Por Kellison Ferreira

Publicado em 17 de junho de 2019. | Atualizado em 18 de junho de 2020


O HostGator é um dos líderes de hospedagem no mundo e se destaca cada vez mais por sua estabilidade de serviços e recursos adicionais. Desde 2007 no Brasil, a empresa é tida como líder de mercado, graças aos seus avanços nos últimos anos.

Colocar um site no ar é uma tarefa repleta de esforços, iniciados após algum tempo de pesquisas e decisões. Independentemente do projeto, seja ele um e-commerce, seja um blog ou o site da sua empresa, é necessário garantir desempenho e, principalmente, estabilidade.

Nessa missão, o HostGator é uma das principais plataformas de hospedagem e gestão de sites do mundo!

Mais do que simplesmente sustentar a estrutura do site em um ambiente online, o HostGator oferece uma amplitude de serviços que são de grande ajuda.

A ideia da empresa é tornar o trabalho de gestão de um espaço na web mais produtivo, seguro e totalmente profissional. Para um novo projeto ou na transição de hospedagem, contar com essas características é necessário.

Neste post, falaremos mais sobre os serviços da HostGator e qual é a atuação da empresa. Você entenderá tudo isso em um conteúdo que trará os seguintes tópicos:

Veja tudo, a seguir!

O que é a HostGator

A HostGator é uma das principais empresas de hospedagem de sites no mundo! Se você já pesquisou mais sobre o assunto, certamente já leu sobre ela e viu o icônico mascote do jacaré, que representa sua marca.

Como a maioria das concorrentes, iniciou sua atuação, em 2002, oferecendo somente a hospedagem.

Rapidamente, a empresa se destacou, conseguindo uma base de clientes muito significativa, especialmente para um player ainda novo no mercado.

O crescimento constante fez com que, em 2007, a HostGator trouxesse suas operações para o Brasil. Ela passou a ter uma sede no país, o que trouxe benefícios, como suporte totalmente em português.

O desenvolvimento seguiu bem e a HostGator não parou de aumentar o seu leque de produtos, o que hoje faz uma grande diferença para seu posicionamento como empresa.

Não é à toa que, além de ser referência em hospedagem, alcançou o primeiro lugar entre outras companhias da mesma categoria no Brasil.

Quais os serviços e recursos da HostGator

Há anos, a HostGator é uma das escolhas mais comuns entre empresas e profissionais de marketing digital. Essa recorrência tem razões bem óbvias: qualidade de serviço e credibilidade no mercado.

Mais do que a hospedagem, a HostGator é uma verdadeira plataforma de serviços relacionados à manutenção e gestão de uma estrutura na web.

Quem precisa de um site, tem necessidades técnicas, como rapidez, suporte, estabilidade e segurança. Além disso, é preciso garantir o profissionalismo no seu projeto, com um domínio próprio tanto para o site quanto para email.

Esse conjunto de elementos forma um serviço de qualidade. A seguir, veja tudo que a HostGator oferece como recurso em seus planos!

Hospedagem em WordPress

O WordPress é o CMS mais famoso do mundo, ou seja, uma plataforma de gerenciamento, configuração e monitoramento de sites. Muito prático e repleto de recursos, ele pode ser utilizado em hospedagens de todos os tipos, como as opções que a HostGator oferece em seus planos.

Com o WordPress, é mais fácil saber como criar um site ou até mesmo como criar um blog. As opções de configurações são bem simples e os plugins ajudam a facilitar.

Nesse caso, com a hospedagem da HostGator, há a garantia de um bom serviço em uma boa plataforma. Todos os recursos do WordPress ganham um “up” com essa qualificação!

Registro de nome e domínio

O nome e o domínio do seu site são questões simples, mas fundamentais. Acontece que é necessário saber se eles estão disponíveis ou se já há outra pessoa usando. Passado esse ponto, o primeiro passo é fazer o registro, ou seja, garantir que você tenha o seu próprio endereço na web.

Powered by Rock Convert

Uma das vantagens dos planos da HostGator é poder fazer esse registro assim que você contrata o serviço, logo nos primeiros momentos de configuração, antes de criar o site.

Em qualquer um dos pacotes que você escolher, a HostGator oferece o domínio grátis no seu primeiro ano. Esse é um grande atrativo para garantir que os investimentos sejam reduzidos nesse primeiro momento.

Criador de sites

O Gator by HostGator é o criador de sites integrado à hospedagem que a empresa oferece. Ele é uma ferramenta desenvolvida para dar suporte a um trabalho simples e intuitivo para criação das páginas. Com autonomia e o mínimo de conhecimento, é possível chegar a ótimos resultados!

Para quem tem sites de médio porte, o Gator é uma plataforma bastante competente e que atende às expectativas. Entre suas funcionalidades, o destaque vai para a interface fácil de operar e aos mais de 200 templates para dar a cara da sua empresa ao site.

Independentemente se é um blog, e-commerce ou site, o criador da HostGator oferece tudo o que você precisa nesse momento.

Confira também estes conteúdos:
👉 Rock Stage: performance, conversão e segurança para WordPress
👉 Hospedagem cloud: o que é, como funciona e suas vantagens
👉 12 melhores criadores de site do mercado

Certificado SSL

A segurança é um fator que faz muita diferença para os dois lados: usuários, que navegam pela web, fazem transações e fornecem informações, e sites, que precisam garantir que todas essas atividades ocorram em um ambiente sólido.

O certificado SSL é o principal recurso que garante que o acesso e a interação com determinada página seja totalmente segura.

SSL é um parâmetro que codifica toda informação ativa durante qualquer operação em um site. O simples acesso por parte do usuário já tem a ação do SSL garantida, ou seja, o ambiente é confiável.

Sendo assim, seu site terá aquele ícone do cadeado antes do endereço, na barra do navegador. O melhor de tudo: assim como a hospedagem, o SSL é gratuito no primeiro ano!

Estabilidade de conexão

Um dos pontos que mais preocupam na hora de desenvolver sites é a estabilidade dos mesmos. Os algoritmos do Google podem penalizar o rankeamento de páginas que estejam fora do ar, o que impede seu site de aparecer na primeira página de resultados de pesquisa.

Diante disso, a HostGator valoriza muito a estabilidade de conexão das páginas, entregando praticamente 100% durante todo o ano, e isso está em um acordo. A empresa garante em contrato que, se em algum momento, a estabilidade ficar abaixo de 99,9%, o usuário ganha um mês de crédito.

Backups automatizados

Falhas, erros e tentativas de invasão do seu site podem acontecer. Por isso, é fundamental se certificar de que todos os seus arquivos e informações estejam seguros.

O CodeGuard é o serviço de backups do HostGator, garantindo que tudo seja salvo diariamente em uma nuvem fácil de acessar e totalmente segura.

Os backups são automáticos e acontecem sem a necessidade de configuração, sendo realizados diariamente. O CodeGuard oferece um painel em que você pode monitorar o trabalho de backup quando quiser, ativar notificações e editar toda a atividade dessa funcionalidade.

Você também pode configurar pontos de restauração da maneira que quiser usando o painel.

Servidores à demanda

Qual é a dimensão do seu site e, principalmente, a demanda de acessos? Sites institucionais têm um nível menor de informação, então, a hospedagem não precisa ser robusta. Diferentemente disso, e-commerces de médio a grande porte precisam de estabilidade e velocidade de carregamento.

Cada situação vai influenciar a escolha pelo serviço de hospedagem. O compartilhado atende bem aos sites que têm um nível de acesso menor e não são tão pesados. Já os mais poderosos precisam de um sistema à altura.

Nesse caso, a hospedagem dedicada garante um servidor próprio para manter as páginas estáveis e sem lentidão.

Quais as vantagens e desvantagens de investir na HostGator

Está pensando em contratar um dos planos da HostGator? Antes de fechar com um serviço, você deve conhecer mais a fundo as vantagens e desvantagens que ele pode apresentar. Veja, a seguir, uma lista com o que você deve esperar da HostGator — para o bem ou para o mal!

As vantagens:

  • garantia de 45 dias — é simples, não precisa continuar com a sua assinatura se você não gostar do serviço nesse período;
  • migração gratuita — a HostGator ajuda a realizar toda a migração de outra hospedagem para o novo serviço, incluindo sua base de dados. Basta que a solicitação seja feita nos primeiros 30 dias de assinatura;
  • monitoramento 24 horas — você tem, por meio do painel de gestão do site, a possibilidade de monitorar o desempenho por 24 horas. O suporte também funciona continuamente.

As desvantagens:

  • extras de cobrança — alguns dos serviços mais oferecidos pela HostGator são cobrados, nem sempre com preços convidativos. Por isso, não se engane ao pensar que tudo está incluso no seu plano;
  • velocidade abaixo dos concorrentes — esse é um ponto de muita discussão, uma vez que o HostGator não deixa seu site lento. No entanto, vale a pena destacar que o tempo de carregamento das páginas é de pouco mais que 1 segundo, algo abaixo do mercado.

Se você busca uma hospedagem repleta de serviços complementares, segura e totalmente estável, certamente, a HostGator é uma escolha certeira. Não é à toa que a empresa está há tanto tempo no mercado e, ainda assim, se mantém entre as líderes.

Quer saber mais sobre hospedagem gerenciada? Saiba o que é, quais são as vantagens e conheça as 5 principais do mercado!

Avalie a performance do seu site

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *