Entenda como funciona o Google Podcasts e como ter sucesso com o seus conteúdos na plataforma

O Google Podcasts é o agregador de podcasts gratuito do Google e qualquer produtor de conteúdo pode indexar seus materiais a partir de seu site.

Google podcasts

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Os podcasts são um formato crescente, capazes de atender a diferentes propostas. Hoje, é possível encontrar conteúdos jornalísticos, diretamente informativos, ou até mesmo os mais lúdicos, com análises sobre diferentes temas.

E quem já trabalha com esse tipo de material precisa escolher as melhores plataformas para postar seus podcasts, garantindo que o público-alvo tenha amplo e fácil acesso a qualquer hora.

Entre os agregadores de conteúdo em áudio, não há dúvida de que o Google Podcasts é um dos mais relevantes do mercado. Vale lembrar também que a plataforma permite que o conteúdo seja tocado tanto por mobile quanto por computadores tradicionais.

Neste post, você vai aprender como posicionar qualquer que seja o seu estilo de podcast no Google Podcasts. Ao longo do texto, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Qual a importância do podcast para o marketing?
  • O que é Google Podcasts?
  • Como o Google Podcasts funciona?
  • Como submeter podcasts no Google?
  • Continue a leitura para conferir!

    Qual a importância do podcast para o Marketing?

    Conteúdos em áudio são tão importantes que, conceitualmente, estão incluídos em um segmento específico: o Audio Marketing.

    O Podcast é parte dessas estratégias que exploram o conteúdo audível como ferramenta de Marketing, na busca por gerar engajamento e promover marcas. Esse trabalho é possível em todos os estágios de preparo do consumidor, como no funil de conversão.

    Os podcasts no Marketing de Conteúdo

    É fácil entender que o podcast pode ser perfeitamente incluído em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Junto dos blog posts, produzir um conteúdo em áudio pode ter os mesmos impactos e gerar as interações e o engajamento pretendido.

    Para isso, basta encarar o processo de planejamento da mesma forma, com uma agenda editorial e pensando em conteúdos para diferentes estágios do funil.

    Esses podcasts podem ser mais informativos, mas também podem falar sobre produtos específicos e, ao fim, indicar o que a marca em questão vende.

    O importante é que o conteúdo seja educativo. Isso significa educar o ouvinte sobre algum tipo de produto ou serviço, guiando-o para o estágio de decisão do funil de vendas.

    O alcance orgânico e o trabalho de SEO

    O Google, desde 2019, anunciou que os podcasts são indexados em resultados na SERP, o que significa que, a partir de uma busca comum no Google, usuários podem encontrar seu conteúdo de áudio, como episódios de podcasts nos resultados por voz.

    Essa funcionalidade é de grande vantagem para quem tem adotado os podcasts como parte da estratégia de Marketing de Conteúdo, ampliando os tipos de materiais publicados.

    Assim, de maneira orgânica, é possível atrair tráfego para seu canal de podcasts em um agregador, gerando mais plays nos conteúdos e engajando mais usuários.

    Quanto melhor for o trabalho de adequação aos parâmetros de SEO para podcasts, maiores as chances de esses conteúdos conquistarem ótimos resultados na estratégia.

    A relação entre podcasts e a identidade das marcas

    Podcasts são também uma ótima forma de aplicar a identidade da marca, o que inclui, nesse caso, a linguagem, a abordagem e, principalmente, o tom de voz.

    O podcast, assim como os blogs, são canais oficiais de comunicação, porém, com a proposta de oferecer conteúdos educativos e relevantes. Assim, na hora de produzir os podcasts, as marcas precisam ter a preocupação de aplicar sua identidade em todo o processo.

    Isso inclui também a escolha dos temas, se o tom é mais sério ou relaxado, a linguagem utilizada e todos os detalhes que dão “a cara” ao podcast.

    O que é Google Podcasts?

    O Google Podcasts é o agregador de podcasts do Google, que permite que qualquer criador de conteúdo faça upload de seus materiais na plataforma.

    A ideia principal é que ela seja um ambiente digital em que usuários possam acessar e, na busca por assuntos, encontrar podcasts sobre seus temas favoritos ou diretamente nos canais.

    Ao mesmo tempo em que é uma plataforma de ampla funcionalidade a usuários que consomem esse tipo de mídia, o Google Podcasts também é fundamental para produtores de conteúdo.

    A plataforma é gratuita, ou seja, quem deseja hospedar seus programas nela precisa apenas realizar um processo comum de indexação do seu feed de podcasts.

    Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
    10 podcasts que você precisa começar a seguir
    Saiba como ouvir podcasts usando os 7 melhores agregadores disponíveis
    Microfone para podcast: conheça os 5 melhores modelos disponíveis no mercado

    Como o Google Podcasts funciona?

    Quem está acostumado a consumir podcasts faz isso por meio dos agregadores aos quais têm acesso mais simples.

    Entre as opções, plataformas de streaming como Spotify são muito comuns, mas elas apenas têm os podcasts como uma opção a mais de conteúdo.

    Já o Google Podcasts é focado nesse formato de mídia, o que representa uma curadoria mais ampla na publicação. Parte dessa oferta maior de podcasts está relacionada ao seu funcionamento gratuito.

    Um paralelo importante a ser traçado é a forma como o Google oferece conteúdos em seus resultados de pesquisa.

    Na sua plataforma de podcasts, a ideia é também possibilitar os usuários a encontrarem uma seleção grande de conteúdos de diferentes produtores, desde grandes veículos, passando por agências independentes e indo até as marcas que investem nesse formato.

    Canais e categorias de assuntos

    Cada conteúdo cadastrado no Google Podcasts é incluído dentro de um ambiente próprio que gera classificações para cada material. Primeiramente, a divisão principal é o canal, ou seja, quem começa a realizar o upload de conteúdos nesse agregador cria automaticamente o seu canal.

    Marcas, por exemplo, passam a ter seu próprio espaço dentro do Google Podcasts, e por lá disponibilizam todos os conteúdos oferecidos. Dentro desse canal é possível oferecer diferentes programas e em cada um desses programas subir os seus episódios.

    Podcasts no Google

    Além disso, as marcas podem apostar em diferentes abordagens de conteúdo, criando diversos programas. Essa distribuição ajuda a direcionar a produção de conteúdos mais adequados para os diferentes estágios dos funis.

    É importante, no entanto, ressaltar que não é necessário criar diferentes programas. Eles são apenas uma possibilidade para produtores de conteúdo que realmente pensam em temas distintos e que se encaixam melhor nessas divisões. Uma marca pode simplesmente criar seu canal e publicar os conteúdos de forma simples.

    Cada um desses podcasts subidos na plataforma têm, naturalmente, um tema ao qual deve ser associado. Isso vai facilitar a busca dos usuários e, consequentemente, ajudar a dar mais visibilidade aos conteúdos.

    Mais do que esse destaque, a separação por categorias também expõe o podcast para a audiência qualificada, ou seja, usuários que têm interesse real naquele conteúdo.

    Como submeter seu conteúdo no Google Podcasts?

    Fazer o upload de conteúdos não precisa mais ser um mistério, independentemente se você é um iniciante nos podcasts. O processo no Google Podcasts é bem simples e você consegue, em poucos passos, colocar seu conteúdo no ar.

    É necessário que você publique esses podcasts em um endereço na web, ou seja, em um site, independentemente se ele é por WordPress ou não. Só assim o Google Podcasts poderá importar o seu feed de publicações para disponibilizá-lo na plataforma.

    A seguir, veja um passo a passo de como começar a publicar seus podcasts!

    No WordPress

    Primeiramente, é necessário baixar o plugin Powerpress. Baixe-o na sua loja de plugins do WordPress antes de começar o processo. Uma vez que você instala essa aplicação, seu feed estará otimizado para que o Google Podcast faça a captação dos episódios.

    Com ele instalado, acesse o menu do Powerpress, vá na opção “Feed” e marque a caixa “Incluir links para feeds de podcast nos headers HTML”.

    Podcast no WordPress

    Em sites comuns

    Feeds criados manualmente em sites comuns precisam de alterações um pouco mais complexas, mas nada que impossibilite. Esse feed precisa apontar para o seu site, e é isso que permitirá que o Google Podcasts indexe seus conteúdos.

    Assim, é necessário inserir no header do site este código:

    <link type=”application/rss+xml” rel=”alternate” title=”Podcast” href=”https://podcast.xyz/feed/podcast/”/>

    Indexação do Google

    Depois de realizar um desses dois processos, o Google vai realizar a indexação automaticamente, ou seja, você não precisará acessar o Google Podcasts e fazer o upload por lá. No entanto, você pode realizar consultas para saber se o processo de indexação já foi concluído automaticamente.

    Para isso, basta acessar o Google Direct Link Generator e realizar uma pesquisa com o endereço do feed do seu podcast, como mostra o exemplo abaixo, mostrado no site Buzzsprout:

    Google Direct Link Generator

    Se o feed aparecer, a indexação foi feita com sucesso. Assim, os usuários já vão ver seus podcasts no Google Podcasts e poderão tocar normalmente. No entanto, se após a pesquisa você se deparar com uma mensagem de erro, a razão é que o processo de indexação ainda não foi concluído.

    Ao longo deste conteúdo foi possível entender melhor como podcasts podem ser cruciais para estratégias de Marketing.

    Explorar as possibilidades desse tipo de mídia é uma tendência em crescimento, com resultados que se assemelham aos obtidos com o Marketing de Conteúdo, mas gerando materiais em formatos distintos.

    Podcasts ajudam marcas a monetizar, oferecer conteúdo diversificado, se comunicar com o público, educar personas, gerar engajamento e obter conversões. Para conquistar esses objetivos, um bom agregador como o Google Podcasts é indispensável!

    Está pensando em começar a produzir seus podcasts? Aproveite e confira um e-book com o checklist de tudo que você precisa providenciar para criar um conteúdo de sucesso!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.