Por Daniel Moraes

Redator Freelancer na Rock Content

Publicado em 31 de julho de 2014. | Atualizado em 29 de janeiro de 2018


Produzir conteúdo de qualidade para o seu blog, com certeza, não é uma tarefa fácil. Essa jornada envolve disciplina, criatividade e uma boa dose de pesquisa. Mas os resultados certamente compensam o esforço — tanto que a maioria das empresas, no Brasil e no mundo, usa o marketing de conteúdo de uma forma ou de […]

Produzir conteúdo de qualidade para o seu blog, com certeza, não é uma tarefa fácil. Essa jornada envolve disciplina, criatividade e uma boa dose de pesquisa.

Mas os resultados certamente compensam o esforço — tanto que a maioria das empresas, no Brasil e no mundo, usa o marketing de conteúdo de uma forma ou de outra.

Mas um dos pontos altos dessa estratégia é a criação de guest posts, ou seja, artigos que são escritos como convidado para outros blogs.

Quer ver por que vale a pena investir nisso agora mesmo? Então veja 11 motivos para fazer guest post e de que forma isso afeta o sucesso da sua empresa.

Vale a pena fazer guest posts?

Respondendo rapidamente, com certeza! Pode parecer um trabalho extra, mas a verdade é que guest posts representam uma oportunidade a mais de fazer o seu blog  —  e toda a sua estratégia digital  —  funcionar.

Não importa se o seu blog é novo e precisa se concentrar em atrair tráfego ou se você já tem uma audiência, mas carece de autoridade. Escrever como convidado de outros sites traz imensos benefícios.

11 motivos para você fazer guest posts

O que não falta são motivos para fazer guest post (e, por isso, não foi nada complicado listar os 11 tópicos a seguir).

O objetivo de qualquer blog corporativo é criar uma audiência qualificada, que possa ser engajada, e, por fim, converter o maior número possível de leitores em clientes.

Partindo desse princípio, veja como os motivos mostrados aqui contribuem exatamente para isso:

1. Atrair tráfego para o seu site

Atrair tráfego para o seu site é essencial para estabelecer um processo no qual seja possível converter em alto nível.

Se o seu negócio tiver por base o mercado digital (como acontece nos mercados de SaaS e e-commerce), atrair pessoas interessadas é questão de sobrevivência.

Publicar posts em outros blogs, principalmente os que são referência na sua indústria, é uma forma de atrair tráfego qualificado para o seu site ou blog.

A ideia é fazer com que as pessoas tirem tanto proveito do seu material que queiram saber mais sobre você. Como guest posts acompanham um link para o site de destino, elas conhecerão melhor a sua empresa.

2. Estabelecer autoridade no mercado

Em alguns sites, é creditado o nome do autor e da empresa, enquanto outros são mais generalistas, citando apenas o nome do negócio.

Seja como for, isso estabelece autoridade no mercado. Sempre que possível, ter o nome do autor  —  principalmente se for um dos fundadores  —  associado ao conteúdo é interessante.

Afinal, a pessoa vai servir como bandeira de todo o conteúdo da marca e ajudar a divulgá-lo de forma mais eficiente. A Rock é exemplo nisso.

Dois dos nossos fundadores, Diego e Peçanha, normalmente publicam guest posts em outros blogs. Isso dá peso e credibilidade não só para eles, mas também para a Rock. Como assim?

Eles se tornaram referências nacionais em vendas e marketing. Por conta disso, frequentemente são convidados para palestrar em eventos, o que eleva novamente a marca da Rock Content a um novo patamar.

Percebe como um bom marketing pessoal leva a um marketing corporativo mais completo? Os guest posts são parte integral nisso.

3. Impactar novas audiências

Ao escrever para um blog diferente do seu, um dos benefícios é alcançar uma audiência maior, composta por muitas pessoas que ainda não conheciam a sua empresa.

O foco de um planejamento de guest posts é escrever artigos para sites que têm um público similar, mas não competem com o seu negócio.

Então, pense no salto de visitantes que você pode conseguir por criar guest posts de qualidade para vários blogs que já contam com uma audiência “pronta” para ouvir a sua mensagem.

4. Abrir portas para parcerias maiores

Outro fator a considerar é que, mesmo se tratando de uma parceria vantajosa para os 2 lados, um acordo guest posts é apenas a porta de entrada para uma relação que pode ser ainda maior.

Pense, por exemplo, em ações de co-marketing que envolvem a produção de materiais ricos, como ebooks e ferramentas. Ou quem sabe até a criação de um evento em conjunto.

O importante é saber que parcerias estratégicas têm o potencial de levar um negócio a novos horizontes, e o 1º vislumbre disso pode acontecer com um guest post.

5. Aumentar a sua lista de email marketing

É bem provável que o seu blog já tenha uma newsletter (e, se ainda não tem, corra para fazer uma!), ótima ferramenta para manter o interesse dos leitores vivo.

A partir do momento em que novos leitores são trazidos até o seu conteúdo, as chances de aumentar a lista de assinantes é bem maior, certo?

Como dica, procure dar destaque a essa lista em cada um dos seus posts, bem como em lugares estratégicos, tais como a barra lateral e o início ou o fim dos posts.

6. Melhorar o posicionamento nos sites de busca

Os mecanismos de busca, como o poderoso Google, estão sempre atentos à capacidade dos sites em oferecer exatamente o que as pessoas pesquisam, ou seja, satisfazer as intenções de busca.

Uma das maneiras usadas pelos algoritmos para entregar os sites mais relevantes é observar sinais de confiança. É aí que entram os backlinks, ou seja, links nos quais outro site aponta para alguma página sua.

Por que isso é importante para o Google? É como se esses sites (mais ainda se forem veículos respeitados e de autoridade reconhecida na rede) recomendassem a sua página e dissessem “eu garanto, pode confiar”.

Então, os algoritmos de busca tendem a considerar sites com muitos backlinks de qualidade como relevantes e os classificam melhor nas páginas de pesquisa.

7. Melhorar sua habilidade de produzir conteúdo

Escrever para uma nova audiência, com diretrizes editoriais diferentes das suas, te obriga a melhorar sua habilidade de produzir conteúdo.

Por mais que a persona seja similar, cada blog tem uma identidade e um tipo de linguagem que devem ser respeitadas ao produzir um guest post.

Por isso, ao escrever artigos de temas variados para blogs diferentes do seu, a sua habilidade de contar histórias de forma interessante e entregar valor terão de se renovar constantemente.

Isso representa um crescimento pessoal e profissional que não pode ser medido só pelos resultados imediatos da estratégia.

8. Impulsionar o lançamento de um produto ou serviço

Criar expectativa sobre o lançamento de um novo produto ou serviço é um dos melhores motivos para fazer guest post que podemos imaginar.

Normalmente, esse tipo de lançamento envolve a criação de uma landing page, que tem por objetivo captar emails.

Direcionar as pessoas a essa página logo depois de terem tirado proveito do seu conteúdo e estarem ansiosas por mais informações é um bom gatilho para se interessarem a ponto de realizar cadastros.

9. Otimizar o seu alcance nas redes sociais

As redes sociais são conhecidas por seu grande potencial de divulgação e viralização de notícias, campanhas etc.

Por isso, elas são o canal perfeito para promover seu conteúdo. Mas, quando falamos de guest posts, a história muda de forma interessante.

Não é apenas o seu conteúdo que é promovido, mas também os seus perfis nas redes sociais.

Uma breve menção ou resposta ao perfil do parceiro quando o post for promovido já pode ser suficiente para despertar interesse dos fãs também nas redes.

10. Estimular a criatividade

criatividade é um elemento importante do marketing digital, especialmente no que diz respeito à produção de conteúdo de qualidade.

Escrever sobre diferentes temas  —  por vezes sem relação direta com o nicho que você domina  —  para blogs diferentes pode ser um combustível e tanto para encontrar formas inovadoras de contar histórias.

Isso causa um impacto direto na sua estratégia interna de conteúdo, motivando novos formatos e mudando a frequência das postagens e até mesmo da linguagem usada.

Mas, além disso, pode servir de inspiração até para decisões mais estratégicas do negócio, como a criação de novos produtos ou uma evolução na forma de prestar suporte ao cliente.

11. Permanecer relevante no seu nicho de atuação

Alcançar um patamar de autoridade e ser reconhecido como referência no seu nicho de atuação leva tempo e exige esforço consistente, bem como uma boa dose de planejamento.

Mas se manter relevante talvez seja ainda mais complicado. Repare em como é comum para influenciadores e formadores de opinião escrever guest posts.

Essa é uma boa forma de se manter atualizado com os assuntos mais importantes no nicho de atuação e se fazer presente nas discussões sobre o tema.

Esses 11 motivos para fazer guest blog mostram o quanto essa tática pode ser útil na sua estratégia de marketing e vendas. Por isso, não o considere como apenas mais uma tarefa, e sim como uma nova vertente de resultados duradouros, com uma base que você já conhece: o conteúdo.

São tantos motivos para fazer guest post que você já deve estar se perguntando como fazer isso, certo? Então baixe agora o nosso guia definitivo para guest blogging!

Guia completo para Guest Blogging ebook

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

24 respostas para “Conheça os 172 principais fatores de rankeamento do Google em 2020”

  1. Gestão Mídias Sociais MBA disse:

    I liked !

  2. […] Google e ver os resultados. Mas esse método tem vários problemas. Um deles, como sabemos, é que o Google não é igual para todo mundo. O segundo problema: apenas usando o Google, é difícil comparar o seu site com os concorrentes, […]

  3. […] para derrotar os adversários do Google. A otimização no algorítimo era voltada para diminuir o rankeamento de sites que desrespeitavam as regras do Google, e que com práticas ilícitas (chamadas de black hat) […]

  4. […] pela comunidade de “Mobilegeddon”) a Google realizou alterações significativas em seu modo de rankeamento de sites. A partir dessa data, as páginas que não disponibilizarem uma navegação amigável para […]

  5. […] E se você ainda fica um pouco perdido sobre quais métodos ou utilitários poderia usar para melhorar a eficácia de seu programa de marketing on-line, saiba que há boas soluções disponibilizadas na própria Internet. O Google, por exemplo, traz muitos recursos que as empresas não devem ignorar ou perder de vista. E a maioria deles de forma gratuita. Por acaso você sabia disto? Pois descubra algumas propriedades que vão ajudá-lo a melhorar a posição de sua empresa e como r… […]

  6. […] para motores de busca – visa potencializar e melhorar o posicionamento de um site no rankeamento das pesquisas no Google e outros sites […]

  7. […] nas primeiras posições nos mecanismos de buscas da internet. É exatamente para proporcionar boas colocações nos rankeamentos que investir em SEO (Search Engine Optimization) é tão importante. Em um primeiro momento as […]

  8. […] Lembre se que nem sempre você deve tratar como uma regra máxima tudo aquilo que o Google diz a respeito de SEO, mas de qualquer forma é importante saber qual é a posição pública do Google é em relação às estratégias que você deseja empregar para estar bem posicionado nos rankings de busca. […]

  9. […] Mas não se preocupe. Com as ferramentas do Google Search Console, você pode deixar seu site tinindo. Vai melhorar a velocidade com que as páginas carregam, conseguirá entender melhor de onde vem o tráfego, identificará defeitos na pintura do HTML, recauchutará a lataria dos links, turbinará a linkagem interna e também poderá acelerar o SEO, melhorando o ranqueamento de suas páginas. […]

  10. […] marketing digital é quase um clichê falar da importância do seu site estar bem posicionado nos rankings das ferramentas de busca, como o Google. Afinal, você tem um conteúdo (ou produto) e precisa que ele seja visto e […]

  11. […] seu público alvo é a sua colocação nos mecanismos de buscas. Portanto, se é do seu interesse melhorar o seu posicionamento no ranking dos principais mecanismos de busca será necessário investir em uma ferramenta chamada SEO Pessoal. Com ela você poderá atingir […]

  12. […] conteúdo para elas utilizando táticas de SEO é o que pode fazer com que seu site tenha um melhor rankeamento nos mecanismos de busca, fazendo com que seus clientes o encontrem mais […]

  13. […] Ledo engano, e qualquer pessoa que tenha um blog e entenda o mínimo de SEO sabe disso. Uma URL bem estruturada é um dos fatores preponderantes para que os motores de busca melhorem a qualificação de um site diante do rankeamento. […]

  14. […] SEO, em mais de uma maneira. Com este post pretendemos te mostrar como trabalhar os vídeos de modo a se destacar nos rankeamentos de busca. […]

  15. […] em termos de SEO. O próprio Google dá dicas valiosas sobre o que e não fazer para que seu site obtenha bons resultados em seu buscador e em cima disso muitas pessoas criam seus websites achando que seu projeto vai deslanchar […]

  16. […] será automaticamente o que alavancará suas métricas. O importante é que você saiba que o Google gosta de artigos que procuram explicar por completo um tópico ao invés de apenas falar superficialmente sobre os […]

  17. […] de conteúdo vai muito além do que simplesmente postar artigos em um blog. São necessárias ações de otimização para mecanismos de busca, compartilhamento em redes sociais, estudos sobre a área, […]

  18. Mihail Tipa disse:

    Excelente artigo. Dicas muito boas. Nos já usamos algumas destas coisas citadas neste blog no nosso site http://www.dezireimoveis.co…, mas ainda falta muito para ser feito. Obrigado pelas dicas.

  19. Sergio Antonio Meneghetti disse:

    Excelentes dicas! Grato pelo trabalho. Prosperidade!!!$$$

  20. Renan disse:

    Ótimas dicas, conteúdo de extrema qualidade apontei o seu artigo no meu blog http://renansouza.com/
    Obrigado por ter ajudado.

  21. Meninas vips disse:

    Parabéns pelo texto e conteudo do site, estou sempre online vendo as novidades, irei indicar para a redação do site para dar destaque para o seu site, muito bom parabéns. quero fazer meu site subir http://www.scortvips.com.br/

  22. Rock Content disse:

    Ei Jefferson. O mercado de SEO ainda é relativamente novo no Brasil. Especialmente o SEO de qualidade.
    Essas coisas ainda acontecem, mas a cada dia ficará mais difícil de se deparar com esse tipo de coisa. O Google pensa na experiência dos usuários.

    Por exemplo, se você procurar palavras-chave relevantes no mercado de marketing digital, dificilmente encontrará resultados que não são de blogs de qualidade como o marketingdeconteudo.com, resultados digitais ou viver de blog, por exemplo.

    Quando os conteúdos de qualidade começarem a ganhar força nos demais mercados, esse tipo de site tende a perder o seu espaço.

  23. Rock Content disse:

    Que bom que gostou João! Espero que te ajude bastante!

  24. Andre Mousinho disse:

    Que bom que gostou Sergio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *