Dias contados para os favicons: entenda por que o Google voltou atrás com o novo layout das SERPs

Saiba por que o Google anunciou, no dia 24 de janeiro, que realizará mudanças no novo layout das páginas de busca lançado há poucos dias.

Google volta atrás com novo layout

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O início deste ano está sendo bem agitado para o Google e, consequentemente, para todos os especialistas em SEO ao redor do mundo. Além do core update de janeiro, a remoção de páginas duplicadas da SERP (em vista dos featured snippets), o buscador ainda apresentou ao mundo o redesign das suas páginas para desktop.

Baseada no design de buscas em dispositivos mobile — renovado no ano passado — a atualização anunciada em 13 de janeiro pelo Google Search Liaison, portal de comunicação entre a empresa e a comunidade de SEO, trouxe grandes mudanças no layout das SERPs, as quais não agradaram a muitos.

Tais modificações incluem um destaque maior às marcas, por meio dos favicons, que são aqueles pequenos ícones com logo do site, assim como anúncios pagos visualmente mais parecidos com os resultados orgânicos. Sendo esse último o maior causador do rebuliço online.

Veja como eram as páginas de resultados:

E como ficaram com a atualização do layout:

O que achou do novo layout? 

Antes que você já tenha uma resposta para essa pergunta, sugerimos que não se apegue muito ao novo modelo. Isso acontece porque o Google já anunciou que está voltando atrás com algumas de suas modificações em vista da insatisfação da comunidade de usuários e profissionais de Marketing Digital.

Por isso, o objetivo central dessa notícia não é apresentar apenas como ficaram as novas páginas de busca, mas, sim, trazer ao conhecimento geral que as duras críticas à atualização tiveram suas consequências.

Pensando nisso, confira quais foram elas aqui!

Qual foi a mudança anunciada pelo Google?

Depois de receber uma quantidade de críticas sobre o novo layout, o Google anunciou que realizará testes para compreender o que melhor atende às expectativas de seus usuários.

Confira o pronunciamento oficial:

Fizemos uma tradução adaptada do conteúdo da postagem:

“Na semana passada nós atualizamos o visual das buscas em desktop para espelhar o que foi feito em mobile há meses. Nós ouvimos seus feedbacks sobre a mudança. Sempre queremos criar uma busca melhor, então iremos experimentar novos posicionamentos para os favicons.” Danny Sullivan

Além desse tweet, a empresa também compartilhou uma resposta mais completa sobre o assunto:

“Nos dedicamos ao desenvolvimento da experiência de busca em desktop e, como parte dos nossos esforços acerca disso, disponibilizamos um novo design na última semana, espelhado no design que temos há meses no mobile.

Esse design tem sido bem recebido pelos usuários em dispositivos mobile, uma vez que ele ajuda as pessoas a encontrarem mais rapidamente a origem das informações, assim como ver a proeminente marca dos anúncios pagos em negrito ao topo da página.

Produtores de conteúdo para a web também nos disseram que eles gostam de ter a iconografia de sua marca nos resultados de busca.

Enquanto os testes recentes para desktop foram positivos, nós sempre incorporamos feedbacks dos nossos usuários. Estamos experimentando a mudança dos favicons em desktop e continuaremos a refazer esse design ao longo do tempo.”

A mudança mencionada sobre a retirada/reposicionamento dos favicons já está em vigência e deve abranger todas as páginas ao longo desta semana.

Veja eram e como ficaram as páginas de resultados:

Layout Google com favicons

Vale lembrar que a questão dos anúncios terem se tornado mais discretos não foi discutida pelo buscador e continua gerando grande insatisfação. 

O que parte dos especialistas têm apontado é a tendência da empresa em priorizar resultados do Google Ads, independente de sua qualidade, contrariando a própria missão da empresa.

Recordando seu virtuoso propósito:  “Nossa missão é organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil.”

Em vista de todo esse contexto de grandes oscilações, cabe a nós acompanharmos de perto todas essas mudanças e compreendermos quais têm sido os impactos em nossas estratégias digitais.

Para lidar com esse desafio, conhecer a fundo o funcionamento de uma das principais ferramentas de análise do Google se faz essencial. Por isso, confira o nosso ebook completo sobre Google Search Console!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.