Tudo sobre as melhores práticas para hashtags no Instagram: confira todas as dicas

Hashtags mais usadas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Nada mais comum do que abrir o Instagram e deparar com várias hashtags, não é mesmo? Seja uma hashtag mais geral ou específica, de uma campanha ou trending topic, elas estão sempre lá.

O problema é que muitas pessoas e, sobretudo, muitas marcas, ainda não sabem o valor do uso de hashtags de forma estratégia para alavancar os resultados no Instagram.

Muito mais do que criar um link clicável e destacado em azul , elas têm a capacidade de gerar tráfego, criar promoções e muito mais.Quer saber tudo sobre como usar as hashtags no Instagram?

Então você chegou ao lugar certo! Mas antes de seguir a leitura deste conteúdo, recomendo que você leia este material completo sobre a rede:

Marketing no Instagram

Afinal, para que serve uma hashtag?

Bom, antes de tudo, vamos conceituar o termo do símbolo hashtag, representado pelo ícone #. Hash, em inglês, é sinônimo de “jogo da velha”, enquanto tag significa “etiqueta”.

A principal função de uma hashtag, como o nome indica, é etiquetar, ou seja, separar por categorias os conteúdos criados na web.

A hashtag vem sempre acompanhada de um termo, criando uma grande categoria e uma espécie de link para ela. Seja no Instagram ou em outras redes, sempre que você clicar em uma hashtag, terá acesso a outros conteúdos com a mesma etiqueta.

Para compreender melhor, vamos supor que você compareceu à um evento de marketing digital e postou uma foto. Assim, você poderia usar hashtags com o nome do evento ou da temática, como #RDSummit ou #MarketingDigital.

Assim, quando um usuário buscar pelo termo, ele encontrará a sua imagem. Bem simples, né?

É exatamente por isso que, de maneira geral, não devemos utilizar tags muito específicas, já que elas não representarão um conjunto.

A visibilidade de um post depende do quanto o termo é procurado. Ou seja, quanto mais populares, mais views.Mas ainda há a questão do ranqueamento. Afinal, qual delas aparecerá 1° no feed do usuário?

Bom, isso depende de alguns fatores, principalmente da data de publicação, do engajamento do post e da popularidade da página. De um certo ângulo, é possível descobrir ótimas oportunidades de negócio com essa ferramenta.Assim como as palavras-chave do SEO podem gerar tráfego para um blog, essas marcações geram interações sociais para as suas postagens.

A lógica é a mesma: quanto maior a visibilidade e menor a concorrência, melhor.Graças a isso, não adianta criar uma etiqueta que ninguém buscará, mas também é difícil concorrer com as mais populares.

Por que usar uma hashtag no Instagram?

Bom, se você tem um negócio e criou uma página no Instagram, é porque quer ser visto, não é mesmo?De maneira bem resumida, as hashtags aumentarão as visualizações da sua foto ou vídeo no app mais querido do Brasil.

Elas podem elevar o engajamento em até 12,6%.

Mas, é claro, isso traz consequências.

Por exemplo: um usuário pode ver as suas publicações e decidir segui-lo. Ou você pode marcar em um post de um item que queira vender.Há também outras utilidades, como criar promoções (falaremos sobre isso mais adiante).

Onde usar uma hashtag no Instagram?

Essa é bem fácil: no Instagram, as hashtags podem ser inseridas nas legendas dos posts ou nos comentários.

Ou seja, ao criar a sua publicação (ou comentar em uma), basta inserir o ícone # e a combinação de termos desejada. Sem espaços ou caracteres especiais, como %, & e $.

Uma dica que pouca gente sabe: você pode utilizar os famosos emojis. Além, é claro, de usá-las também no Stories.

Se o seu perfil for aberto (o que é recomendado), a hashtag será incluída automaticamente a uma página, que é para onde o usuário é levado ao clicar em outras publicações com a mesma marcação.

Existe um limite de hashtags no Instagram?

Sim! É possível usar um limite de 30 hashtags por postagem. Mas isso não significa que você deve usar todas elas. Segundo estudo realizado pela SocialFresh, é recomendado o uso de, no máximo, 10 por postagem.

Para empresas com menos de mil seguidores, no entanto, os números são ainda mais modestos: a pesquisa da TrackMaven recomenda entre 4 e 5 hashtags. Caso contrário, você pode parecer um desesperado em busca de seguidores.

Além disso, é importante evitar o uso de hashtags que não estejam relacionadas ao conteúdo. Além de não ter nenhum efeito, serão atraídas pessoas que não interagirão com o seu negócio. Ou seja, o público errado.

Como encontrar hashtags relevantes para o meu negócio?

Isso depende da sua área de atuação.Por exemplo: se criássemos uma foto bem bonita para divulgar este post em nosso Instagram (que, aliás, é @rockcontent), devemos nos concentrar nas hashtags relevantes para as pessoas que se interessam pelo nosso conteúdo.

Alguém que, como você, queira ler este texto. Assim, poderíamos utilizar #MarketingDigital, #MarketingDeConteúdo ou #RedesSociais. Até aí, sem complicações.Agora, repare no tema do conteúdo.Falamos sobre o uso de um recurso do aplicativo. Nesse caso, temos mais opções, como #Instagram ou #Hashtag.Apesar disso, essas são tags bem concorridas. Então uma boa sugestão seria #MarketingNoInstagram, que é pouco concorrida e extremamente relevante.

A tag perfeita para essa publicação. Podemos, ainda, optar pela etiqueta #RockContent.

Assim, sempre que alguém buscar pela empresa, o post estará lá.Como o texto é em português, talvez não faça muito sentido colocar termos em inglês, por exemplo. Mas para uma imagem de um fotógrafo que pretende ter alcance global, não há problema algum em usar expressões internacionais.

Outro exemplo real: como gostamos muito de eventos, sempre usamos as hashtags customizadas.Isso aconteceu durante o #RDontheRoad, que reuniu os maiores nomes do marketing digital.

Utilizando ferramentas para encontrar hashtags

Encontrar hashtags relevantes não é meramente fruto da intuição. Existem algumas ferramentas que podem auxiliá-lo nessa tarefa.

A 1ª dica é buscar diretamente na plataforma. Assim como o autocomplete do Google, ao digitar um termo, o Instagram trará sugestões.Para isso, abra o aplicativo, clique na ferramenta de buscas, selecione pesquisar a entre na aba “Tags”.

Lá aparecerão tanto as hashtags sugeridas quanto seu volume de marcações. Por exemplo: ao digitar a palavra “marketing”, são recomendadas “marketingmultinível”, “marketingpessoal”, “marketingonline”, entre outras.São bastante concorridas e pouco relevantes nessa situação, por isso é preciso usar a criatividade. Ao adicionar duas letrinhas e buscar por “marketingde”, há novas inspirações.

Como as primeiras são as mais usadas, você pode rolar a barra e encontrar um termo importante, mas com baixa concorrência: “marketingdebusca”. Essa certamente seria uma boa hashtag.

Além disso, há também ferramentas gratuitas disponíveis na web. Conheça algumas das principais:

Ou até mesmo aplicações para dispositivos móveis, como:

Cada uma delas possui características peculiares. Invista naquela que melhor se adequa às suas necessidades.

Como criar uma promoção com hashtags?

É uma boa ideia pensar em uma promoção que pode engajar clientes, parceiros e colaboradores. Imagine que criamos uma para quem fizer um post marcando #AmamosaRockContent.

Entre os usuários participantes, faríamos um sorteio de 1 ano de utilização nos cursos da Universidade Rock Content.

Aqui faz-se o caminho inverso. Nesse caso, somos nós quem devemos buscar as páginas de hashtags e encontrar todas as pessoas que inseriram a tag em suas publicações.

E, claro, usaríamos nossos outros canais para divulgação, como o blog e o email marketing.Os benefícios dessa estratégia são claros: trazer engajamento para a página, aumentar o alcance das postagens e conseguir mais seguidores.

Cases de sucesso com o uso de hashtags no Instagram

Algumas empresas conseguem realizar campanhas bem-sucedidas no Instagram. Outras, não.

Bom, mas qual é o segredo para utilizar esse recurso com sucesso? A seguir, conheça alguns casos de muito sucesso com o uso de hashtags na plataforma.

Nike

Sempre estimulando a prática de esportes, a empresa criou a #WeRunDirty (em português, algo como “nós corremos sujos”). Na prática, a ideia era mostrar que mesmo diante de um cenário ruim, é possível se exercitar.

Mercedes-Benz

Durante um evento, a empresa do ramo automobilístico criou um mosaico que exibia, em tempo real, imagens de usuários que usavam a hashtag #mbcariaa (uma referência à empresa e à organização apoiada no acontecimento, que apoia a manutenção do meio ambiente).

Piraquê

A empresa de alimentos lançou a promoção #NatalPiraque, que convidava os usuários a postarem uma foto da decoração natalina com ao menos um produto da linha para participar.Aqueles que bateram a meta de likes e compartilhamentos primeiro foram os vencedores, que receberam kits com itens da marca.

Bob’s Burguer

Em uma campanha fantástica, a empresa teve a ideia de criar a maior hashtag do mundo. A ideia era simples: as pessoas podiam inserir um adjetivo para a nova sobremesa do Bob’s.

Eles eram adicionados à hashtag e, a cada um que fosse inédito, era concedido um cupom de desconto automaticamente. Ao fim, a hashtag tinha mais de 19 mil caracteres.

Urban Hilton

Em uma campanha simples, mas vencedora de vários prêmios, a marca de roupas Urban Hilton estimulava as pessoas a irem a uma das lojas e postarem uma selfie com a etiqueta #UrbanSelfie.

Imediatamente elas ganhavam um desconto de 20 dólares. Além do buzz gerado no Instagram, a ação trouxe diversas vendas à loja.

As hashtags no Instagram são um prato cheio para negócios e para maximizar seus resultados orgânicos (ou seja, sem utilizar anúncios). Quer descobrir como? Confira nosso ebook:

Como melhorar seus resultados orgânicos no Instagram ebook
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.