Por Daniel Moraes

Redator Freelancer na Rock Content

Publicado em 23 de maio de 2019. | Atualizado em 31 de março de 2020


A hospedagem gerenciada garante o bom funcionamento do seu site sem que você tenha grandes preocupações. Neste artigo você vai ver como esse formato de hospedagem permite que você foque em estratégias para fazer o seu negócio crescer.

O site ou blog da sua empresa funciona do jeito que você gostaria ou existem muitos pontos de melhoria? Dar atenção a isso é muito importante para que o branding da sua empresa seja bem construído.

Um dos fatores que influenciam diretamente na imagem da sua marca é a hospedagem do seu site. Afinal, ela tem um forte impacto no bom funcionamento da sua “casa” na Internet.

Como você já sabe, existem diversos tipos de hospedagem. Mas como saber qual é a indicada para a sua empresa? Isso vai depender do seu tipo de negócio e quais são os seus objetivos ao contratar um serviço.

Para ajudar você nessa importante escolha, vamos tratar os seguintes tópicos:

Boa leitura!

 

O que é hospedagem gerenciada?

Antes de qualquer coisa é preciso entender o que é uma hospedagem. Esse termo se refere a um sistema online que abre a possibilidade para pessoas ou empresas “guardarem” informações como vídeos, imagens ou qualquer outra coisa que você pode acessar na Internet.

É ela que assegura o acesso dos seus atuais ou prospectivos clientes ao seu site.

Os provedores de hospedagem são empresas que oferecem a você um espaço em seus servidores e a possibilidade de seus clientes acessarem seus conteúdos online.

A hospedagem gerenciada significa que a empresa em que o seu site será hospedado vai se responsabilizar por fazer o gerenciamento e a manutenção do servidor.

Neste tipo de serviço existem dois tipos de gerência:

  • ativa: quando o fornecedor do serviço resolve qualquer problema antes da sua solicitação, ou seja, a ação dele é proativa;
  • passiva: quando você precisa solicitar ajustes para o provedor do serviço.
 

Hospedagem gerenciada X Hospedagem não-gerenciada: qual a melhor?

No serviço de hospedagem não-gerenciada cabe ao seu fornecedor a responsabilidade de configurar o hardware, instalar o software operacional, manter o sistema e a rede funcionando.

Qual será a sua responsabilidade no meio de tudo isso? Fazer as instalações necessárias e configurar todo o site para que ele comece a funcionar como deve. Para isso, você deverá fazer a instalação de aplicativos, softwares adicionais, firewalls e fazer backups. 

Como saber qual é a melhor opção para a sua empresa? Para responder essa pergunta vamos analisar, de modo claro, as características de cada tipo de hospedagem.

Hospedagem não-gerenciada

Nesse tipo de serviço você terá que:

  1. contar uma equipe especializada que já tenha experiência na gestão de servidores, por que toda a administração do software e hardware será feita pelo seu negócio;
  2. se preocupar com questões de segurança;
  3. fazer atualizações no software para que tudo funcione bem;
  4. acessar tudo no servidor, incluindo o hardware.

Por causa disso, a hospedagem não-gerenciada é indicada para quem conhece muito bem o funcionamento do sistema e tem a necessidade de ter configurações diferentes das oferecidas pelos servidores.

Hospedagem gerenciada

Com a hospedagem gerenciada:

  1. você não terá a responsabilidade de fazer a manutenção do software e hardware, isso cabe ao fornecedor do serviço;
  2. as questões de segurança são resolvidas com o fornecedor. A maioria deles até oferece o certificado SSL gratuito incluso em alguns pacotes;
  3. seus esforços poderão ser focados na estratégia do negócio, como nas suas campanhas de Marketing Digital e no aumento de tráfego para a sua página.

Assim, a hospedagem gerenciada é indicada para quem não é especialista no assunto e quer ter tempo para focar no crescimento do negócio.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 Rock Stage: a solução completa em performance, conversão e segurança no seu WordPress
👉 O que é o Media Temple e para qual tipo de profissional a hospedagem é recomendada
👉 10 melhores sites de domínio
 

Quais os impactos de uma hospedagem gerenciada no seu negócio?

Até agora você viu o que é uma hospedagem gerenciada e como ela é diferente de uma hospedagem não-gerenciada. Então chegou a hora de conhecer de perto quais são os benefícios que esse serviço vai oferecer ao seu empreendimento.

Por isso, listamos alguns deles.

Redução de custos

A contratação de um servidor não-gerenciado é um pouco mais barata. Isso por que a empresa vai apenas ter o trabalho de oferecer o serviço, sem o compromisso de colocar uma equipe que fique de olho em tudo que está acontecendo.

Apesar disso, o seu custo com pessoal especializado para a manutenção das suas páginas na Internet será muito maior. Por isso, contratar um servidor gerenciado resulta na redução de custos para a sua empresa.

Suporte a qualquer momento

As empresas de hospedagem gerenciada fazem monitoramento constante de cada aspecto do seu site. Também oferecem suporte 24 horas por dia.

Powered by Rock Convert

Nele é possível contar com uma equipe treinada e confiável para resolver os problemas que podem surgir e eliminar falhas antes que elas aconteçam. O acesso a esse suporte geralmente é por meio do chat online da empresa, e-mail ou mesmo por telefone.

Backups

O seu fornecedor é responsável por fazer backups das suas informações. Isso impede que você perca dados importantes de uma hora para outra. Caso aconteça alguma falha na sua página e informações importantes desapareçam é só entrar em contato com o suporte.

Uma equipe qualificada é preparada para recuperar as informações e fazer tudo voltar ao normal em pouco tempo.

Segurança

Os problemas de segurança mais comuns, muitos deles antigos, foram resolvidos a partir do momento em que se criaram regras simples para o funcionamento da hospedagem gerenciada. Então é importante que o seu site seja confiável e esteja livre de brechas de segurança.

Assim que se iniciar o monitoramento do seu site a empresa contratada para hospedagem gerenciada será responsável por manter tudo atualizado.

Ao contratar o serviço de hospedagem gerenciada você terá direito, pelo menos pela maioria dos fornecedores, a um certificado digital de segurança que torna o seu site mais confiável.

 

Quais as 5 melhores opções de hospedagem gerenciada do mercado?

Depois de decidir contratar a hospedagem gerenciada você precisa conhecer quais são as melhores opções do mercado. Só assim poderá firmar parceria com uma empresa que atende aos seus requisitos de forma tranquila.

Para ajudar você nessa escolha separamos as 5 melhores opções de hospedagem gerenciada.

1. KingHost

A KingHost é uma empresa que investe em tecnologias atuais que trazem inovação. Por isso, ela é apontada como a melhor hospedagem de sites para quem já é avançado e mais exigente com esse tipo de serviço.

Algumas das vantagens disponíveis nessa plataforma são:

  • acelerador Varnish;
  • planos que dão a sua página 2, 3 ou 4 vezes mais poder de processamento;
  • certificados de segurança como o SSL Let’s Encrypt;
  • servidores localizados no Brasil;
  • webmail ilimitado.

O KingHost faz com que o seu site conte com o que há de mais inovador e moderno no mercado para ter desempenho superior.

2. Hostinger

A Hostinger oferece uma hospedagem rápida e eficiente. O melhor disso é que os planos oferecidos pela empresa podem ser adequados ao tamanho do seu projeto e do seu orçamento.

Ao contratar os serviços da Hostinger você:

  • terá domínio, o endereço da sua página na Internet, grátis;
  • poderá testar os serviços da empresa por 30 dias com garantia de reembolso em caso de insatisfação;
  • contará com um criador de sites fácil e intuitivo.

A plataforma Hostinger é ideal para quem não tem conhecimentos de web design. Assim você mesmo poderá criar um site em pouco tempo.

3. Hostgator

O Hostgator é uma das melhores opções de site no Brasil. A empresa oferece a seus clientes:

  • ótimo custo-benefício;
  • domínio grátis;
  • certificado SSL grátis;
  • ausência de multas ou fidelidade;
  • servidores no Brasil e no Estados Unidos;
  • suporta hospedagem compartilhada;
  • estrutura para o WordPress;
  • banda ilimitada;
  • contas de e-mail gratuitas.

4. WP Engine

A WP Engine oferece aos seus clientes uma grande oferta de temas. Eles focam na entrega de soluções que visam:

  • alta performance;
  • agilidade;
  • inteligência;
  • integração.

Isso é importante para que você tenha sites funcionais e de qualidade em pouco tempo.

5. GoDaddy

A GoDaddy é a empresa de hospedagem com maior taxa de Uptime — tempo em atividade de um sistema — do mundo. Ao contratar os serviços da Godday será difícil que o seu site fique fora do ar.

Por isso, contatar os serviços da empresa é indicado para quem tem sites com muito tráfego.

Outras vantagens de trabalhar com a empresa são:

  • domínio grátis;
  • painel intuitivo para acessar as informações;
  • fácil de fazer upgrades e de adicionar recursos importantes para o seu negócio;
  • monitoramento e segurança de qualidade;
  • largura de banda larga ilimitada.

Os planos mais avançados da GoDaddy oferecem para você mais espaço, alto poder de processamento e memória além da possibilidade de se ter múltiplos sites.

Investir em hospedagem gerenciada traz muitos benefícios ao seu negócio. Por meio desse tipo de serviço você poderá contar com um suporte de qualidade a qualquer momento e ainda conseguirá reduzir os seus custos operacionais. Aproveite as informações desse post para tomar uma decisão certeira no seu negócio.

Gostou de saber o que é hospedagem Gerenciada e por que usar e as melhores opções do mercado? Quer ver mais algumas opções? Veja agora as 10 melhores hospedagens de site do mundo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *