Há um problema no certificado de segurança do site? Saiba como resolver

Será que há um problema no certificado de segurança do site? Confira neste artigo como identificá-lo e também como resolvê-lo.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Para aumentar os resultados online do seu negócio, criar um site (seja ele no WordPress ou não) é essencial para que seu público possa encontrar você nos buscadores ou outros canais digitais e, assim, conhecer quais são os produtos ou serviços que você oferece. Porém, o que fazer quando há um problema no certificado de segurança do site

Redigimos este artigo com a finalidade de informar o que fazer caso o seu site esteja com esse tipo de problema, além de explicar o que é um certificado de segurança e por que é tão importante tê-lo. Vamos em frente?


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que é um certificado de segurança?

    Também conhecido como Certificado Digital SSL, ele tem como finalidade garantir a integridade dos dados que circulam no seu site e servidor de hospedagem. Assim, ele impede tanto que informações transferidas nessa conexão sejam modificadas quanto invasões por hackers.

    Por isso, lojas virtuais precisam ter obrigatoriamente um certificado de segurança em seus sites a fim de oferecer aos seus clientes uma área segura para que eles possam inserir seus dados (como informações pessoas e de cartão de crédito, por exemplo) e comprar os produtos.

    Como o certificado de segurança funciona?

    Basicamente, o certificado funciona por meio de algoritmos criptografados que conseguem identificar a origem dos dados e compreender o seu significado.

    Na realidade, esse é um processo de segurança antigo (afinal, codificação de mensagens existe desde épocas de guerra), mas quando falamos de SSL, o assunto é bem mais complexo.

    Porém, explicaremos de uma forma simples: a criptografia ocorre baseada em ações que envolvem uma chave pública e outra privada, respectivamente usadas para codificar e decodificar os dados. Dessa forma, mesmo que criminosos virtuais tentem acessá-los, não conseguirão visto que o certificado torna o seu acesso bastante complicado para invasores.

    Por que você deve ter um certificado de segurança no seu site?

    Embora algumas pessoas possam achar que o certificado é necessário apenas para e-commerces e que sua única função é atribuir segurança virtual para a inserção de dados, elas estão erradas. O SSL também tem outras atribuições como, por exemplo, otimização no ranqueamento dos sistemas de busca.

    Desde 2018, o Google Chrome passou a alertar os usuários sobre quais os sites seguros (cuja URL começa com HTTPS) e quais não são (cuja URL inicia com HTTP). A partir disso, a segurança passou a ganhar mais destaque entre os critérios de indexação no Google de modo que sites não-seguros certamente terão dificuldade para aparecer nos resultados de busca ou simplesmente não aparecerão.

    Por essa razão os sites que não têm SSL apresentam aos seus visitantes a mensagem de que há um problema no certificado de segurança.

    E o que fazer quando há um problema no certificado de segurança do site?

    O primeiro passo a ser dado é identificar se esse problema se aplica ao seu site. Para isso, basta acessá-lo pelo navegador (neste caso, daremos as instruções do acesso pelo Google Chrome) e clicar no símbolo que aparece ao lado da URL.

    Se o seu site tiver o certificado, você verá a mensagem que diz “a conexão é segura” e “certificado válido”. 

    há um problema no certificado de segurança do site 1

    Caso você não tenha o certificado, a mensagem dirá “sua conexão com esse site não é segura”, seguida da recomendação para o visitante não inserir informações confidenciais (como senhas e dados de cartão de crédito).

    há um problema no certificado de segurança do site 1

    Há ainda um meio-termo que diz “sua conexão com esse site não é completamente segura” e costuma aparecer em sites que possuem o certificado de segurança, mas ele não está ativo. Explicaremos mais adiante como resolver o problema caso se aplique a este cenário.

    É seguro acessar um site que tenha esse erro?

    A melhor resposta para essa pergunta é “não”. Afinal, um certificado inválido ou inexistente mostra que o site está vulnerável a invasões (se é que já não foi invadido), além da falta de cuidado com o próprio site. 

    Caso se tratasse do site de uma empresa, você teria credibilidade nela? Provavelmente, não. E o mesmo pensaria o seu público caso percebesse que o seu site não é seguro.

    Um adendo: algumas vezes a mensagem de falta de segurança pode aparecer por engano, pois há sites em que se você digitar https://www.nomedosite.com em vez de https://nomedosite.com, ele pode levar você a uma página sem conteúdo e sem proteção. O mesmo vale se alguma letra for digitada por engano.

    Como resolver o problema de certificado de segurança?

    Para resolver o problema, você deve solicitar um certificado SSL diretamente com a equipe de suporte do seu servidor. Em alguns casos, eles o dão gratuitamente, em outros é preciso adquiri-lo.

    Se você tiver o certificado, mas o site apontar que a conexão com ele não é totalmente segura (tal como citamos mais acima), significa que o certificado não está ativo. No caso de sites em WordPress, você pode ativá-lo por meio do plugin Really Simple SSL.

    há um problema no certificado de segurança do site 1

    Outro erro comum que ocorre com sites que possuem certificados está relacionado a data e hora. Portanto, ao corrigir a hora no seu computador e aplicá-la no navegador, o problema estará resolvido.

    Forma alternativa para resolver o problema

    Se você não tiver o certificado SSL, há uma forma paliativa de resolver esse problema a partir das seguintes etapas:

    1) Ao acessar o site pelo Internet Explorer, clique na linha que diz “Continuar neste site (não recomendado)”.

    2) Em seguida, clique em “Erro do Certificado”.

    3) Na janela que se abrirá, clique em “Exibir Certificados” e em “Instalar Certificado”.

    4) Por fim, clique em “Sim” para instalar o certificado.

    Ao seguir esses passos, você conseguirá resolver esse problema. Porém, que tal se o seu site nunca mais passasse por esse tipo de situação? Sim, isso é possível.

    O Stage é uma solução para sites em WordPress desenvolvida pela Rock Content e oferece um ambiente 100% seguro com proteção e detecção de ameaças em tempo real, além de um suporte especializado pronto para ajudar você.

    Portanto, para não se preocupar pensando se há um problema no certificado de segurança do site, acesse o site do Stage para saber mais!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.