Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 5 de junho de 2020. | Atualizado em 5 de junho de 2020


O Google Sites é uma aplicação idealizada para permitir a criação rápida e simples de sites. É uma ferramenta interessante para automatizar questões técnicas e permitir o primeiro passo das empresas em estratégias digitais. É preciso entender, então, como a ferramenta funciona e como é possível criar com ela.

Para fortalecer a sua marca no mundo online, as empresas precisam de um site. Essa estratégia é fundamental para reforçar o Marketing Digital e ajudar a gerar resultados no ambiente virtual.

Contudo, o processo de criação pode se tornar um pesadelo, já que envolve muitas questões técnicas e preocupações com aspectos como segurança, responsividade e usabilidade.

Felizmente, as companhias podem construir aplicações web e sites funcionais com o Google Sites, uma ferramenta oferecida pela gigante da tecnologia para páginas mais simples. É uma plataforma extremamente intuitiva e integrada, que ajuda a começar de forma rápida, superando os principais desafios iniciais.

Falaremos mais sobre essa plataforma nos tópicos seguintes. Exploraremos as dificuldades associadas à criação de portais web, bem como a definição, as características e as vantagens da solução do Google.

Neste artigo, você verá:

  • Quais são os principais desafios na criação de sites?
  • O que é Google Sites?
  • Quais são as vantagens do Google Sites?
  • Como o Google Sites funciona?
  • Como criar um site nessa plataforma?
  • Vale a pena usar o Google Sites?

Quais são os principais desafios na criação de sites?

Quando falamos em produção de sites, precisamos inicialmente identificar os desafios relacionados. Um deles é justamente a dificuldade em começar a desenvolver do zero.

A criação geralmente envolve programação e codificação com tecnologias como HTML, CSS, JavaScript, PHP e outras. Requer conhecimento técnico sobre design, banco de dados, configuração de servidores, entre outras questões.

Para iniciar, é preciso, então, proficiência nessas linguagens para escrever os comandos necessários. Esse pode ser um problema para quem não dispõe de mão de obra qualificada e preparada. Além disso, muitos não contam com equipes atualizadas em relação às tendências do mercado no desenvolvimento para web, o que gera limitações.

Ademais, programar tudo isso requer tempo. É preciso definir um projeto, planejar, identificar requisitos, levantar recursos e estabelecer um prazo.

Naturalmente, esse prazo pode sofrer alterações a depender das circunstâncias, o que torna o processo ainda mais difícil e complexo. Em caso de extrema necessidade de uma solução ágil, a empresa acaba perdendo tempo.

Outra questão é o gerenciamento de diversos âmbitos e preocupações, que vão além da codificação. É preciso colocar as páginas no ar e realizar manutenções, por exemplo. Para isso, é preciso conhecimento sobre hospedagem, gerenciamento de domínio, segurança, SSL, CDN etc. 

Felizmente,existe uma solução para equipes de marketing que desejam impulsionar sua estratégia digital sem precisar administrar tudo: o Google Sites.

O que é Google Sites?

O Google Sites é uma plataforma para a construção de websites de maneira intuitiva, como se fossem um documento ou uma planilha. Ou seja, envolve ferramentas de arrastar e soltar a fim de criar cada aspecto do visual, com a ajuda de modelos prontos.

Além disso, a aplicação gerencia a hospedagem, oferece um domínio e cuida da manutenção. Nesse sentido, o trabalho dos profissionais é simplesmente gerenciar o conteúdo do site.

O sistema do Google permite o desenvolvimento de diversos tipos de sites: intranets, portais institucionais e sites internos. Também apresenta integração com outras ferramentas da empresa, como o Google Drive e outros aplicativos da G Suite.

O aspecto principal da aplicação é a automação. Ele controla de forma automática a criação de bancos de dados, a hospedagem e o aparato técnico para o gerenciamento de conteúdo, o que torna tudo mais prático e fácil. Assim, equipes podem começar em menos tempo e fortalecer a estratégia virtual.

Além disso, a plataforma oferece suporte a códigos HTML e JavaScript, o que dá maior liberdade para as companhias na personalização de suas páginas. O Google Sites é uma ferramenta flexível que, por isso, ajuda na criação de projetos versáteis que se tornam úteis e funcionais nas abordagens do marketing online. 

Quais são as vantagens do Google Sites?

Gratuidade

O Google Sites é gratuito para os usuários da G Suite, o que facilita a criação e proporciona economia. Ou seja, é possível iniciar um projeto apenas com uma conta, sem arcar com altas despesas.

Considerando que os gastos para desenvolver um site e mantê-lo são um desafio para as empresas, essa é uma grande vantagem. Assim, a solução é claramente acessível para diferentes tipos de empresas.

Rapidez

Ao usar o Google Sites, é possível notar que a velocidade é um princípio muito importante. Primeiro, é muito rápido começar, com o processo de criação menos burocrático e muito ágil.

Depois, as empresas conseguem criar páginas com melhor desempenho e rapidez no funcionamento. Isso ocorre por conta da infraestrutura da gigante da tecnologia e também porque os portais são leves e simples, o que reforça o foco na performance.

Segurança

Outra vantagem de contar com o Google é o apoio da segurança. Com os mecanismos de proteção da empresa, as equipes garantem websites robustos e fortes, mesmo sem a necessidade de grandes investimentos.

Além disso, os membros nem precisam ficar sabendo dos aspectos mais técnicos que estão sendo implementados, já que tudo é abstraído dos criadores. 

Versatilidade

Como já falamos, a ferramenta do Google permite a criação de diferentes tipos de sites, de acordo com a necessidade de cada empresa. Assim, é possível solucionar os principais problemas com um endereço web ágil e eficiente. Pode ser um site corporativo, um canal interno, uma intranet, entre outros. 

Responsividade

Outra questão é a facilidade para criar aplicações web que se comportem bem em qualquer dispositivo.

Em outras palavras, os sites criados são responsivos e ajudam a otimizar a experiência dos usuários ao se adaptarem a diferentes tamanhos de tela. Desse modo, a empresa consegue acompanhar uma tendência mundial, principalmente no mundo do Marketing Digital, e otimiza os resultados de conversão.

Colaboração

A possibilidade de integração com outras ferramentas do Google possibilita colaboração. É possível estabelecer comunicação entre vários membros ao mesmo tempo e garantir alinhamento entre eles para o desenvolvimento de uma solução ideal.

Desse modo, todos podem cooperar e ajudar a criar o site, visto que também não há requisitos de conhecimento técnico. 

Como o Google Sites funciona?

Os portais criados no Google ganham um domínio gratuitamente, o qual pertence ao endereço da empresa. Contudo, também é possível estabelecer um domínio personalizado, caso você tenha conhecimento técnico e saiba gerenciar essa questão. A ferramenta também permite adição de HTML para maior customização. O primeiro passo é acessar este link da página inicial do Google Sites.

google sites

Quando temos acesso à página principal, vemos um modelo vazio, que mostra a interface do site, e três abas principais: Inserir, Páginas e Temas.

O “Inserir” permite que o usuário adicione componentes, como inserção de vídeos do YouTube, imagens, códigos prontos para widgets, formulários, agendas, gráficos, apresentações, bem como caixas de texto. A aba “Páginas” ajuda a gerenciar e criar as partes do site. 

Powered by Rock Convert
google sites

Por sua vez, a aba “Temas” diz respeito ao gerenciamento do visual do site. Nessa seção, o usuário tem acesso a seis temas específicos prontos, com algumas combinações diferentes de visual para edição. Esses temas variam os estilos das fontes, as cores e a composição dos elementos da parte principal do site, com um design simples.

Nas caixas de texto, é possível adicionar links e definir a localização de cada uma delas, de uma maneira bem fácil e intuitiva. Com as imagens, acontece o mesmo processo: o usuário tem a possibilidade de definir links e escolher o posicionamento, podendo também escrever legendas. 

Na pesquisa de imagens, é possível ter acesso ao catálogo do próprio Google, com o filtro automático das que não são protegidas por direitos autorais.Além disso, existe a possibilidade de fazer upload de imagens próprias.

google sites

Outro aspecto interessante das funcionalidades é a configuração de compartilhamento e colaboração. Os gerenciadores conseguem estabelecer o site como público ou privado, bem como abrir espaço para outras pessoas trabalharem nele.

Esse trabalho de outros, inclusive, pode ser realizado simultaneamente, com a ajuda de um marcador de quem está online e do controle de versões, que funciona da mesma forma que nos outros recursos da G Suite.

google sites

Também vale mencionar a integração com o Google Analytics, que permite analisar os dados de acesso e extrair informações valiosas sobre o tráfego. É possível se conectar rapidamente com a ferramenta e começar a estudar os resultados.

Como criar um site nessa plataforma?

Defina o domínio

Antes da edição do visual, uma questão técnica de extrema importância é o domínio. O gestor deve definir se vai trabalhar com os domínios da própria ferramenta, que são subdomínios do Google Sites, ou se vai usar um endereço próprio.

No primeiro caso, é preciso apenas seguir com os próximos passos. Já no segundo, é necessário registrar um domínio em algum site de registro e inserir o endereço no final da configuração.

Escolha um modelo para começar

Uma vez que você já está no site e está pronto para começar, é preciso escolher um modelo. Nesse caso, é necessário recorrer às opções de tema que existem na aba correspondente e selecionar o que for mais conveniente.

google sites

A partir disso, você já consegue editar componentes, botões e textos, de modo a inserir links e imagens e dar uma cara inicial ao site.

Edite o nome e o cabeçalho da página inicial

O próximo passo é trabalhar com o nome, o logo principal e o cabeçalho na home page. Defina se o nome será centralizado ou surgirá em um dos cantos da tela, bem como a imagem que representa a marca.

Estabeleça também se o cabeçalho será composto por uma imagem mais larga, como uma grande mensagem de boas-vindas, ou se será uma seção discreta. 

google sites

Defina o layout

Ainda na página principal, defina como será o layout. Isso inclui escolher quantas colunas serão mostradas, como será a apresentação e se vai haver imagens e texto, bem como a divisão exata das informações na tela.

A vantagem do Google Sites é pensar essa parte sem ter que se preocupar com responsividade, já que ela é uma funcionalidade automática. 

google sites

Crie as páginas do site

Esse é o momento de criar as páginas que farão parte do conjunto. Comece analisando o que deve existir no menu principal da home page e crie uma página separada para cada um dos componentes. Pense na estrutura e no layout de cada uma delas também. 

Quando as páginas são desenvolvidas, a ferramenta já adiciona um menu automático, com os devidos links, na página inicial.

google sites

Insira o conteúdo no site

Continue trabalhando nas páginas, agora preenchendo o conteúdo. Ou seja, depois de ter estabelecido a estrutura, finalmente adicione o texto e as informações que você quer que sejam lidas. Lembre-se de que é possível adicionar elementos visuais, como imagens, vídeos, gráficos e tabelas, na seção “Inserir”.

google sites

Publique o site

Depois de concluído, finalize com o botão de publicar o site, definindo qual será o nome na URL, ou seja, o domínio final. 

google sites

Vale a pena usar o Google Sites?

Diante de tudo o que já falamos, vale analisar: será que o Google Sites é o ideal para o seu negócio?

Para chegar à resposta, temos que refletir sobre as limitações dessa ferramenta, principalmente para empresas que precisam de soluções mais robustas.

O Google Sites é uma plataforma básica e iniciante, com uma quantidade muito limitada de temas visuais, funcionalidades simples, sem possibilidade de configurar um blog ou uma loja virtual e sem apoio de um suporte especializado.

Dessa forma, se o objetivo da empresa for crescer e escalar o site, será preciso codificar e fazer mudanças, além de migrar para planos pagos. Ainda assim, a falta de suporte pesa.

Por isso, essa ferramenta não é a mais indicada para quem deseja obter resultados melhores com uma estratégia robusta e completa de Marketing Digital, muito menos para quem quer melhorar no ranking do Google a fim de conquistar leads.

Se a empresa precisa de apoio para o marketing, com resultados rápidos para ajudar a crescer o negócio e trazer retorno aos investimentos, é preciso contar com uma solução adequada, o Rock Stage.

Essa ferramenta, diferentemente da do Google, tem opções avançadas para quem deseja começar um site do zero, com hospedagem WordPress e gestão de blogs, sem a necessidade de conhecimento técnico.

No Rock Stage, é possível contar com suporte especializado em WordPress, foco em performance e conversão, plugins e serviços personalizados, bem como integração com as principais ferramentas de marketing do mercado, como Mailchimp, RD Station e Hubspot.

Além disso, o usuário dispõe de gerenciamento de questões mais técnicas, como SSL, CDN, cache, Web Application Firewall, redução de tamanho de arquivos para melhorar o desempenho e garantia de interfaces amigáveis e modernas. Tudo isso para otimizar a experiência dos seus visitantes e garantir que eles se tornem clientes. 

Para ser específico, com SSL e CDN, seu site vai se posicionar melhor nos buscadores. Quanto ao firewall, garante segurança, monitoramento constante e proteção contra ataques.

Como vimos, o Google Sites é uma opção de criação de projetos web mais básicos e simples, que podem atender a alguns objetivos de negócio. Entre as vantagens, estão a facilidade de uso e a integração com os recursos do Google.

Entre as desvantagens e as limitações, temos a quantidade limitada de temas, bem como a falta de suporte a blogs, o que é um desafio para quem deseja implementar Marketing de Conteúdo.

Já o Rock Stage é a melhor opção para quem deseja impulsionar os resultados online. Quer avançar no assunto? Então saiba mais sobre essa solução e entenda como ela vai revolucionar o seu negócio!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *