizes que valorizam a experiência do usuário e, ao mesmo tempo, dando o destaque necessário para a promoção das empresas e seus conteúdos.

    Qual a diferença entre o Google Partner e o Premier Google Partner?

    Qualquer agência ou profissional da área de marketing digital pode oferecer consultorias ou operacionalizar campanhas no Google Ads. Mas apenas aqueles que participam do programa de parceiros do buscador recebem uma certificação que garante que eles têm credibilidade e domínio da ferramenta.

    Dessa maneira, é uma forma de educar os agentes do mercado para o uso de boas práticas em suas campanhas de anúncios, seguindo diretrizes que valorizam a experiência do usuário e, ao mesmo tempo, dando o destaque necessário à promoção das empresas e seus conteúdos.

    A diferença entre o Google Partner e o Premier Google Partner

    Existem dois certificados que são disponibilizados para os parceiros do buscador. O de ponto de partida é o selo Google Partners, que, basicamente, exige que um dos profissionais do negócio tenha a certificação, que pode ser obtida gratuitamente na Google Academy.

    Já a modalidade Premier é oferecida a empresas com dois ou mais colaboradores certificados, mas esse não é o único ponto analisado.

    Além dele, o perfil da empresa, seus gastos no Google Ads e a performance de suas campanhas também são analisadas. Afinal de contas, ao usar o selo do programa, a empresa demonstra ao mercado e aos usuários do Google que é diferenciada.

    Quais são os benefícios do Google Partners para a agência?

    Estabelecer parceria com o Google traz uma série de vantagens para a sua agência, que aumentam a sua credibilidade, capacitam a equipe para obter melhores resultados nas campanhas e ainda a ajudam a receber prêmios. Acompanhe os principais benefícios do programa.

    1. Uso do selo Google Partners

    Depois de se tornar uma agência do Google Partners, você pode usar o selo do programa ou do Premier Google Partner em todos os seus materiais. É possível exibir um selo dinâmico para as divulgações online e outro estático para os materiais offline. Ao exibir esse selo, sua agência ganha credibilidade e atrai novos clientes com os diferenciais que listaremos no tópico seguinte.

    2. Acesso a conteúdos exclusivos

    Mais do que os cursos oferecidos pela Partners University, a plataforma do Google Partners também fornece uma grande variedade de conteúdos para que a sua equipe aprimore os seus conhecimentos técnicos de publicidade online e templates específicos para prospectar clientes.

    Ainda são realizados treinamentos esporádicos para os executivos da agência.

    3. Suporte para melhorar as suas estratégias

    As agências que participam do sistema recebem um relatório de desempenho e suporte padrão para usar o AdWords por email, chat ou telefone, além de gestão de conta dedicada com um monitoramento mais próximo do time do Google.

    Em seu dia a dia, você também receberá um suporte mais estratégico para suas atividades, tendo direito a consultorias que ajudam a obter novos clientes e a estabelecer fluxos de trabalho mais inteligentes.

    4. Disponibilização de um marketplace

    O Google tem um marketplace que reúne todos os colaboradores do seu programa. Nesse espaço, você pode encontrar um parceiro certificado para conduzir a publicidade online ou um site.

    5. Possibilidade de premiações

    Todas as empresas certificadas pelo Google Partners recebem recompensas, como ofertas promocionais e concursos entre as agências com variados prêmios.

    Geralmente, esses eventos estão relacionados ao valor de investimento de novas contas e os prêmios vão desde uma camiseta do Google até uma viagem para o Vale do Silício.

    Quais os benefícios do Google Partners para seus clientes?

    As estatísticas que mostramos no início do artigo são claras: bom mesmo é contar com agências certificadas. Saiba quais são os diferenciais que seus clientes obtêm ao contar com a certificação Google Partner em sua agência.

    1. Mais qualidade nos anúncios

    Sem dúvidas, o maior benefício para os clientes é a melhora do desempenho de suas campanhas de anúncios. Se antes eles faziam campanhas com a equipe interna e não atingiam a visibilidade desejada, com uma equipe especializada e certificada pela Google, é possível potencializar os resultados. Levando em consideração os cursos e atualizações técnicas exigidos pelo programa aos participantes, pode-se ter uma assessoria ampla e mais eficiente.

    2. Descontos nas contratações anuais

    Quando as agências cadastram novos clientes em suas contas, o Google pode conceder descontos e créditos como premiações. É possível repassar esses valores a seu público por meio de descontos que tornam seus serviços mais atrativos.

    3. Melhor ROI

    Com profissionais especializados em diferentes campanhas, os resultados dos clientes são potencializados e obtidos em um prazo de tempo muito menor. Com isso, eles elevam o retorno sobre o investimento (ROI), um indicador importante para que sua agência continue conquistando a confiança dos clientes. 

    4. Foco em inovação

    Quando uma empresa conta com uma agência certificada pelo Google Partner, ela demonstra que está apta a adotar processos inovadores em sua comunicação com o público. Afinal, para conseguir o selo, as agências precisam estar sempre em busca de novas formas de atrair a atenção dos usuários, de modo que eles interajam com os anúncios e se tornem leads.

    5. Suporte diferenciado à agência

    Quando uma agência tem a certificação de Partners, ela tem uma atenção especial da Google, caso precise de suporte. Dessa forma, caso sua campanha tenha algum tipo de problema técnico ou a empresa queira traçar uma estratégia diferenciada, com uma agência Partner, ela garante um suporte mais dedicado.

    Isso também permite que, em qualquer necessidade que esteja além dos conhecimentos da agência, ela pode contar o suporte da equipe Google sem que tenha de arcar com custos extras. 

    6. Equipe constantemente qualificada

    As agências podem apostar na diferenciação como um valor quando contam com a certificação Google. Afinal, com qualquer um dos selos, elas passam a ter acesso a conteúdos e treinamentos exclusivos, que as ajudam a aumentar e melhorar os resultados.

    O objetivo da Google é fazer com que os parceiros criem as melhores estratégias para seus clientes, de modo que suas plataformas gerem ótimos resultados e receita para o buscador. Por isso, ele oferece tanto auxílio aos que obtêm um de seus selos.

    Para as agências que oferecem serviços digitais que compreendam investir em Google AdWords, ter a certificação do Google Partners é uma excelente oportunidade de capacitar o time e aumentar a carteira de clientes.

    Qualquer que seja o selo obtido, você garante mais qualidade para seu trabalho, diferenciais para a agência e resultados para seus clientes.

    CONTEÚDOS RECOMENDADOS

    Conheça as 17 especializações gratuitas e em português do Google para você se preparar para o mercado

    As 5 melhores dicas para o certificado do Google Adwords

    Google Academy for Ads: cursos gratuitos do Google para aprender tudo sobre anúncios!

    Google AdWords: O que é, como funciona e como você pode utilizá-lo a seu favor

    Quais tipos de negócios têm mais retorno com o Google Partners?

    Podem integrar o Google Partners aquelas empresas que atuam e promovem anúncios no Google Ads e profissionais da área de marketing.

    Agências de publicidade, empresas especializadas em marketing digital, consultores dessa área de negócio e até empresas com sua equipe interna de grande porte podem tentar a certificação, desde que atendam aos seguintes requisitos:

    • preencher os dados da empresa no Google Ads;
    • ter um funcionário certificado para receber o selo do Google Partners, ou, pelo menos, dois, no caso da certificação Premier;
    • ter bons desempenhos em campanhas de anúncios;
    • ter gasto, pelo menos, US$ 10.000,00, nos últimos 90 dias com o Google Ads.

    No quesito gastos, o valor acima se refere ao selo Google Partners. Para a certificação Premier, é preciso ter verbas utilizadas ainda maiores, mas elas podem variar conforme cada país e região.

    Para aquelas empresas com um volume muito superior às demais, é concedido o prêmio Google Partner Premier Star, garantindo outros benefícios e um status de destaque ainda mais elevado.

    Como inserir seu negócio no Google Partners?

    Faz muito sentido investir nesse selo e fazer parte do programa, certo? Então, é preciso seguir alguns passos para se integrar ao marketplace e começar a usufruir de suas vantagens.

    Tenha uma Conta de Administrador do Google Adwords ou MCC (Minha Central de Clientes)

    O primeiro passo, como já dito anteriormente, é ter um cadastro no Google Ads que permita a inclusão de contas de diferentes clientes. Como o valor de gastos realizados é uma referência, uni-las em um ponto só ajuda a fazer sua soma de valores.

    A nomenclatura MCC foi substituída por Conta de Administrador, mas ainda é muito comum ver referências sobre o assunto que a utilize.

    Inscreva sua empresa com o mesmo e-mail de login da Conta de Administrador Google Ads

    Para continuar atendendo aos requisitos do programa, é preciso fazer o registro com o mesmo e-mail. Dessa maneira, uma conta será vinculada à outra.

    O passo seguinte é registrar os profissionais habilitados para gerenciar campanhas e que serão submetidos à Google Academy para receber as certificações individuais necessárias para ingressar no programa de parceiros.

    Realize os certificados individuais e faça as associações na Conta do Administrador

    Em seguida, os profissionais deverão realizar ou vincular os certificados já obtidos na Academy for Ads Google nessa conta para que ela possa ser avaliada nos demais requisitos para tornar-se Partner.

    É importante lembrar que esses cursos são gratuitos e, uma vez que uma empresa é incluída no programa de parceiros, outros conteúdos e materiais exclusivos serão disponibilizados para o aprimoramento contínuo do time.

    Para não restar dúvidas sobre como os profissionais deverão realizar as provas de conhecimento, uma dinâmica para sua qualificação seria:

    • estudar para a realização das provas com os materiais disponíveis na Academy for Ads do Google;
    • realizar a prova sobre Fundamentos do Google Adwords, que é obrigatória e ter, pelo menos, 80% de acertos;
    • repetir a prova dentro de 24 horas se não for aprovado na tentativa anterior;
    • escolher e ser aprovado em, pelo menos, mais uma das especializações disponíveis (Search Advertising, Mobile Advertising, Video Advertising, Display Advertising e Shopping Advertising);
    • manter a certificação válida, refazendo o processo anualmente.

    É importante dizer que, se um profissional estiver ingressando na empresa e já tiver a certificação, basta fazer sua inclusão na conta do administrador para que suas comprovações sejam associadas ao perfil.

    O Google Partners traz uma série de vantagens, tanto para as empresas que buscam a obtenção de seus selos e profissionais que estão envolvidos quanto para os clientes.

    Usuários finais do Google, é claro, também podem usufruir de campanhas que melhoram sua experiência no buscador. É preciso lembrar que esses anúncios não são prejudiciais quando bem contextualizados com a busca realizada, não é mesmo?

    Por isso, além de investir no Google Partners, as agências de marketing e seus clientes também devem considerar outras estratégias, como a gestão de redes sociais e técnicas de SEO.

    Quais são os 3 novos requisitos para usar o selo do Google Partners 2023?

    Em 2021, o Google anunciou algumas mudanças para o fornecimento do selo Partners. Por conta disso, é importante que as empresas que desejam ser parceiras busquem cumprir as novas regras e normativas para que possam obter essa certificação.

    A seguir, apresentaremos as principais mudanças. Não deixe de conferir!

    1. Desempenho da empresa

    Atualmente, o desempenho das empresas é monitorado por meio do aumento sólido de receitas gerais de anúncios, bem como pela manutenção e ampliação da base de clientes. Para isso, as contas de administradores são avaliadas por um período de 18 meses, sendo exigido pelo menos 12 meses de atividade.

    Os parceiros não precisarão seguir todos os requisitos recomendados para alcançar uma otimização de 100% dos requisitos do Google Partners. Esse limite foi reduzido para 70% em 2021 devido a estudos feitos pela gigante da tecnologia nos quesitos conversão e produtividade.

    A ideia é que as empresas sejam sempre motivadas a melhorar o seu desempenho e não estagnar, correndo o risco de perder os títulos conquistados.

    2. Gastos

    Hoje, as empresas que têm o selo Google Partners precisam comprovar gastos de no mínimo US$ 10 mil por 90 dias em suas contas gerenciadas. Isso é necessário para que se comprove a atividade constante nos serviços da plataforma de buscas.

    O valor mínimo de gastos aumentou para US$ 20.000,00 em 2021, para cada 90 dias de uso das contas gerenciadas. É preciso, portanto, ficar de olho nos indicadores de desempenho (KPIs) das campanhas para verificar a melhor maneira de distribuir as verbas.

    Os gastos devem ser distribuídos estrategicamente, de acordo com as especializações que a sua empresa deseja obter. Falaremos mais sobre isso mais adiante, quando especificarmos os diferentes tipos de títulos de especialista que se pode alcançar.

    3. Certificação

    Para terem o selo, atualmente, as empresas precisam ter pelo menos um usuário certificado com Google Ads e com acesso administrativo. Em 2021 isso mudou e as exigências do Google cresceram.

    As empresas parceiras precisarão garantir que pelo menos 50% dos seus usuários qualificados tenham as certificações da Skillshop atualizadas. Tais certificados garantem conhecimentos em diversas áreas, como business intelligence, que são necessárias, de acordo com o Google, para o uso do selo.

    E o selo Premier? Quais são os requisitos para obtê-lo em 2023?

    Conforme explicamos anteriormente, o selo Premier é uma categoria mais avançada, que indica que a empresa parceira está em um patamar mais avançado do que as companhias que têm o Google Partners.

    Quem tem o selo Partner Premier atualmente, precisa comprovar um aumento significativo na receita dos anúncios, bem como manter ou ampliar a base de clientes.

    O programa concederá o status de Premier às empresas que obtiverem um crescimento de 3% de classificação a cada ano. Para isso, vários fatores serão monitorados, tais como:

    • gastos anuais com anúncios em contas gerenciadas;
    • crescimento dos clientes;
    • retenção dos clientes.

    De acordo com o Google, essa avaliação será feita anualmente, com os resultados divulgados em um relatório.

    Conquistando o selo Google

    Até aqui você já entendeu que conquistar o selo Google vai conferir muito mais credibilidade para a sua empresa, não é mesmo?

    Para isso, além de uma equipe qualificada e comprometida com resultados de estratégias de marketing digital, você precisa seguir alguns passos para conquistar o selo Google. Acompanhe!

    1. Crie uma conta no Google Ads

    Ao acessar o site do Google Partners, vá em “Inscreve-se” e faça o cadastro no Ads como uma conta de administrador, que permitirá a você fazer a inclusão de contas de diversos clientes. Isso é importante pois, quando você une todas as suas campanhas em um único ambiente online, o Google pode analisar os seus investimentos, o que pode conferir alguns benefícios ao longo do tempo.

    2. Faça a inscrição com o mesmo email de login da conta de administrador

    Para vincular uma conta a outra, você deve fazer a inscrição da sua agência usando um dos requisitos do programa, que é se cadastrar com o email da conta de administrador que você fez. 

    O próximo passo é você registrar os funcionários da empresa que atuam com campanhas patrocinadas. Aqui é importante você saber que eles também serão avaliados pelo Google Academy e, somente após alcançar 80% de desempenho, a agência conquista o selo Google.

    3. Faça as provas e testes

    A próxima etapa é fazer os testes para obter a certificação e o selo Google. É comum as empresas que trabalham com marketing contarem com colaboradores que já conquistaram o selo e, nesse caso, apenas é preciso vinculá-lo na conta do administrador.

    A realização dos exames é gratuita e ficam disponibilizadas nas contas pessoais de cada membro do Google Partners. A certificação e o selo serão concedidos aos profissionais que forem aprovados no Exame de Fundamentos e em um dos exames do Google Adwords, ou seja:

    • Pesquisa
    • Mobile
    • Display
    • Shopping ou
    • Vídeo. 

    Para se preparar para os exames, você e seus os funcionários terão acesso a treinamentos do Academy for Ads, que, como adiantamos, são gratuitos.

    Para ser aprovado, é necessário obter no mínimo 80% de acertos na prova de Fundamentos do Google. Além disso, é preciso estar atento a outras questões:

    • em caso de reprovação, é possível refazer a prova após 24 horas;
    • é possível escolher e ser aprovado em ao menos uma das especializações do Google Adwords já citadas acima. Para manter a certificação, é necessário refazer a prova todos os anos.

    A importância do Selo Google na sua empresa

    Conquistar o selo do Google é importante para mostrar para o mercado que a sua empresa tem um time capacitado para atuar com as ferramentas do Google, o que significa, otimização de investimentos, projetos mais eficientes e, consequentemente, mais lucros!.

    Isso aumenta a credibilidade do seu negócio no mercado, o que confere mais oportunidade para você atrair e manter mais clientes, ao mesmo tempo em que garante a constante atualização da sua equipe de trabalho.

    Isso porque quem conquista o selo Google ainda tem acesso a diversos serviços e benefícios, já que o portal do Google oferece cursos por meio do Partners University para que seus membros certificados possam ter acesso ao conhecimento de novas técnicas de publicidade online, e uma infinidade de outros temas para elevar a performance da sua agência. 

    Além disso, você poderá participar do seleto programa para executivos de agências, com treinamentos esporádicos para elevar o potencial do seu negócio no mercado.

    Viu como conquistando o selo Google os profissionais da área de marketing se tornam referência para a gestão dos recursos da plataforma, o que confere mais resultados para todos associados ao negócio? Seguindo essas dicas, todo o processo se torna muito mais fácil.

    Quais são as 4 diferentes especializações para empresas pelo Google Partners?

    Visando tornar o selo do Google Partners ainda mais eficiente para as empresas parceiras e fazer com que ele seja um diferencial para que elas conquistem mais clientes, foram desenvolvidas as especializações.

    Ao obter um selo de especialista, a empresa comprova que domina determinada área e que tem capacidade para desenvolver trabalhos exclusivos naquele segmento. As 4 especializações do Google Partners são as relacionadas na sequência!

    1. Publicidade em pesquisa

    A publicidade em pesquisa é o modelo mais clássico dos anúncios do Google. É o que ocorre quando alguém faz uma busca por determinado termo no buscador ou em páginas parceiras.

    2. Publicidade em vídeo

    A publicidade em vídeo são os anúncios mostrados no YouTube, ideais para quando se pretende lançar uma nova marca ou produto, por exemplo. Trata-se de um modelo que está crescendo muito, tendo em vista que o consumo de materiais audiovisuais é cada vez maior e tem se tornado o preferido de muitos usuários.

    3. Publicidade em display

    Esse modelo é o que mostra imagens ou animações em displays localizados em blogs e sites que são parceiros do Google. Os banners são muito usados no lançamento de novos produtos, por exemplo.

    4. Publicidade em shopping

    São anúncios atrativos e diretos, apresentando imagens, título e preço dos produtos. Seu uso é bastante comum em e-commerces.

    Ao mostrar que é especialista em uma dessas áreas, uma empresa consegue comprovar para os clientes a experiência que têm. Para conquistar as especializações, o Google analisa certificações e gastos que os parceiros têm em cada área do negócio.

    Inclusive, é preciso atender a esses requisitos continuamente. Se houver queda, os resultados poderão cair também.

    Agora você já conhece bem o Google Partners, os benefícios de fazer parte desse programa e as mudanças feitas recentemente.

    Como são muitos indicadores a serem acompanhados, ao se programar para obter o selo, a organização é fundamental. É por isso que ter um bom ERP é essencial para as agências que querem ser parceiras do Google.

    O Studio é um software totalmente voltado para agências, que pode fazer a diferença em todos os setores do seu negócio. Cadastre-se gratuitamente agora mesmo para fazer um teste e gerenciar toda a sua agência!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.