Será possível anunciar produtos gratuitamente usando o Google Shopping

Em vista dos impactos causados pela covid-19, o Google anunciou que nos próximos meses as empresas poderão anunciar gratuitamente seus produtos no Google Shopping.

Google Shopping gratuito

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Diariamente temos acompanhado grandes mudanças no cenário mundial causadas pela pandemia do novo Coronavírus. Ao mesmo tempo, surgem também novas iniciativas para suavizar esses impactos e auxiliar os mais afetados pela crise desencadeada.

Sendo o varejo um dos setores mais afetados, o Google divulgou ontem, dia 21 de abril de 2020, que nas próximas semanas o anúncio de produtos via Google Shopping será totalmente gratuito.

Tem um negócio e se interessou em saber mais sobre a mudança? Então continue a leitura e confira os detalhes sobre a mudança, quais serão os contemplados por ela e muito mais!

Como funcionará o Google Shopping gratuito?

Caso ainda não esteja familiarizado com o funcionamento do Google Shopping, é bem válido saber que todos os anúncios presentes na aba indicavam itens patrocinados, ou seja, empresas pagavam o buscador para apresentar seus produtos como em uma vitrine virtual.

Google Shopping anúncios patrocinados

Os resultados pagos eram disponibilizados de acordo com a sua relevância, o histórico de busca do usuário e os lances feitos pelas empresas que ofertam os produtos.

No entanto, compreendendo essa como uma oportunidade de ajudar os negócios, assim como os compradores que apresentam uma crescente demanda de compras online, a empresa decidiu por liberar esse espaço promocional de forma grátis.

Dessa forma, caso você tenha uma conta no Google Merchant Center, os seus produtos cadastrados estarão aptos para aparecerem na aba de compras sem a necessidade de efetuar qualquer pagamento.

Caso queira saber mais sobre o assunto, confira também a central de ajuda do Google aqui (contudo, até o momento ela só foi disponibilizada em inglês).

Quais as vantagens dessa mudança?

A vantagem para os anunciantes que ainda não fazem uso da plataforma é bem óbvia: maior exposição gratuita no Google para pessoas que já tem intenção de compra.  

No entanto, existem ainda várias outras pessoas que podem se beneficiar da iniciativa, como é o caso dos compradores.

Essas pessoas terão ainda mais contato com produtos e resultados de lojas diversas, conquistando ainda maior liberdade para selecionar as que o agradam mais, de acordo com preço e outros critérios.

Além disso, caso você faça parte de uma empresa que já anuncia no Google Shopping, essa é uma grande oportunidade também, afinal, você continuará no topo da lista de produtos e fará parte do carrossel nas buscas regulares.

Quando o Google Shopping será, de fato, gratuito?

A mudança será iniciada nas buscas dos Estados Unidos a partir da próxima semana e, de acordo com o que foi informado no pronunciamento oficial da empresa, as listagens gratuitas acontecerão em todo o mundo até o final do ano.

Como estamos no Brasil, você deve estar se perguntando o que é possível fazer com uma informação como essa e temos uma resposta simples para isso: prepare-se o mais rápido possível.

Não tem uma conta no Merchant Center? Faça o quanto antes. Já tem essa conta? Otimize-a ainda mais e selecione também outros produtos que possam fazer ainda mais sentido nesse período.

Além disso, o Google também anunciou uma parceria com a PayPal para facilitar que as empresas linkem as suas contas na plataforma, diminuindo atritos na hora do pagamento — assim como já faz com seus demais parceiros: Shopify, WooCommerce e BigCommerce.

O que achou da novidade? Tem interesse em anunciar seus produtos por meio dela? Caso faça sentido para o seu negócio, esperamos que sim e que consiga muita visibilidade com ela!

Enquanto esperamos se tornar uma realidade em buscas brasileiras, conheça ainda mais sobre os critérios para se dar bem no Google com o nosso ebook exclusivo:

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.