Por Ana Júlia Ramos

Redatora freelancer da Rock Content

Publicado em 5 de novembro de 2019. | Atualizado em 27 de fevereiro de 2020


A publicação de blog post é o momento que marca o final de um processo complexo. Para criar conteúdos que encantem, é importante se preparar desde quando a ideia chega até a hora de finalmente divulgá-los. Tudo isso pode ser feito com uma mistura de organização, atenção a elementos técnicos e muita criatividade.

A publicação de blog post pode ser vista como grande pilar do Marketing de Conteúdo, se posicionando como uma das principais formas de entregar conteúdo atrativo, relevante e personalizado para diferentes personas.

Grande desafio nesse processo de conquistar e encantar clientes é a realização de conteúdos com alto poder de conversão, algo que demanda tempo, estudo e muito planejamento. 

Para te ajudar a publicar o post perfeito, fizemos um guia completo que parte da ideia e vai até os momentos posteriores à publicação. Vamos abordar os seguintes tópicos:

O que fazer antes de criar um conteúdo?

Engana-se quem acredita que aquele post bombástico, que não perde a primeira posição do Google, foi feito em poucas horas. Conteúdos de sucesso são publicados depois de um longo planejamento, e é sobre isso que vamos falar inicialmente.

De olho na persona

A persona é fundamental para guiar todo o processo de escrita do conteúdo. Definida como um perfil semifictício que representa o cliente de um negócio, ela está presente em todos os momentos de uma boa estratégia de Inbound Marketing.

Ou seja: ao se preparar para criar o post, entenda qual é a persona específica daquele conteúdo e identifique sua fase na jornada de compra.

Conteúdos pensados no momento de atração são completamente diferentes daqueles materiais focados em consideração, por isso não se confunda e seja certeiro na hora do planejamento

Escolhendo a palavra-chave

Escolher a palavra-chave correta para um conteúdo permitirá que você desenvolva um post que seja relevante para seu público. Sem a definição, o conteúdo perde o direcionamento.

Além disso, para otimizar seu blog post para os mecanismos de busca (SEO) você sempre deve ter uma palavra-chave que repetirá nos seguintes locais:

  • URL da página;
  • título;
  • ao longo do conteúdo;
  • meta descrição.

Ao usar a palavra-chave, tome cuidado: você não precisa forçar o uso e aplicá-la de forma exagerada esperando que isso faz com que o post conquiste posições melhores nos mecanismos de busca.

Elas devem ser posicionadas de forma natural para que as ferramentas de pesquisa não leiam a situação como repetição negativa.

Em busca de criatividade

Sabemos que o processo de escrita pode ser um sonho ou o mais completo pesadelo, tudo dependendo da criatividade no momento de sentar frente ao computador e iniciar a produção. 

Sabemos que no mundo ideal os conteúdos deveriam sair no ápice de criatividade do escritor, mas a vida real é repleta de prazos, entregas e estratégias pensadas previamente.

Por isso, não espere a hora exata de começar o trabalho para estimular a criatividade. Siga páginas relacionadas ao tema dos conteúdos, fique de olho em tendências, busque por inspirações e anote tudo o que vier na cabeça — em qualquer hora do dia — mesmo que as ideias pareçam bobas ou sem sentido

Em algum momento elas podem se transformar em tudo o que você precisava para fazer aquele conteúdo nota 10.

Outra ideia interessante é pedir ajuda aos outros departamentos de sua empresa. Seus consultores de venda sempre estão em contato com seus clientes e podem te dar dicas valiosas sobre o que eles querem ler.

Trabalhe com calendários

Por trás de um blog de sucesso, existem calendários pensados minimamente.

Eles te ajudam a se programar e organizar todas as suas publicações ao longo dos meses, além de serem um ótimo espaço para catalogar futuramente os principais temas de conteúdo publicados, qual são suas periodicidades e quais são os dias que funcionam melhor, por exemplo. 

Como escrever o conteúdo?

Depois de catalogar e estruturar os momentos de preparação, é hora de colocar a mão na massa. Além de muita criatividade e insumos sobre o assunto que será falado, existem alguns elementos técnicos que devem ser criados com atenção

Título

O título é um dos elementos mais importantes de um post. A partir dele, o leitor será instigado para clicar no link e abrir o conteúdo, então pense com criatividade e saiba que será preciso usar de técnicas persuasivas

Só não prometa o impossível: para alcançar a persuasão, muitas pessoas elevam as expectativas com grandes promessas. Elas podem até acumular um grande número de cliques e visitantes, mas tenha certeza que grande parte deles ficará insatisfeito com o famoso “clickbait”. Não engane o seu leitor!

Veja alguns pontos de atenção ao criar o título:

  • apresente o tema e mostre algo surpreendente sobre o conteúdo;
  • inclua a palavra-chave;
  • siga uma média de 40 a 69 caracteres. 
Título de blog post
Exemplo de título de blog post

Repare como os títulos acima instigam o leitor a abrir o post porque além de gerar curiosidade sobre o conteúdo, deixam um gostinho dos benefícios em usar as estratégias propostas.

Elementos criativos

Assim como no título, começar o artigo com linguagem mais chamativa é um ótimo caminho

Leitores não têm paciência para ler conteúdos e parágrafos muito grandes, mas existem exceções.

Para que você consiga manter a atenção desse visitante por tempo suficiente, os primeiros parágrafos devem ser matadores. Chame a atenção, inclua dados relevantes e mostre que o seu conteúdo deve ser lido até o final.

Práticas como o Storytelling estão em alta e são capazes de transformar qualquer assunto em grandes histórias que encantam e convertem. Você precisa conhecer a estratégia de escrita!

primeiros passos no marketing digitalPowered by Rock Convert

URL

A URL é o endereço em que seu post estará disponível. Ao decidir qual será sua URL, lembre que ela deve ser descritiva mas não pode ser muito longa. Também evite códigos ou caracteres especiais.

URL de blog post
Exemplo de URL de blog post

Imagens

O conteúdo visual de um post é de extrema importância. Ele chama atenção, quebra o texto, melhora a leitura e oferece implicações práticas que se relacionam com o texto. Assim, fica muito mais fácil visualizar e absorver o que é ensinado

Bancos de imagem gratuitos, como o Unsplash, contam com fotos diversas e capazes de ilustrar vários temas de posts. 

Imagens para blog post

Depois de escolher a melhor opção, é importante se atentar a elementos técnicos. Um deles é o texto alternativo, que permite a “leitura” pelo Google e relacionamento junto a palavra-chave principal.

Meta descrição

Em linhas gerais, meta descrição é aquele resumo que aparece nos mecanismos de busca, logo abaixo do título e da URL. Ela deve ser breve e explicar o que o seu texto apresentará chamando o leitor para clicar no link.

Meta descrição para blog post

Sugerimos o uso do plugin chamado WordPress SEO da Yoast. Nele você poderá editar a meta descrição sem muitos problemas, assim como existem vários outros disponíveis na internet.

Call To Action

Verifique se você incluiu uma chamada no fim do texto. Ela é capaz de manter o leitor no blog de forma constante, e para isso você deverá convidá-los para se engajar com a sua marca. Veja alguns exemplos de chamada:

  • para aumentar os comentários: o que você achou desse conteúdo publicado? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo;
  • para aumentar conversões: quer saber mais sobre as melhores estratégias para escrever artigos de blog? Confira nosso ebook grátis;
  • para aumentar a sua página de acesso: confira outras dicas de marketing de conteúdo neste artigo.

Categoria e tags

Para facilitar a navegação dentro do seu blog, catalogue os posts dentro de categorias e defina algumas tags para eles. Com isso, você permitirá que seus leitores achem mais artigos relacionados ao tema que ele acabou de ler.

Como publicar e divulgar um blog post?

Depois de planejar, caprichar na criatividade e colocar a mão na massa, o conteúdo precisa ser publicado e compartilhado. 

Atualmente, as redes sociais são as principais formas de divulgação de material online, oferecendo uma gama de possibilidades incríveis. Uma delas é o impulsionamento estratégico de conteúdos, capaz de segmentar minuciosamente uma série de públicos que têm maiores chances de se interessar pelo post.

Veja outras formas interessantes de divulgação:

  • espalhe em grupos e comunidades;
  • faça links de artigos antigos para o novo post;
  • envie o artigo por email para influenciadores e amigos que se interessam pelo assunto;
  • dê um grito no escritório e peça que as pessoas compartilhem;
  • promova o artigo na sua newsletter para gerar ainda mais engajamento.

Depois da divulgação, não pense que o trabalho acabou. A análise de métricas deve ser constante em uma estratégia de sucesso, somente assim será possível entender quais conteúdos estão performando bem e quais podem ser deixados de segundo plano.

O Google Analytics é uma ferramenta excelente e capaz de gerar insights poderosíssimos para qualquer site ou blog. 

Por fim, sempre leia os comentários que forem feitos em seus posts. É muito comum ficarem algumas dúvidas e seus leitores confiarão cada vez mais em você se você solucioná-las, respondendo eventuais comentários em seu blog. Além disso, você pode encontrar ideias para novos posts e receber elogios.

Mais do que qualquer indicação técnica ou planejamento, posts que convertem devem ter a preocupação em contar histórias e entregar proposta de valor. Por isso, domine o assunto de verdade e esteja capaz de transformar as melhores ideias em conteúdos apaixonantes!

Se depois de ler o nosso conteúdo você já domina a publicação de blog post, é hora de seguir estudando sobre boas práticas de marketing. Acesse o nosso e-book sobre Marketing de Conteúdo e aprenda a aplicar a estratégia com muito sucesso!

marketing de conteudo primeiros passosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *