Gutenberg WordPress: conheça o novo editor do WordPress e veja as novas funcionalidades disponíveis

Com o lançamento do Gutenberg WordPress, muitos usuários ficaram em dúvida quanto às vantagens dele em relação ao editor de conteúdos anterior. Porém, as novas funcionalidades podem facilitar o dia a dia e algumas técnicas vão ajudar os produtores, principalmente os iniciantes, a dominarem a ferramenta.

Gutenberg WordPress

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Recentemente, diversos usuários inseridos no universo WordPress se manifestaram em relação a um novo editor de postagens que a plataforma lançou. Conhecido como Gutenberg WordPress, o recurso chega para revolucionar a forma como produzimos conteúdos para a web. Mas e você, já conhece essa novidade?

No post de hoje vamos apresentar a ferramenta, os prós e contras em relação ao editor anterior e, claro, dar dicas de como utilizá-la da melhor forma. Então, acompanhe!

O que é o Gutenberg WordPress?

O Gutenberg é a mais nova ferramenta de edição e postagem de conteúdos do WordPress. Ele foi lançado em 6 de dezembro de 2019 na versão 5.0 Bebo e vem com o objetivo de tornar o trabalho de programadores e produtores de conteúdos mais fácil na plataforma.

A promessa é de entregar uma experiência completamente diferente aos usuários, tanto na questão visual (interface) quanto nas funcionalidades. De início, podemos dizer que o editor passa uma sensação de leveza e modernidade.

Como instalar o Gutenberg?

Se você já trabalha com a versão 5.0 do WordPress, o Gutenberg será o editor padrão. A partir daí, basta você clicar em “Adicionar Novo Post/Página” que o editor abrirá a sua interface de trabalho automaticamente.

Caso use uma versão inferior, você pode acessar o novo editor de texto por meio do repositório de plugins da plataforma e fazer uma instalação manual. O processo é similar a instalação de outros plugins, podendo ser feita via Dashboard (painel de controle do administrador).

Ao abrir o seu painel WordPress, clique em “Adicionar Novos Plugins”, localize o Gutenberg na lista e clique nele para iniciar o processo de instalação. É importante lembrar que o novo editor só funciona em versões iguais ou superiores a 4.8. Então, se estiver usando uma versão ainda mais antiga, você não conseguirá instalar e usar o Gutenberg.

Como funciona o editor Gutenberg?

Diferentemente de uma página com campo único de digitação, como a que o Microsoft Word ou o Google Docs entrega, o Gutenberg apresenta um novo conceito de edição baseada em blocos. Isso quer dizer que cada elemento poderá ser inserido, editado e removido separadamente sem afetar o todo.

Ele fornece blocos de parágrafos, títulos, subtítulos, imagens, vídeos e por aí vai. Todos podem ser configurados individualmente. Esse método torna a interface do editor parecida com as dos sistemas utilizados por programadores de códigos, em que os scripts são desenvolvidos e lançados por etapas durante a criação de aplicações.

Consequentemente, a produção de conteúdos fica mais organizada, facilitando a administração dos elementos da página. Além de introduzir o conceito de produção por blocos, o Gutenberg apresenta uma nova aparência, lembrando o famoso editor Medium do Twitter.

Agora, você também não precisa mais ficar visualizando a página a cada mudança realizada, pois tudo o que você vê no campo de edição é exatamente como aparecerá após a publicação. Resumindo, você trabalha diretamente no layout da página exibida publicamente na web.

Para os desenvolvedores de templates, o Gutenberg também traz novidades. Agora, é possível trabalhar com o React (biblioteca de código aberto do JavaScript) na plataforma do WordPress. Essa é uma linguagem de programação muito utilizada no mercado front-end. Isso deve empolgar os profissionais voltados para o design de sites.

Quais são as vantagens do Gutenberg?

Além da organização de conteúdos e fácil configuração dos blocos de edição, o Gutenberg oferece outras vantagens que merecem destaque. São elas:

  • permite a construção de layouts complexos sem a necessidade de grandes conhecimentos;
  • mostra somente as ferramentas que você pode usar durante a edição de blocos;
  • possibilita a criação fácil de plugins e layouts por parte dos desenvolvedores;
  • entrega uma interface de trabalho menos distrativa e com tela expansiva;
  • é responsivo, permitindo a criação de conteúdos via dispositivos móveis;
  • oferece um design mais limpo, intuitivo e funcional;
  • é mais fácil de usar, mesmo para iniciantes;
  • alinha-se com telas de maior resolução.

Todas essas vantagens tornam o Gutenberg, além de eficiente, uma plataforma mais intuitiva para trabalhar o Marketing de Conteúdo.

Quais são as desvantagens do Gutenberg?

O Gutenberg também tem alguns pontos negativos que valem ser mencionados. Os principais são:

  • segundo alguns usuários, a primeira versão do Gutenberg apresenta recursos de revisões pobres e bugs (falhas) consistentes, o que pode atrapalhar uma estratégia de SEO;
  • a compatibilidade com plugins e layouts mais antigos pode ser um problema no futuro, principalmente para os desenvolvedores que usam recursos integrados ao TinyMCE;
  • caso você não goste de usar o Gutenberg, não terá como evitá-lo, pois ele será o editor padrão da plataforma, tendo suas funções inseridas ao core do WordPress.

Quais são as melhores dicas para dominar a ferramenta?

Se você é um entusiasta do novo editor Gutenberg e pretende começar a usá-lo imediatamente, separamos algumas dicas que devem tornar a sua experiência mais rica e proporcionar um rápido aprendizado. Acompanhe!

1. Teste o Gutenberg antes de usá-lo definitivamente

Caso você esteja usando uma versão do WordPress anterior a 5.0, terá a chance de testar o Gutenberg sem instalar o plugin. Basta acessar a página oficial da ferramenta para vivenciar a experiência. Lembrando que o teste é realizado online.

Agora, se você preferir conhecer a ferramenta instalando o plugin, recomendamos que use um site ou blog de testes. Você pode usar o ambiente do próprio host (provedor de hospedagem) para isso. Assim, não corre o risco de alterar algo importante em alguma página que já está no ar.

2. Digite “/” para adicionar um novo bloco

Localizar e adicionar blocos de edição pode ser um processo demorado, principalmente para os iniciantes. Então, para ganhar agilidade, em vez de realizar as buscas com o mouse, apenas aperte a tecla “/” do seu teclado e digite o nome do bloco que deseja adicionar.

O grande barato dessa função é que o Gutenberg oferece sugestões automáticas de blocos para inserir na sua página, dispensando o trabalho de digitação dos nomes completos. Isso deve contribuir para a melhora da produtividade dos usuários.

3. Conheça os outros atalhos de teclado

Além da tecla “/” existem outros atalhos de teclado que você deve conhecer. Afinal, o WordPress introduziu alguns novos depois de passar a usar o Gutenberg como editor principal. Os mais interessantes são:

  • Pressione as teclas Shift + Alt + H para visualizar a lista completa de atalhos do teclado;
  • Pressione as teclas Ctrl + Shift + Alt + M para alternar entre o Visual Editor e o Code Editor;
  • Pressione as teclas Ctrl + Alt + Backspace para excluir um bloco adicionado;
  • Pressione as teclas Ctrl + Shift + D para duplicar um bloco adicionado;
  • Pressione a tecla # duas vezes (##) para criar um cabeçalho;
  • Pressione a tecla > uma vez para criar uma citação.

4. Use o novo tema “Twenty Nineteen”

Anualmente, o WordPress disponibiliza templates (temas) comemorativos e/ou com características relacionadas às atualizações da plataforma. Esses temas costumam ser gratuitos e representam uma boa oportunidade para os usuários.

O “Twenty Nineteen” é um exemplo disso. Em comemoração ao lançamento do Gutenberg, o tema é totalmente compatível ao editor e entrega funções voltadas exclusivamente para ele.

O template também é responsivo e possui um design versátil, o que facilita a sua adaptação para diversos tipos de páginas. Então, caso esteja procurando um tema para o seu blog ou site, o “Twenty Nineteen” é uma alternativa a ser considerada.

5. Copie e cole de qualquer lugar

Se você produz conteúdos usando o Microsoft Word ou o Google Docs, pode copiar e colar os textos diretamente no editor Gutenberg que as configurações serão mantidas. Isso vale também para as imagens.

O editor de textos anterior do WordPress não oferecia esse recurso, o que demandava trabalho extra para a reconfiguração dos conteúdos na plataforma. Então, você pode manter a produção como já faz e migrar os textos para o Gutenberg posteriormente, usando essa função inédita.

6. Arraste e solte as imagens

Outro recurso novo que deve agilizar a produção de conteúdos é a possibilidade de você clicar na foto desejada, arrastar e soltá-la diretamente no bloco de imagem. Isso já era possível ser feito no editor visual, mas agora você pode usar a função diretamente no Gutenberg, facilitando o trabalho.

7. Oculte a barra lateral

O que acha de ter um ambiente de trabalho mais limpo, com menos distrações para focar na escrita? Você pode conseguir isso no Gutenberg clicando nos 3 pontinhos (…) do canto superior esquerdo e ativando o modo de edição “Full Screen” (tela cheia). Essa função deve ocultar toda a barra lateral esquerda do editor, melhorando a sua experiência de trabalho.

Considerando que a produção de conteúdos representa uma parte importante do Marketing Digital, o Gutenberg WordPress chega para dar uma força aos estrategistas. Então, aproveite as nossas dicas e explore o novo editor de textos ainda hoje.

Gostou da novidade? Baixe o e-book “Guia do WordPress para Blogs Corporativos” agora mesmo e descubra muito mais funcionalidades da plataforma!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.