O que a hospedagem de sites tem a ver com a sua captação de leads?

O que é a hospedagem de sites e o que tem a ver com a captação de clientes

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Sites são ferramentas ótimas e poderosas para captar leads e isso as empresas já sabem, certo?

Mas, quando isso não acontece, como identificar o porque o seu site não está gerando leads tanto quanto deveria?

Diversas causas podem influenciar no desempenho do seu site ao captar leads mas neste artigo vamos falar especificamente de um fator que muitas empresas esquecem, a hospedagem de sites.

O mundo digital muda continuamente e a demanda para sites aumenta e se transforma conforme o comportamento das pessoas na internet. Para garantir que o seu site siga todas as tendências, é preciso se adaptar, indo além de só se preocupar em crescer.

o que a hospedagem de sites tem a ver com sua captação de leads

Por que minha hospedagem de site importa?

Para atrair visitantes ao seu site é preciso investimento, análise de personas,  despertar o interesse e entregar conteúdo relevante.  Acreditamos que você tenha conhecimento disso e abordamos estes tópicos em outros artigos aqui no blog.

De nada adianta investir em tudo isso se, ao buscar pelo seu site na internet, o usuário se depara com as seguintes situações:

  • Site fora do ar ou lento.
  • Experiência do usuário ruim.
  • Design ruim.
  • Site não otimizado.

Tudo isso pode ser corrigido dentro da sua hospedagem de sites. Projetos construídos em serviços de hospedagem gratuita, servidores compartilhados ou privados, não importa. A pergunta certa é: seu plano de hospedagem de sites está compatível com a dimensão do seu site?

Para responder essa pergunta e saber qual o melhor plano de hospedagem de site para o seu projeto você deve levar em conta qual o tráfego estimado e esperado e quais demandas essa hospedagem deverá atender e suprir.

Seu plano de hospedagem deve ser de qualidade e garantir a alta performance do seu site para que, ao corrigir esses pontos mencionados acima, o seu site não decepcione no momento em que for encontrado pelo seu potencial cliente.

Site x Experiência do Usuário

site X experiência do usuário

É vital a importância da experiência do usuário ao visitar o seu site: 43% dos consumidores que tem uma experiência negativa ou impressões ruins ao visitar um site já migram para o site de outra marca e muitas vezes não dão uma segunda chance.

Os fatores que incomodam o consumidor e leva a definir como uma experiência ruim são site lento, que demora muito para carregar, site não responsivo com abas ou botões que não se ajustam em diferentes telas e navegações complicadas onde as informações estão escondidas ou difícil de ser acessadas no primeiro momento.

No Brasil, a maioria dos sites demoram mais de 20 segundos para carregar via mobile e a mesma pesquisa mostra que as pessoas aguardam apenas três segundos e 53% dos consumidores abandonam sites que demoram mais do que isso. Onde o seu site se encaixa?

Conheça agora três fatores dentro do seu site que podem interferir diretamente na sua captação de leads.

1. Mobile Friendly

No ano passado, a pesquisa TIC Domicílios, que analisa acessos e comportamentos do brasileiro em relação às tecnologias e comunicação, apontou que 58% da população brasileira usa a internet e, desse total, 89% acessa pelo celular.

Outra pesquisa realizada pela Provokers com exclusividade para o Google Brasil mostra que, entre os usuários de smartphones, 79% espera obter informações imediata quando buscam por informação na internet. Trata-se da geração do imediatismo online.

Isso justifica o motivo pelo qual o seu site deve ser responsivo ao receber a primeira visita do seu potencial cliente. É preciso estar ciente de que esse acesso será pelas telas menores de smartphones em vez de notebooks e computadores domiciliares.

Mas nem por isso esqueça ou negligencie sua versão para desktop. É comum o primeiro contato ser realizado através de celulares e a conclusão da compra ser feita por notebooks ou computadores, facilitando a leitura e verificação de reviews, condições de pagamento e detalhes do produto.

Por isso é imprescindível que o seu site seja responsivo para todas as telas.  Caso contrário você estará muito distante da sua audiência, como mostra a pesquisa citada acima.

2. Design complicado

design complicado

Todo mundo quer apresentar sites e projetos glamurosos, mas a verdade é que muitas vezes menos é mais.

De nada adianta investir em sites chamativos com diversas cores ou recursos para chamar a atenção se estes mesmos elementos gráficos causarem desconforto ou comprometer a navegação do seu usuário.

O design de um site deve comunicar tanto quanto o conteúdo. Deve ser complementar junto com todas os demais elementos que compõem um site e fala muito sobre a credibilidade de um projeto.

Design elaborado com imagens sem qualidade, cores que não tem a ver com o negócio e fontes que mais atrapalham do que passam a mensagem vão resultar apenas em um clique do usuário para sair definitivamente do seu site e não voltar mais ali.

Invista em um design atrativo e que faça o consumidor querer ficar e se tornar o seu cliente.

Outra característica fundamental no design no seu site é ser intuitivo. Não esconda a informação do usuário e permita que ele encontre o que procura facilmente. Se o seu site é de eventos, por exemplo, entregue sem complicações as informações como data, local e hora.

3. Busca por voz

Você sabia que 20% das pesquisas feitas no Google ocorrem por meio de mecanismos de voz? Trata-se do novo comportamento dos consumidores que vem para redefinir as estratégias de marketing das empresas na hora de alcançar potenciais clientes.

Para adequar o seu site e fazer com que você seja encontrado nos mecanismos de busca, é preciso investir em um bom SEO.

Uma outra ferramenta que pode ajudar a identificar como as pessoas realizam as buscas é o Answer The Public. Basta incluir sua palavra chave e você receberá sugestões de como esse termo é procurado na rede.

E não esqueça que este tópico está intimamente relacionado com o primeiro, que é entregar um site amigável para as telas dos smartphones. Se não for assim, de nada adianta atrair o seu potencial cliente, concorda?

O Google fornece uma ferramenta para você testar a velocidade do seu site em dispositivos móveis. Além de analisar os dados, você recebe qual a porcentagem de perdas estimada devido a velocidade do carregamento e o diagnóstico de quais itens você precisa melhorar para garantir o desempenho eficaz do seu site.

Tudo tem a ver com o agora

O leitor, o usuário, o consumidor quer tudo pra agora. Quantas vezes você já não se encontrou fazendo buscas na rede para situações do momento. Seja a busca relacionada ao almoço do dia ou algo mais complexo, mas o fato é que todos querem a satisfação instantânea na rede.

Entenda qual a necessidade do seu público alvo e como você pode dar as respostas para problemas e situações que nem ele imaginou ainda. Seja o primeiro.

Ao atrair essas pessoas para o seu site, seja por qual canal for, preocupe-se em impressionar a cada clique, cada movimento dentro do seu site. Cada segundo ali dentro vale ouro, vale venda. Uma lentidão inesperada ou um banner pode tirá-lo dali para sempre.

Uma importante questão para fazer ao seu negócio é descobrir quais as respostas que você tem para o seu usuário. Onde ele encontra e como encontra o seu site quando precisa de ajuda?

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba porque o WordPress é a plataforma adequada para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Como gerar mais leads no meu site?

Seja o melhor no seu segmento. Não é à toa que pesquisas com a palavra “melhor” antes do objeto em questão são cada vez mais ranqueadas entre os mecanismos de busca.

E, além de melhor, seja o primeiro a chegar até o potencial consumidor. Para atender todas essas expectativas, tudo está ligado ao tempo de resposta do servidor e quanto tempo o HTML demora para começar a renderizar a página.

Entendeu como o seu servidor de hospedagem tem a ver com tudo? Se o seu site é lindo visualmente, o seu conteúdo é relevante, suas estratégias estão certamente estruturadas e definidas mas a sua hospedagem não faz a parte dela corretamente, você trabalhou em vão.

Todas as mudanças que você fizer para melhorar o seu site e captar mais leads devem ser antes analisadas para saber se você está realmente lidando com o maior e principal problema do por quê o seu site não é eficiente na captação.

O desempenho do seu site depende da rede, do design e do dispositivo do qual é acessado, mas depende muito mais da qualidade do servidor de hospedagem.

É possível contratar servidores com uptime de 99,9%, garantindo que seu site não fique fora do ar por erros primários, o que se refere ao tempo de atividade do mesmo.

E para reduzir o tempo de resposta do servidor você pode avaliar se utiliza uma hospedagem compartilhada para depois migrar para uma VPS (Virtual Private Server), que oferece recursos dedicados, como memória, processamento e armazenamento e resultam em tempo de resposta superior.

Este artigo foi produzido pela Hostinger, pertencente ao Grupo Hostinger Global que atua no Brasil também com a marca WebLink, consolidadas no mercado de hospedagem de sites, registro de domínio e VPS.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.