Por Amanda Gusmão

Redatora freelancer da Rock Content

Publicado em 4 de fevereiro de 2020. | Atualizado em 17 de junho de 2020


Saber como colocar hashtag no YouTube, escolher as tags mais relevantes para seu público-alvo e qual a quantidade ideal são estratégias de marketing para redes sociais que otimizam seu canal para gerar autoridade. Assim, é possível conscientizar seus potenciais clientes e gerar novos negócios.

No mundo do marketing digital, existem duas preocupações que caminham juntas: a experiência do usuário e o algoritmo que rege as regras do resultado da procura. Dessa forma, se a ideia é saber como colocar hashtag no YouTube, não dá para ignorar essas duas perspectivas.

O interessante, porém, é que uma contribui para a outra. Ao usar hashtags que estão alinhada com os interesses do seu público e o que eles buscam, sua estratégia será privilegiada pela forma como os algoritmos organizam os resultados de uma busca. Afinal de contas, o objetivo deles é trazer a melhor experiência para seus usuários.

Então, além de entender a parte técnica de inserir as tags, como também são chamadas, é preciso considerar como elas vão otimizar seu conteúdo, certo? Para abordar tudo isso, separamos este post da seguinte maneira:

Confira essas informações e faça os ajustes necessários para que seus vídeos contribuam ainda mais para sua estratégia de marketing digital.

O que são as hashtags e como elas influenciam o desempenho do seu vídeo?

Pela quantidade de conteúdo publicado nas redes sociais, é preciso ter um mecanismo que organize e facilite a navegação dos usuários. Essa é uma das principais funções das hashtags, que são formadas pelo símbolo de cerquilha ( # também conhecido como “jogo da velha”) e a palavra ou frase que descreve o tema do conteúdo.

Agora, imagine que seu canal do YouTube tem alguns inscritos. Ao publicar um vídeo, esses usuários vão curtir o conteúdo e até indicar para outras pessoas e empresas que possam interessar. Mas, ainda existiria um universo de outros potenciais interessados nas informações publicadas.

Usando as hashtags certas, seu conteúdo vai ganhar mais alcance e visibilidade para os usuários da rede social que ainda não conhecem seu canal, mas se interessam pelo assunto e fazem sua navegação por meio das tags.

Mas, assim como o uso ponderado de palavras-chave no Marketing de Conteúdo, para conquistar as primeiras posições em buscadores como o Google, as hashtags também devem ser utilizadas com critério.

Ou seja, é preciso escolher as melhores e usar técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para YouTube.

Como escolher as melhores hashtags?

É importante entender que qualquer palavra ou frase precedida de cerquilha em redes sociais como o Instagram e o YouTube serão consideradas hashtags para o sistema. Assim, qualquer pessoa ou empresa pode criar uma tag.

Isso é muito válido para garantir que uma série de postagens de um canal possam ser assistidas na sequência, por exemplo. Em outros casos, usar as tags mais populares pode atrair um público que não estava chegando até o seu canal, mas sem afinidade com o tema.

Um e-commerce de moda fitness, por exemplo, pode criar uma série de vídeos que mostram seus produtos sendo utilizados durante séries de atividades físicas na água.

Ao usar uma hashtag relacionada aos esportes aquáticos, vai atrair usuários que praticam ou curtem esse lifestyle mas, a princípio, não estavam buscando informações sobre moda.

Para escolher as melhores hashtags para seus vídeos, portanto, é preciso fazer uma pesquisa sobre o público que deseja atrair. Além disso, outros pontos também podem ser observados:

  • busque variações das hashtags que estão relacionadas ao interesse do público-alvo;
  • considere as hashtags mais utilizadas no segmento;
  • use apenas palavras que estejam relacionadas com o tema da publicação;
  • não crie hashtags com frases muito grandes, pois atrapalha a leitura e compreensão do usuário;
  • escolha as palavras certas para formar novas hashtags;
  • não cometa erros ortográficos ou de conjugação, no caso das frases.

Evite hashtags que estejam associadas a conteúdos impróprios ou que não estejam alinhadas com seu nicho, por mais tentador que seja. Alguns assuntos e personalidades acabam elevando o uso de determinadas hashtags.

Hashtags como #meganmarkle são muito pesquisadas, mas não têm relação com o tema sobre roupas para praticar esportes, certo?

Qual a quantidade ideal?

A quantidade de hashtags pode penalizar a visibilidade do seu conteúdo. Por isso, é importante usar com moderação. Elas podem funcionar como um filtro, ou seja, o algoritmo vai ofertar seus vídeos para usuários que buscam aquele conjunto de tags, por exemplo. No Youtube, existe um limite de 15, inclusive.

Além disso, há uma poluição visual na publicação e, dependendo do nível de conhecimento sobre a estratégia, muitos usuários podem considerar um volume alto de tags como uma estratégia apelativa. O mesmo acontece com o uso de hashtags não relacionadas ao tema ou muito batidas, como #likesforlikes.

Como encontrar as melhores hashtags de acordo com as características do seu público?

Para encontrar as melhores hashtags, é possível usar alguns sites de pesquisa, como o Top Hashtags e o Keyhole, avaliar a estratégia da concorrência ou identificar quais delas são mais relevantes para seu nicho.

Essas ferramentas de monitoramento de hashtags também valem para outras redes sociais, têm versões gratuitas e pagas, com mais recursos e soluções. É preciso avaliar a regularidade no uso delas para considerar o investimento. No caso dos maiores canais do YouTube, certamente elas são recursos indispensáveis.

Considerando negócios locais, usar hashtags que relacionam uma região também pode atrair um público mais alinhado com os interesses comerciais do negócio. Então, com as hashtags escolhidas, resta a parte prática, ou seja, inseri-las na publicação do YouTube.

Como colocar hashtags no YouTube?

Colocar hashtags no YouTube é muito simples. A ferramenta prima pela usabilidade e considera que desde profissionais experts no assunto até principiantes devem ter tranquilidade para seguir seus passos. Então, aqui estão eles:

  1. acesse sua biblioteca e selecione em “Seus vídeos” para encontrar o conteúdo em que deseja colocar as tags;
  2. selecione o vídeo, clique no seu “Menu” e, em seguida, “Editar”;
  3. adicione as hashtags escolhidas no título do vídeo e também em sua descrição;
  4. coloque hashtags de localização na opção “Local”, permitindo que seu dispositivo acesse sua localização, se for o caso. É possível trocar o local de referência nessa opção;
  5. salve as alterações.

Por que as hashtags e a estratégia de marketing são importantes no YouTube?

O formato de conteúdo do YouTube é muito valioso para a estratégia de marketing de um negócio ou profissional que deseje promover sua autoridade e soluções oferecidas. A rede social é versátil e tem mecanismos de promoção dos vídeos, além de permitir que eles sejam monetizados.

Além disso, é preciso considerar o comportamento do leads, ou potenciais clientes. Cada vez mais, eles buscam as redes sociais para iniciar suas pesquisas de compra, ou mesmo, para entretenimento. Estar nesses canais e realizar estratégias de marketing no YouTube, portanto, são formas de se relacionar e gerar oportunidades de negócio.

Percebe que além de saber como colocar hashtags no YouTube, também é preciso ter uma estratégia de marketing consistente e alinhada com os objetivos do negócio e seus demais canais de interação com seus leads? Então, que tal se aprofundar mais no assunto?

Baixe agora mesmo nosso ebook gratuito sobre estratégias de marketing no YouTube e otimize seus resultados na plataforma.

Marketing no YouTubePowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *